Cerveja atenuou ma's airlock continua borbulhando

Discussão em 'Fermentação' iniciado por gustavocolombo, 26/4/18.

1. 26/4/18 #1

gustavocolombo

gustavocolombo

gustavocolombo

Member

Afiliado:
    23/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa noite pessoal,
    Fiz uma summer ale e hoje está completando 8 dias que esta fermentando, fiz as medidas de densidade e nas 3 vezes estava em 1007, porem o airlock continua borbulhando, será que ainda está fermentando, estou querendo colocá-la para maturar amanhã e baixar para 2°C!

2. 26/4/18 #2

Alex

Alex

Alex

Well-Known Member

Afiliado:
    7/9/16
    Curtidas Recebidas:
    59
    Coloca

3. 26/4/18 #3

rafaelrick

rafaelrick

rafaelrick

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    40
    Cara.. 2oC é para clarificar.. não maturar, certo?

Se quiser maturar, precisas, pelo menos, manter a temperatura de fermentação.. aconselhável subir um pouco a temperatura para evitar do fermento dormir..

Mas se já maturou o mínimo necessário, pode fazer o cold crash.. a densidade estagnando quer dizer que a fermentação acabou.. o airlock só indica que gases continuam se desprendendo do líquido..

4. 26/4/18 #4

gustavocolombo

gustavocolombo

gustavocolombo

Member

Afiliado:
    23/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Eu subo a temperatura em 5 graus acima da que fermentou, considero como fermentação secundaria ai baixo para próximo de 0° C e considero como maturação. Fermentei ela em 18 graus e quando a atividade do airlock diminuiu comecei a erguer a temperatura até 23 graus onde ficou por uns 3 dias!

5. 26/4/18 #5

rafaelrick

rafaelrick

rafaelrick

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    40
    Blz.. procedimento ótimo..

Só discordo do termo "maturação".. Se pensarmos que maturar é "deixar maduro" e que em temperatura baixa não ocorre (ou quase não ocorre) mudança química ou biológica.. acho que o termo está errado..

6. 26/4/18 #6

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    472
    Air lock borbulhando só indica uma coisa, desprendimento de gás do líquido.

Isto ocorre na fermentação, mas também depois dela. Ainda lembro das aulas de química do segundo grau: para separar uma mistura de gás e líquido se usa agitação, aquecimento ou redução de pressão.

fermentação se mede com densímetro. Se ela não baixa mais das duas uma: ou fermentou tudo ou ela parou antes. Sei que a resposta não ajudou, por isto os cálculos da receita nos guiam. Se tua FG esperada for em torno da atingida e estabilizada, provavelmente fermentou tudo.

Compartilhe esta Página