Cerveja Stout com malte defumado ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone Flavio

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2019
Messages
188
Reaction score
95
Boa noite confrades , gostaria da opinião dos mais experientes
Seria tipo uma Stout .....seca ...defumada de leve com aroma de madeira
OG 1060 FG 1010 ABV 6,0 IBU 60 SRM 46

Pale Malt Maris Other 6,0kg (66,7%) Smoked Malt Weyermann 1,0 kg (11,1%) Cevada em flocos 1,0 kg (11,1%) Carafa Special I 0,5 kg (5,6%) Cevada torrada 0,5 kg 95,6%0

Brassagem 67 C .... 90 min ...tampa fechada ....fogo desligado

Simcoe 50 gr 60 min
Fuggle 100 gr 20 min

US05 .... 18 Cº 7 dias .... 20 Cº 3 dias ....0 Cº 7 dias

NO AGURDO DE OPINIÕES E CRÍTICAS ......AGRAADEÇO
 
Boa noite confrades , gostaria da opinião dos mais experientes
Seria tipo uma Stout .....seca ...defumada de leve com aroma de madeira
OG 1060 FG 1010 ABV 6,0 IBU 60 SRM 46

Pale Malt Maris Other 6,0kg (66,7%) Smoked Malt Weyermann 1,0 kg (11,1%) Cevada em flocos 1,0 kg (11,1%) Carafa Special I 0,5 kg (5,6%) Cevada torrada 0,5 kg 95,6%0

Brassagem 67 C .... 90 min ...tampa fechada ....fogo desligado

Simcoe 50 gr 60 min
Fuggle 100 gr 20 min

US05 .... 18 Cº 7 dias .... 20 Cº 3 dias ....0 Cº 7 dias

NO AGURDO DE OPINIÕES E CRÍTICAS ......AGRAADEÇO

Caramba !!........tantas visualizações e nenhuma resposta dos mais experientes ?
 
Cara achei bem legal a receita. Acho que 10% vai dar um defumado presente, é essa a ideia? Ou só mais uma camada sutil? A principio sem muito o que acrescentar.
 
Salve confrade!
Acho que consegui "captar" a pegada desa Stout... Complementando o confrade acima, também achei que a receita parece bem legal, já acompanhei alguns posts seus e sei que você é craque nas infusões de adjuntos, acredito que a receita seja pra 20L e mesmo em porcentagem parecendo pouco (5%), mas eu pensaria nessas quantidades de Carafa I e cevada torrada, pois como já é sabido podem trazer uma adstringência e secura excessivos, e algumas vezes esses maltes especias ou adjuntos não "encaixam" bem em certas proporções expressas em porcentagem, aí entra o sensorial e o lado artesanal da coisa, mas também tem que ver qual é a intenção... E por curiosidade, qual a intenção com essa cevada em flocos?
Mas honestamente, parece boa pra mim do jeito que tá.
Depois posta o resultado!
 
Concordo com o @JPianco com relação aos percentuais serem meio altos. Na minha experiência malte base deve ser pelo menos 70% da receita. Eu prefiro minhas stouts menos secas, com mais residual (FG em torno de 1,016 SG) e faço uma adaptação da sua sugestão de infusão de madeira!
Mas gostaria de provar algo assim..... Posta o resultado aqui depois.
Abraços e boas brejas!
 
Tb achei a receita legal. Acrescentaria talvez uns dadinhos de Carvalho ou Amburana , já que citou que queria caráter de madeira na cerveja. Teria tb atenção ao ph do mash pra que fique em torno de 5.5 e 5.6 e usaria os maltes torrados desde o começo do mash. Gosto de usar Hidróxido de Cálcio ou bicarbonato de Sódio pra esse ajuste de ph e perfil da água....
 
Cara achei bem legal a receita. Acho que 10% vai dar um defumado presente, é essa a ideia? Ou só mais uma camada sutil? A principio sem muito o que acrescentar.
Valeu .... a idéia é dar um carater sutil ....costumo usar 50 % nas Rauchbier e dá um aroma bem marcante
 
Salve confrade!
Acho que consegui "captar" a pegada desa Stout... Complementando o confrade acima, também achei que a receita parece bem legal, já acompanhei alguns posts seus e sei que você é craque nas infusões de adjuntos, acredito que a receita seja pra 20L e mesmo em porcentagem parecendo pouco (5%), mas eu pensaria nessas quantidades de Carafa I e cevada torrada, pois como já é sabido podem trazer uma adstringência e secura excessivos, e algumas vezes esses maltes especias ou adjuntos não "encaixam" bem em certas proporções expressas em porcentagem, aí entra o sensorial e o lado artesanal da coisa, mas também tem que ver qual é a intenção... E por curiosidade, qual a intenção com essa cevada em flocos?
Mas honestamente, parece boa pra mim do jeito que tá.
Depois posta o resultado!
Valeu pelas colocações ...vou usar no começo os maltes torrados ... gosto da adstringência e secura das Stout ...a novidade é colocar o defumado ..por isso queria ouvir opiniões ...gosto desse malte nas Rauch ...mas proporção é bem maior .....quanto a cevada ... ela dá uma acentuada no sabor ...corpo ...e cor
Não curto aveia ....muito gordurosa ..estrga a espuma em concentraçõe acima de 10%
O resultado .....posto com certeza
 
Concordo com o @JPianco com relação aos percentuais serem meio altos. Na minha experiência malte base deve ser pelo menos 70% da receita. Eu prefiro minhas stouts menos secas, com mais residual (FG em torno de 1,016 SG) e faço uma adaptação da sua sugestão de infusão de madeira!
Mas gostaria de provar algo assim..... Posta o resultado aqui depois.
Abraços e boas brejas!
Valeu ....prefiro mais seca ...caracteristica do estilo .....quanto a infusão ....irei considerar ... mas prefiro em RIS ....acentua bem o carater com a maturidade da cerveja
Quanto aos resultados ...postarei ....sem duvida
Abç
Tb achei a receita legal. Acrescentaria talvez uns dadinhos de Carvalho ou Amburana , já que citou que queria caráter de madeira na cerveja. Teria tb atenção ao ph do mash pra que fique em torno de 5.5 e 5.6 e usaria os maltes torrados desde o começo do mash. Gosto de usar Hidróxido de Cálcio ou bicarbonato de Sódio pra esse ajuste de ph e perfil da água....
Valeu ... to sentindo firmeza na receita ...quanto a infusao de madeira ....acho mais interessante em RIS ...pelo fato de acentuar mais o sabor com a maturidade da cerveja ....quanto ao mash ...sempre adiiono os torradas no inio ...gosto da adstringencia ... irei trabalhar cocom 75 Ca .... 18 Mg ....50 Na ...100 Cl ....100 SO4 ...170 CaCO3m de alcalinidade residual ....acho que segura o PH ..
Obrigado
 
Salve confrade!
Acho que consegui "captar" a pegada desa Stout... Complementando o confrade acima, também achei que a receita parece bem legal, já acompanhei alguns posts seus e sei que você é craque nas infusões de adjuntos, acredito que a receita seja pra 20L e mesmo em porcentagem parecendo pouco (5%), mas eu pensaria nessas quantidades de Carafa I e cevada torrada, pois como já é sabido podem trazer uma adstringência e secura excessivos, e algumas vezes esses maltes especias ou adjuntos não "encaixam" bem em certas proporções expressas em porcentagem, aí entra o sensorial e o lado artesanal da coisa, mas também tem que ver qual é a intenção... E por curiosidade, qual a intenção com essa cevada em flocos?
Mas honestamente, parece boa pra mim do jeito que tá.
Depois posta o resultado!
Rapaz .... tive uns problemas sérios de família e saúde .... fiquei sem vontade de nada ....mas aí vai a Stout defumada ....ficou TOP..... TAVA DEVENDO
 

Attachments

  • black ipa sabbath.jpg
    black ipa sabbath.jpg
    55.1 KB · Views: 17
Rapaz .... tive uns problemas sérios de família e saúde .... fiquei sem vontade de nada ....mas aí vai a Stout defumada ....ficou TOP..... TAVA DEVENDO
Fala Barone. Espero que esteja tudo bem por aí agora!
Fiquei interessado nessa cerveja. Dá mais uns detalhes aí por favor.. Como que o malte defumado apareceu na stout? ficou bem sutil, deu aroma/sabor defumado mesmo (tipo aquele bacon das rauch), ou só um toque amadeirado...?

abraço!
 
Back
Top