Cerveja dando dor de barriga xD

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Thiago Squid

Member
Joined
Feb 15, 2019
Messages
18
Reaction score
5
Location
Aracaju/SE
Galera, fiz minha primeira brassagem e na hora de engarrafar tirei um pouco para provar e me deu um revertério no intestino hehe, nada muito forte, mas ficou incomodando e gerando muitos gases.

Alguém tem ideia do que possa causa isso? Inoculei fermento demais e acabou ficando muito excedente na cerveja?

Obs.: Por questão de espaço meu kit é para produção máxima de ~5l, mas só consegui engarrafar em torno de 3,4l.
 
Galera, fiz minha primeira brassagem e na hora de engarrafar tirei um pouco para provar e me deu um revertério no intestino hehe, nada muito forte, mas ficou incomodando e gerando muitos gases.

Alguém tem ideia do que possa causa isso? Inoculei fermento demais e acabou ficando muito excedente na cerveja?

Obs.: Por questão de espaço meu kit é para produção máxima de ~5l, mas só consegui engarrafar em torno de 3,4l.

Isso pode ser causado por vários motivos: levedura, lúpulo e contaminação são os principais. Algumas pessoas são sensíveis a lúpulo e podem ter dor de barriga a depender da quantidade que vc usou. Mas eu apostaria primeiro na levedura por tudo que você descreveu, por diversas vezes eu já tive queimação e dor de estômago por tomar starter, por exemplo. No seu caso pode ficar tranquilo porque quando você resfriar a cerveja a levedura irá decantar e você não terá mais problema com isso.

Att.
 
Isso pode ser causado por vários motivos: levedura, lúpulo e contaminação são os principais. Algumas pessoas são sensíveis a lúpulo e podem ter dor de barriga a depender da quantidade que vc usou. Mas eu apostaria primeiro na levedura por tudo que você descreveu, por diversas vezes eu já tive queimação e dor de estômago por tomar starter, por exemplo. No seu caso pode ficar tranquilo porque quando você resfriar a cerveja a levedura irá decantar e você não terá mais problema com isso.

Att.
Hum, capaz de ser o lúpulo, pq até o cheiro tenho achado estranho. E como o volume ficou um pouco menor que o previsto, por descuido não me atentei para ajustar a quantidade de lúpulo.
 
Provei uma garrafa ontem e não tive nenhum dos sintomas anteriores kkkkkkkk. Tô bem feliz com o resultado, apesar de ter ficado com um ABV alto (por volta de 8,2%), por eu ter errado no ajuste da OG :(.
 
Provei uma garrafa ontem e não tive nenhum dos sintomas anteriores kkkkkkkk. Tô bem feliz com o resultado, apesar de ter ficado com um ABV alto (por volta de 8,2%), por eu ter errado no ajuste da OG :(.

eu tomei 200ml da minha primeira brassagem de manhã cedo em jejum. Não senti absolutamente nada. Acho que passou no teste kkk. Tomei novamente no dia do envase e nada... Sábado termina o priming. To louco pra provar minha primeira breja gelada!
 
eu tomei 200ml da minha primeira brassagem de manhã cedo em jejum. Não senti absolutamente nada. Acho que passou no teste kkk. Tomei novamente no dia do envase e nada... Sábado termina o priming. To louco pra provar minha primeira breja gelada!


kkkkkkkkkkk. A espera é ruim mas a recompensa é boa hehe.

Ontem brassei a minha segunda. Espero que não tenha dor de barriga dessa vez xD
 
Bom dia Pessoal, revivendo esse tópico pois comecei a pouco tempo fazer minhas brejas (estou na sexta brassagem) e um pouco antes de provar a primeira um amigo me perguntou porque cerveja artesanal dá dor de barriga. Até procurei mas não achei muita coisa falando. O problema é que isso ficou na minha cabeça e as minhas brejas, mesmo em seguindo os processos corretos e ficarem muito boas, sinto que realmente da uma "desandada" até que forte. Alguém já passou por isso? Tem ideia do que posso estar errando? Um ótimo dia a todos. Abs
 
Bom dia Pessoal, revivendo esse tópico pois comecei a pouco tempo fazer minhas brejas (estou na sexta brassagem) e um pouco antes de provar a primeira um amigo me perguntou porque cerveja artesanal dá dor de barriga. Até procurei mas não achei muita coisa falando. O problema é que isso ficou na minha cabeça e as minhas brejas, mesmo em seguindo os processos corretos e ficarem muito boas, sinto que realmente da uma "desandada" até que forte. Alguém já passou por isso? Tem ideia do que posso estar errando? Um ótimo dia a todos. Abs
Kkk isso vai de pessoa pra pessoa cara... Desencana, já ouviu aquele ditado que diz "cada escolha uma renúncia"? Então né! Aproveite sua breja e seu trono da melhor forma possivel!
 
Bom dia Pessoal, revivendo esse tópico pois comecei a pouco tempo fazer minhas brejas (estou na sexta brassagem) e um pouco antes de provar a primeira um amigo me perguntou porque cerveja artesanal dá dor de barriga. Até procurei mas não achei muita coisa falando. O problema é que isso ficou na minha cabeça e as minhas brejas, mesmo em seguindo os processos corretos e ficarem muito boas, sinto que realmente da uma "desandada" até que forte. Alguém já passou por isso? Tem ideia do que posso estar errando? Um ótimo dia a todos. Abs

Roberto, é natural. É a ação das leveduras vivas. Depois seu organismo se acostuma.
 
Eu comecei a fazer cerveja no início deste ano e também tive esse problema. No começo fiquei bem preocupado, mas depois percebi que até quando tomava cervejas comerciais também acontecia.
Também pesquisei muito e não encontrei muita coisa.
Acho que desenvolvi algum tipo de alergia porque outras pessoas tomam a minha cerveja e não tem o mesmo problema.
Com o passar dos meses sinto que o problema está diminuindo, atualmente só tenho problemas se tomar mais que 2 litros de uma vez.
 
Eu comecei a fazer cerveja no início deste ano e também tive esse problema. No começo fiquei bem preocupado, mas depois percebi que até quando tomava cervejas comerciais também acontecia.
Também pesquisei muito e não encontrei muita coisa.
Acho que desenvolvi algum tipo de alergia porque outras pessoas tomam a minha cerveja e não tem o mesmo problema.
Com o passar dos meses sinto que o problema está diminuindo, atualmente só tenho problemas se tomar mais que 2 litros de uma vez.
Obrigado pela resposta, realmente não se acha muita coisa a respeito e então fica parecendo que é apenas com vc. Vou relaxar e continuar fazendo minhas brejas. um dia resolve. abs
 
Pessoal, bom, não tenho muito a contribuir, mas quando vou para as cervejas artesanais e até comerciais mais bem elaboradas, também tenho horas de REI e agora vendo que alguns aqui também fico mais sossegado e #TAMOSJUNTOS
 
Tenho esse problema depois da décima garrafa de 600ml, kkk. Na minha percepção acho que é o excesso de alcool que causa um leve inflamação no intestino.
 
Tenho esse problema depois da décima garrafa de 600ml, kkk. Na minha percepção acho que é o excesso de alcool que causa um leve inflamação no intestino.
pode ser... mas acho que é a levedura. vou tentar melhorar o processo para tentar levar menos para as garrafas.
 
É a levedura sim.
Nosso intestino é habitado por uma fauna/flora microbiótica própria.
Quando chegam inquilinos diferentes, no caso a levedura, os habitantes originais tentam expulsar os "invasores", causando reações que resultam no piriri.
Com o tempo eles se acertam...
Tomar aqueles compostos para a flora intestinal pode ajudar.
 
É a levedura sim.
Nosso intestino é habitado por uma fauna/flora microbiótica própria.
Quando chegam inquilinos diferentes, no caso a levedura, os habitantes originais tentam expulsar os "invasores", causando reações que resultam no piriri.
Com o tempo eles se acertam...
Tomar aqueles compostos para a flora intestinal pode ajudar.
Muito obrigado pela dica. Abs
 
Depois de tomar a minha primeira cerveja me senti um pouco estufado também, acreditei que fosse a levedura mesmo.
Essa é a maior crítica que a tchurminha da Brahma/Skol faz com as cervejas artesanais. 🤷🏻‍♂️
 
É a levedura sim.
Nosso intestino é habitado por uma fauna/flora microbiótica própria.
Quando chegam inquilinos diferentes, no caso a levedura, os habitantes originais tentam expulsar os "invasores", causando reações que resultam no piriri.
Com o tempo eles se acertam...
Tomar aqueles compostos para a flora intestinal pode ajudar.
No meu caso a levedura da cerveja já é um inq
 
É a levedura sim.
Nosso intestino é habitado por uma fauna/flora microbiótica própria.
Quando chegam inquilinos diferentes, no caso a levedura, os habitantes originais tentam expulsar os "invasores", causando reações que resultam no piriri.
Com o tempo eles se acertam...
Tomar aqueles compostos para a flora intestinal pode ajudar.
já é um inquilino muuuiito antigo, kkk
 
Cara tres situaçoes.
1) intolerancia ou alergia a algum componente!!
2) desiquilibrio da flora intestinal pelas leveduras!!
3) Contaminação e infecção intestinal.
Solução
Pasteuriza a cerveja. Estabiliza ela e não fica leveduras vivas..
Valeu. Estou ainda no inicio.. vou pesquisar como pasteurizar. abs
 
Oi sou novo aqui e tentei fazer a minha primeira cerveja artesanal com poucos ingredientes vendo tutoriais no youtube mas depois que puz a mao na massa e ter adicionado no lupulo quando estava para engarrafar e aproveitei para experimentar o resultado mas depois comecei a sentir dores de barriga e ficou me encomodando o dia todo mas ainda bem q achei
um forum que tem pessoas que ja passaram por isso! Expero fazer novos amigos!
 
Oi sou novo aqui e tentei fazer a minha primeira cerveja artesanal com poucos ingredientes vendo tutoriais no youtube mas depois que puz a mao na massa e ter adicionado no lupulo quando estava para engarrafar e aproveitei para experimentar o resultado mas depois comecei a sentir dores de barriga e ficou me encomodando o dia todo mas ainda bem q achei
um forum que tem pessoas que ja passaram por isso! Expero fazer novos amigos!
Bem vindo ao mundo cervejeiro. Já passei por essa situação, mas aconteceu em uma cerveja experimental com fermento de pão... a cerveja ficou boa, saborosa, límpida, mas quando bebia dela me sentia um Rei, só queria ficar sentado no trono... kkkkk não se preocupe, você vai acertar muitas mas também vai errar em algumas. Em 6 anos que faço cerveja já errei feio em algumas. Não desanime e bola pra frente...
 
Bem vindo ao mundo cervejeiro. Já passei por essa situação, mas aconteceu em uma cerveja experimental com fermento de pão... a cerveja ficou boa, saborosa, límpida, mas quando bebia dela me sentia um Rei, só queria ficar sentado no trono... kkkkk não se preocupe, você vai acertar muitas mas também vai errar em algumas. Em 6 anos que faço cerveja já errei feio em algumas. Não desanime e bola pra frente...
Nao vou desanimar, muito obrigado pelo apoio tmj!
 
Oi sou novo aqui e tentei fazer a minha primeira cerveja artesanal com poucos ingredientes vendo tutoriais no youtube mas depois que puz a mao na massa e ter adicionado no lupulo quando estava para engarrafar e aproveitei para experimentar o resultado mas depois comecei a sentir dores de barriga e ficou me encomodando o dia todo mas ainda bem q achei
um forum que tem pessoas que ja passaram por isso! Expero fazer novos amigos!
Olá, realmente tive algumas experiencias no vaso no inicio, mas logo sumiram... acho que foi uma melhoria no processo que temos junto com nossa adaptabilidade com as leveduras... o importante é nao desistir que isso é passageiro hehehe

Abs
Roberto
 
Olá, realmente tive algumas experiencias no vaso no inicio, mas logo sumiram... acho que foi uma melhoria no processo que temos junto com nossa adaptabilidade com as leveduras... o importante é nao desistir que isso é passageiro hehehe

Abs
Roberto
Isso o mais importante sempre continuar e aprender a gostar de aprender, so assim agente rende mais kkkkk
 
Isso o mais importante sempre continuar e aprender a gostar de aprender, so assim agente rende mais kkkkk
RG cópia.jpg

Opa, eai amigos aqui e o Moreira, vim informar que ja podemos se registar como cachaceiro pra quem ainda nao se registou. Mas estou um pouco incomodado com o meu RG pq eu queria ter colocado que sou natural de maputo,Mocambique ja que sou natural de la, mas acabei colocando Goiânia,GO que e a cidade que tou morando actualmente e tou pensando em ir trocar pra ficar certo. Vou deixar o site aqui pq tbm compartilharam cmg apenas estou retribuindo, mas acho que ja conhecm pq o site ja e bem conhecido pelo pessoal..... mas diz ai se ja conheciam ou nao!?

aqui www.queromeurg.online/home
Um abraço!
 
Last edited:
Galera, fiz minha primeira brassagem e na hora de engarrafar tirei um pouco para provar e me deu um revertério no intestino hehe, nada muito forte, mas ficou incomodando e gerando muitos gases.

Alguém tem ideia do que possa causa isso? Inoculei fermento demais e acabou ficando muito excedente na cerveja?

Obs.: Por questão de espaço meu kit é para produção máxima de ~5l, mas só consegui engarrafar em torno de 3,4l.
Tb tive esse "efeito" quando comecei a fazer cerveja me casa.....nosso intestino não estava acostumado com tantos bugs vivos.....acredito que isso não seja nada mais que sua flora intestinal se adequando...aqui durou algumas semanas.....se não fizer um cold bem feito dai irá soltar mesmo........agora observe...se aliado a isso tem odor diferente....pequenos flocos se formando no meio....acidez exagerada....aqueles "indícios típicos" de coisa azedando....
 

Latest posts

Back
Top