Cerveja mais Amarga que deveria?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex_Hops

Member
Joined
Mar 5, 2021
Messages
20
Reaction score
3
Location
Brasil
Amigos, esse fim de semana estive em algumas cervejarias e notei algo que me deixou intrigado:

Parte das minhas cervejas mesmo com o IBU mais baixo, ainda assim ficam com o amargor mais marcante que as que tomei por lá.

EXEMPLO:

Minha APA com 37,5 de IBU fica mais amarga que uma IPA de 55 de IBU da cervejaria.

O que será que pode estar acontecendo?

Vou postar aqui a receita e também meu processo:

1 Panela para Mostura

1 Panela para Fervura

Termino a fervura e deixo chegar aos 80 graus (média de 12 a 15 minutos, coloco um pouco a mais no software por garantia)

Jogo a lupulagem do hop stand e ai faço o Whirlpool por 20 minutos.

Após isso começo a resfriar e transferir para o fermentador (vai uma média de 10 minutos a cada 10 litros para o mosto chegar na temperatura de +- 25 graus) usando CHILLER DE PLACAS.
 

Attachments

  • perfil panela.jpg
    perfil panela.jpg
    62.9 KB · Views: 21
  • RECEITA.jpg
    RECEITA.jpg
    64.3 KB · Views: 23
Fale um pouco mais sobre sua receita. O IBU é um índice usado para medir o amargor adicionado pelos lúpulos na fase quente, porém outros parâmetros também trazem amargor, como o excesso de magnésio e até mesmo o dry hopping. Costuma fazer correção do perfil da água? Também é interessante descrever esse amargor, se é aquele retro gosto que fica na boca no final do gole ou aquele que "rasga" a garganta, o harsh.
 
Fale um pouco mais sobre sua receita. O IBU é um índice usado para medir o amargor adicionado pelos lúpulos na fase quente, porém outros parâmetros também trazem amargor, como o excesso de magnésio e até mesmo o dry hopping. Costuma fazer correção do perfil da água? Também é interessante descrever esse amargor, se é aquele retro gosto que fica na boca no final do gole ou aquele que "rasga" a garganta, o harsh.
Alexandre, um ponto importante que não citei e um amigo me disse agora é que eu não faço tratamento da água.
O amargor de modo geral é aquele que no final do gole fica ali na garganta.
 
Alex, me parece que sua cerveja não está com IBU acima, mas está com harsh devido a uma ou mais particularidade no processo. Se você fizesse correção da água, o excesso de magnésio ou a relação sulfato/cloreto poderia ser considerada. Eu aconselharia aperfeiçoar um pouco esse processo, acertar o ph do mosto e principalmente da água de lavagem, caso faça. Isso minimiza a extração de taninos que pode ter relação com a adstringência ou mesmo com o harsh. A correção dos sais também não é difícil de fazer e vai ajudar a arredondar o amargor.
Verifique também se não está indo trub para o fermentador.
 
Cara, vc usa todo lúpulo no hopstand? Se não usar nada na fervura vc deve estar usando 10x mais lúpulo q o necessário, hopstand é uma técnica para realçar o sabor do lúpulo na cerveja e não o amargor. Mas explica melhor aí como tá fazendo.
 
Alex, me parece que sua cerveja não está com IBU acima, mas está com harsh devido a uma ou mais particularidade no processo. Se você fizesse correção da água, o excesso de magnésio ou a relação sulfato/cloreto poderia ser considerada. Eu aconselharia aperfeiçoar um pouco esse processo, acertar o ph do mosto e principalmente da água de lavagem, caso faça. Isso minimiza a extração de taninos que pode ter relação com a adstringência ou mesmo com o harsh. A correção dos sais também não é difícil de fazer e vai ajudar a arredondar o amargor.
Verifique também se não está indo trub para o fermentador.
Bacana, vou dar uma estudada sobre essas correções.
Muito obrigado.
 
Cara, vc usa todo lúpulo no hopstand? Se não usar nada na fervura vc deve estar usando 10x mais lúpulo q o necessário, hopstand é uma técnica para realçar o sabor do lúpulo na cerveja e não o amargor. Mas explica melhor aí como tá fazendo.
Não amigo, nessa receita em específico a maior carga foi pro Hop Stand justamente pra realçar o sabor.
Pra amargor tenho lupulagem ai no primeiro mosto.
 
Olá Confrade! O amigo Alexandre já deu um norte legal pra se atentar. Eu não achei a FG da cerveja e o fermento que utilizou, mas em raras situações pode estar ligado ao fermento tbm. Um que tenha atenuação alta e seque demais a cerveja pode aumentar a sensação de amargor ou até fermento em suspensão tbm! São muitas variáveis, vá por etapas e caso descubra nos avise aí! Abraço.
 
Não amigo, nessa receita em específico a maior carga foi pro Hop Stand justamente pra realçar o sabor.
Pra amargor tenho lupulagem ai no primeiro mosto.
Para mim as imagens da tua receita estão sem nitidez, então não consegui entender direito tua receita. Mas assim, para tirar a prova, tenta montar essa mesma receita no Brewfather, acredito q vai mudar as variáveis comparado com o software q vc usa. Outra coisa é q com certeza o hopstand vai te dar mais presença de lúpulo do q uma cerveja q não tenha usado esse processo. Então acredito q seja isso, mas vale avaliar todo o processo se vc sente um amargor excessivo.
 
Amigos, esse fim de semana estive em algumas cervejarias e notei algo que me deixou intrigado:

Parte das minhas cervejas mesmo com o IBU mais baixo, ainda assim ficam com o amargor mais marcante que as que tomei por lá.

EXEMPLO:

Minha APA com 37,5 de IBU fica mais amarga que uma IPA de 55 de IBU da cervejaria.

O que será que pode estar acontecendo?

Vou postar aqui a receita e também meu processo:

1 Panela para Mostura

1 Panela para Fervura

Termino a fervura e deixo chegar aos 80 graus (média de 12 a 15 minutos, coloco um pouco a mais no software por garantia)

Jogo a lupulagem do hop stand e ai faço o Whirlpool por 20 minutos.

Após isso começo a resfriar e transferir para o fermentador (vai uma média de 10 minutos a cada 10 litros para o mosto chegar na temperatura de +- 25 graus) usando CHILLER DE PLACAS.
Bom dia!
Cara, difícil saber o que está acontecendo, mas vou te chamar a atenção pra algumas coisas que podem ter relação.
1- A percepção de amargor não se dá pelo número de ibu de forma absoluta, mas pela relação IBU x extrato que aparece no campo "taxa de amargor". Então uma cerveja com IBU mais alto nem sempre é mais amarga. Muitas vezes Double IPAs são menos amargas do que IPAs, por causa do extrato alto e pode ser por isso que vc está achando sua APA mais amarga que a IPA da cervejaria...
Screenshot_20220105-123909~2.png

Note que sua receita tem uma proporção considerada MUITO AMARGA.

2- Os alfa ácidos setados como default no beersmith não são os do lúpulo que vc comprou. É preciso acertar com as porcentagens com o laudo toda vez que for fazer uma receita.

3- Notei que tem uma adição aos 10min do fim da fervura... Nessa adição vc deve somar tbm o tempo que o mosto leva até resfriar. Há isomerização mesmo abaixo de 80o.
Screenshot_20220105-124451~2.png

Screenshot_20220105-133107~2.png


4- O ph tbm afeta a quantidade de IBUs.
Screenshot_20220105-125101~2.png


Abs.
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top