Cerveja muito doce na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Natan Moutinho

New Member
Joined
Jul 31, 2019
Messages
4
Reaction score
0
Location
Salvador/BA
Amigos, boa tarde!
Fiz a receita Lazy Cream Ale, da Cerveja fácil... Infelizmente contei com um imprevisto de ter perdido uns 5 litros de água (literalmente, a agua da lavagem "sujou"e tive que descartar) e meu resultado final foi aproximadamente 17 litros de breja. Nessa receita é adicionada 200g de açúcar na fervura. Acontece que após 5 dias de fermentação, tirei uma amostra para medir a densidade e provar, claro.. A breja tá boa, mas ta bastante doce... Levei um susto na primeira golada... O que me dizem? Será que foi a falta d'água? Ela é doce mesmo? Alguma forma de reduzir esse excesso? Fiz merda e tomei no caneco e vou tomar breja doce pra carai? Lembrando que a fermentação ainda ta rolando...
Participo de um grupo no Whatssapp e algumas pessoas me informaram para ter um pouco de paciência que tudo se ajustará, mas já estou praticamente na FG da receita e estou bem receoso.
Segui corretamente o passo a passo da receita.
6º dia de fermentação
OG: 1046
FG até agora: 1010

Obrigado a todos.
 
Como a glicose do açúcar de cana é bem mais simples que a maltose, ele foi consumido primeiro pelas leveduras. O doce que tu pode estar sentido é do malte e estaria ai de qualquer forma.
Tem algo de estranho nos teus números: qual era a OG prevista na receita original? pois se tu colocou 20% menos de água tua OG deveria estar bem acima da OG prevista.

Qual a temperatura de fementação? pois com 6 dias ela já deveria ter atenuado tudo (levedura ale)? Qual a temperatura de fermentação?

Qual a FG esperada? pois 1.010 deve estar próximo do projetado, e se estas sentido muito doce, o problema pode ser no balanceamento do amargor, a relação BU:GU.
 
Se a fermentação ainda ta rolando, entao tem açucar residual que ainda sera comido pelas leveduras. Espera atenuar primeiro e ve como ficará
 
Como a glicose do açúcar de cana é bem mais simples que a maltose, ele foi consumido primeiro pelas leveduras. O doce que tu pode estar sentido é do malte e estaria ai de qualquer forma.
Tem algo de estranho nos teus números: qual era a OG prevista na receita original? pois se tu colocou 20% menos de água tua OG deveria estar bem acima da OG prevista.

Qual a temperatura de fementação? pois com 6 dias ela já deveria ter atenuado tudo (levedura ale)? Qual a temperatura de fermentação?

Qual a FG esperada? pois 1.010 deve estar próximo do projetado, e se estas sentido muito doce, o problema pode ser no balanceamento do amargor, a relação BU:GU.

-------

Temperatura da fermentacao: 18º
Dados da Receita:
OG 1040
FG 1006

Já estou meio desanimado, acredito que foi alguma falha na temperatura da mostura, embora eu tenho certeza que mantive correta. Estou começando agora, foi minha quarta brassagem, mas as 3 que já tinha feito, nunca tive problemas...
 
Se a fermentação ainda ta rolando, entao tem açucar residual que ainda sera comido pelas leveduras. Espera atenuar primeiro e ve como ficará
---
Um camarada mandou dar mais uma chacoalhada no balde porque a levedura pode ter dormido, me informou que aconteceu exatamente o mesmo com ele na mesma receita e no mesmo quinto dia de fermentação, coincidência do caramba! Como já me sinto na merda, dei uma chacoalhada ontem...
A fermentação já acabou praticamente, a atividade no airlock ja parou porem ainda percebo a fermentação, ja que meu airlock é uma torneirinha com mangueira... Enfim, não sei mais o que imaginar... Hoje completa 7 dias de fermentação, acho q vou deixar pra maturar sábado.
 
Vamos lá, tua receita previa ir de 1.040 para 1.006, ou seja atenuar 0.034 SG.

Tu teves 1.046 e chegou a 1.010, praticamente mesma atenuação.

Detalhes importantes: fermentação se mede com densímetro e não com bolhas no air-lock. A fermentação gera CO2 e ele não é totalmente desprendido da cerveja, ou seja, a cerveja em fermentação também está carbonatando. Encerrada a fermentação, este CO2, se não for retido (por resfriamento ou bem solubilizado) vai se desprender e gerar bolhas no air-lock.

Minha sugestão: suba a temperatura de fermentação para uns 24ºC por uns 4~5 dias (maturação/fermentação secundária/descanso de diacetil, chame como quiser), depois vá para a clarificação a frio por sem tempo normal, envase e seja feliz.

Se no final dos 5 dias a 24ºC tu ainda achar meio doce, faça um dry hoping para trazer algum amargor adicional além de um aroma para balancear o adocicado.
 
Vamos lá, tua receita previa ir de 1.040 para 1.006, ou seja atenuar 0.034 SG.

Tu teves 1.046 e chegou a 1.010, praticamente mesma atenuação.

Detalhes importantes: fermentação se mede com densímetro e não com bolhas no air-lock. A fermentação gera CO2 e ele não é totalmente desprendido da cerveja, ou seja, a cerveja em fermentação também está carbonatando. Encerrada a fermentação, este CO2, se não for retido (por resfriamento ou bem solubilizado) vai se desprender e gerar bolhas no air-lock.

Minha sugestão: suba a temperatura de fermentação para uns 24ºC por uns 4~5 dias (maturação/fermentação secundária/descanso de diacetil, chame como quiser), depois vá para a clarificação a frio por sem tempo normal, envase e seja feliz.

Se no final dos 5 dias a 24ºC tu ainda achar meio doce, faça um dry hoping para trazer algum amargor adicional além de um aroma para balancear o adocicado.

-----

Sim, tenho ciência de que airlock não é densímetro, hehehe talvez tenha me expressado mal. Sempre que provo eu tiro uma amostra para verificar a FG e mesma já está praticamente estabilizada em 1006.
Segui teu conselho, aumentei a temperatura para 24 graus.
Nunca fiz dry hoping, o lúpulo que usei nessa receita foi o Nugget, quantas gramas aconselha para usar no dry hoping? Quanto tempo deixo?

Obrigado Jean!
 
-----

Sim, tenho ciência de que airlock não é densímetro, hehehe talvez tenha me expressado mal. Sempre que provo eu tiro uma amostra para verificar a FG e mesma já está praticamente estabilizada em 1006.
Segui teu conselho, aumentei a temperatura para 24 graus.
Nunca fiz dry hoping, o lúpulo que usei nessa receita foi o Nugget, quantas gramas aconselha para usar no dry hoping? Quanto tempo deixo?

Obrigado Jean!
Eu usaria alguma mais aromático, Cascade, Amarillo, Mandarina Bavaria, Citra. Para 20l, e algo leve, uns 50g já dão conta do recado. Estando quente a cerveja, 2 dias já é mais que o suficiente.
 
@⁨Natan⁩ b dia fdp! Parabéns pra vc viado! Tudo de bom! Saúde, paz alegria e muita cachaça e churrasco.
 
Back
Top