Cerveja ótima pós 7 dias de priming e ruim depois

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 4, 2019
Messages
18
Reaction score
5
Location
Venâncio Aires
Fiz uma Blonde Ale, ficou otima. Fermentou 4 dias a 18 graus, descanso diacetil em 3 dias a 20 e 21. Ficou 10 dias a 5 graus. Coloquei gelatina e deixei 3 dias a 1 grau. Engarrafei e experimentei 7 dias depois. Estava muito boa, perfeita. Coloquei todas para gelar. Amargor médio, um sabor de lúpulo muito bom. Tomei várias, em questao de dois dias. Perfeitas.
Dois dias depois, uns 11 ou 12 dias na garrafa, e elas ficaram muito ruins. Gosto amargo forte e um retrogosto de plástico, marcante no "arrotar".
Minha última ficou assim desde o primeiro dia e com esta última leva estava muito animado até agora.
Não tenho mais ideia do que pode ser.
 
Ezequiel,

Possivelmente este sabor foi gerado por contaminação, e se não sentiu durante as provas de densidade e nos primeiros dias, há chances de ter ocorrido na garrafa.

Veja abaixo a transcrição do site http://www.ottenbrau.com.br/off-flavors-como-evita-los-na-sua-cerveja/:

Plástico (fenólico)
Band-aid, fita isolante
Confira sanitização (possível contaminação). Use fermento saudável e em quantidade suficiente. Reduza a temperatura da fermentação.

Verifique como foi feita as sanitizações das garrafas e certifique-se que não está esquecendo nenhum procedimento. Além disto, evite utilização de água sem filtrar e sanitizantes a base de cloro. Sanitização em excesso pode vir a ser um problema caso você não se lembre ou não consiga remover o agente sanitizante de forma eficiente, gerando clorofenol = gosto medicinal.

Att.,

Luis
 
Olá, Luís
Já pensei em clorofenol. O engraçado é que do sétimo dia até o décimo ela tava perfeita.
As garrafas eu sanitizo com iodophor.
Mergulho elas e depois deixo escorrer.

E provavelmente é clorofenol mesmo. Quanto de iodo você usa para sanitizar suas garrafas? Eu, por exemplo, quando vou sanitizar o balde para fazer o primming, mergulho as garrafas com o balde cheio de água com uma tampinha (da própria garrafa) de iodo. Mesmo assim, uso um pouco menos desta tampinha no meu balde de 20l.
 
A concentração da sua solução de Biofor está correta, 0,8ml / L d'água.

Uma causa possível é alguma contaminação, combina com o histórico relatado. Algumas cepas de bactéria podem ter essa capacidade de produzir esse gosto.

Outra causa possível é engarrafar a breja junto com solução de iodo em excesso, mas parece q vc escorre certo né?!

Outra, seria se vc utilizasse em alguma parte quente algum recipiente, colher, mangueira, conexão, etc que contenha plástico ou material similar que tenha esse cheiro/gosto.

Outra opção seria um stress grande causado na leveduras, fazendo-as produzir esse Off-flavor.

Outra coisa ainda, talvez sua água da rede tenha uma quantidade de cloro muito acima do normal (como é o caso da minha cidade, que sofreu com os rejeitos de mineração da Samarco). Mesmo vc não usando essa água para brassar, só o fato de fazer suas soluções sanitizantes com ela já é um indicativo de resíduos de cloro/cloramina em excesso. Aqui na minha cidade, nossa água possui níveis de cloro e outros compostos químicos como Fe2+ e Mg2+ extremamente altos.
 
JuniorBolzani, deixo escorrer bastante tempo até, umas 8 horas, alguns já me disseram que pode ser contaminação por deixar escorrer demais.

E as soluções de sanitização uso com água da rede, usando um filtro comum de carvão ativado que, acredito, tira muito pouco do cloro.

Outra coisa que esqueci de comentar foi que levei muito sedimento para as garrafas. Não sei se pode ser isso.

Uma brassagem antiga minha foi feita totalmente com água da rede usando o filtro de carvão e o sabor era o mesmo, porém desde a primeira garrafa aberta.

O interessante desta vez é que, por uns 3 ou 4 dias, a cerveja estava muito boa. Tanto aroma de lupulo quanto amargor. Tomei a metade da leva, o restante agora está muito ruim, muito amargo, gosto de alcool mais forte e sem aroma de lupulo, e aquele gostinho de plástico ao "arrotar".
 
Cara, pra vc descartar usar água da rede é bom ter certeza que sua água tem muito cloro ou outro(s) produto químico, pq a solução é usar água mineral (dos garrafões de 20L)... Sai bem mais caro e soa até ridículo, mas é o que eu faço (obrigado Vale/Samarco!).

Pelo seu relato e o que vc descreve como defeitos na cerveja tendo a pensar um vários Off-flavors acontecendo juntos. Por exemplo o gosto mais forte de álcool e o arroto com gostinho de plástico/solvente levam a pensar em stress do fermento na fermentação (ou refermentação na garrafa). Procure refermentar suas cevas em temperaturas mais amenas, até uns 25ºC e leve o mínimo de sedimentos que conseguir, dependendo do tipo de sedimento também causa stress adicional nas leveduras.

Cara, na próxima capriche no manejo do seu fermento. Hidrate a levedura corretamente (procure um guia), fermente em temperatura neutra (16~18ºC) até atenuação quase completa, faça o descanso do diacetil (3~5ºC acima da temperatura de fermentação, como vc já fez, tavlez dê pra melhorar um pouco) e não dê muito foco para o cold-crash e pra gelatina, faça coisa simples (algo como 5 dias a 5ºC e só), o principal agora é fazer cerveja boa, não bonita. Quando for envasar, no momento da transfega para o balde de primming não faça splash, mergulhe a mangueira no líquido pra carrear pouco oxigênio e deixe encher vagarosamente sem fazer espuma, se for mexer com alguma colher/bastão faça de forma bem suave, a intenção é incorporar menos oxigênio possível.

Use essa calculadora para saber o quanto de fermento deve usar:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Outra coisa, sanitizar as garrafas 8 horas antes do envase pode ser ruim. Faça isso 1h antes.

Não sei se é teu caso mas é prudente deixar de usar completamente componentes plásticos (desde vasilhas, mangueiras até colheres) em qualquer parte quente do processo.

Acho q é isso.
 
Cara, pra vc descartar usar água da rede é bom ter certeza que sua água tem muito cloro ou outro(s) produto químico, pq a solução é usar água mineral (dos garrafões de 20L)... Sai bem mais caro e soa até ridículo, mas é o que eu faço (obrigado Vale/Samarco!).

Pelo seu relato e o que vc descreve como defeitos na cerveja tendo a pensar um vários Off-flavors acontecendo juntos. Por exemplo o gosto mais forte de álcool e o arroto com gostinho de plástico/solvente levam a pensar em stress do fermento na fermentação (ou refermentação na garrafa). Procure refermentar suas cevas em temperaturas mais amenas, até uns 25ºC e leve o mínimo de sedimentos que conseguir, dependendo do tipo de sedimento também causa stress adicional nas leveduras.

Cara, na próxima capriche no manejo do seu fermento. Hidrate a levedura corretamente (procure um guia), fermente em temperatura neutra (16~18ºC) até atenuação quase completa, faça o descanso do diacetil (3~5ºC acima da temperatura de fermentação, como vc já fez, tavlez dê pra melhorar um pouco) e não dê muito foco para o cold-crash e pra gelatina, faça coisa simples (algo como 5 dias a 5ºC e só), o principal agora é fazer cerveja boa, não bonita. Quando for envasar, no momento da transfega para o balde de primming não faça splash, mergulhe a mangueira no líquido pra carrear pouco oxigênio e deixe encher vagarosamente sem fazer espuma, se for mexer com alguma colher/bastão faça de forma bem suave, a intenção é incorporar menos oxigênio possível.

Use essa calculadora para saber o quanto de fermento deve usar:
http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Outra coisa, sanitizar as garrafas 8 horas antes do envase pode ser ruim. Faça isso 1h antes.

Não sei se é teu caso mas é prudente deixar de usar completamente componentes plásticos (desde vasilhas, mangueiras até colheres) em qualquer parte quente do processo.

Acho q é isso.



Vou tentar isso sim, valeu pelas dicas.
 
@Ezequiel Josué da Silva

ok. Mangueiras cristal a quente são um grande problema, mas no eu caso descartado.

Sugiro deixar algumas garrafas paradas por uns 30 dias e experimentá-las para uma avaliação se o off-flavor aumentou ou sumiu para um melhor diagnóstico.

Lendo mais atentamente teu post, sugiro usar uma temperatura mais alta para a secundária (uns 24ºC para fermentações a 18ºC) e por mais tempo (uns 5 a 7 dias).

Escurecimento e sumiço do lúpulo tem relação a oxidação. Como está teu processo de envase?

Como também parece ser um problema recorrente, investigue teu processo, teus equipamentos (Uma limpeza mecânica forte, uma sanitização a capricho - fermentadores e mangueiras, além da geladeira) e teus produtos. Qual iodofor tu usa? Já conferiu a concentração para ver se está dentro dos parâmetros de uso sem enxágue?
 
@Ezequiel Josué da Silva

ok. Mangueiras cristal a quente são um grande problema, mas no eu caso descartado.

Sugiro deixar algumas garrafas paradas por uns 30 dias e experimentá-las para uma avaliação se o off-flavor aumentou ou sumiu para um melhor diagnóstico.

Lendo mais atentamente teu post, sugiro usar uma temperatura mais alta para a secundária (uns 24ºC para fermentações a 18ºC) e por mais tempo (uns 5 a 7 dias).

Escurecimento e sumiço do lúpulo tem relação a oxidação. Como está teu processo de envase?

Como também parece ser um problema recorrente, investigue teu processo, teus equipamentos (Uma limpeza mecânica forte, uma sanitização a capricho - fermentadores e mangueiras, além da geladeira) e teus produtos. Qual iodofor tu usa? Já conferiu a concentração para ver se está dentro dos parâmetros de uso sem enxágue?

Vou deixar as garrafas mais alguns dias e experimentá-las. Abri outras há pouco tempo, estavam quase sem sabor, uma 'água" por assim dizer, ainda com o retrogosto de plástico.

Sobre sanitização, realmente vou fazer um processo mais "caprichado".

Tenho ainda garrafas da outra leva, vou experimentar e posto aqui.

Quando fizer nova brassagem, vou testar as dicas e postar tbm.

Valeu pessoal pela atenção.
 
Vou deixar as garrafas mais alguns dias e experimentá-las. Abri outras há pouco tempo, estavam quase sem sabor, uma 'água" por assim dizer, ainda com o retrogosto de plástico.

Sobre sanitização, realmente vou fazer um processo mais "caprichado".

Tenho ainda garrafas da outra leva, vou experimentar e posto aqui.

Quando fizer nova brassagem, vou testar as dicas e postar tbm.

Valeu pessoal pela atenção.
O fato de depois de algum tempo estar uma água sem sabor pode indicar que algo consumiu todos os açúcares não fermentáveis da cerveja, algo que a Sacharomices não faz, um indício de contaminação por uma levedura mais agressiva.

Então, se for este o caso, a faxina deve ser bem mais extensa, incluindo a cozinha, mas principalmente os fermentadores, mangueiras, air-locks e geladeira.
 
Além da limpeza do fermentador, na hora de sanitizar, posso apenas borrifar ele todo com a solução de biofor? Alguém faz assim?

Eu não borrifo, Eu faço uns 3-5l de iodofor e coloco dentro do fermentador, fecho, agito, viro e deixo lá por uns 10 min, mudando a cada 2 min a posição.

Não se esqueça que que iodofor só é sanitizante com pelo menos 1 min de contato. O mesmo com as garrafas, encho elas até a boa, deixo uns 2 min, esvazio e coloca para escorrer. Para tirar a espuma mais grossa as vezes borrifo de leve álcool 70, mas muitas vezes fica um pouco de espuma e eu envaso assim mesmo, sem medo de off-flavors.

Só uso borrifador no fermentador quando uso álcool 70, mas borrifo muito, até ter uma lâmina de álcool de uns 3mm no fundo pelo menos.

Quanto ao iodo, cuidado que ele é bem volátil e some da solução muito rápido, então use sempre para sanitizar uma solução feita na hora. Guardar ela pronta para usar outro dia não é uma boa. Como o iodofor é relativamente barato para a quantidade que produz, guardar solução não faz muito sentido.
 
Eu não borrifo, Eu faço uns 3-5l de iodofor e coloco dentro do fermentador, fecho, agito, viro e deixo lá por uns 10 min, mudando a cada 2 min a posição.

Não se esqueça que que iodofor só é sanitizante com pelo menos 1 min de contato. O mesmo com as garrafas, encho elas até a boa, deixo uns 2 min, esvazio e coloca para escorrer. Para tirar a espuma mais grossa as vezes borrifo de leve álcool 70, mas muitas vezes fica um pouco de espuma e eu envaso assim mesmo, sem medo de off-flavors.

Só uso borrifador no fermentador quando uso álcool 70, mas borrifo muito, até ter uma lâmina de álcool de uns 3mm no fundo pelo menos.

Quanto ao iodo, cuidado que ele é bem volátil e some da solução muito rápido, então use sempre para sanitizar uma solução feita na hora. Guardar ela pronta para usar outro dia não é uma boa. Como o iodofor é relativamente barato para a quantidade que produz, guardar solução não faz muito sentido.
Show de bola
 
Fiz uma Blonde Ale, ficou otima. Fermentou 4 dias a 18 graus, descanso diacetil em 3 dias a 20 e 21. Ficou 10 dias a 5 graus. Coloquei gelatina e deixei 3 dias a 1 grau. Engarrafei e experimentei 7 dias depois. Estava muito boa, perfeita. Coloquei todas para gelar. Amargor médio, um sabor de lúpulo muito bom. Tomei várias, em questao de dois dias. Perfeitas.
Dois dias depois, uns 11 ou 12 dias na garrafa, e elas ficaram muito ruins. Gosto amargo forte e um retrogosto de plástico, marcante no "arrotar".
Minha última ficou assim desde o primeiro dia e com esta última leva estava muito animado até agora.
Não tenho mais ideia do que pode ser.

Blz Ezequiel? Lendo todo o seu post posso te dizer que isso tem 100% cara de contaminação por alguma cepa selvagem de brettanomyces. Algumas são chatas de eliminar, quando contaminam costumam dar um pouco de sabor fenólico (plástico), pois é característico dessa levedura. Outro ponto muito interessante que você relatou é o sumiço do corpo, isso é outra forte indicação da contaminação por brett. pois ela é agressiva e consome quase qualquer coisa que tem disponível, por esse motivo é que usamos ela para consumir subprodutos de pediococcus em sourales/lambics/gose. Então é importante você melhorar muito sua sanitização das garrafas e do fermentador, pois a contaminação está relativamente persistente, mas parece que seu problema foi realmente no envase.
 
Last edited:
reforçando o que o @Inglorious Brewers quanto a contaminação,

lembre-se que usar álcool ou iodofor para a sanitização não é uma garantia total de sanitização, pois muitos dos contaminantes podem formar biofilme. Sempre é necessário aplicar a limpeza mecânica antes ou junto.

Aquele arranhanzinho no balde/fermentador pode ser um bom lugar para eles ficarem, o mesmo para mangueiras, sem falar na geladeira naqueles pinguinhos ou transbordos de air-lock.

No homebrewing começamos a ganhar confiança e a negligenciar alguns processos e passos o que nos leva a situações como esta.

Quando uso garrafas para envase, lavo elas com detergente e água quente, escovo bem, enxáguo e depois encho elas de iodofor, aguardo 2 min, escorro e envaso direto. Não dou muita bola para um pouco de espuma do iodofor, e caso for muita espuma, uma borrifada de álcool 70% resolve.

Quando tomo uma garrafa, imediatamente a enxáguo bem para tirar todo o resquício de cerveja e fermento de dentro, facilitando depois o trabalho de limpeza.
 
Blz Ezequiel? Lendo todo o seu post posso te dizer que isso tem 100% cara de contaminação por alguma cepa selvagem de brettanomyces. Algumas são chatas de eliminar, quando contaminam costumam dar um pouco de sabor fenólico (plástico), pois é característico dessa levedura. Outro ponto muito interessante que você relatou é o sumiço do corpo, isso é outra forte indicação da contaminação por brett. pois ela é agressiva e consome quase qualquer coisa que tem disponível, por esse motivo é que usamos ela para consumir subprodutos de pediococcus em sourales/lambics/gose. Então é importante você melhorar muito sua sanitização das garrafas e do fermentador, pois a contaminação está relativamente persistente, mas parece que seu problema foi realmente no envase.
E ae?! Muito boa dica.
Vou fazer uma leva este fim de semana e com certeza vou levar em conta todas as dicas.
Valeu mêsmo, pessoal.
 
reforçando o que o @Inglorious Brewers quanto a contaminação,

lembre-se que usar álcool ou iodofor para a sanitização não é uma garantia total de sanitização, pois muitos dos contaminantes podem formar biofilme. Sempre é necessário aplicar a limpeza mecânica antes ou junto.

Aquele arranhanzinho no balde/fermentador pode ser um bom lugar para eles ficarem, o mesmo para mangueiras, sem falar na geladeira naqueles pinguinhos ou transbordos de air-lock.

No homebrewing começamos a ganhar confiança e a negligenciar alguns processos e passos o que nos leva a situações como esta.

Quando uso garrafas para envase, lavo elas com detergente e água quente, escovo bem, enxáguo e depois encho elas de iodofor, aguardo 2 min, escorro e envaso direto. Não dou muita bola para um pouco de espuma do iodofor, e caso for muita espuma, uma borrifada de álcool 70% resolve.

Quando tomo uma garrafa, imediatamente a enxáguo bem para tirar todo o resquício de cerveja e fermento de dentro, facilitando depois o trabalho de limpeza.
Show de bola!!
Tinha medo de levar muito iodo para a garrafa.
Vou testar isso.
Vcs sao feras!!!
 
Estou tendo o mesmo problema que você, esse ocorreu pelo menos nas minhas 4 ultimas brassagens. Na ultima brassagem, fiz uma puta limpeza no meu equipamento utilizando utilizei solução de soda a 80 graus, recirculando na panela e chiller de placas por pelo menos 30 minutos, depois recirculei solução de acido peracetico, todas nas concentrações recomendadas, por fim enxaguei bem e guardei. No dia da brassagem utilizei fermentador novo, airlock novo, e o enchedor que solta o liquido de baixo pra cima na garrafa novo, até o biophor eu comprei um novo. Provo a cerveja na hora do envase está com uma cor bem clara, e aroma de lúpulo bem perceptivel, depois do priming a cerveja fica escura e o aroma de lupulo some, e fica um retrogosto igual ao que você descreveu, aparentemente sintomas de oxidação, mas não sei em que fase pode estar ocorrendo, ou se tambem pode ser contaminação.
 
Estou tendo o mesmo problema que você, esse ocorreu pelo menos nas minhas 4 ultimas brassagens. Na ultima brassagem, fiz uma puta limpeza no meu equipamento utilizando utilizei solução de soda a 80 graus, recirculando na panela e chiller de placas por pelo menos 30 minutos, depois recirculei solução de acido peracetico, todas nas concentrações recomendadas, por fim enxaguei bem e guardei. No dia da brassagem utilizei fermentador novo, airlock novo, e o enchedor que solta o liquido de baixo pra cima na garrafa novo, até o biophor eu comprei um novo. Provo a cerveja na hora do envase está com uma cor bem clara, e aroma de lúpulo bem perceptivel, depois do priming a cerveja fica escura e o aroma de lupulo some, e fica um retrogosto igual ao que você descreveu, aparentemente sintomas de oxidação, mas não sei em que fase pode estar ocorrendo, ou se tambem pode ser contaminação.

No meu caso, ela continua com a mesma coloração. Bonita na cor , na espuma.
Lendo as respostas do pessoal, quando muda coloração, provavelmente é oxidação.
Acho que, aparentemente, estou com contaminação, mas não descarto oxidação tbm. Esse final de semana vou fazer nova leva e quero fazer uma limpeza "forte", além de cuidar mais a parte do oxigênio.

Por fim, vou postar os resultados.


Em tempo, experimentei ontem, outra garrafa da última leva e ela até estava "tomável". Estava mais amarga, sem nenhum gosto de lúpulo, como havia comentado já, e o gosto de plástico no final havia dado uma pequena melhorada, não muito.
Acredito que minha contaminação é anterior ao envase, ou seja, não das garrafas. Estou com a teoria de que, se fosse assim, algumas garrafas ainda estariam boas. Enfim, vou é meter uma limpeza maior em tudo e uma boa sanitização seguindo os conselhos do pessoal.
 
Estou tendo o mesmo problema que você, esse ocorreu pelo menos nas minhas 4 ultimas brassagens. Na ultima brassagem, fiz uma puta limpeza no meu equipamento utilizando utilizei solução de soda a 80 graus, recirculando na panela e chiller de placas por pelo menos 30 minutos, depois recirculei solução de acido peracetico, todas nas concentrações recomendadas, por fim enxaguei bem e guardei. No dia da brassagem utilizei fermentador novo, airlock novo, e o enchedor que solta o liquido de baixo pra cima na garrafa novo, até o biophor eu comprei um novo. Provo a cerveja na hora do envase está com uma cor bem clara, e aroma de lúpulo bem perceptivel, depois do priming a cerveja fica escura e o aroma de lupulo some, e fica um retrogosto igual ao que você descreveu, aparentemente sintomas de oxidação, mas não sei em que fase pode estar ocorrendo, ou se tambem pode ser contaminação.

Escurecimento em cerveja com muita velocidade me parece sinal de oxidação, principalmente se for em cervejas muito lupuladas.
 
No meu caso, ela continua com a mesma coloração. Bonita na cor , na espuma.
Lendo as respostas do pessoal, quando muda coloração, provavelmente é oxidação.
Acho que, aparentemente, estou com contaminação, mas não descarto oxidação tbm. Esse final de semana vou fazer nova leva e quero fazer uma limpeza "forte", além de cuidar mais a parte do oxigênio.

Por fim, vou postar os resultados.


Em tempo, experimentei ontem, outra garrafa da última leva e ela até estava "tomável". Estava mais amarga, sem nenhum gosto de lúpulo, como havia comentado já, e o gosto de plástico no final havia dado uma pequena melhorada, não muito.
Acredito que minha contaminação é anterior ao envase, ou seja, não das garrafas. Estou com a teoria de que, se fosse assim, algumas garrafas ainda estariam boas. Enfim, vou é meter uma limpeza maior em tudo e uma boa sanitização seguindo os conselhos do pessoal.

Mas se fosse anterior ao envase tu teria a percepção sensorial da contaminação nas provas anteriores bem provavelmente, se antes do priming a cerveja está redonda, o mais provável é que ainda não contaminou... Mas vale a tentativa de sanitizar tudo legal... Por ser em todas as garrafas ou tem alguma falha na sanitização, ou alguma coisa está contaminando durante o processo de envase... Talvez o balde para o qual faz a trasfega para fazer o priming, ou talvez a solução mesmo, embora se tu faz ela direitinho não tem muito erro, mas não deixa de ser uma possibilidade ao meu ver, embora improvável...
 
Pessoal, passando para atualizar.

Enfim, fiz uma grande limpeza em todo o equipamento. Cuidado maior na sanitização.

Estou fazendo uma Cream Ale. Tudo certo não fosse pelo fato de que o fermento não quer decantar nem por um cacete.

Utilizo fermentador cônico, poço térmico, temperatura bem controlada.

Fermentada de 17,5 a 18,5
Descanso de diacetil a 22 e 23
Mais um tempo a 10 graus e após cold crash a zero.

Mas a danada tá um leite. Muito turva. Mesmo após o crash.

Meti uma gelatina ontem. Vamos ver agora. Hj tava igual.
Essa não tinha visto. Vou escrever um livro.
 
Opa, depois conta pra gente!

Quero fazer uma esse fds!


Pessoal, passando para atualizar.

Enfim, fiz uma grande limpeza em todo o equipamento. Cuidado maior na sanitização.

Estou fazendo uma Cream Ale. Tudo certo não fosse pelo fato de que o fermento não quer decantar nem por um cacete.

Utilizo fermentador cônico, poço térmico, temperatura bem controlada.

Fermentada de 17,5 a 18,5
Descanso de diacetil a 22 e 23
Mais um tempo a 10 graus e após cold crash a zero.

Mas a danada tá um leite. Muito turva. Mesmo após o crash.

Meti uma gelatina ontem. Vamos ver agora. Hj tava igual.
Essa não tinha visto. Vou escrever um livro.[/QUOTE
 
Olá, Luís
Já pensei em clorofenol. O engraçado é que do sétimo dia até o décimo ela tava perfeita.
As garrafas eu sanitizo com iodophor.
Mergulho elas e depois deixo escorrer.

Boa noite Ezequiel

Realizo o processo de sanitização muito semelhante ao seu e uma vez aconteceu isso comigo... investiguei tudo que foi possível, revi processos e etc e nao descobri.

Quando fui engarrafar outra leva percebi que algumas das minhas garrafas (que eram reutilizadas), mesmo depois de sanitizadas apresentavam uma crosta de borra enrigecida no fundo, quase imperceptivel sem olhar contra a luz e que não saíam nem com água e sabão...Depois disso comecei a ferver todas as garrafas por uns 15 minutos antes de usa-las e nunca mais tive esse tipo de problema.

Outra coisa que me chamou atenção é que você mencionou que fermentou ela por apenas 4 dias, depois elevou a temperatura e mais 3. Você checou se a atenuação foi completa nesse processo? 4 dias parece pouco tempo.

Espero que tenha ajudado

abs
 
Para evitar esse tipo de problema com a garrafa é importante lavar muito bem todas elas logo depois de abrir para beber e guardar em um local onde ela não vá sujar novamente. Assim, na hora de engarrafar, a garrafa já está limpa precisando apenas ser sanitizada. É o que eu tenho feito e tenho tido sucesso com isso.
 
Salve irmão, esse problema como muitos já disseram está com cara de contaminação, estou no mundo da cerveja tem pouco tempo, porém já fiz muito vinho e hidromel. A limpeza mecânica é sua melhor aliada nesse caso, limpe tudo muito bem com água sanitária e escova na mão, não se preocupem com o que falam sobre arranhar o plástico, pois se esses arranhões estiverem limpos sem contaminação não vai ter problema. Remova muito bem a água sanitária e utilize algum sanitizante de sua preferência. Como em casa eu tenho produtos de sanitização de vinho, que por não ter fervura a sanitização é bem mais chata, eu utilizo uma solução de metabissulfito de potássio após a etapa da água sanitára e só apos isso eu borrifo uma solução de iodophor 12,5ppm ( cerca de 8 gotas por litro). Nunca tive problema com contaminação, faço esse processo com todos meus equipamentos e se demoro um tempinho pra usar, por exemplo garrafa, eu borrifo essa solução de iodophor uns 10 minutos antes de utilizar e deixo escorrendo.
Grande abraço e ótimas brassagens !
 
Boa noite Ezequiel

Realizo o processo de sanitização muito semelhante ao seu e uma vez aconteceu isso comigo... investiguei tudo que foi possível, revi processos e etc e nao descobri.

Quando fui engarrafar outra leva percebi que algumas das minhas garrafas (que eram reutilizadas), mesmo depois de sanitizadas apresentavam uma crosta de borra enrigecida no fundo, quase imperceptivel sem olhar contra a luz e que não saíam nem com água e sabão...Depois disso comecei a ferver todas as garrafas por uns 15 minutos antes de usa-las e nunca mais tive esse tipo de problema.

Outra coisa que me chamou atenção é que você mencionou que fermentou ela por apenas 4 dias, depois elevou a temperatura e mais 3. Você checou se a atenuação foi completa nesse processo? 4 dias parece pouco tempo.

Espero que tenha ajudado

abs
Sim, já havia atenuado.
Estou na expectativa com esta nova.
Experimentando todo dia pra ver se muda alguma coisa.
 
Back
Top