Cerveja não carbonata

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo Gouveia

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2019
Messages
64
Reaction score
8
Location
Portugal
Olá amigos! Fiz a minha primeira brassagem e correu tudo bem até agora. Acontece que fiz o envase em 19/10/2019 a cerca de 18/19º e até agora ganhou muito pouco gás. Sei que a temperatura ambiente da refermentação deve andar entre os 20/25º mas em Portugal é Outono e essas temperatura só conseguimos no Verão. Como a temperatura está mais baixa, seria normal demorar mais tempo a carbonatar, mas já passaram 14 dias e estou em dúvida se não terei colocado açúcar a menos. Fiz o seguinte: juntei 150gr de açúcar e 150gr de água. Fervi... arrefeceu... e depois coloquei 4mg desta calda em cada garrafa de 33cl e 9mg nas garrafas de 75cl. A receita (uma IPA/Bollyood do site cerveja fácil) dizia para colocar 6gr/litro. Podem dizer-me se isto é normal?

Muito obrigado!
 
Já abriu alguma para testar? Quantos litros fez?

Podia misturar a calda toda na cerveja também, dava na mesma.
 
Ainda hoje abri uma.. Tem muito pouco gás.. Fiz 14L..eu fiz assim porque vi um cervejeiro fazer assim num canal do YouTube..
 
Curiosamente, se tu fez 14l, um priming com 6g/l daria 84g de açúcar no total. Usando 150g isso ficou em torno de 10,7g/l, praticamente um priming de Weiss em uma British Ale. Na teoria ela deveria ter ficado carbonatada até demais. Como foi a maturação(temperatura e tempo)? Isso pode ser uma deficiência de leveduras para refermentação.
 
A FG está muito alta,a diferença entre FG e OG está muito pequena, não dá nem 1.5% de teoe alcoólico.Sua fermentação deve ter dado errado..

Nesse caso a refermentação na garrafa parece não ter ocorrido pelo mesmo motivo da fermentação. Por algum motivo a fermentação travou. Aí podem ser muitos fatores. Falta de oxigenação do mosto, mostura inadequada, leveduras mortas...
 
Nesse caso a refermentação na garrafa parece não ter ocorrido pelo mesmo motivo da fermentação. Por algum motivo a fermentação travou. Aí podem ser muitos fatores. Falta de oxigenação do mosto, mostura inadequada, leveduras mortas...

Eu acho que essa diferença esta muito grande devido a falta de oxigenação só o Splash já resolveria,pode ser temperatura de inoculação com o mosto muito quente.
 
Aparentemente não tem nenhum problema no teu processo. Se a cerveja chegou até 1.008 quer dizer que levedura pro priming tinha. Na quantidade de açucar e na temperatura do priming não tem nenhum problema.
Confere se tem sedimentos no fundo das garrafas, se tiver, a refermentação está acontecendo... Aí é questão de aguardar mesmo. Dá uma mexida nas garrafas pra deixar o pessoalzinho mais esperto e espera mais uns dias aí. Já tive umas levas que demoraram mais de 3 semanas pra carbonatação chegar no ponto. Ainda não é motivo pra se desesperar.
 
A quantas anda o clima aí?

Aqui no Rio G. do Sul faz um inverno gelado e quando carbonato minhas levas em garrafas, uso uma geladeira com controlador a 27ºc com aquecedor que montei, fora dela 4ºc dentro a temperatura programada, quando sobe para 28ºc a geladeira liga e assim vai
 
Pois... A temperatura de mosturacao foi 65º.. A questão é mesmo que não estou a ver nada de errado no processo. Vou aguardar mais uns dias e para a próxima faço a carbonatacao a 25º na geladeira...
 
Calculei 4ml de calda de açúcar porque teria metade de água e metade de açúcar..
Como vc calculou isso? quanto de açucar colocou em quanto de água.... se vc colocou por ex. 300g açucar em 300ml de água... em cada ml de água téra 1g açucar dissolvido... geralmente é assim... geralmente coloco uns ml de agua a mais devido a perda na fervura da calda... ai só mirar (na maioria dos estilos) em 6g/litro fazendo uma regra de 3... Boa sorte aí... Abs
 
Vamos ver... ora a receita dizia 6gr/litro de açúcar. Fazendo uma regra de 3 dá: 2gr açúcar para a garrafa de 0.33cl e 4,5gr açúcar para a garrafa de 0.75cl. Isto dá cerca de 84gr de açúcar para os 14L de cerveja que tinha. Fiz calda para sobrar e coloquei 150gr de açúcar e 150gr de água (talvez 160/70gr) e fervi. Depois de arrefecer coloquei 4ml (2gr açúcar) de calda nas garrafas de 0.33cl (ou seja a calda teria metade agua metade açúcar) e 9mg (4,5gr açúcar) nas garrafas de 0.75cl...
 
Vamos ver... ora a receita dizia 6gr/litro de açúcar. Fazendo uma regra de 3 dá: 2gr açúcar para a garrafa de 0.33cl e 4,5gr açúcar para a garrafa de 0.75cl. Isto dá cerca de 84gr de açúcar para os 14L de cerveja que tinha. Fiz calda para sobrar e coloquei 150gr de açúcar e 150gr de água (talvez 160/70gr) e fervi. Depois de arrefecer coloquei 4ml (2gr açúcar) de calda nas garrafas de 0.33cl (ou seja a calda teria metade agua metade açúcar) e 9mg (4,5gr açúcar) nas garrafas de 0.75cl...
O açucar vai se dissolver na água e colocando metade/metade 150g/150g no seu caso cada ml da calda(solução final) terá 1g de açucar dissolvido... vc tá colocando metade... talvez ai esteja o problema. Mas relendo seu post pelos ml de soluçao que voce disse que está colocando era pra estar super bem carbonatada. Abs
 
Last edited:
Pelas minhas contas, 4mg de solução dá 2gr de açúcar, ou seja, a quantidade correta para uma garrafa de 0.33cl...
 
Em gramas está correto... mas em ml não

misturando 150g de açúcar com 150g de água.... Você tem 300g de calda.... mas continuam sendo 150ml (o açúcar foi dissolvido na água)

Então cada ml tem 2g.... 1g de açúcar e 1g de água.
Seus 4ml tem 4g de açúcar.

Você colocou o dobro do açúcar....
O que torna ainda mais estranho não ter carbonatado.
 
Tava lendo que é sua primeira brassagem.... vc conferiu outra garrafa? conferiu se arrolhou bem as garrafas..? falo isso pq na minha primeira brassagem só vi que tava errado lá pela 6a garrafa que por sorte fechou direito ai vi que não tava apertando suficiente as primeiras com medo de quebrar e com isso nao estava ficando bem fechadas antes... fora isso só penso em temperatura... mas 14 dias ate no frio de 20c era pra ter um bom tanto de co2 já...
Vamos ver as demais contribuiçoes... nao lembro de mais nada.... Abs
 
Olá amigos! Fiz a minha primeira brassagem e correu tudo bem até agora. Acontece que fiz o envase em 19/10/2019 a cerca de 18/19º e até agora ganhou muito pouco gás. Sei que a temperatura ambiente da refermentação deve andar entre os 20/25º mas em Portugal é Outono e essas temperatura só conseguimos no Verão. Como a temperatura está mais baixa, seria normal demorar mais tempo a carbonatar, mas já passaram 14 dias e estou em dúvida se não terei colocado açúcar a menos. Fiz o seguinte: juntei 150gr de açúcar e 150gr de água. Fervi... arrefeceu... e depois coloquei 4mg desta calda em cada garrafa de 33cl e 9mg nas garrafas de 75cl. A receita (uma IPA/Bollyood do site cerveja fácil) dizia para colocar 6gr/litro. Podem dizer-me se isto é normal?

Muito obrigado!
Olá. Acredito que seja a temperatura. Faço a mistura de 100g de açúcar em 100g de água e nessa proporção, um mililitro (ml) da solução tem algo em torno de 1g de açúcar. Coloco 5ml em garrafas de 600ml. No Brasil , Salvador-BA, média de 29°C, uso gelatina pra clarificar, carbonatou em 15 dias. Espera um pouco mais ou aquece controlando a temperatura pra 25°C que é certeza funcionar. Boas brejas!
 
Já agora... tenho um pacote de dextrose que veio com um kit de produção de cerveja. Esta receita (porter) também diz que é 6gr/litro de açúcar. Será que posso dissolver 200gr de dextrose e 200gr de água e fazer na mesma forma? Estou algo receoso...
 
Já agora... tenho um pacote de dextrose que veio com um kit de produção de cerveja. Esta receita (porter) também diz que é 6gr/litro de açúcar. Será que posso dissolver 200gr de dextrose e 200gr de água e fazer na mesma forma? Estou algo receoso...
Bom, a dextrose tem uma molécula de água liagada, então, tem que ser algo a mais. Uso essa calculadora aqui pra meus lotes e fica sempre bom. Note que o Corn sugar é a dextrose. Monitore sua temperatura de priming pra não vicar muito abaixo dos 25°C. Boas brejas!
 
Ja tentou fazer o teste do vazamento das garrafas ?
Poe em um recipiente com agua cobrindo ate a tampa da garrafa e verifica se saem bolhas, muitas vezes essas garrafas com tampa flip-flop, tem problemas de vazamento.
abracos
 
Bom, a dextrose tem uma molécula de água liagada, então, tem que ser algo a mais. Uso essa calculadora aqui pra meus lotes e fica sempre bom. Note que o Corn sugar é a dextrose. Monitore sua temperatura de priming pra não vicar muito abaixo dos 25°C. Boas brejas!

Qual é a calculadora?
 
Pessoal já resolvi o problema da temperatura! Fiz uma caixa de maturação cervejeira! :):)
 

Attachments

  • 2019-11-08 22.38.44.jpg
    2019-11-08 22.38.44.jpg
    46.2 KB · Views: 31
Pessoal.... mais 4 dias a 25º e nada de gás... :( começa a dá-la como perdida. Tenho uma porter a sair para envase e estou receoso que aconteça o mesmo. Estou tentado a colocar o açucar no balde fermentador e esperar que a coisa funcione. Estou a pensar fazer o seguinte: A receita diz para colocar 6gr açúcar/litro. Tenho 18L de cerveja no balde fermentador. Colocar 110gr de açúcar dentro do balde e mexer lentamente. Engarrafar e entre 6/7 garrafas, voltar a mexer lentamente a cerveja para misturar o açúcar. O que acham? Obrigado
 
Back
Top