Cerveja marrom

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Michael defoz

Member
Joined
Aug 25, 2019
Messages
15
Reaction score
6
Location
Medianeira
Olá
Minha primeira cerveja fiz de acordo com um canal do YouTube, sem equipamento nenhum e apenas 2 litros. Já devem saber desse vídeo. Como era algo barato decidi fazer só pra entender o processo. Fermentação em temperatura ambiente variando de 19°C a 26°C, 7 dias. A cor não mudou em momento algum. Continuou um marrom escuro. Agora 2 dias na geladeira a 1°C e nada de alterar a cor.
Usei 250g de extrato malte Pilsen, 3g lúpulo citra, 1/3 do fermento US05 e água mineral. Fermentado em galão de água 5 litros com a tampa semi fechada. Sei que não é o método ideias. Mas eu queria a primeira experiência do processo e a coloração não está agradando.
 

Attachments

  • IMG_20190819_150100983.jpg
    IMG_20190819_150100983.jpg
    33.7 KB · Views: 67
Olá
Minha primeira cerveja fiz de acordo com um canal do YouTube, sem equipamento nenhum e apenas 2 litros. Já devem saber desse vídeo. Como era algo barato decidi fazer só pra entender o processo. Fermentação em temperatura ambiente variando de 19°C a 26°C, 7 dias. A cor não mudou em momento algum. Continuou um marrom escuro. Agora 2 dias na geladeira a 1°C e nada de alterar a cor.
Usei 250g de extrato malte Pilsen, 3g lúpulo citra, 1/3 do fermento US05 e água mineral. Fermentado em galão de água 5 litros com a tampa semi fechada. Sei que não é o método ideias. Mas eu queria a primeira experiência do processo e a coloração não está agradando.
Ela está marrom por ter ainda muitas partículas em suspensão, espere mais alguns dias para decantar e clarificar!
 
A ta, acho que agora estou entendendo. O processo de decantação e clarificação ocorre durante a maturação. Achava que na fermentação de 7 dias isso já aconteceria. Daqui uns dias venho dizer como ficou.
 
A ta, acho que agora estou entendendo. O processo de decantação e clarificação ocorre durante a maturação. Achava que na fermentação de 7 dias isso já aconteceria. Daqui uns dias venho dizer como ficou.

Deixe mais uns 5 dias em Cold (Se possível próximo a 1º) q verá uma boa diferença.
 
Acho que pode ter sido esse galão de 5 litros, com apenas 2 litros dentro, o volume excessivo de oxigênio dentro pode ter causado oxidação, ocorreu isso comigo só que foi 20L de uma Blond Ale em um galão de 50L e saiu marrom, sendo que estava bem claro o mosto a hora que eu mandei pro fermentador. então acho que não tem volta essa breja ai. só terminar o processo e beber mesmo.

A ideia é que tem que ter espaço livre no topo sim(vulgo headspace) mas não excessivamente! algo como podia ter fermentado esses 2L em uma pet de 2,5 ou aquelas de 3.3.
Acho que estaria melhor que esse galão de 5L, então ou tu diminui esse galão na proxima ou faz mais breja.
 
Pela foto, vai ser uma cerveja escurinha, mas dá para melhorar. Pode adicionar um pouco de gelatina sem sabor que vai ajudar a clarificar. Procure um vídeo sobre gelatina que tem instruções, é bem fácil.
 
Realmente. Já tive um problema grave de oxidação quando fiz 2,5 litros em um fermentador de 7,5 litros. Como disse o Bortola ou fazemos mais breja para diminuir o headspace ou diminuimos o recipiente.
 
Olá
Minha primeira cerveja fiz de acordo com um canal do YouTube, sem equipamento nenhum e apenas 2 litros. Já devem saber desse vídeo. Como era algo barato decidi fazer só pra entender o processo. Fermentação em temperatura ambiente variando de 19°C a 26°C, 7 dias. A cor não mudou em momento algum. Continuou um marrom escuro. Agora 2 dias na geladeira a 1°C e nada de alterar a cor.
Usei 250g de extrato malte Pilsen, 3g lúpulo citra, 1/3 do fermento US05 e água mineral. Fermentado em galão de água 5 litros com a tampa semi fechada. Sei que não é o método ideias. Mas eu queria a primeira experiência do processo e a coloração não está agradando.
Michael, eu fiz a mesma coisa, apenas para conhecer o processo, porém peguei uma receita de 5l e coloquei num garrafão de 10l.
Veja as fotos na sequência: fermentando, clarificação e engarrafando
 

Attachments

  • 06520B58-6DC4-4D64-A841-9D07FE1D9603.jpeg
    06520B58-6DC4-4D64-A841-9D07FE1D9603.jpeg
    79.6 KB · Views: 31
  • C9A9A818-3999-4C27-90F4-9284DB4C631E.jpeg
    C9A9A818-3999-4C27-90F4-9284DB4C631E.jpeg
    51.3 KB · Views: 30
  • C7FE755E-55E4-472A-ADFA-FEF1AE34FA6F.jpeg
    C7FE755E-55E4-472A-ADFA-FEF1AE34FA6F.jpeg
    84.2 KB · Views: 32
Acho que não faz muito sentido essa oxidação do headspace, se fosse assim toda cerveja de fermentação aberta teria essa cor, o que não é o caso...
 
Acho que não faz muito sentido essa oxidação do headspace, se fosse assim toda cerveja de fermentação aberta teria essa cor, o que não é o caso...

O caso é que geralmente cervejas de fermentação aberta são de OG alta, logo maior teor alcoólico, sendo maior a temperatura e menor o pH ajudam na proteção anti-oxidativa, sendo nas cervejarias utilizado o Meta-bissulfito de potássio(K₂S₂O₅) como anti-oxidante, anti-oxidativo(enzimas oxidativas [lacase e tirosinase]) anti-bicrobiano (Ajudando a não ter leveduras selvagens a atrapalharem a fermentação).
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top