• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Cerveja de malte de milho pipoca, do grão ao copo

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

mtnogueira

Member
Afiliado
15/7/15
Decocção é uma forma especial de realizar essa etapa da mosturação, é diferente de infusão. Se não conhece, sugiro que pesquise na literatura básica de cerveja à respeito.

Se vc pode ler em ingles, este é um link bom sobre o assunto: http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Decoction_Mashing
Se não rolar, nem encontrar em lugar nenhum em portugues (insclusive no fórum), pergunte na área "Equipamentos, Técnicas e Processos" que conversamos a respeito disso.

Abraço
Prezado Tiago, e assim venho fazendo as levas. Aprendi sobre a decocção, o que tornou viável a produção da gluten free. Também consegui comprar enzimas glucanase da Prozyn, o que foi muito bom. Porém, estou tendo dificuldade de atenuação. Já experimentei dobrar a quantidade de leveduras (dois pacotes de us05), já modifiquei a rampa de mosturação para somente uma de 65 por 90 ou 120 min. Nada funcionou. As levas estão ficando com fg de 1.020. Além de ficar doce, não produzem a quantidade de alcool pretendida. O que mais posso verificar para melhorar esta atenuação? Vi num post aqui que a mosturação longa tras mais acucares fermentescíveis, porém, já gasto no minimo 120 min. no mash. O que mais posso tentar? Abraços e obrigado.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Prezado Tiago, e assim venho fazendo as levas. Aprendi sobre a decocção, o que tornou viável a produção da gluten free. Também consegui comprar enzimas glucanase da Prozyn, o que foi muito bom. Porém, estou tendo dificuldade de atenuação. Já experimentei dobrar a quantidade de leveduras (dois pacotes de us05), já modifiquei a rampa de mosturação para somente uma de 65 por 90 ou 120 min. Nada funcionou. As levas estão ficando com fg de 1.020. Além de ficar doce, não produzem a quantidade de alcool pretendida. O que mais posso verificar para melhorar esta atenuação? Vi num post aqui que a mosturação longa tras mais acucares fermentescíveis, porém, já gasto no minimo 120 min. no mash. O que mais posso tentar? Abraços e obrigado.
Todo o amido está sendo convertido? Vc pode verificar isso através do teste de iodo.

Se vc tem acesso à enzimas, pode experimentar usar amilase. Vai te ajudar no processo de conversão.

Abraço

MiguelRossi

Well-Known Member
Afiliado
27/4/16
Alguém tem algum material sobre decocção?
Estou querendo fazer na minha próxima brassagem, mas não tenho conhecimento sobre.
Obrigado!