Cerveja com sabor forte de fruto muito madura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danielbeer

New Member
Joined
Apr 25, 2021
Messages
3
Reaction score
0
Location
Belo Horizonte
Boa noite, amigos cervejeiros!
Fiz minha primeira cerveja, uma blonde ale. Fiz a fermentação durante 7 dias mantendo a temperatura constante de 19 C, usando a levedura U-05, malte vienna e pilsen. Depois maturação com 5C durante 10 dias. Depois fiz o priming, envasei e deixei mais 10 dias na temperatura de 20 C.
A cerveja ficou com gosto muito forte de fruta madura. Li que algumas leveduras em temperaturas mais altas, durante a fermentação liberam muitos ésteres e alguns deles podem não ser muito agradáveis. Fiz a sanitização e limpeza correta de forma rigorosa. Vou fazer mais uma leva de blonde ale, mas queria uma dica de como amenizar esse sabor forte pq não gostei muito.
Obrigado
 
Last edited:
Ola Daniel, coloca mais detalhes, tipo, OG e FG, maltes e lupulos e pricipalmente o fermento que usou.
 
Daniel

US-05 é um (se não o) fermento mais neutro que você vai encontrar, não devia gerar muitos ésteres não...

Como o pessoal já comentou, passa mais detalhes da receita e do processo.
 
Bom dia Daniel. Como vc controlou a fermentação nesses 7 dias? Testou com o densímetro e também sensorialmente?
Bom dia, fermentação foi feita a temperatura constante de 19C. Não testei com densímetro, vou fazer esse acompanhamento na proxima. Testei apenas sensorialmente estava bem amarga após os primeiro 4 dias. Após o cold crash o amargor diminuiu, mas o sabor de frutado muito forte permaneceu.
 
Ola Daniel, coloca mais detalhes, tipo, OG e FG, maltes e lupulos e pricipalmente o fermento que usou.
Ola!!! Os maltes eu usei o Pilsen e Vienna, Lupulo cascade e nugget. OG e FG eu vacilei cara, por ser marinheiro de primeira viagem me esqueci de tirar a OG, vou fazer na proxima. O fermento usei o U-05.
 
Bom dia, fermentação foi feita a temperatura constante de 19C. Não testei com densímetro, vou fazer esse acompanhamento na próxima. Testei apenas sensorialmente estava bem amarga após os primeiro 4 dias. Após o cold crash o amargor diminuiu, mas o sabor de frutado muito forte permaneceu.

Daniel, normalmente não se faz o cold crash enquanto o sabor não estiver ok. Durante a fermentação principal o fermento produz vários compostos que deixam a breja meio quadrada. Aguardando mais alguns dias o fermento reabsorve esses compostos e a breja se arredonda. Acontece que esses tempos não são fixos: variam de acordo como humor do fermento, que por sua vez é influenciado por inúmeros outros fatores. Daí que não podemos nos basear nos tempos que vêm descritos nas receitas.

O melhor é acompanhar a fermentação primária com o densímetro e a secundária com o paladar.

No seu caso eu chuto que passados os 7 dias a breja ainda não estava bem arredondada. Umas semanas na garrafa devem melhorar a breja.

A FG sempre precisa ser bem conferida sob o risco de criar garrafas explosivas.

Mas bro, o mais importante de tudo é que vc fez sua breja. Mesmo que ficar amarga ou o escambau o legal é que a experiência no geral é sempre positiva.
 
Uma questão que não está detalhada no seu processo, e que vejo como possível problema:
- Como fez o controle da temperatura a 19ºC? Caixa térmica com gelo, sonda solta na geladeira, colada com isolante no fermentador ou poço térmico?
A fermentação com caixa térmica e gelo dificilmente consegue manter exatamente a mesma temperatura no processo, já no caso de usar sonda do controlador solta na geladeira, pode ter certeza que a breja fermentou a uns 5ºC a mais pelo menos, o que pode ter gerado os ésteres.
 
Back
Top