Cerveja Turva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

10gelo

Member
Joined
Dec 15, 2014
Messages
5
Reaction score
0
Boa noite cervejeiros!

Hoje engarrafei minha segunda leva (a primeira uma Irish Red Ale e essa uma Blonde Ale) e um problema se repetiu nas duas levas:

A cerveja está MUITO turva, porém sem resíduos de malte... Essa turbidez pode ser devido a uma moagem muito fina?

PS: as duas cervejas fermentaram sem problema algum, atingindo a OG e FG prevista e não apresentam nenhum odor estranho... (creio que isso descarte contaminação)

Além disso notei um volume final de cerveja bastante baixo:
- receita com 5,7kg de malte
- 14,8l na brassagem
- 14,8l na lavagem (numeros sugeridos pelo beersmith)
Com esse volume de água engarrafei por volta de 12l!
Pouquíssimas perdas no engarrafamento (inclinei o fermentador pra sair mais na ultima garrafa), na transferência para o fermentador também considero ter perdido pouco pois também inclinei um pouco a panela para transferir mais mosto (o trub estava bem concentrado no meio e fiz movimentos bastante leves que não levaram trub para o fermentador)

Quais podem ser as causas para esses dois problemas?
 

Attachments

  • 10877785_744190409004817_33957775_n.jpg
    10877785_744190409004817_33957775_n.jpg
    45.5 KB · Views: 145
amigo vamos começar pelo volume de agua, para 5,7kg de malte eu usaria para a mostura 16,5 litros de agua e para a lavagem usaria 24,8 litros.
Isso pode ajudar com os problemas de volume e turbidez, alem disso, investe mais tempo da recirculação do mosto, antes da lavagem, pelomenos meia hora...
e não esquece de MANTER a agua de lavagem do mosto a 78 graus, assim tem uma eficiencia melhor....
 
eu re-circulei o mosto praticamente o tempo inteiro, pois uso fundo falso e li que essa recirculação mantém a temperatura homogênea (caso contrário o mosto que fica abaixo do fundo falso e que não contém grãos fica em temperatura muito superior à da parte de cima). Sempre usei uma escumadeira para re-circular a fim de formar a cama de grãos e não criar sulcos no meio dela...

O que acho estranho é que apesar de ter obtido um rendimento muito baixo a OG e FG ficaram dentro do esperado... Se eu tivesse usado pouca água não teria dado uma OG muito acima do esperado?? Creio que deixei muito ir embora com os grãos (pouco tempo escoando para a panela de fervura)
 
Cara com essa quantia de malte eu engarrafo 20 a 22 litros de ceva.
Qual a tua OG?
A foto que tu mandou é de que momento da cerveja, antes/depois de recircular, depois de ferver, etc?
Pela foto parece quando eu começo a circulação.
 
minha OG ficou em 1063 e o estimado era 1066...

Essa foto é na saída do fermentador antes de engarrafar (uma amostra que usei pra confirmar que a fermentação tinha parado)

Pois é, desconfio que meu problema está na moagem... Como disse, fiz a re-circulação durante quase todo o processo...

Sobre o rendimento tenho tido grandes dificuldades..
 
Como foi sua brassagem? Já li que conversão incompleta na mosturação pode causar turbidez.

E a fervura? Foi intensa? Fervura intensa gera um bom "hot break".

Mas não se preocupe, isso não vai arruinar sua breja!

Abraço!
 
pra agua dar o rendimento correto eu faço PESO DO MALTE X 2,9 (mostura) e 1,5 X a AGUA DA MOSTURA para a lavagem. EX:

Peso do total de grãos: 5KG
CONTA para mostura: 5kg X 2,9 = 14,5 Litros para mostura

CONTA para Agua de lavagem: 14,5 litros X 1,5 = 21,75 litros

nessa minhas OG e FG batem certo, poucas vezes tenho que fazer correção.
 
Boa noite cervejeiros!

Hoje engarrafei minha segunda leva (a primeira uma Irish Red Ale e essa uma Blonde Ale) e um problema se repetiu nas duas levas:

A cerveja está MUITO turva, porém sem resíduos de malte... Essa turbidez pode ser devido a uma moagem muito fina?

PS: as duas cervejas fermentaram sem problema algum, atingindo a OG e FG prevista e não apresentam nenhum odor estranho... (creio que isso descarte contaminação)

Além disso notei um volume final de cerveja bastante baixo:
- receita com 5,7kg de malte
- 14,8l na brassagem
- 14,8l na lavagem (numeros sugeridos pelo beersmith)
Com esse volume de água engarrafei por volta de 12l!
Pouquíssimas perdas no engarrafamento (inclinei o fermentador pra sair mais na ultima garrafa), na transferência para o fermentador também considero ter perdido pouco pois também inclinei um pouco a panela para transferir mais mosto (o trub estava bem concentrado no meio e fiz movimentos bastante leves que não levaram trub para o fermentador)

Quais podem ser as causas para esses dois problemas?

Descreva sua fermentação:
dias, temperaturas, fermento usado, quantidade, como procedeu para o envase, quantos dias deixou fermentando antes de envasar, OG e FG, etc...

Descreva também seu processo de mosturação:
como foi feito, quais temperaturas, quanto tempo, como mediu essa temperatura, se fez o teste do iodo.

Pela aparência da turbidez (muito forte) provavelmente é fermento em suspensão, ou talvez amido não convertido caso tenha tido um problema mais sério...
 
- Seguindo um dos tópicos criados aqui no fórum fiz a brassagem de 1h e 30min. com a temperatura variando entre 62ºC e 68ºC (o planejado era 64ºC, mas venho tendo dificuldades para manter a temperatura constante com fundo falso)

- Temperatura medida através de termômetro colocado em cima, com os grãos

- Não fiz o teste de Iodo pois fervi por 1h e 30min. justamente para garantir que todo amido seria quebrado...

- Minha fermentação durou 7 dias e foi em temperatura ambiente (por volta de 23ºC a uns 27ºC) aqui no RS pois ainda não tenho como fazer controle da temperatura.

- Usei um pacote do fermento T-58, acho que é o correto para a maioria das belgas...

- O envase foi feito direto do fermentador para as garrafas através de sifão (garrafas fervidas e sanitizadas com Iodofor), deixando cerca de meio litro ao fim (não tinha muito resíduos)

- OG: 1063 FG: 1009
 
- Seguindo um dos tópicos criados aqui no fórum fiz a brassagem de 1h e 30min. com a temperatura variando entre 62ºC e 68ºC (o planejado era 64ºC, mas venho tendo dificuldades para manter a temperatura constante com fundo falso)

- Temperatura medida através de termômetro colocado em cima, com os grãos

- Não fiz o teste de Iodo pois fervi por 1h e 30min. justamente para garantir que todo amido seria quebrado...

- Minha fermentação durou 7 dias e foi em temperatura ambiente (por volta de 23ºC a uns 27ºC) aqui no RS pois ainda não tenho como fazer controle da temperatura.

- Usei um pacote do fermento T-58, acho que é o correto para a maioria das belgas...

- O envase foi feito direto do fermentador para as garrafas através de sifão (garrafas fervidas e sanitizadas com Iodofor), deixando cerca de meio litro ao fim (não tinha muito resíduos)

- OG: 1063 FG: 1009

OK, 7 dias é pouco pro t-58 baixar bem. Impressionante ele ter fermentado até 1009 com essa variação de temperatura que estamos tendo, mas teria deixado mais tempo esse fermentador parado, de preferencia numa geladeira, pra decantar o fermento antes de engarrafar.

Essa turbidez tende a diminuir, é possível porém que fique uma quantidade consideravel de fermento no fundo das garrafas, experimente deixar umas na geladeira por alguns dias, provavelmente vai notar a diferença.
 
Você fez cold crush após a fermentação? Isso ajuda muito para sedimentar o fermento... Nas minhas levas, vejo que a maior causa da turbidez é a levedura. A maturação em baixas temperaturas (quanto mais próximo de 0°C possível) ajuda muito a clarificar... Como minha geladeira só chega a 8°C, eu uso gelatina que deixa a cerveja cristalina!
 
t 58 + não controle temp de fermentação + amostra do fundo do fermentador = Muita turbidez.

Amigo, enquanto vc não conseguir controlar a temp da fermentação vai continuar sofrendo com esse tipo de problema. Fica difícil fazer uns ajustes finos na tua breja sem esse controle, principalmente no sabor (gosto de fermento, muito esteres, álcoois superiores). Dá pra fazer breja, dá pra beber, mas poderia ser sempre melhor sacou?

Se eu fosse você, nesse momento me preocuparia em afinar os processos quentes, já que vc tem condições de fazer isso agora. Lendo seu post percebi que está tendo dificuldade em manter as temperaturas desejáveis. Te pergunto, vc está fazendo rampas de temperatura?

Pq se não tiver, pode ser o caso descrito pelo Guenther no tópico de iniciantes (http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529) veja:

"- "Tenho que ficar corrigindo a temperatura de mosturação durante todo o tempo?"

Não precisa! Quer fazer? Ok, faça, mas não precisa, a não ser que trabalhe com temperaturas muito baixas, abaixo de 64 graus por exemplo, o que não é recomendável para quem está começando. O mais importante é a temperatura inicial, e principalmente se ficar na faixa entre 64 e 68, que ainda vai pegar uma boa atividade de Alfa Amilase, fazendo-a quebrar os amidos maiores que a Beta não quebra. Depois disso, já com amidos menores, mesmo que a temperatura caia e só Beta Amilase fique ativa, ela consegue terminar todo o serviço nos amidos que sobraram.

- Mexer ou não mexer o malte durante a mosturação

Não precisa. Acertando a temperatura inicial de mosturação, tampe a panela, e esqueça durante 1h30.

Mexer ou recircular só é necessário quando você está com o fogo aceso, pois isso pode esquentar demais o fundo da panela e caramelizar o mosto ou até queimar os grãos."

Outra parada que eu aprendi fazendo: eu comecei com fundo falso tbm, mas hoje eu vejo que teria acertado mais "cedo" as minhas brejas se tivesse feito com bazooca e um saco de voil para os grãos não correrem o risco de caramelizar com o fogo direto no fundo da panela, desta forma eu consigo controlar a temperatura caso precise, além de poder mexer os grãos sem risco de ter os problemas que teria com o fundo falso (só consegui atingir OG altas assim, mexendo os grãos).

Assim, não se prenda a método não. Se tiver condição de experimentar, experimente. O seu equipamento é quem deve adaptar-se as suas brejas e não o contrário.

Abrçs e boas brejas.
 
Obrigado pelas dicas!

Após alguns dias, com a cerveja já carbonatada e na geladeira maturando, notei uma diminuição bastante considerável na turbidez, decantou bastante!

@rafamasson
Me guiei bastante por esse tópico do Guenther. Eu regulei a temperatura inicial a 72º (se não me engano) pra chegar à temperatura ideal após adicionar os grãos. Errei por questão de 2º, então liguei o fogo e deixei chegar à temperatura programada, mas notei que ela estava caindo muito com o tempo e resolvi dar uma controlada (fiz recirculação durante quase todo o tempo da mostura sem mexer os grãos, para homogenizar a temperatura)
 
O cold crash tem me ajuda bastante a clarificar a cerva.

Tenta diminuir a temperatura o mais baixo possível (nao menor que 0º) após a maturação e deixa descansando por alguns dias (dois ou três). Tenho feito isso por 5 dias e a quantidade de turbidez diminui consideravelmente a cada leva nova.

As vezes pode ser um ponto fácil de resolver na 'parte fria', já que vc nao tem controle de temperatura.
 
Back
Top