Cerveja de Trigo com gosto de Banana

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CrazyChiken1

Well-Known Member
Joined
Sep 15, 2014
Messages
79
Reaction score
19
Senhores, estou postando isso aqui e não em receitas pois creio que meu problema seja na fermentação e não no resto do processo.

Fiz cerva de trigo 3x e minha maior frustração foi não conseguir deixar ela com gosto de banana do tipo Oettinger HefeWeiss (Latinha Amarela).

Vou postar as receitas simplificadas e os resultados para ver se alguém consegue me dar uma luz de como deixar a cerva mais maltada e com gostinho sutil de banana.

Estou achando que o problema é do fermento WB-06. Faço bastante higienização com iodo e álcool e as outras brejas que faço, ficam pelo menos perto do gosto que eu pretendo (Ainda estou fazendo clones porque quero pegar mais experiencia antes de inventar)


Devo trocar o fermento? ou pode ser alguma outra coisa?

1 leva

Maltes:
Trigo 50%
Pilsen 50%

Rampa:
Parada Proteica de 15 min e 60 min a 65 graus (Não tinha experiencia suficiente ainda para saber que iria ficar sem corpo)

Fementação:
Fermento WB-06
Geladeira a 16 graus por 7 dias

Resultado:

Cerva extremamente acida e alcoólica.
--------------------

2 leva

Maltes:
Trigo 50%
Pilsen 50%

Rampa:
Parada Proteica de 15 min e 60 min a 72 graus (Queria deixar mais encorpada)

Fementação:
Fermento WB-06
Geladeira a 16 graus por 7 dias

Resultado:

Cerva acida com mais corpo.

----------------------------------

3 leva

Maltes:
Trigo 30%
Pilsen 65%
cevada 5%

Rampa:
Parada Proteica de 15 min e 60 min a 68 graus

Fementação:
Fermento WB-06
Deixei no ambiente a temperatura de 25 graus mais ou menos por 7 dias

Resultado:

Cerva ainda acida e sem gosto de banana mesmo deixando fora da geladeira

Alguém tem alguma luz??
 
Cara,

pelo que li esses dias, o off flavor de banana se consegue mediante umas das 3 variaveis:

pouco fermento
alta temperatura de fermentação (> 25C)
pouco oxigenio

Aliás, esses dias fiz uma tripel (OG 1082) e deu cheiro de banana. Tenho certeza que foi pouco fermento (só coloquei um pacote, mas o OG alto necessita de 1,5 pacote).

Fontes:

http://morebeer.com/content/homebrew-off-flavors

Estery/Fruity

Tastes/Smells Like:
Fruit, especially banana, to a lesser extent, pear, strawberry, raspberry, grapefruit
Possible Causes:
Esters are a naturally occurring byproduct of fermentation. Certain ales are supposed to have these fruity flavors, such as Belgian ales and Hefeweizens (German Wheat beer) and certain types of yeast produce ore esters than others. Strong fruity flavors or fruity flavors that are inappropriate for the style of beer are sometimes a result of under pitching or high fermentation temperatures. As a general rule, the higher the fermentation temperature, the more esters the yeast will produce. In addition to high fermentation temperatures, low oxygen levels can also help increase the production of esters.

How to Avoid:
Always pitch enough yeast for the gravity of your beer and oxygenate well. Keep fermentation temperatures under 75ºF when possible. Fermenting over 75ºF has been shown to drastically increase esters. Fermenting between 60F - 65F will reduce ester production considerably, however, be prepared for a slower fermentation. Lastly, always use the correct yeast for the style of beer being brewed. Yeast strains made for Belgian or German wheat beers are made to produce fruity characteristics, so if you are trying to avoid beers that taste like bananas, avoid using these strains.
 
Boa noite.
Sempre faço uma receita de Trigo da seguinte forma, para 20 litros:
2kg trigo
3kg pilsen
10g Hallertau Magnum aos 60 minutos
10g Tettnang Tettnanger aos 20 minutos
Wb06
Não faço rampa de temperatura, 60 minutos a 68c e fermentação por 14 dias a 20c, não maturo, engarrafo com 8,5g de açúcar por litro.
Fica sempre boa, sei que para aumentar o gosto de banana tu tens que aumentar a quantidade de fermento, talvez coloque 1,5 pacote do wb06 e cuide a temperatura de fermentação.
Espero ter ajudado.
Anderson
 
Quanto de fermento vc usou pra receita?

O que o ramonnunesmedeiros está correto, essas três variáveis (temepratura, pitching rate e oxigenação) são as que mais definem a quantidade de ésteres na cerveja, no caso o aroma de banana é um éster.

16ºC é uma temperatura razoavelmente baixa pro seu proposito, tende a suprimir um pouco o sabor de banana. Mas 25º é demais. Vc pode experimentar fermentar pelos 18, 19ºC, mais que isso os fermentos de weiss normalmente costumam produzir uma quantidade ruim de álcoois superiores.

WB-06 dá um sabor meio ácido mesmo, ele até faz uma weiss decente, se bem fermentada, mas se vc tá esperando igualar o sabor de weiss alemã vai ter de partir pra um fermento líquido...
 
Eu também nunca consegui essa banana toda, nem com o Bio4. Ja fermentei a 18, 20, 22, até 24 graus. Já usei tb esse Munich. Acidez na weiss eh outra coisa que me incomoda bastante. Já fiz tb weiss com 70% cevada e 30% trigo e aparentemente deu uma melhorada na acidez.

Nunca gostei de nenhuma weiss que fiz.
 
Os ésteres, que vão dar origem aos sabores/aromas frutados (neste caso banana) são produzidos principalmente no início da fermentação. Uma forma de acentuar esta característica é iniciar a fermentação em temperaturas mais altas (22 ºC ou acima).
Em cervejas de trigo dá para fazer um repouso por volta dos 45 ºC para ativar o ácido ferúlico que vai dar origem ao sabor de cravo (fenólico). Esta parada também auxilia na filtragem do mosto pois reduz a viscosidade do mesmo.
 
Quanto de fermento vc usou pra receita?

O que o ramonnunesmedeiros está correto, essas três variáveis (temepratura, pitching rate e oxigenação) são as que mais definem a quantidade de ésteres na cerveja, no caso o aroma de banana é um éster.

16ºC é uma temperatura razoavelmente baixa pro seu proposito, tende a suprimir um pouco o sabor de banana. Mas 25º é demais. Vc pode experimentar fermentar pelos 18, 19ºC, mais que isso os fermentos de weiss normalmente costumam produzir uma quantidade ruim de álcoois superiores.

WB-06 dá um sabor meio ácido mesmo, ele até faz uma weiss decente, se bem fermentada, mas se vc tá esperando igualar o sabor de weiss alemã vai ter de partir pra um fermento líquido...

Usei 1 pack para cada 20 litros, mais eu faço starter como manda o figurino com agua pura primeiro e depois com DME, quase não tenho lag na fermentação.

É colocar na geladeira e escutar o airlock borbulhando


grupis said:
Eu também nunca consegui essa banana toda, nem com o Bio4. Ja fermentei a 18, 20, 22, até 24 graus. Já usei tb esse Munich. Acidez na weiss eh outra coisa que me incomoda bastante. Já fiz tb weiss com 70% cevada e 30% trigo e aparentemente deu uma melhorada na acidez.

Nunca gostei de nenhuma weiss que fiz.

To igual aqui... fico frustrado com isso... Ia tentar esse final de semana usando outros fermentos do tipo US-05 e S33 so para ver o que acontece. Ruim por ruim vou testar srsrrss

Comprei um fermento da dryast para testar, vamos ver se melhora alguma coisa, mais estou achando que é o WB-06 mesmo o meu problema
 
minha weiss esta na geladeira T= 22ºC a 4 dias o aroma da fermentação é intenso de doce de banana, mas ao provar um pouco do fermentador quase não sinto banana!! estou usando wb-06
 
É difícil conseguir sabor de banana com WB-06, ele pronuncia mais o sabor do cravo do que banana. Eu quando usei o M87 da Mangrove Jacks, o sabor de banana foi muito mais intenso. Melhor na minha opinião.

Já tomei também uma de um amigo que era um blend de Wb-06 e Munich da Lallemand, bem interessante, deixando em evidência uma cerveja de trigo bem balanceada.
 
Quanto de fermento vc usou pra receita?

O que o ramonnunesmedeiros está correto, essas três variáveis (temepratura, pitching rate e oxigenação) são as que mais definem a quantidade de ésteres na cerveja, no caso o aroma de banana é um éster.

16ºC é uma temperatura razoavelmente baixa pro seu proposito, tende a suprimir um pouco o sabor de banana. Mas 25º é demais. Vc pode experimentar fermentar pelos 18, 19ºC, mais que isso os fermentos de weiss normalmente costumam produzir uma quantidade ruim de álcoois superiores.

WB-06 dá um sabor meio ácido mesmo, ele até faz uma weiss decente, se bem fermentada, mas se vc tá esperando igualar o sabor de weiss alemã vai ter de partir pra um fermento líquido...


Olá,

minha próxima leva vai ser uma weiss, iria utilizar 3 pacotes de wb-06 para 50 litros, mas como citado pelo ramonnunesmedeiros e Tiago, vou usar 2 para acentuar um pouco o off-flavor de banana. Está correto?

Também vou baixar um pouco a temperatura, usava 22 no início, vou começar com 18 ou 19 graus e depois subir. Vamos ver o que vai sair.
 
Olá,

minha próxima leva vai ser uma weiss, iria utilizar 3 pacotes de wb-06 para 50 litros, mas como citado pelo ramonnunesmedeiros e Tiago, vou usar 2 para acentuar um pouco o off-flavor de banana. Está correto?

Também vou baixar um pouco a temperatura, usava 22 no início, vou começar com 18 ou 19 graus e depois subir. Vamos ver o que vai sair.

Cara, acho 2 pacotes pouco pra 50 litros. Tudo bem que é possível jogar com o pitching rate pra obter resultados diferentes nesse tipo de cerveja, mas isso é algo extremamente sensível, porque junto com ésteres pode vir muita porcaria junto se a quantidade for inadequada, como alcool superior, diacetil, acetaldeido, etc...

Minha recomendação é usar um pitching rate normal pra ale, começando a fermentação em temperatura mais amena. Se o resultado não for satisfatório, daí pode experimentar mexer nesses parâmetros, mas saiba que o resultado pode piorar!! Eu recomendariam ao invés disso, usar um fermento líquido, que geralmente gera caracteristicas aromaticas mais acentuadas...

Há quem diga que fermentar sem airlock (com a tampa não lacrada, por ex.) aumenta a quantidade de ésteres. É verdade que a fermentação sob-pressão diminui a produção deles, só não sei se uma pressão tão pequena quanto a gerada pelo airlock faria diferença nisso, mas é uma fonte de experimentação pra quem quiser.

Abraços
 
Fiz uma leva de 40 litros e dividi em 2 fermentadores de 20, em ambos usei fermentos líquidos para weiss da Dr Weast e chutei o pau da barraca fazendo a fermentação por 3 dias a 27 graus, depois baixei para 16 graus por 7 dias e esta agora maturando a 0 graus por 10 dias.

Hoje ou amanha eu vou engarrafar e ai ja da para experimentar e dar as impressões aqui de como ficou.

O que vocês acham de trocar o Pilsen pelo Pale Ale? Acho que da mais gosto de malte certo? Estava querendo fazer essa experiencia também. Alguém já fez isso?
 
Cara, a melhor resposta que tu vais ter sobre isso é fazendo uma 100% Pilsen e outra 100% Pale.

Se eu já fiz? Já. Muda? Claro. O que? A 100% Pale tem mais gosto de Pale.... hehehehe. :)

Ou seja, a resposta que tu queres só tu pode te dar, pois tu precisa provar pra entender. Tem coisas que não adianta muito perguntar.

Abraço,
 
Eu fiz minha primeira leva de Weiss e já está na geladeira pra dar uma clarificada antes de embarrilar. Fermentei iniciando em 18ºC e finalizei em 24ºC com Wb-06.... 8 dias no total. O gosto/aroma ficou bem parecido com a Weiss da Eisenbahn (q por coincidência eu tinha algumas na geladeira e acabei comparando). Vamos ver dps de pronta...
 
Weiss é meu estilo preferido. Contrariando as regras, foi a primeira receita que fiz lá em 2010... Como em 2010 eu tava só começando nisso, eu não sabia o que tava fazendo e foi a cerveja mais bananosa que fiz e sempre que chega o verão, preparo ela ;)
Algumas coisas que notei:
-A acidez diminui tão quanto diminui a quantidade de malte de trigo. Em geral faço 55% trigo maltado e 45% cevada pilsen 2R. As vezes uma corzinha ;)
-Adiciono um pouco de trigo em flocos (5-10%) pra espuma
-Mostura -
arrio o malte com água a 50°, que desce logo pra 45. 10 minutos
subo pra 50-52°. 15-20 minutos.
subo lentamente (uns 10 minutos de rampa) até uns 67° deixo repousar e quando baixar a uns 64 aqueço de novo. Ciclo assim até dar ok no teste de iodo.
subo a 75-78 pra acabar com a brincadeira.
-Faço BIAB. Então na primeira Limpeza, eu espremo um pouco os grãos no bag. Lavo umas duas vezes só passando água.

-A unica oxigenação que faço é o mosto caindo da panela pro funil. Uns 50 cms de altura. Ou seja: pouca oxigenação.

Agora o que eu acredito ser o gato da coisa:

Fermento Munich.

Esse é de Corupa-SC. Só pode!
Pra 20-23L, eu coloco 1 envelope hidratado em 100ml. Faço de noite (24h-01h), esperando que amanheça um dia quente. No que da 8h já tá borbulhando. O dia tem um pico de uns 25-30° e eu deixo lá. De noite, umas 24h depois, eu confiro o cheirinho que tá saindo do airlock: Banana.

Tem dado certo desde 2010. Algumas coisas podem variar, mas o que mais noto que marca o gosto de banana é o fermento e o calor. Já usei o WB-06 da Fermentis e o M-20 da Mongrove, mas o Munich da Lallemand brinca nisso!
 
Um bom artigo que achei com um comparativo de flavor profiles entre os fermentos disponiveis para weiss

http://eurekabrewing.wordpress.com/2012/03/18/wheat-yeast-comparison-results-part-2-tasting/

O weinhenstephan foi o que mais se pronunciou com sabor de banana. Se compararmos o Weinhenstephan então, com o que há no mercado de weiss, acho que daria pra comparar a Paulaner, Franziskaner, a própria weinhestephaner e edelweiss. A erdinger e a Hofbrau eu acho particularmente mais sabor de cravo, menos banana.
 
Um bom artigo que achei com um comparativo de flavor profiles entre os fermentos disponiveis para weiss

http://eurekabrewing.wordpress.com/2012/03/18/wheat-yeast-comparison-results-part-2-tasting/

O weinhenstephan foi o que mais se pronunciou com sabor de banana. Se compararmos o Weinhenstephan então, com o que há no mercado de weiss, acho que daria pra comparar a Paulaner, Franziskaner, a própria weinhestephaner e edelweiss. A erdinger e a Hofbrau eu acho particularmente mais sabor de cravo, menos banana.

Na minha opinião, a Weihenstephan tem menos aroma de banana que a Schneider Weiss, embora ela realmente tenha um pouco mais do que as outras. Mas em geral, nenhuma weiss alemã é um exagero de fruta, a maioria das que eu lembro que já provei são bastante balanceadas e até onde eu sei, nenhuma é fermentada absurdamente quente (acima de 20ºC).
 
Também não tem uma relação com os sais presentes na água?
 
Também não tem uma relação com os sais presentes na água?

Não... ésteres são basicamente fermentação.

Na verdade é impossível dizer um não absoluto pra qualquer parâmetro, porque uma mudança de cenário gera um resultado diferente, as coisas estão relacionadas. Mas nesse caso, por razões práticas eu não vejo motivo pra isso ser considerado.

Abraço
 
Qualquer fermento é melhor que o WB-06... O meu maior problema com ele é a acidez (Tartness) que ele deixa na cerveja...
 
Comprei o Bavarian Wheat da Mangrove pra testar.. Quem usou falou q é pura banana.... Rsrsrs
 
Comprei o Bavarian Wheat da Mangrove pra testar.. Quem usou falou q é pura banana.... Rsrsrs

O M20 é até agora o melhor que utilizei pra weiss, dentre as opções que temos de fermento seco. No meu caso, fermentou a 19 e gerou pouco sabor de banana, e utilizei trigo munich. Ontem fiz outra com trigo normal, inoculei a 22 e baixei pra 20, assim devo continuar até o final. Vejamos qual será o resultado dentro de algumas semanas...


Sim, mas sem exageros, faz uma weiss balanceada. Pode ajustar isso de acordo com a temperatura de fermentação...

Entendo, Tiago. Mas o que me intriga é que alguns fermentos pra weiss sequer geram resquícios desse sabor, como é o caso do wb-06.

Alguém conhece alguma weiss comercial com essas características, que de pra fazer harvesting da garrafa? Obviamente eu compraria o fermento se fosse possível, mas ainda carecemos de fermento fresco aqui no Brasil.

Pelo que li todas as hefe bávaras utilizam levedura bottle conditioning ou lager, ai pergounto, pra evitar o fator "é uma cilada bino!"
 
Entendo, Tiago. Mas o que me intriga é que alguns fermentos pra weiss sequer geram resquícios desse sabor, como é o caso do wb-06.

Alguém conhece alguma weiss comercial com essas características, que de pra fazer harvesting da garrafa? Obviamente eu compraria o fermento se fosse possível, mas ainda carecemos de fermento fresco aqui no Brasil.

Pelo que li todas as hefe bávaras utilizam levedura bottle conditioning ou lager, ai pergounto, pra evitar o fator "é uma cilada bino!"

Cara, eu já não estou mais entendendo muito esse tópico, porque eu acho o wb-06 um produtor razoavel de esteres com aroma de banana. Eu não conheço nenhuma weiss comercial que seja um suco de banana, e isso é bom na minha opinião, porque um exageiro de ésteres só é criado sobre condições não-ideias de fermentação, ou seja, outros off-flavors ruins virão junto com esse excesso.

Pouquissimas weiss alemã tem possibilidade de coleta de fermento, quero dizer, muitas delas não são pasteurizadas, mas a maioria foi filtrada e depois readicionado um fermento lager neutro e de baixa floculação. A Schneider Weisse é uma das poucas que é engarrafada com o fermento original. Vc encontra ela com certa facilidade em lojas especializadas.

Abraço
 
Cara, eu já não estou mais entendendo muito esse tópico, porque eu acho o wb-06 um produtor razoavel de esteres com aroma de banana. Eu não conheço nenhuma weiss comercial que seja um suco de banana, e isso é bom na minha opinião, porque um exageiro de ésteres só é criado sobre condições não-ideias de fermentação, ou seja, outros off-flavors ruins virão junto com esse excesso.

Pouquíssimas weiss alemã tem possibilidade de coleta de fermento, quero dizer, muitas delas não são pasteurizadas, mas a maioria foi filtrada e depois readicionado um fermento lager neutro e de baixa floculação. A Schneider Weisse é uma das poucas que é engarrafada com o fermento original. Vc encontra ela com certa facilidade em lojas especializadas.

Abraço


Thiago, ja fiz 5 levas de weiss com o WB-06 ja ajustei a temperatura de todo jeito e nunca consegui sequer um minimo de gosto de banana.

Por isso abri o tópico, achei que era algo meu, mais estudando mais o assunto e lendo em vários foruns, inclusive americanos, em todos eles sem exceções dizem que se vc quer um gosto de banana, fique longe do WB-06.

Outra reclamação dele é referente ao tartness que ele sempre deixa não interessando a temperatura de fermentação, pois é uma característica da cepa.

Minha próxima leva de trigo vou tentar com o mangrove M20 para ver o que rola.

abraços
 
Thiago, ja fiz 5 levas de weiss com o WB-06 ja ajustei a temperatura de todo jeito e nunca consegui sequer um minimo de gosto de banana.

Por isso abri o tópico, achei que era algo meu, mais estudando mais o assunto e lendo em vários foruns, inclusive americanos, em todos eles sem exceções dizem que se vc quer um gosto de banana, fique longe do WB-06.

Outra reclamação dele é referente ao tartness que ele sempre deixa não interessando a temperatura de fermentação, pois é uma característica da cepa.

Minha próxima leva de trigo vou tentar com o mangrove M20 para ver o que rola.

abraços

Sempre que utilizo wb06 consigo bastante banana, diria que as vezes até demais. As rampas não poderiam interferir nisso?
A minha weiss é 20m 42-45Cº, 70m-68C° e mashout
 
Thiago, ja fiz 5 levas de weiss com o WB-06 ja ajustei a temperatura de todo jeito e nunca consegui sequer um minimo de gosto de banana.

Por isso abri o tópico, achei que era algo meu, mais estudando mais o assunto e lendo em vários foruns, inclusive americanos, em todos eles sem exceções dizem que se vc quer um gosto de banana, fique longe do WB-06.

Outra reclamação dele é referente ao tartness que ele sempre deixa não interessando a temperatura de fermentação, pois é uma característica da cepa.

Minha próxima leva de trigo vou tentar com o mangrove M20 para ver o que rola.

abraços

Olá,

eu uso o wb-06 e sempre ficou o gosto de banana. As levas que fiz fermentei a temperatura ambiente, 20 e poucos graus.

agora que tenho como controlar a temperatura vou iniciar a 18 e depois subir para 20 ou 22. Quero ver como fica.
 
Eu fiz duas levas... Iniciei ambas em 17 graus e terminei em 24... Subindo um grau por dia... Uma delas ficou mto boa! Banana mesmo! A outra ficou um pouco menos, porém ficou bem mais ácida... A única diferença entre as duas foi q na primeira usei 5.5 gramas de levedura e na segunda usei 6 gramas... Levas de 10 litros. Atenuaram até 1010. Acho q tem a haver com menos levedura mesmo o tal sabor banana...
 
Thiago, ja fiz 5 levas de weiss com o WB-06 ja ajustei a temperatura de todo jeito e nunca consegui sequer um minimo de gosto de banana.

Por isso abri o tópico, achei que era algo meu, mais estudando mais o assunto e lendo em vários foruns, inclusive americanos, em todos eles sem exceções dizem que se vc quer um gosto de banana, fique longe do WB-06.

Outra reclamação dele é referente ao tartness que ele sempre deixa não interessando a temperatura de fermentação, pois é uma característica da cepa.

Minha próxima leva de trigo vou tentar com o mangrove M20 para ver o que rola.

abraços

Pois é, aí vai eu acho que vai da percepção das pessoas e do que elas estão esperando exatamente. Em relação ao aroma de banana, já tomei muita weiss caseira feita com wb-06 com muito mais desse aroma do que qualquer weiss comercial alemã que eu ja tenha tomado. Como ja disse, acho isso ruim, porque em nenhuma caso que isso ocorreu, era uma cerveja limpa de outros off-flavors.

Particularmente eu não gosto muito do wb-06, eu acho que ele não faz uma cerveja de trigo que tenha uma resultado fiel e característico ao perfil das weiss comerciais, representantes do estilo. Mas não penso isso por causa do aroma de banana, e sim por outros motivos, pelo caráter geral. Essa adstringência que vc descreve eu também percebo em muitos casos dessa fermentação e acredito ser do perfil dessa cepa de fermento.

Eu acho que se vc fez tantas tentativas com o mesmo fermento e não conseguiu o resultado que esperava, independente do que vc acha, pode não ser de mais ou menos ésteres apenas e sim o caráter geral de aromas que compõe a cerveja.

Abraço
 
Pois é, aí vai eu acho que vai da percepção das pessoas e do que elas estão esperando exatamente. Em relação ao aroma de banana, já tomei muita weiss caseira feita com wb-06 com muito mais desse aroma do que qualquer weiss comercial alemã que eu ja tenha tomado. Como ja disse, acho isso ruim, porque em nenhuma caso que isso ocorreu, era uma cerveja limpa de outros off-flavors.

Particularmente eu não gosto muito do wb-06, eu acho que ele não faz uma cerveja de trigo que tenha uma resultado fiel e característico ao perfil das weiss comerciais, representantes do estilo. Mas não penso isso por causa do aroma de banana, e sim por outros motivos, pelo caráter geral. Essa adstringência que vc descreve eu também percebo em muitos casos dessa fermentação e acredito ser do perfil dessa cepa de fermento.

Eu acho que se vc fez tantas tentativas com o mesmo fermento e não conseguiu o resultado que esperava, independente do que vc acha, pode não ser de mais ou menos ésteres apenas e sim o caráter geral de aromas que compõe a cerveja.

Abraço

É to achando que é isso mesmo... O problema não é a banana e sim o aroma como um todo... Mais como referencia uma cerva que tomei a pouco tempo e curti muito o gosto foi a weiss do João gordo

http://www.cervejastore.com.br/cerveja-joao-gordo-hefe-weizen-600ml-p6850/

Queria chegar perto de uma breja de trigo assim, mais um dia quem sabe eu chego la rs
 
Prova a da Therezópolis. Ela também é abananada, apesar de eu achar que puxa um pouco mais para a baunilha, principalmente no sabor residual. Pra mim, uma bela Weiss pra quem busca estes sabores.

Pra mim, a melhor cerveja de trigo que já tomei foi a Lambic White da Morte Subite (na real, é uma Wit, e não Weiss) na pressão. Ela mistura muito bem uma pequena sensação azeda com bastante presença de frutas amarelas, e pra mim, bastante baunilha também.
 
Seria interessante fazer uma leva e dividir em 2 fermentadores, mudando o fermento pra testar essa tese. Quando fiz uma weiss e persegui o gosto de banana, consegui uma cerva com uma acidez. Não deixou de ser palatável, mas a acidez incomodou.
 
Pois é, as minhas 2 levas de weisen ficaram ácidas e ainda não entendi bem porque. Ambas com wb06
 
Pois é, as minhas 2 levas de weisen ficaram ácidas e ainda não entendi bem porque. Ambas com wb06

tenta trocar o fermento. falam bem do M20 da mangrove. Eu já tô com uma leva engarrafada com este fermento, esperando carbonatar. Quando ficar pronta, dou meu parecer.
 
Pois é, as minhas 2 levas de weisen ficaram ácidas e ainda não entendi bem porque. Ambas com wb06

Estudando mais a fundo, descobri também que para dar gosto de banana para o WB-06 so fazendo underpitching, pq ela produz muito éster quando esta se reproduzindo no inicio da fermentação.

Quem faz starter com ele não consegue ou consegue muito pouco de banana.

Essa acides ou adstringência (Tartness) é característica da cepa da levedura então não tem o que fazer. Se não curtiu esse gosto como eu não curti, só trocando de levedura mesmo.

Mais de qualquer forma já decidi que vou abandonar o WB-06. Ainda bem que hoje posso fazer isso pois temos diversas outras leveduras ai no mercado, como a mangrove, que vou testar na minha próxima leva.
 
Pessoal desculpem a pergunta mas tenho essa dúvida a algum tempo.

Se eu fizer uma receita 100% malte Pilsen e usar o fermento específico para cervejas de trigo, qual perfil de cerveja irei obter?

Pergunto isso pois vejo em alguns tópicos usuários dizendo que o fermento é muito importante para os sabores de cravo e banana, sendo assim como o trigo realmente influencia no sabor?

Estou até pensando em fazer uma leva experimental de 5 litros 100% malte pilsen com fermento de weiss.

Desculpem se foi off topic, mas não quis poluir o forum.
 
Carlao, vc obteria uma dampfbier. É um estilo bem interessante, tipico da bavaria e quase sem modelo comercial. Eu ja fiz um teste e ficou show de bola!!! Vai fundo
 
Back
Top