Cerveja para agradar desacostumados com artesanais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Bom dia, queridos amigos!

Gostaria de sugestões de estilos de cerveja para poder presentear e introduzir meus amigos e família ao mundo da cerveja artesanal. Eles estão acostumados a tomar cervejas comerciais e não quero dar aquele susto neles com uma cerveja muito diferente do comum.
Cada um tem gosto e algo que traz para este mundo, eu, por exemplo, comecei no mundo da cerveja artesanal com uma Belgian Golden Strong Ale e uma APA com uma carga lupulada alta e venho buscando produzir estilos neste padrão, sempre com muitos esteres ou lúpulo presente, tanto em aroma quanto amargor, mas minha família não se agrada muito, preferiram estilos mais brandos, como a Weiss, Ordinary Bitter, Dunkel.
Estive pensando numa Kölsch, California Commom ou até mesmo uma APA smash bem equilibrada, com DH bem leve, apenas para manter o frescor.
Qual a opinião de vocês? Ou sugeririam outro estilo? Já passaram por isto?

Abraço!
 
Kölsch, pale ale, helles bem feitas vão bem.
Agora, o cara que só bebe skol, só gosta de skol, vai continuar só gostando de skol estupidamente gelada...
 
Kölsch, pale ale, helles bem feitas vão bem.
Agora, o cara que só bebe skol, só gosta de skol, vai continuar só gostando de skol estupidamente gelada...

Ele estão acostumados com Heineken, Stella e a por vezes até a Pilsen da Eisenbahn, que são as de grande escala que eu também consumo quando tem alguma festa ou algo do tipo e não tenho nada pronto para o consumo.
Cara, muito bem lembrado da Pale Ale, tinha me esquecido totalmente dela!
 
Uma APA simples e com baixo amargor, mas com muito aroma e sabor (late hopping).
Uma Cream Ale (milho ou arroz) com uns 15 a 20 IBU, a campeão dos churrascos.

Duas boas opções de entrada.

Para radicalizar um Irish Dry Stout.
 
Uma APA simples e com baixo amargor, mas com muito aroma e sabor (late hopping).
Uma Cream Ale (milho ou arroz) com uns 15 a 20 IBU, a campeão dos churrascos.

Duas boas opções de entrada.

Para radicalizar um Irish Dry Stout.

Estou tendendo a ir de APA smash bem leve ou Pale Ale, afinal, irei consumir metade da safra sozinho, então precisa ser algo que me agrade muito também hahahahahahahahaha

Obrigado pelas dicas! Abração!
 
Cervejas mais neutras como Kolsch ou Cream Ale.

Alguma Pale Ale menos carregada em lúpulo (Belgian ou Australian).

Para chamar atenção na aparência e não assustar no sabor, talvez uma Irish Red Ale (receita tradicional, focada no perfil maltado).
 
Cervejas mais neutras como Kolsch ou Cream Ale.

Alguma Pale Ale menos carregada em lúpulo (Belgian ou Australian).

Para chamar atenção na aparência e não assustar no sabor, talvez uma Irish Red Ale (receita tradicional, focada no perfil maltado).

Nunca fiz uma Belgian Pale Ale, talvez seria interessante pela experiência. Alguma dica para esse estilo que não consiga extrair do guia?

Abraço!
 
Bom dia, queridos amigos!

Gostaria de sugestões de estilos de cerveja para poder presentear e introduzir meus amigos e família ao mundo da cerveja artesanal. Eles estão acostumados a tomar cervejas comerciais e não quero dar aquele susto neles com uma cerveja muito diferente do comum.
Cada um tem gosto e algo que traz para este mundo, eu, por exemplo, comecei no mundo da cerveja artesanal com uma Belgian Golden Strong Ale e uma APA com uma carga lupulada alta e venho buscando produzir estilos neste padrão, sempre com muitos esteres ou lúpulo presente, tanto em aroma quanto amargor, mas minha família não se agrada muito, preferiram estilos mais brandos, como a Weiss, Ordinary Bitter, Dunkel.
Estive pensando numa Kölsch, California Commom ou até mesmo uma APA smash bem equilibrada, com DH bem leve, apenas para manter o frescor.
Qual a opinião de vocês? Ou sugeririam outro estilo? Já passaram por isto?

Abraço!

Sem dúvidas, Weiss...
 
Eu passei por isso tbem e ainda passo até hoje kkk.
Tentei vários tipos mas as únicas que passaram mesmo foram trigo e cream Ale com arroz.
Hoje em dia nem perco mais tempo em querer agradar a todos, coisa q é impossivel.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
 
Nunca fiz uma Belgian Pale Ale, talvez seria interessante pela experiência. Alguma dica para esse estilo que não consiga extrair do guia?

Abraço!

Faço regularmente, é um estilo que tem agrado bastante até aos "não-iniciados".

Se optar por fermentações voltadas para os ésteres, ela vai ficar tipo comida agridoce, pois o lúpulo varia de herbal a picante (Perle e/ou Fuggle) e a levedura produz um condimentado característico (geralmente T-58).

Aí vai do gosto de cada um, eu opto por controlar a levedura e não produzir um frutado que tome conta do sabor. Curto mais o amargor do lúpulo em conjunto com o condimentado, fermentando em 19°.
Também não maturo muito a cerveja, ela é mais gostosa bem fresca. Só capricho na clarificação pra ficar bem cristalina (alguns dias em baixa temperatura + gelatina).
 
Bom dia, queridos amigos!

Gostaria de sugestões de estilos de cerveja para poder presentear e introduzir meus amigos e família ao mundo da cerveja artesanal. Eles estão acostumados a tomar cervejas comerciais e não quero dar aquele susto neles com uma cerveja muito diferente do comum.
Cada um tem gosto e algo que traz para este mundo, eu, por exemplo, comecei no mundo da cerveja artesanal com uma Belgian Golden Strong Ale e uma APA com uma carga lupulada alta e venho buscando produzir estilos neste padrão, sempre com muitos esteres ou lúpulo presente, tanto em aroma quanto amargor, mas minha família não se agrada muito, preferiram estilos mais brandos, como a Weiss, Ordinary Bitter, Dunkel.
Estive pensando numa Kölsch, California Commom ou até mesmo uma APA smash bem equilibrada, com DH bem leve, apenas para manter o frescor.
Qual a opinião de vocês? Ou sugeririam outro estilo? Já passaram por isto?

Abraço!

Nenhuma.

Faça a cerveja pra você, e não pros outros. Deixe eles ficarem curiosos com o fato de você fazer e beber sua própria cerveja e se eles quiserem, tu serve o que tiver em casa.
Não precisa evangelizar ninguém nem introduzir ninguém ao mundo das artesanais.

A porta está aberta, vem quem quer, fica quem quer. ;)

Converti mais gente para esse mundo deixando as coisas rolarem naturalmente do que forçando cream ale e weiss goela abaixo do povo.
 
Eu passei por isso tbem e ainda passo até hoje kkk.
Tentei vários tipos mas as únicas que passaram mesmo foram trigo e cream Ale com arroz.
Hoje em dia nem perco mais tempo em querer agradar a todos, coisa q é impossivel.

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk

Alguns amigos eu me esforço para agradar, pela amizade mesmo. Mas concordo totalmente, agradar a todos não dá hahahaha
 
Faço regularmente, é um estilo que tem agrado bastante até aos "não-iniciados".

Se optar por fermentações voltadas para os ésteres, ela vai ficar tipo comida agridoce, pois o lúpulo varia de herbal a picante (Perle e/ou Fuggle) e a levedura produz um condimentado característico (geralmente T-58).

Aí vai do gosto de cada um, eu opto por controlar a levedura e não produzir um frutado que tome conta do sabor. Curto mais o amargor do lúpulo em conjunto com o condimentado, fermentando em 19°.
Também não maturo muito a cerveja, ela é mais gostosa bem fresca. Só capricho na clarificação pra ficar bem cristalina (alguns dias em baixa temperatura + gelatina).

Gostaria de algo mais limpo, sem esteres e com uma presença mais marcante do lúpulo, e você me trouxe dicas bem no ponto, vou adotar estas dicas com certeza.
Acredita que o uso de uma levedura neutra poderá casar com o objetivo?

Abraço!
 
Nenhuma.

Faça a cerveja pra você, e não pros outros. Deixe eles ficarem curiosos com o fato de você fazer e beber sua própria cerveja e se eles quiserem, tu serve o que tiver em casa.
Não precisa evangelizar ninguém nem introduzir ninguém ao mundo das artesanais.

A porta está aberta, vem quem quer, fica quem quer. ;)

Converti mais gente para esse mundo deixando as coisas rolarem naturalmente do que forçando cream ale e weiss goela abaixo do povo.

Amigo, acredito que tenha interpretado errado meu objetivo. Não quero evangelizar os outros, não gosto do tipo de pessoa que se mete no copo alheio. Estou apenas tentando agradar pessoas que gosto e que já demonstraram interesse em artesanais, mas que, por falta de costume, podem se assustar (e vem se assustando) com algumas cervejas muito diferentes do comum e ter uma péssima primeira impressão e acabem por não ter contato com toda essa diversidade que temos.

Abraço!
 
Uma excelente pedida, com a qual tenho agradado muitos amigos, é a Blonde Ale (6B do BJCP 2008). Está justamente no estilo light hybrid beer, junto com Cream Ale e Kölsch. É uma cerveja bem acessível e equilibrada.
A Weiss também agrada bastante, como já disseram os amigos.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Uma receita que produzi a pouco tempo e foi um sucesso com os meus amigos, foi uma SMASH de pilsen+cascade com US-05, assim
como o amigo falou anteriormente.

ABV = ~4,5%
IBU = 15
Mostura em 64°, mirei uma OG de 1.045 e uma FG de 1.010, usei 50g de lúpulo, mas sempre controlando pra ficar com o IBU na
faixa pretendida, lembro de ter iniciado com uma adição aos 30 min, outra aos 10 min e o que sobrou adicionei no whirlpool.
A fermentação realizei a 16°. Ficou uma cerveja bem leve e fácil de tomar, todos que provaram aprovaram, sendo eles iniciados ou
não no mundo das cervejas artesanais.
 
Uma excelente pedida, com a qual tenho agradado muitos amigos, é a Blonde Ale (6B do BJCP 2008). Está justamente no estilo light hybrid beer, junto com Cream Ale e Kölsch. É uma cerveja bem acessível e equilibrada.
A Weiss também agrada bastante, como já disseram os amigos.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Dei uma lida e parece uma boa pedida mesmo. Vou colocar ela na lista e ver o que consigo de ingredientes aqui em Curitiba para fazer ela. Qualquer coisa faço mais de um estilo e procuro fazer os que possa fermentar em mesma faixa de temperatura hahahahaha
 
Uma receita que produzi a pouco tempo e foi um sucesso com os meus amigos, foi uma SMASH de pilsen+cascade com US-05, assim
como o amigo falou anteriormente.

ABV = ~4,5%
IBU = 15
Mostura em 64°, mirei uma OG de 1.045 e uma FG de 1.010, usei 50g de lúpulo, mas sempre controlando pra ficar com o IBU na
faixa pretendida, lembro de ter iniciado com uma adição aos 30 min, outra aos 10 min e o que sobrou adicionei no whirlpool.
A fermentação realizei a 16°. Ficou uma cerveja bem leve e fácil de tomar, todos que provaram aprovaram, sendo eles iniciados ou
não no mundo das cervejas artesanais.

Isto me soou interessante! Você se baseou em qual estilo para fazer?
 
Gostaria de algo mais limpo, sem esteres e com uma presença mais marcante do lúpulo, e você me trouxe dicas bem no ponto, vou adotar estas dicas com certeza.
Acredita que o uso de uma levedura neutra poderá casar com o objetivo?

Abraço!

Então, pra ser "Belgian", vai precisar ter presença da levedura. :)

Conforme comentei, mantém a fermentação na faixa mais baixa de temperatura e a cerveja ficará com um perfil menos frutado.
 
concordo com o @jalexandre.
Faça para você o que você gosta. Tenha um estoque de cervejas mais simples para atender os que gostam de Skol nos churrascos. Quanto é para fazer algo para a galera, micro nos 15-20IBUs.
Para mim vou mas Porters, Stouts, Saisons, APA e NEIPA experimentais. Sempre tenho os dois mundos disponíveis.


E tem mais: quem nasceu para Skol e Nova Schin nunca vai chegar a algo mais rebuscado (até porque o que interessa para eles é volume e baixo custo).
 
Uma excelente pedida, com a qual tenho agradado muitos amigos, é a Blonde Ale (6B do BJCP 2008). Está justamente no estilo light hybrid beer, junto com Cream Ale e Kölsch. É uma cerveja bem acessível e equilibrada.
A Weiss também agrada bastante, como já disseram os amigos.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk


Das que fiz as que mais agradaram aos que só bebem skol e brahma, foram uma Blonde Ale, no BJCP 2015 ela é a 18A, e uma WitBier com limão siciliano e gengibre, esta última agradou até quem não bebe cerveja.
 
isso aí fernando witbeer com limão siciliano e gengibre é top agrada gregos e troianos
 
Isto me soou interessante! Você se baseou em qual estilo para fazer?

Foi mais ou menos nas Cream Ale, mas sem usar outros adjuntos, e no principio de
SMASH, pois queria saber o potencial de cada lúpulo.
Estou planejando uma com Citra para os próximos dias, mas seguindo o mesmo conceito.
 
Foi mais ou menos nas Cream Ale, mas sem usar outros adjuntos, e no principio de
SMASH, pois queria saber o potencial de cada lúpulo.
Estou planejando uma com Citra para os próximos dias, mas seguindo o mesmo conceito.

Se puder, faça um tópico sobre e comente o link aqui, gostaria de acompanhar. Estou investindo em cervejas SMASH para que meu conhecimento sobre ingredientes não seja apenas teórico e sempre bom ver o relato das pessoas!

Abraço!
 
Decidi já, pessoal! Irei fazer 3 estilos. Levei em conta todas as sugestões e opiniões:

- Belgian Pale Ale, porque nunca fiz e gostaria da experiência;
- Weiss, porque agradou a todos e gostei muito do resultado;
- Kolsch, pela limpeza que pode oferecer;

A Weiss e e a BPA irei fermentar juntas, à temperatura de 17oC, atende bem as duas leveduras e propicia características que quero nas duas brejas. A Kolsch farei logo em seguida, porque só tenho uma estufa de fermentação e irei fermentar mais baixo.

Valeu, galera! Voltarei com a opinião do pessoal lá por outubro, posto junto as receitas!

Abraço e cheers!
 
Faça cerva pra vc!! Quem está acostumado com Ambev e até hoje não curte artesanais,não será agora que irão. Irão beber a sua cerva apenas por educação e quando vc virar a costas vão correr pro litrão e reclamar da sua rsrs...Quem curte sabor procura alternativas,quem curte estupidamente gelada,canela de pedreiro,redondas,verão e etc.... ficam no milho .
 
Decidi já, pessoal! Irei fazer 3 estilos. Levei em conta todas as sugestões e opiniões:

- Belgian Pale Ale, porque nunca fiz e gostaria da experiência;
- Weiss, porque agradou a todos e gostei muito do resultado;
- Kolsch, pela limpeza que pode oferecer;

A Weiss e e a BPA irei fermentar juntas, à temperatura de 17oC, atende bem as duas leveduras e propicia características que quero nas duas brejas. A Kolsch farei logo em seguida, porque só tenho uma estufa de fermentação e irei fermentar mais baixo.

Valeu, galera! Voltarei com a opinião do pessoal lá por outubro, posto junto as receitas!

Abraço e cheers!

Boa escolha!!

Eu ainda recomendaria uma Cream Ale. Fiz uma que ficou um pouco fora do estilo, mas ficou um espetáculo. Não teve quem não gostou. Deixei a OG mais pro limite superior do estilo, usei Zeus pra amargor e Cascade pra aroma, depois fiz Dry Hop com Zeus (30g para 45l). Ficou aquele aroa e sabor de lúpulo bem leve, mas presente. Super leve de tomar de quantia e de fazer.

Abraço!
 
Boa escolha!!

Eu ainda recomendaria uma Cream Ale. Fiz uma que ficou um pouco fora do estilo, mas ficou um espetáculo. Não teve quem não gostou. Deixei a OG mais pro limite superior do estilo, usei Zeus pra amargor e Cascade pra aroma, depois fiz Dry Hop com Zeus (30g para 45l). Ficou aquele aroa e sabor de lúpulo bem leve, mas presente. Super leve de tomar de quantia e de fazer.

Abraço!

Pretendo fazer a cream ale também, mas eu faço em pequenas quantidades, tenho apenas uma estufa de fermentação e 3 fermentadores, então vou brincando conforme libera o equipamento hahahaha
Se você não se importar de compartilhar mais sobre a receita, iria ser ótimo para ter como norte (nunca fiz uma cream).

Abraço!
 
Pretendo fazer a cream ale também, mas eu faço em pequenas quantidades, tenho apenas uma estufa de fermentação e 3 fermentadores, então vou brincando conforme libera o equipamento hahahaha
Se você não se importar de compartilhar mais sobre a receita, iria ser ótimo para ter como norte (nunca fiz uma cream).

Abraço!

Fiz uma cream Ale, que chamei de mimimilho, parecida com a descrição. Ficou combustível de Dodge. Os V8 dos meus cunhados adoraram.
O milho aparece no aroma sutilmente assim como arredonda o sabor.
Usei milharina.
Segue a receita
a610173e534021ba151c59cb62dd7b13.jpg

Se a tua temperatura ambiente estiver amena, dá até para arriscar uma fermentação sem controle, pois o US05 é muito neutro.
Vou procurar a postagem com fotos dela.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Na minha opinião (que já tentei muito agradar Skolzeiros/Brahmeiros) Weiss, Cream Ale ou Pale Ale.

Mas na verdade pode produzir qualquer coisa, pra Brahmeiro qualquer artesanal é forte, amarga e ruimzinha.... Já me decepcionei com isso até entender que é normal, a grande maioria das pessoas simplesmente acha e vai continuar achando que cerveja de verdade é Skol.
 
Pretendo fazer a cream ale também, mas eu faço em pequenas quantidades, tenho apenas uma estufa de fermentação e 3 fermentadores, então vou brincando conforme libera o equipamento hahahaha
Se você não se importar de compartilhar mais sobre a receita, iria ser ótimo para ter como norte (nunca fiz uma cream).

Abraço!

Fiz a seguinte receita, e me rendeu 48 litros com uma eficiência de ~65%:

Fermentáveis:

8 kg Pilsen agrária
0,4 kg Chateau Melano (Castle malting - 70 EBC)
1,5 kg Chateau Vienna (5-7 EBC)
0,4 kg Biscuit 50 (50-70 EBC)
0,5 kg Aveia (flocos)

Água:
Brassagem: 38,5 l (3,6 l/kg de grãos)
Sparge: 29 l TOTAL: 67,5 l

Lúpulo: Adição Lúpulo Quantidade
60' Zeus (pellet) 20g
10' Cascade (pellet) 35g

Dry hopping:
30g Zeus (no 6° dia de fermentação)

Brassagem: Tº Tempo
Mash in: 65° C
β amilase: 65° C 60 min
α amilase: 72° C 20 min
Mash out: 78° C 10 min
TOTAL: 90 min

Fervura: 60 min

Fermento:
(lama + starter) US-05

Fermentação:
Temperatura: 21º C nos pimeiros 4 dias, 23°C por mais 2 dias e 24°C por mais 1 dia

Maturação: 15 dias a 10º C
3 dias a 3°C (clarificação)

Primming: 7,5 g/l


Como disse, tá meio fora do estilo, mas ficou excelente e todo mundo adora.

Grande abraço!
 
@Carbobiach

afinal, vez a "agrada brahmeiros" ?

Qual o resuldo?

Fiz sim, irmão. Fiz uma Weiss tradicional, uma Camomila Weiss (dei uma inventada nessa receita) e uma SMASH APA Equinox. Todas muito suaves. As weizen fiz com BU/GU equilibrado, a APA fiz tendendo para o malte. Ajustei a água para não lúpulo não ser ressaltado, também.
Com isso não teve muito erro, não, gostaram bastante, ainda mais das Weizen. Vou fazer uma Wit agora para o verão, pra compartilhar com os skolzeiros da vida por aqui.
 
Fiz sim, irmão. Fiz uma Weiss tradicional, uma Camomila Weiss (dei uma inventada nessa receita) e uma SMASH APA Equinox. Todas muito suaves. As weizen fiz com BU/GU equilibrado, a APA fiz tendendo para o malte. Ajustei a água para não lúpulo não ser ressaltado, também.
Com isso não teve muito erro, não, gostaram bastante, ainda mais das Weizen. Vou fazer uma Wit agora para o verão, pra compartilhar com os skolzeiros da vida por aqui.

EQUINOX é muito verão. Adorei usar ele.
 
Acho que a minha receita que mais agradou tanto os novatos quanto os já iniciados nas artesanais foi uma Kölsch. Bem leve e refrescante, mas ainda bastante saborosa.

Fiz uma com 5% ABV e 25 IBU, usando maltes pilsen (80%) e vienna (20%) e lúpulo Hallertauer Spalter. Achei que ficou bem equilibrada e com um aroma levemente frutado da fermentação (usei o K-97). A aparência dourada e cristalina também agradou o pessoal.

Gostei da ideia do Equinox, nunca usei, vou colocar na lista de receitas pro verão que tá chegando, haha
 
Fiz uma blonde Ale para os não iniciados.

85 % de pilsen agrária
8 % de malte de trigo
5 % de cara blonde
2% de cara clair

1 h de mosturação a 65 ºC no método BIAB, com 6 L de água por kg de grão, 1 h de fervura com magnum (14 IBU), 25 minutos de cascade (4 IBU), 5 minutos de cascade (1 IBU).
Fermentação com S05 (fermentis), a 18 ºC por 4 dias na primária e 3 dias na secundária a 22 ºC, + pelo menos 3 dias de geladeira com gelatina.

Uma Ale bem próxima de uma Lager.
 

Attachments

  • IMG_20171011_115733693.jpg
    IMG_20171011_115733693.jpg
    158 KB · Views: 62
Back
Top