Cerveja "Leve"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Costa_Cervejeiro

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2021
Messages
68
Reaction score
22
Location
Minas Gerais
Fala turma, tudo na paz?
To querendo uma receita "leve", aquela pra agradar desde pessoas exigentes até os butequeiros da família, uma receitinha mais "em conta'' pras festas em família e etc...
Já fiz algumas vezes uma Cream Ale com Columbus (mas não me adaptei muito a ela não, talvez uma outra cream com outra lupulagem).
Enfim, se tiverem alguma receita e puderem disponibilizar ai, agradeço muito.
 
Kölsch
Munich Helles
American Wheat
American Pilsner

Acho que são boas opções aqui. Destas, Kölsch e American Wheat tendem a ser mais baratas (custo levedura).
Veja na descrição do estilo se alguma destas agrada, com certeza a galera terá boas receitas.

Abs
 
Vale dar um bizu no último vídeo do canal da Concervap tb, o Dotta ensina a fazer um pilsão de buteco com uma pegada maltada mais complexa e um cado de aroma de lúpulo americano (salvo engano ele usa Centennial):

 
Best Bitter da escola inglesa é bacana tambem. Teor alcoolico baixo (4-5%) e IBU mais moderado pra nao assustar...
 
Quem tá acostumado com as Skol, Brahma, Itaipava, Original da vida, vai achar “forte” qualquer cerveja artesanal. Então o negocio é dar mais drinkability pro pessoal acostumado com as águas de milho. Eu usaria só pilsen ou vienna e um lúpulo com baixo alfa ácido, tipo cascade. Uns 15g a cada 10 litros com fervura de 30min. Uma summer ale.
 
Eu quero fazer uma Ordinary Bitter, não sei se você gosta a escola inglesa, mas cara, são brejas com muito sabor, amargor moderado, mas bem equilibrado plo dulçor do caramelo e que podem surpreender, com custos tranquilos, já que não vai tanto lupulo e você pode usar S-04 que uma levedura acessivel.

Fora isso acho que a session IPA, com um dryhop bem feito fica maravilhosa e com alta drinkability, estou com uma aqui no barril com 4% ABV e 20 IBU ... acho que valhe a pena, mas não fica muito barata se quiser fazer um dry hop que surpreenda no aroma.
 
Essa é uma Cream Ale que eu fiz no fim do ano

Parâmetros
Densidade Original: 1043
Densidade Final: 1008
IBU (Tinseth): 13
BU/GU: 0.31
Cor: 4.5 SRM

Mostura

Temperatura — 65 °C60 min
Mash Out — 75 °C10 min

Maltes (4.75 kg)
4.5 kg (94.7%) — Agrária Agrária Pilsen — Grão — 1.8 SRM — Mostura
200 g (4.2%) — Weyermann Melanoidin — Grão — 30 SRM — Mostura
50 g (1.1%) — Castle Malting Chateau Acid — Grão — 4.8 SRM

Lúpulos (30 g)
10 g (7 IBU) — Cascade 5.5% — Fervura — 60 min
20 g
(7 IBU) — Cascade 5.5% — Fervura — 15 min

Diversos
1 items — Whirlfloc — Fervura15 min

Levedura
1 pct — Fermentis US-05 Safale American 81%


Receita para 20L no meu equipamento.
Fica leve, dourada, sem muito sabor e aroma e uma delicinha de beber.
 
Bom dia confrades, estou programado fazer um Cerveja mais leve.
Segue a receita 20l:
Malte pilsen 70%
Malte munich 25%
Malte trigo 5%
Amargor Magnum 10 IBU
Saaz 25g 15'
Saaz 25g 0'
levedura us-05
OG 1043
FG 1010
IBU 15
Alguma experiência parecida ?
 
Fala turma, tudo na paz?
To querendo uma receita "leve", aquela pra agradar desde pessoas exigentes até os butequeiros da família, uma receitinha mais "em conta'' pras festas em família e etc...
Já fiz algumas vezes uma Cream Ale com Columbus (mas não me adaptei muito a ela não, talvez uma outra cream com outra lupulagem).
Enfim, se tiverem alguma receita e puderem disponibilizar ai, agradeço muito.
Além das excelentes dicas de receitas já passadas pelos colegas, tem duas coisas que, independente da receita, ajudam na drinkability deixando a cerveja mais "leve", mais fácil de beber.
A primeira é a conjunção de uma levedura com alto grau de atenuação, e uma FG baixa. Não é a FG como um número absoluto, mas a relação desses dois fatores.
A segunda é a mineralização da água. Essa é dica de ouro, galera... A água não tem gosto, mas água tem dureza, e isso muda totalmente a sensação quando se bebe. Existe água mole e água dura. Quem já teve a oportunidade de beber dos dois tipos sabe que meio copo de água mole mata a sede que é uma beleza. Se a água é dura vc bebe 3 e não mata a sede. Isso não muda porque a água virou cerveja. A mineralização correta, de acordo com o estilo, é fundamental para a drinkability da cerveja.
Então caprichem na água galera!!!
 
E
Bom dia confrades, estou programado fazer um Cerveja mais leve.
Segue a receita 20l:
Malte pilsen 70%
Malte munich 25%
Malte trigo 5%
Amargor Magnum 10 IBU
Saaz 25g 15'
Saaz 25g 0'
levedura us-05
OG 1043
FG 1010
IBU 15
Alguma experiência parecida ?
Criei uma receita bem parecida com essa, com levedura lager. Faço ela para o dia-a-dia. Fica uma standard lager de extrema qualidade. Minha og fica perto de 1040. Brassagem na faixa dos 65°C para ficar seca. Vai sem medo. Sugiro fermentar com a us05 aos 15°C para ficar o mais neutro possível.
 
Além das excelentes dicas de receitas já passadas pelos colegas, tem duas coisas que, independente da receita, ajudam na drinkability deixando a cerveja mais "leve", mais fácil de beber.
A primeira é a conjunção de uma levedura com alto grau de atenuação, e uma FG baixa. Não é a FG como um número absoluto, mas a relação desses dois fatores.
A segunda é a mineralização da água. Essa é dica de ouro, galera... A água não tem gosto, mas água tem dureza, e isso muda totalmente a sensação quando se bebe. Existe água mole e água dura. Quem já teve a oportunidade de beber dos dois tipos sabe que meio copo de água mole mata a sede que é uma beleza. Se a água é dura vc bebe 3 e não mata a sede. Isso não muda porque a água virou cerveja. A mineralização correta, de acordo com o estilo, é fundamental para a drinkability da cerveja.
Então caprichem na água galera!!!
Cara, gostei da dica sobre a mineralização correta, pode dar mais detalhes?
 
Falando de forma bem simplificada, o que define a dureza da água são principalmente o cálcio e o magnésio. Se a água estiver apresentando teores acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada.

Você pode seguir um perfil de água pra cada estilo ou pode simplesmente ajustar os sais dentro do parâmetro aceitável a cada brassagem. Por exemplo, a água mineral q uso nas minhas brassagens é bem mole, então eu sigo a regra de sempre deixar o cálcio acima de 55 e o magnésio acima de 10, equilibrando a relação sulfato/cloreto.
 
Falando de forma bem simplificada, o que define a dureza da água são principalmente o cálcio e o magnésio. Se a água estiver apresentando teores acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada.

Você pode seguir um perfil de água pra cada estilo ou pode simplesmente ajustar os sais dentro do parâmetro aceitável a cada brassagem. Por exemplo, a água mineral q uso nas minhas brassagens é bem mole, então eu sigo a regra de sempre deixar o cálcio acima de 55 e o magnésio acima de 10, equilibrando a relação sulfato/cloreto.
Cara, perfeito. Tem a relação das proporções com o estilo, e tem tbm outras questões funcionais ligadas a quantidade e proporção de sais na água. Um ponto pouco abordado, mas tbm importante, é a relação entre a água e a drinkability da cerveja... Acho que drinkability é um conceito central no tema "cerveja leve"... Cerveja com água muito mole encharca...

Obs: Segundo a Fermentis (p.33 do anexo, e alguns cervejeiros formados no Senai já me confirmaram essa informação), o mínimo de Ca++ para uma floculação e sedimentação correta da levedura é 100ppm.
Abs.
 

Attachments

  • Brochure_Tips_and_Tricks_BAT_BD.pdf
    6.3 MB · Views: 18
Last edited:
Cara, perfeito. Tem a relação das proporções com o estilo, e tem tbm outras questões funcionais ligadas a quantidade e proporção de sais na água. Um ponto pouco abordado, mas tbm importante, é a relação entre a água e a drinkability da cerveja... Acho que drinkability é um conceito central no tema "cerveja leve"... Cerveja com água muito mole encharca...

Obs: Segundo a Fermentis (p.33 do anexo, e alguns cervejeiros formados no Senai já me confirmaram essa informação), o mínimo de Ca++ para uma floculação e sedimentação correta da levedura é 100ppm.
Abs.

Valeu pelo toque! Não sabia disso. Vou ajustar o cálcio para no mínimo 100 nas próximas brassagens e ver se noto alguma diferença.
 

Latest posts

Back
Top