1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Cerveja parou de borbulhar

Discussão em 'Fermentação' iniciado por alessiodionisi, 31/1/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 17/3/15 #21

phtobias

phtobias

phtobias

Well-Known Member

Afiliado:
    24/2/15
    Curtidas Recebidas:
    24
    Valeu galera ! Depois de 2 dias, o airlock tá borbulhando.
    Fiquei tenso , mas deve ter sido o lagtime.
    Valeu de novo !

2. 17/3/15 #22

Ronaldo

Ronaldo

Ronaldo

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    182
    Clássica! It never gets old!

phtobias e jalexandre curtiram isso.
  3. 19/3/15 #23

Tuliott

Tuliott

Tuliott

Member

Afiliado:
    19/3/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa tarde, eu fiz uma leva de 100 l, utilizei o fermento S-04, a temperatura esta a 20 graus, já fazem 5 dias e não vi borbulhar, utilizei 46 g de fermento, o não borbulho e normal?
    Obrigado.

4. 19/3/15 #24

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    697
    Qual a densidade original do mosto, e em que condições foi feita a inoculação desse S-04?

Mediste a densidade nesses 5 dias? Baixou alguma coisa? Ou tá estagnado?

5. 20/3/15 #25

Tuliott

Tuliott

Tuliott

Member

Afiliado:
    19/3/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    sim a SG inicial era de 1.054, eu não tirei mais a medida... Reidratei o fermento com temperatura de 20 graus, e misturei no fermentador com 29 graus. percebi q no airlock subiu um pouco de mosto mas não vi borbulhar e eu acompanhei todos os dias.

6. 20/3/15 #26

Ortiz

Ortiz

Ortiz

Well-Known Member

Afiliado:
    3/6/14
    Curtidas Recebidas:
    20
    Vedação

jalexandre curtiu isso.
  7. 20/3/15 #27

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    697
    Mede lá. Eu concordo com o @ortiz, também acho que é vedação, mas na dúvida, mede lá.

8. 20/3/15 #28

gkruga

gkruga

gkruga

Well-Known Member

Afiliado:
    23/6/14
    Curtidas Recebidas:
    4
    E tem essa ainda de pouco fermento....46g para 100 litros...metade do que alguns materiais indicam.

9. 24/3/15 #29

Tuliott

Tuliott

Tuliott

Member

Afiliado:
    19/3/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    pessoal verifiquei, quando fui engarrafar e a SG ficou em 1,012.
    acredito q deu certo...

10. 1/6/16 #30

DagoBrew

DagoBrew

DagoBrew

New Member

Afiliado:
    1/6/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Prezados,

Antecipadamente já me desculpo por nem me apresentar e já ir perguntando, mas realmente estou precisando de uma ajuda emergencial... não sei muito bem o que fazer... fiz minha primeira brassagem no domingo e ontem a noite o air lock parou de borbulhar...

Além de alguns imprevistos (como não poder utilizar o freezer por causa das gavetas que não saem e, por isso estar fermentando em temperatura ambiente) sei que cometi alguns erros:

1) como medi a densidade sem confirmar a temperatura... deu 1035 no densitometro.. o que achei muito baixa para o início da fermentação...

2) deixei o femento hidratando por quase 2 horas e quando coloquei no mosto (com pressa) não percebi que haviam alguns grumos...

Depois do excelente curso ministrado pelo Mestre Guenther, tentei repetir a receita de uma Irish Red Ale... mas, parece que as coisas não saíram exatamente como o esperado.

A FG medida ontem, agora com correção da temperatura, ficou em 1004 (o que achei muito baixa para o segundo dia de fermentação)... hoje vou medir a noite para ver se há alguma variação...

Minha dúvida agora é se posso inocular mais fermento para tentar continuar a fermentação???

Ou será que vou perder todo este lote teste???

Ass. Dagoberto,

11. 3/6/16 #31

DagoBrew

DagoBrew

DagoBrew

New Member

Afiliado:
    1/6/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Prezados,

Falando com o Mestre Guenther, acho que descobri o que aconteceu com o meu primeiro lote: como não consegui controlar a temperatura de fermentação, chegando a uns 24 graus, a fermentação ocorreu acelerada em pouco mais de 2 dias... possivelmente causando todos as consequências daí decorrentes... (off-favors, etc)... Mas, como agora não tem mais jeito, envazei ontem e agora é só esperar pra ver o que acontece...
    ...Pelo menos vai valer como aprendizado!

12. 3/6/16 #32

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    453
    Eu não elevaria a temperatura, manteria a 20C (se for uma IPA)

Se a cerveja está há 3 dias e parou de borbulhar, pode ser problema de vedação no balde...

Dah uma apertada na tampa e veja se vai dar uma borbulhada no Airlock...senão, deve estar vazando ar por algum ponto no balde.

Dar uma mexida, sem agitar tanto pode voltar a ativar as leveduras, mas se realmente estiver tudo parado na fermentação, inocule mais um pacotinho e coloca na breja...

13. 30/10/17 #33

Rodrigo_Inacio

Rodrigo_Inacio

Rodrigo_Inacio

Member

Afiliado:
    23/9/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Dagoberto,

Quantos dias levou para cair de 1,054 até 1,012.

O meu caso é bem parecido com o seu, porém, minha leva é de 45 litros, usando dois pacotes de fermento. A minha ficou com OG de 1,053 e a FG esperada é 1,011. Inoculei na sexta, dia 27/10/2017, às 19:30, no domingo à noite ainda estava em 1,040. Acho que não vai chegar nem em 1,015 ou mesmo 1,018.

O que você acha?

14. 30/10/17 #34

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    618
    2 pacotes para 45l pode ser pouco, ainda mais se não hidratar. Qual o fermento, qual a temperatura de inoculação, foi hidratado ?

15. 8/11/18 #35

Carlos Roberto Marion

Carlos Roberto Marion

Carlos Roberto Marion

New Member

Afiliado:
    20/10/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Cara eu estava com o mesmo problema, ai vi o comentário do parceiro nas respostas, chacoalhei um pouco o balde começou a borbulhar igual sal de frutas kkkkkk

16. 9/11/18 #36

Xandeguarah

Xandeguarah

Xandeguarah

Active Member

Afiliado:
    25/1/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    Olá amigos

Gostaria de relatar a minha experiência com este problema.
    Há poucos meses migrei para um fermentador inox cônico de 250 litros.
    Fui inocular uma APA com OG 1052. Passaram-se 5 dias e nada de atividade, somente uma pequena borbulha que se percebia na mangueira de nível.
    Pedi ajuda à Marina, da Levetck e prontamente me relatou que seria possível que a fermentação tivesse estratificado dentro do tanque e bastaria injetar CO2 na parte inferior fazendo uma revolução no mosto.
    Dito e feito! Voltou com intensidade e em dois dias baixou quase 10 pontos na densidade.

Compartilhe esta Página