cerveja tipo stella artois é possivel fazer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopinho

Well-Known Member
Joined
Apr 2, 2015
Messages
462
Reaction score
83
olá pessoal meu 1º topico , gostaria se é possivel fazer uma lager similar ao sabor da astella , minha esposa gosta muito desta cerveja .. sei que usam o lúpulo sazz , o resto não sei mais nada
 
Cara, tenta algo ai com 90% de pilsen e uns 10% de carapils. Lupulagem com Nugget pra amargor e Saaz pra aroma, mas não sei te dizer a proporção certa. Sei que o IBU total é na faixa de 20 a 22. Rampas de temperatura a 62 e 69 (30 minutos em cada). Fermento, usa algum lager neutro (Bohemian Lager da MJ ou W 34/70 da Fermentis). O resultado deve ser bem proximo.

Abraço
 
Oi Pessoal,

Como eu tbm adoro Stella, o tópico me interessou. Fiz uma receita baseada em algumas coisas que vi na net, em sites gringos na maioria, que falam do clone dessa cerveja. Como tbm estou começando, achei legal submeter p/ galera ver o que acha. Receita para 10 litros

Grãos
1.71 kg Pilsner (2 Row)
0.30 kg de Arroz
0.15 kg Carapils (Weyermann)
Lúpulo:
18.47g Saaz [4.00 %] 60.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] -15.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] - 5.0 min
Rampas:
55 º - 20 minutos
65º - 60 minutos
Fermento:
Bohemian Lager (Mangrove Jack's #M84)


O que vcs acham?
 
poxa ter um trabalho danado com brassagem filtragem fervura esperar fermentar etc gastar 7 horas de serviço pra fazer stella?

compensa comprar pronta pelo preço

Ao meu ver é loucura gastar dinheiro com insumos perder 7 a 8 horas de serviço e esperar 3 ou 4 semanas pra ficar pronta, pra beber essa coisa horrorosa?
tem certeza que acha qualquer dessas cervejas industriais boa mesmo? ou voce nunca bebeu uma cerveja de boa verdade?

Acho que nem é questão de gosto, sei que cada um tem o seu. Mas queria saber quantas pessoas aqui que fazer cerveja artesanal gostam de stella, reiniken etc...

na boa, sai mais barato e prático comprar pronto
 
@sergiobrid, qual o sentido no julgamento de valores? O colega procura informaçoes tecnicas a respeito de uma cerveja, não levantar uma discussão de gosto pessoal dos usuário, coisa alias que nao vai pra lugar algum.

@rll307 acho q a receita está legal, apenas eliminaria a parada proteica por falta de necessidade, aumentaria o tempo de conversao pela baixa temperatura e substituiria o fermento por um w34/70 ou até mesmo um bio4 american lager.

Alteraçoes em geral podem ser feitas de acordo como o pessoal achar mais adequado ao clone, mas ressalto a importancia de acertar na fermentaçao, quantidade de fermento, etc... ja que se trata de uma cerveja de sabor mais fraco, ela se tornará transparente a qualquer off-falvor.

Abraço
 
Oi pessoal,

Muito obrigado pelo retorno!

O que vcs acham de eu usar ½ pacote de w34/70, deixar 15 dias na primária, 10 na secundária e fermentar na garrafa,moê-lo menos mais 1 semana ?

As conversas aqui são verdadeiras aulas, obrigado mesmo!
 
@rll307, nao, está muito ruim... tem q ser 2 pacotes pra cada 10l.. 2g/l senao nao vai dar certo.
 
Faz parte do estilo usar esses adjuntos de baixo valor proteico pra reduzir o corpo da cerveja.

Pode-se optar por não utiliza-los, mas não ficará muito parecido. Normalmente se utiliza de 10 a 30% deles.

Quanto à "moralidade" de se fazer isso, acho que tudo depende do propósito. Como não será o de reduzir custos, o uso não será abusivo. O milho é transgênico, inclusive na polenta, não tem jeito... mas pode ser substituído por arroz (que até acho mais interessante no caso), açúcar, ou até uma fonte alternativa de carboidratos que não tenha sabor muito forte e seja de baixo teor de proteínas.
 
olá vou aguardar chegar minha arremessa de maltes , lúpulos e fermento de sampa pra fazer pelo menos uns 10 litros só pra teste , da um trabalhão danado ainda mais se ficar boa rss..... mas gosto muito de fazer cerveja é uma arte !!!
 
@rll307, eu visitei a Cervejaria da Stella em Leuven, na Bélgica e, se bem me lembro, na receita ia milho e não arroz, numa proporção alta, por volta dos 30%.

Abraços,

Mario
 
@mario

Muito obrigado! Coloquei arroz p/ escapar dos transgênicos. A diferença em sabor fica grande?

abs

@rll307, eu visitei a Cervejaria da Stella em Leuven, na Bélgica e, se bem me lembro, na receita ia milho e não arroz, numa proporção alta, por volta dos 30%.

Abraços,

Mario
 
A diferença entre o arroz e o milho na cerveja é bem pequena. O arroz não contribui com nada no sabor, o milho agrega muito pouco, um saborzinho mais adocicado talvez. A diferença eu acho, basicamente é essa, de nada pra muito pouco...
 
Só um detalhe .. na minha opnião a Stella que se bebe na bélgica e a que se bebe aqui são bem diferentes, não acho que seja a mesma receita. Posso estar enganado mas a Stella nacional me parece ter sido adaptada ao mercado nacional, menos amargor, menos corpo.
 
A diferença entre o arroz e o milho na cerveja é bem pequena. O arroz não contribui com nada no sabor, o milho agrega muito pouco, um saborzinho mais adocicado talvez. A diferença eu acho, basicamente é essa, de nada pra muito pouco...

Então não faz diferença entre usar arroz ou milho e usar açucar? Os cereais não contribuem nada com o corpo?
 
Então não faz diferença entre usar arroz ou milho e usar açucar? Os cereais não contribuem nada com o corpo?

Entre arroz e milho a diferença é pequena. Já entre esses dois e açucar a diferença é maior.

Açucar é sacarose direto, 100% fermentável. Arroz e milho é amido, então eles vão ser convertidos pelas enzimas do malte e o amido deles vai se transformar da mesma forma que o amido do malte, ou seja vai virar maltose, dextrinas, etc...

Então a contribuição deles com o corpo é bastante definida pela temperatura de mosturação, que vai determinar as quantidades de açucar fermentável e de açucar menos fermentável, novalmente igual acontece com o malte. Isso é válido pra qualquer cereal fonte de amido usado na cerveja.

O que existe de diferente do milho e arroz pro malte é a quantidade de proteínas. Eles são uma fonte muito pobre de proteína, enquanto que o malte tem conteúdo mais elevado. As proteínas então, são outro fator de sensação de corpo, pela lógica quanto mais proteína solúvel, mais corpo.

Então é nesse sentido que substituir uma parcela de malte na receita por milho ou arroz faz com que o corpo diminua. Porém isso não é válido pra todos os cereais, depende do conteúdo proteico de cada um.

Abraço
 
Ok pessoal mas em cima da pergunta do Paulo, alguem se arrisca e dizer uma receita?
 
Mas qual eh o material w vc vai usar.

1.71 kg Pilsner (2 Row)
0.30 kg de Arroz parbolizado
0.15 kg Carapils (Weyermann)
Lúpulo:
18.47g nugget [4.00 %] 60.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] -15.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] - 5.0 min
Rampas:
55 º - 20 minutos
65º - 60 minutos
Fermento:
Bohemian Lager (Mangrove Jack's #M84)

to pensando em fazer esta o lúpulo saaz eu já tinha , to esperando o nugget , malte carapils e o fermento chegar.
essa receita é pra 10 litros conforme o colega postou
 
Exatamente essa, mas haviam sugerido acrescer algum tempo a mais na última rampa e trocar o fermento. mas tbm sou iniciante
 
Exatamente essa, mas haviam sugerido acrescer algum tempo a mais na última rampa e trocar o fermento. mas tbm sou iniciante

Opa o material chegou mandaram o fermento wb34/70 da fermentis

corrigido
 
Eu usaria ainda uma pitada de Melanoidina 40 EBC, de 1 a 5%, depende da cor que vai ficar no final (não calculei), só pra simular uma decocção. contribui bastante pro perfil maltado da cerveja.
 
wb-06?? nao seria w34/70?

opss.... desculpe a confusão postei errado a wb-06 é pra cerveja de trigo receita da fransisquinha estava lendo um post e acabei respondendo outro aqui é esta mesmo veio tbm w34/70
 
Aonde vc comprou o kit?

um amigo meu foi lá na Sinnatrah Cervejaria-Escola em Sao Paulo , o cara lá é careiro viu rss.. ele deu azar estava planejado de comprar lá no brew market mas ele chegou atrasado e já havia fechado
 
Oi rll307. O arroz que vc usou é arroz comercial mesmo? Tipo agulhinha ou parbolizado?
 
Oi Pessoal,

Como eu tbm adoro Stella, o tópico me interessou. Fiz uma receita baseada em algumas coisas que vi na net, em sites gringos na maioria, que falam do clone dessa cerveja. Como tbm estou começando, achei legal submeter p/ galera ver o que acha. Receita para 10 litros

Grãos
1.71 kg Pilsner (2 Row)
0.30 kg de Arroz
0.15 kg Carapils (Weyermann)
Lúpulo:
18.47g Saaz [4.00 %] 60.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] -15.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] - 5.0 min
Rampas:
55 º - 20 minutos
65º - 60 minutos
Fermento:
Bohemian Lager (Mangrove Jack's #M84)


O que vcs acham?

Oi rll307. Esse arroz que vc coloca ai é comercial mesmo, tipo parbolizado ou agulhinha? Pelo que eu andei lendo dos comentários, teria ainda a troca do Saaz de início pelo nugget, certo?
 
Bom Dia a Todos gostaria de saber como poderia deixar minha Stout DOCE igual a malzbier se teria algo pra colocar na receita minha esposa adora Malzbier.

:ban:Obrigado a Todos:ban:

:mug::mug::mug::mug:
 
Bom Dia a Todos gostaria de saber como poderia deixar minha Stout DOCE igual a malzbier se teria algo pra colocar na receita minha esposa adora Malzbier.

:ban:Obrigado a Todos:ban:

:mug::mug::mug::mug:


Cara, acho que você tentou abrir um tópico novo e acabou comentando nesse aqui. Mas respondendo sua pergunta, para fazer uma sweet sout pode usar lactose, que é um açúcar não fermentável. Ou se quiser fazer parecido com o que as grandes indústrias chamam de Malzbier, faz uma pale ale e joga pingo bier, que nada mais é do que um corante caramelo.
 
1.71 kg Pilsner (2 Row)
0.30 kg de Arroz parbolizado
0.15 kg Carapils (Weyermann)
Lúpulo:
18.47g nugget [4.00 %] 60.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] -15.0 min
6.46 g Saaz [4.00 %] - 5.0 min
Rampas:
55 º - 20 minutos
65º - 60 minutos
Fermento:
Bohemian Lager (Mangrove Jack's #M84)

to pensando em fazer esta o lúpulo saaz eu já tinha , to esperando o nugget , malte carapils e o fermento chegar.
essa receita é pra 10 litros conforme o colega postou
E no fim das contas fez essa receita mesmo? Como ficou?
 
rapaz até esqueci deste post olha não ficou grandes coisas não era uma das minhas primeiras cervejas tinha pouco conhecimento com fermentção etc..
depois não quiz fazer novamente .. fiz outras que agora estão ficando muito melhores tipo lager .
 
Back
Top