Cerveja Adocicada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jun 21, 2015
Messages
7
Reaction score
0
Boa tarde,
Alguém pode me dar alguma dica sobre o seguinte tema: cerveja adocicada!
Estou utilizando 6g/l de açúcar no primming, e percebo que no momento de envasar, antes da adição do primming, não há este gosto adocicado. Até diria gosto doce, parece que caiu um pote de mel no balde. Onde posso estar errando? Em que fase do processo devo agir? A formação de gás está legal, em cerca de três semanas, entre maturação (temperatura de fermentação) e geladeira (5ºC).

Obrigado
 
Perai...

Não entendi direito...

Sua cerveja está ficando doce depois da carbonatação com priming (re-fermentação na garrafa)?

Ou você está colocando o priming, provando a cerveja logo em seguida e achando ela doce?

Se for a segunda opção, está doce simplesmente porque o fermento ainda não teve tempo de converter o açúcar adicionado no priming em álcool.
 
Caro AntonioMartins,
Desculpa, de fato não me fiz claro na descrição da minha situação.
O gosto adocicado está após a re-fermentação na garrafa. No último caso, foi uma Blond Ale.

Obrigado
 
Qual o tipo de cerveja que você está fazendo?
Qual a temperatura que você está fazendo a refermentação?
Por quanto tempo você refermentou na garrafa antes de abrir essa garrafa que a cerveja estava doce?

Pelo que você disse há uma grande possibilidade de ainda haver açúcar residual para a levedura converter em Co2, mas com essas perguntas poderemos te ajudar melhor.
 
Boa tarde,
Alguém pode me dar alguma dica sobre o seguinte tema: cerveja adocicada!
Estou utilizando 6g/l de açúcar no primming, e percebo que no momento de envasar, antes da adição do primming, não há este gosto adocicado. Até diria gosto doce, parece que caiu um pote de mel no balde. Onde posso estar errando? Em que fase do processo devo agir? A formação de gás está legal, em cerca de três semanas, entre maturação (temperatura de fermentação) e geladeira (5ºC).

Obrigado

A carbonatação se mantém, ou chega numa certa pressão e vc coloca tudo na geladeira pra "parar" o processo? Se for isso pode ser açucar residual de fermentação incompleta.

Se não for, provavelmente é problema na receita... e não está perceptível na cerveja não-pronta. Tá usando muito malte caramelo?

É comum a percepção mudar depois de carbonatada, isso não significa que não estivesse lá antes, necessariamente.

Abraço
 
Caro AntonioMartins,
Desculpa, de fato não me fiz claro na descrição da minha situação.
O gosto adocicado está após a re-fermentação na garrafa. No último caso, foi uma Blond Ale.

Obrigado
A questão é bem simples... se você está deixando a cerveja refermentar completamente (digamos, em temperaturas entre 20-25 graus por umas duas semanas), esse "doce" não está vindo após a refermentação, ou seja, é impressão sua.

Abraço,
 
Boa tarde,
no caso mais recente foi uma Blond Ale, com refermentação em 20ºC durante 15 dias. OBS: não estou usando a tal tampa com medidor de pressão (anemômetro, é isso?).

Obrigado
 
A carbonatação se mantém, ou chega numa certa pressão e vc coloca tudo na geladeira pra "parar" o processo? Se for isso pode ser açucar residual de fermentação incompleta.

Se não for, provavelmente é problema na receita... e não está perceptível na cerveja não-pronta. Tá usando muito malte caramelo?

É comum a percepção mudar depois de carbonatada, isso não significa que não estivesse lá antes, necessariamente.

Abraço

Para 10 litros de cerveja, utilizei 1925g de malte pilsen e 75g de malte caramelo. A fermentação creio que estava completa, pois ficou quatro dias com FG estabilizada.

Pode ser refermentação incompleta?

Obrigado
 
Para 10 litros de cerveja, utilizei 1925g de malte pilsen e 75g de malte caramelo. A fermentação creio que estava completa, pois ficou quatro dias com FG estabilizada.

Pode ser refermentação incompleta?

Obrigado

Vc botou as garrafas na geladeira depois dos 15 dias refermentando? Há quanto tempo elas estão na garrafa?
 
Isso, foram 15 dias refermentando. E abri a primeira depois de 10 dias na geladeira.

Ok... assim não tem como saber se tem açucar residual ou não na cerveja. Tire umas garrafas da geladeira e deixe em temperatura ambiente... daqui umas duas semanas ou mais gele uma de volta e abra, veja se não tá supercarbonatada. Vá acompanhando o processo. A geladeira trava a refermentação.

Se estiver, é porque a fermentação não foi correta e permaneceram açucares fermentáveis na cervreja pronta. Se não acontecer nada, provavelmente é sua percepção ou desequilíbrio na receita.

Abraço
 
Ok... assim não tem como saber se tem açucar residual ou não na cerveja. Tire umas garrafas da geladeira e deixe em temperatura ambiente... daqui umas duas semanas ou mais gele uma de volta e abra, veja se não tá supercarbonatada. Vá acompanhando o processo. A geladeira trava a refermentação.

Se estiver, é porque a fermentação não foi correta e permaneceram açucares fermentáveis na cervreja pronta. Se não acontecer nada, provavelmente é sua percepção ou desequilíbrio na receita.

Abraço

Beleza! Este processo será feito!
Abraço
 
Oi galera,

Aproveitando o tópico, gostaria de saber agora o inverso. Estou querendo fazer uma cerveja de trigo e mel, porém a primeira que fiz consegui sentir o sabor do mel, mas gostaria de reter um pouco do dulçor, existe alguma forma mágica de fazer isso?
 
Abra topicos novos pra perguntas diferentes... É melhor que "aproveitar o tópico".

Abraço
 
Boa tarde,

Eu estou com o mesmo problema, minha cerveja esta com um gosto adocicado não esperado.
Faço uma Pale Ale, com OG 1045, FG 1010, temperatura de brassagem a 67ºC e depois carbonataçao com 5,5 g/l de açucar diluido em agua para fazer o primming.

Outras pessoas também experimentaram e acharam essa sensação doce.

Após engarrafar deixo por 15 dias a temperatura ambiente, depois ponho para gelar e beber.

Saberiam informar o que poderia deixar a cerveja menos doce?

Se eu fizer a brassagem com temperatura mais baixa, mais alta, proximo de 60º C ela iria ficar com mais seca, com menos açucar??? Se sim, porque a maioria das Pale Ale são na faixa de 66 a 67º C???
 
A minha última receita foi uma blond e tb ficou adocicada. E não foi o priming.
Creio q na mostura errei.
Foi a segunda vez que fiz blond. Na primeira foi malte e um tanto de açúcar (receita do lhamas) a segunda foi só uma porrada de malte.
 
Boa tarde,

Eu estou com o mesmo problema, minha cerveja esta com um gosto adocicado não esperado.
Faço uma Pale Ale, com OG 1045, FG 1010, temperatura de brassagem a 67ºC e depois carbonataçao com 5,5 g/l de açucar diluido em agua para fazer o primming.

Outras pessoas também experimentaram e acharam essa sensação doce.

Após engarrafar deixo por 15 dias a temperatura ambiente, depois ponho para gelar e beber.

Saberiam informar o que poderia deixar a cerveja menos doce?

Se eu fizer a brassagem com temperatura mais baixa, mais alta, proximo de 60º C ela iria ficar com mais seca, com menos açucar??? Se sim, porque a maioria das Pale Ale são na faixa de 66 a 67º C???
 
Back
Top