Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Cerveja dando dor de barriga xD

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Thiago Squid

Member
Afiliado
15/2/19
Galera, fiz minha primeira brassagem e na hora de engarrafar tirei um pouco para provar e me deu um revertério no intestino hehe, nada muito forte, mas ficou incomodando e gerando muitos gases.

Alguém tem ideia do que possa causa isso? Inoculei fermento demais e acabou ficando muito excedente na cerveja?

Obs.: Por questão de espaço meu kit é para produção máxima de ~5l, mas só consegui engarrafar em torno de 3,4l.

Inglorious Brewers

Well-Known Member
Afiliado
28/12/18
Galera, fiz minha primeira brassagem e na hora de engarrafar tirei um pouco para provar e me deu um revertério no intestino hehe, nada muito forte, mas ficou incomodando e gerando muitos gases.

Alguém tem ideia do que possa causa isso? Inoculei fermento demais e acabou ficando muito excedente na cerveja?

Obs.: Por questão de espaço meu kit é para produção máxima de ~5l, mas só consegui engarrafar em torno de 3,4l.
Isso pode ser causado por vários motivos: levedura, lúpulo e contaminação são os principais. Algumas pessoas são sensíveis a lúpulo e podem ter dor de barriga a depender da quantidade que vc usou. Mas eu apostaria primeiro na levedura por tudo que você descreveu, por diversas vezes eu já tive queimação e dor de estômago por tomar starter, por exemplo. No seu caso pode ficar tranquilo porque quando você resfriar a cerveja a levedura irá decantar e você não terá mais problema com isso.

Att.

Thiago Squid

Member
Afiliado
15/2/19
Isso pode ser causado por vários motivos: levedura, lúpulo e contaminação são os principais. Algumas pessoas são sensíveis a lúpulo e podem ter dor de barriga a depender da quantidade que vc usou. Mas eu apostaria primeiro na levedura por tudo que você descreveu, por diversas vezes eu já tive queimação e dor de estômago por tomar starter, por exemplo. No seu caso pode ficar tranquilo porque quando você resfriar a cerveja a levedura irá decantar e você não terá mais problema com isso.

Att.
Hum, capaz de ser o lúpulo, pq até o cheiro tenho achado estranho. E como o volume ficou um pouco menor que o previsto, por descuido não me atentei para ajustar a quantidade de lúpulo.

Thiago Squid

Member
Afiliado
15/2/19
Provei uma garrafa ontem e não tive nenhum dos sintomas anteriores kkkkkkkk. Tô bem feliz com o resultado, apesar de ter ficado com um ABV alto (por volta de 8,2%), por eu ter errado no ajuste da OG :(.

Elisson

Member
Afiliado
11/2/19
Provei uma garrafa ontem e não tive nenhum dos sintomas anteriores kkkkkkkk. Tô bem feliz com o resultado, apesar de ter ficado com um ABV alto (por volta de 8,2%), por eu ter errado no ajuste da OG :(.
eu tomei 200ml da minha primeira brassagem de manhã cedo em jejum. Não senti absolutamente nada. Acho que passou no teste kkk. Tomei novamente no dia do envase e nada... Sábado termina o priming. To louco pra provar minha primeira breja gelada!

Thiago Squid

Member
Afiliado
15/2/19
eu tomei 200ml da minha primeira brassagem de manhã cedo em jejum. Não senti absolutamente nada. Acho que passou no teste kkk. Tomei novamente no dia do envase e nada... Sábado termina o priming. To louco pra provar minha primeira breja gelada!

kkkkkkkkkkk. A espera é ruim mas a recompensa é boa hehe.

Ontem brassei a minha segunda. Espero que não tenha dor de barriga dessa vez xD

Afiliado
26/2/20
Bom dia Pessoal, revivendo esse tópico pois comecei a pouco tempo fazer minhas brejas (estou na sexta brassagem) e um pouco antes de provar a primeira um amigo me perguntou porque cerveja artesanal dá dor de barriga. Até procurei mas não achei muita coisa falando. O problema é que isso ficou na minha cabeça e as minhas brejas, mesmo em seguindo os processos corretos e ficarem muito boas, sinto que realmente da uma "desandada" até que forte. Alguém já passou por isso? Tem ideia do que posso estar errando? Um ótimo dia a todos. Abs

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Bom dia Pessoal, revivendo esse tópico pois comecei a pouco tempo fazer minhas brejas (estou na sexta brassagem) e um pouco antes de provar a primeira um amigo me perguntou porque cerveja artesanal dá dor de barriga. Até procurei mas não achei muita coisa falando. O problema é que isso ficou na minha cabeça e as minhas brejas, mesmo em seguindo os processos corretos e ficarem muito boas, sinto que realmente da uma "desandada" até que forte. Alguém já passou por isso? Tem ideia do que posso estar errando? Um ótimo dia a todos. Abs
Kkk isso vai de pessoa pra pessoa cara... Desencana, já ouviu aquele ditado que diz "cada escolha uma renúncia"? Então né! Aproveite sua breja e seu trono da melhor forma possivel!

Afiliado
25/10/19
Roberto, é natural. É a ação das leveduras vivas. Depois seu organismo se acostuma.

Afiliado
30/12/19
Eu comecei a fazer cerveja no início deste ano e também tive esse problema. No começo fiquei bem preocupado, mas depois percebi que até quando tomava cervejas comerciais também acontecia.
Também pesquisei muito e não encontrei muita coisa.
Acho que desenvolvi algum tipo de alergia porque outras pessoas tomam a minha cerveja e não tem o mesmo problema.
Com o passar dos meses sinto que o problema está diminuindo, atualmente só tenho problemas se tomar mais que 2 litros de uma vez.

Afiliado
26/2/20
Eu comecei a fazer cerveja no início deste ano e também tive esse problema. No começo fiquei bem preocupado, mas depois percebi que até quando tomava cervejas comerciais também acontecia.
Também pesquisei muito e não encontrei muita coisa.
Acho que desenvolvi algum tipo de alergia porque outras pessoas tomam a minha cerveja e não tem o mesmo problema.
Com o passar dos meses sinto que o problema está diminuindo, atualmente só tenho problemas se tomar mais que 2 litros de uma vez.
Obrigado pela resposta, realmente não se acha muita coisa a respeito e então fica parecendo que é apenas com vc. Vou relaxar e continuar fazendo minhas brejas. um dia resolve. abs

Marcelo Pardi

Member
Afiliado
11/8/20
Pessoal, bom, não tenho muito a contribuir, mas quando vou para as cervejas artesanais e até comerciais mais bem elaboradas, também tenho horas de REI e agora vendo que alguns aqui também fico mais sossegado e #TAMOSJUNTOS

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
Tenho esse problema depois da décima garrafa de 600ml, kkk. Na minha percepção acho que é o excesso de alcool que causa um leve inflamação no intestino.

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
É a levedura sim.
Nosso intestino é habitado por uma fauna/flora microbiótica própria.
Quando chegam inquilinos diferentes, no caso a levedura, os habitantes originais tentam expulsar os "invasores", causando reações que resultam no piriri.
Com o tempo eles se acertam...
Tomar aqueles compostos para a flora intestinal pode ajudar.