• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Cerveja "Leve"

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
3/2/21
Fala turma, tudo na paz?
To querendo uma receita "leve", aquela pra agradar desde pessoas exigentes até os butequeiros da família, uma receitinha mais "em conta'' pras festas em família e etc...
Já fiz algumas vezes uma Cream Ale com Columbus (mas não me adaptei muito a ela não, talvez uma outra cream com outra lupulagem).
Enfim, se tiverem alguma receita e puderem disponibilizar ai, agradeço muito.

Persevalli

Well-Known Member
Afiliado
21/1/17
Kölsch
Munich Helles
American Wheat
American Pilsner

Acho que são boas opções aqui. Destas, Kölsch e American Wheat tendem a ser mais baratas (custo levedura).
Veja na descrição do estilo se alguma destas agrada, com certeza a galera terá boas receitas.

Abs

gabrielskin

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Vale dar um bizu no último vídeo do canal da Concervap tb, o Dotta ensina a fazer um pilsão de buteco com uma pegada maltada mais complexa e um cado de aroma de lúpulo americano (salvo engano ele usa Centennial):

mariopareto

Well-Known Member
Afiliado
10/3/16
Best Bitter da escola inglesa é bacana tambem. Teor alcoolico baixo (4-5%) e IBU mais moderado pra nao assustar...

Celso Peres

Well-Known Member
Afiliado
22/2/20
Quem tá acostumado com as Skol, Brahma, Itaipava, Original da vida, vai achar “forte” qualquer cerveja artesanal. Então o negocio é dar mais drinkability pro pessoal acostumado com as águas de milho. Eu usaria só pilsen ou vienna e um lúpulo com baixo alfa ácido, tipo cascade. Uns 15g a cada 10 litros com fervura de 30min. Uma summer ale.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Eu quero fazer uma Ordinary Bitter, não sei se você gosta a escola inglesa, mas cara, são brejas com muito sabor, amargor moderado, mas bem equilibrado plo dulçor do caramelo e que podem surpreender, com custos tranquilos, já que não vai tanto lupulo e você pode usar S-04 que uma levedura acessivel.

Fora isso acho que a session IPA, com um dryhop bem feito fica maravilhosa e com alta drinkability, estou com uma aqui no barril com 4% ABV e 20 IBU ... acho que valhe a pena, mas não fica muito barata se quiser fazer um dry hop que surpreenda no aroma.

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Essa é uma Cream Ale que eu fiz no fim do ano

Parâmetros
Densidade Original: 1043
Densidade Final: 1008
IBU (Tinseth): 13
BU/GU: 0.31
Cor: 4.5 SRM

Mostura

Temperatura — 65 °C60 min
Mash Out — 75 °C10 min

Maltes (4.75 kg)
4.5 kg (94.7%) — Agrária Agrária Pilsen — Grão — 1.8 SRM — Mostura
200 g (4.2%) — Weyermann Melanoidin — Grão — 30 SRM — Mostura
50 g (1.1%) — Castle Malting Chateau Acid — Grão — 4.8 SRM

Lúpulos (30 g)
10 g (7 IBU) — Cascade 5.5% — Fervura — 60 min
20 g
(7 IBU) — Cascade 5.5% — Fervura — 15 min

Diversos
1 items — Whirlfloc — Fervura15 min

Levedura
1 pct — Fermentis US-05 Safale American 81%

Receita para 20L no meu equipamento.
Fica leve, dourada, sem muito sabor e aroma e uma delicinha de beber.