1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Cerveja marrom

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por Michael defoz, 25/8/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 25/8/19 #1

Michael defoz

Michael defoz

Michael defoz

New Member

Afiliado:
    25/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá
    Minha primeira cerveja fiz de acordo com um canal do YouTube, sem equipamento nenhum e apenas 2 litros. Já devem saber desse vídeo. Como era algo barato decidi fazer só pra entender o processo. Fermentação em temperatura ambiente variando de 19°C a 26°C, 7 dias. A cor não mudou em momento algum. Continuou um marrom escuro. Agora 2 dias na geladeira a 1°C e nada de alterar a cor.
    Usei 250g de extrato malte Pilsen, 3g lúpulo citra, 1/3 do fermento US05 e água mineral. Fermentado em galão de água 5 litros com a tampa semi fechada. Sei que não é o método ideias. Mas eu queria a primeira experiência do processo e a coloração não está agradando.

Arquivos Anexados:

2. 25/8/19 #2

Paulo Ricardo Claus

Paulo Ricardo Claus

Paulo Ricardo Claus

Member

Afiliado:
    28/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Não existe clarificação com 2 dias de maturação a frio. Espere no mínimo mais umas duas ou três semanas (haja visto seu processo) depois volte aqui e diga como tá a cerveja.

Michael defoz curtiu isso.
  3. 25/8/19 #3

Guilherme B.

Guilherme B.

Guilherme B.

Well-Known Member

Afiliado:
    2/2/19
    Curtidas Recebidas:
    10
    Ela está marrom por ter ainda muitas partículas em suspensão, espere mais alguns dias para decantar e clarificar!

Michael defoz curtiu isso.
  4. 26/8/19 #4

Michael defoz

Michael defoz

Michael defoz

New Member

Afiliado:
    25/8/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    A ta, acho que agora estou entendendo. O processo de decantação e clarificação ocorre durante a maturação. Achava que na fermentação de 7 dias isso já aconteceria. Daqui uns dias venho dizer como ficou.

5. 26/8/19 #5

DANILO_GADELHA

DANILO_GADELHA

DANILO_GADELHA

New Member

Afiliado:
    5/12/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Deixe mais uns 5 dias em Cold (Se possível próximo a 1º) q verá uma boa diferença.

6. 10/11/19 #6

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Acho que pode ter sido esse galão de 5 litros, com apenas 2 litros dentro, o volume excessivo de oxigênio dentro pode ter causado oxidação, ocorreu isso comigo só que foi 20L de uma Blond Ale em um galão de 50L e saiu marrom, sendo que estava bem claro o mosto a hora que eu mandei pro fermentador. então acho que não tem volta essa breja ai. só terminar o processo e beber mesmo.

A ideia é que tem que ter espaço livre no topo sim(vulgo headspace) mas não excessivamente! algo como podia ter fermentado esses 2L em uma pet de 2,5 ou aquelas de 3.3.
    Acho que estaria melhor que esse galão de 5L, então ou tu diminui esse galão na proxima ou faz mais breja.

7. 11/11/19 #7

gkopke

gkopke

gkopke

Member

Afiliado:
    11/6/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pela foto, vai ser uma cerveja escurinha, mas dá para melhorar. Pode adicionar um pouco de gelatina sem sabor que vai ajudar a clarificar. Procure um vídeo sobre gelatina que tem instruções, é bem fácil.

8. 11/11/19 #8

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    47
    Realmente. Já tive um problema grave de oxidação quando fiz 2,5 litros em um fermentador de 7,5 litros. Como disse o Bortola ou fazemos mais breja para diminuir o headspace ou diminuimos o recipiente.

9. 11/11/19 #9

Macfly

Macfly

Macfly

Member

Afiliado:
    21/10/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Michael, eu fiz a mesma coisa, apenas para conhecer o processo, porém peguei uma receita de 5l e coloquei num garrafão de 10l.
    Veja as fotos na sequência: fermentando, clarificação e engarrafando

Arquivos Anexados:

10. 12/11/19 #10

gkopke

gkopke

gkopke

Member

Afiliado:
    11/6/19
    Curtidas Recebidas:
    7
    Acho que não faz muito sentido essa oxidação do headspace, se fosse assim toda cerveja de fermentação aberta teria essa cor, o que não é o caso...

11. 12/11/19 #11

thiagodifoiz

thiagodifoiz

thiagodifoiz

Well-Known Member

Afiliado:
    8/4/16
    Curtidas Recebidas:
    53
    Assim que estiver no copo carbonatada ela vai ficar mais clara.

12. 13/11/19 #12

Bortola

Bortola

Bortola

Member

Afiliado:
    5/9/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    O caso é que geralmente cervejas de fermentação aberta são de OG alta, logo maior teor alcoólico, sendo maior a temperatura e menor o pH ajudam na proteção anti-oxidativa, sendo nas cervejarias utilizado o Meta-bissulfito de potássio(K₂S₂O₅) como anti-oxidante, anti-oxidativo(enzimas oxidativas [lacase e tirosinase]) anti-bicrobiano (Ajudando a não ter leveduras selvagens a atrapalharem a fermentação).

Última edição: 13/11/19

Compartilhe esta Página