Cerveja suja após envase!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 2, 2018
Messages
12
Reaction score
0
Location
restinga seca
Boa tarde pessoas, a dúvida é a seguinte. Sou iniciante, mas faço todo processo certinho, após fermentação coloca a gelatina para clarear, mas após o envase a cerveja fica com pedaços de fermento ou gelatina. Posso passar por algum filtro para a limpeza dela?? Pois li que no envase não podemos deixar entrar muito oxigênio.
Qual parte estou errando?? Obrigado.
 
Fala Gilson.
Cara, a cerveja após envase ficar com fermento é uma coisa esperada se vc faz primming, não há muita escapatória, o negócio é tomar cuidado ao servir e não deixar o fundo com a levedura ir pro copo (se vc não quiser que ela vá).

Quanto à gelatina: utilize ela com a cerveja na maturação , numa temperatura bem baixa (o máximo que conseguir sem que ela congele). Espere entre 24 e 48 horas (eu deixo umas 48 por segurança, mas 24 costuma funcionar) e então trasfegue a cerveja pro seu balde de envase com primming de uma forma que vc balance o menos possível pra evitar "levantar" a gelatina. Pode ser que sua torneira esteja baixa D+ e carregue um pouco da gelatina tb...

Se fizer carbonatação forçada pode usar a gelatina direto no barril tb, mas acredito que ainda não é o caso pq disse estar iniciando....Abraço!!!

Isso acontece em todas as garrafas?
 
Fala Gilson.
Cara, a cerveja após envase ficar com fermento é uma coisa esperada se vc faz primming, não há muita escapatória, o negócio é tomar cuidado ao servir e não deixar o fundo com a levedura ir pro copo (se vc não quiser que ela vá).

Quanto à gelatina: utilize ela com a cerveja na maturação , numa temperatura bem baixa (o máximo que conseguir sem que ela congele). Espere entre 24 e 48 horas (eu deixo umas 48 por segurança, mas 24 costuma funcionar) e então trasfegue a cerveja pro seu balde de envase com primming de uma forma que vc balance o menos possível pra evitar "levantar" a gelatina. Pode ser que sua torneira esteja baixa D+ e carregue um pouco da gelatina tb...

Se fizer carbonatação forçada pode usar a gelatina direto no barril tb, mas acredito que ainda não é o caso pq disse estar iniciando....Abraço!!!

Isso acontece em todas as garrafas?


Bom dia...
Sim, coloco a gelatina 48h antes do envase, e a maioria das garrafas ficam com pedaços de gelatina e fermento. Será que posso filtrar ela, passando para outro barril? Quanto ao açúcar, eu faço as contas e coloco ele direto na garrafa com uma seringa.
Obrigado
 
Gilson, desencana... não há o que fazer se você faz primming..essa "sujeira" no fundo que é o fermento sempre vai ter..impossível fugir..kkk

Na cerveja tem fermento, dai vc coloca açúcar para fazer o primming, ou seja, mais alimento para o fermento que está na ceva... nesse processo gera aquela "sujeira" no fundo da garrafa.

Por experiência própria o que já percebi é que quando uso gelatina a "sujeira" no fundo da garrafa fica mais fina e se solta facilmente, com qualquer movimento da garrafa....quando não uso gelatina a "sujeira" fica um pouco mais densa e gruda melhor no fundo da garrafa, az vezes posso virar toda a cerveja no copo que não vem essa "sujeira". Não sei se tem alguma coisa haver o uso da gelatina com uma "sujeira" mais fina, mas todas as vezes comigo aconteceu como descrito.

Abs.
 
Gilson, desencana... não há o que fazer se você faz primming..essa "sujeira" no fundo que é o fermento sempre vai ter..impossível fugir..kkk

Na cerveja tem fermento, dai vc coloca açúcar para fazer o primming, ou seja, mais alimento para o fermento que está na ceva... nesse processo gera aquela "sujeira" no fundo da garrafa.

Por experiência própria o que já percebi é que quando uso gelatina a "sujeira" no fundo da garrafa fica mais fina e se solta facilmente, com qualquer movimento da garrafa....quando não uso gelatina a "sujeira" fica um pouco mais densa e gruda melhor no fundo da garrafa, az vezes posso virar toda a cerveja no copo que não vem essa "sujeira". Não sei se tem alguma coisa haver o uso da gelatina com uma "sujeira" mais fina, mas todas as vezes comigo aconteceu como descrito.

Abs.
OK, muito Obrigado pela atenção, abraço
 
Boa tarde pessoas, a dúvida é a seguinte. Sou iniciante, mas faço todo processo certinho, após fermentação coloca a gelatina para clarear, mas após o envase a cerveja fica com pedaços de fermento ou gelatina. Posso passar por algum filtro para a limpeza dela?? Pois li que no envase não podemos deixar entrar muito oxigênio.
Qual parte estou errando?? Obrigado.

Ja usei gelatina umas 8x aconteceu isso cmg duas vezes, o que eu tirei de experiência; pode ser o volume de cerveja quando fiz mais de 20litros tive esse problema usando apenas um saquinho de gelatina, posso ter balançado o maturador sem querer e/ou temperatura alta na maturação com gelatina.

MINHA "solução" mandei 20litros de volta para o balde para testar, como se não bastasse ainda joguei mais 50g de saaz hehehe.

Sim, minha cerveja ja estava carbonatando com 4g de açúcar por litro, hoje é o terceiro dia se quiser quando eu for envasar eu tiro umas fotos.

Vai ficar boa?
Vai contaminar?
Vai ficar ruim?
O tempo dirá.
 
Ja usei gelatina umas 8x aconteceu isso cmg duas vezes, o que eu tirei de experiência; pode ser o volume de cerveja quando fiz mais de 20litros tive esse problema usando apenas um saquinho de gelatina, posso ter balançado o maturador sem querer e/ou temperatura alta na maturação com gelatina.

MINHA "solução" mandei 20litros de volta para o balde para testar, como se não bastasse ainda joguei mais 50g de saaz hehehe.

Sim, minha cerveja ja estava carbonatando com 4g de açúcar por litro, hoje é o terceiro dia se quiser quando eu for envasar eu tiro umas fotos.

Vai ficar boa?
Vai contaminar?
Vai ficar ruim?
O tempo dirá.
Vamos esperar. Ja estou bolando fazer um filtro caseiro, vamos testar. Vou envasar dia 14 uma leva de APA, 20 l. Vamos testar e ver o resultado.
 
Vamos esperar. Ja estou bolando fazer um filtro caseiro, vamos testar. Vou envasar dia 14 uma leva de APA, 20 l. Vamos testar e ver o resultado.

Ja fiz um coador com tecido voal o mesmo usado na Bag(pra quem faz BIAB), ja usei coador de café também com o mesmo tecido, ate que funciona bem.
 
Gilson, já estou na lida ha uns 6 anos e pela primeira vez usei gelatina num batch de pilsen uns 2 meses atrás. A sujeira me incomodou muito também, apesar de ter ficado BEM limpa no copo o trub no fundo da garrafa foi acima do esperado e um incomodo indesejado.
Todos os meus batchs eu passo do maturador para outro recipiente de envase (bombona de 50L) e nunca tive problema com oxidação. Na próxima leva de pilsen (é a unica que pretendo usar gelatina novamente) vou coar no tecido de voil.
Cheers.
 
Bom dia, essa foi minha quarta leva de cerveja, e como sempre venho fazendo testes. Apesar de ter passado por um perengue para manter os 20 graus, pois aqui no sul estava a média do frio em 4 graus. Depois disso tudo passei a cerveja de uma bombona para outra usando o envasador com um camisinha e bomba de chimarrão, a ceva ficou muito limpa, e novamente na hora de envasar usei a camisinha. Agora aguardar os 15 dias e ver o resultado.
 

Attachments

  • filtros-para-bomba-de-chimarro-40-unid-imperdivel-D_NQ_NP_993286-MLB25701395728_062017-F.jpg
    filtros-para-bomba-de-chimarro-40-unid-imperdivel-D_NQ_NP_993286-MLB25701395728_062017-F.jpg
    109.5 KB · Views: 13
Aconteceu comigo essa semana, apos 2 anos braçando, minha primeira bobeada na hora de fazer o envase, passei do fermentador para um balde limpo por que jogo o priming direto na breja e depois engarrafo. So que dei mole e o tubo puxou um pouco de fermento junto. Resultado é que agora estou vendo o fermento boiando dentro da garrafa e isso esta me incomodando. Acho que vou abrir todas as garrafas colocar a breja para clarificar a 0 graus de novo e tornar a fazer o envaze. O que voces acham disso. Sera que corro o risco de perder a breja? É uma ipa!
 
Back
Top