• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Charutos, cachimbo e brejas

Home Brew Talk Brasil Forums

Help Support Home Brew Talk Brasil Forums:

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
Mensagens
257
Localização
Sp
Muito se fala das combinações de tabaco com destilados tipo whisky e conhaque, e de um tempo pra ca a cerveja vem ganhando espaço nessa harmonização.
Curto uns charutos de vez em quando e estou explorando os fumos pra cachimbo, e queria saber de vcs se costumam harmonizar com breja.
Bora desenvolver um papo ai, trocar umas experiências e indicações
 

e.cassaro

Well-Known Member
Afiliado
18/2/20
Mensagens
145
Localização
São Paulo
Salve Lord! Curto charuto mas é caro demais pro meu bolso. Com isso me tornei um cachimbeiro já tem mais de 20 anos.

Nos meus cachimbos vão geralmente misturas inglesas ou virgínias. Então minha análise se baseia nisso.

Em termos de cerveja o que combina melhor (pro meu paladar) são aquelas com mais corpo, mais açúcar residual. Explico: o tabaco agride a boca, principalmente a língua, causando uma certa picância. Cervejas mais secas tendem a somar com essa picância causando desconforto. Pra mim são os estilos ingleses que combinam melhor, trazendo aquele residual que envolve a boca.

Quanto aos aromas da cerveja, perde-se muito, porque o tabaco entorpece a nossa sensibilidade. Se o tabaco for aromatizado, ou mesmo muito aromático por natureza, complica mais ainda. Aí a estratégia pra harmonizar pode variar entre desencanar do aroma e focar mais no sabor, sensação na boca, etc (minha estratégia, com as inglesas) ou mesmo apelar pra alguma IPA que seja uma bomba de aroma, de modo que consiga se sobressair.

Isso posto pessoalmente gosto mais de combinar tabaco com vinho, pelas mesmas razões expostas acima. Mas por razões práticas/financeiras, acabo combinando cachimbo e cerveja sendo algo prático e acessível que funciona no dia a dia, no longo prazo.
 
Topo