CELULAS POR PACOTE

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alex_Hops

Member
Joined
Mar 5, 2021
Messages
20
Reaction score
3
Location
Brasil
Pessoal, conversando com um amigo ele me deu o numero de 6.9 Bilhões de Celulas por grama em fermento ALE.
De modo geral e também no Brewer's Friend vem a média de 10 Bilhões por grama.
Qual deveria seguir?
Estou calculando para um starter.
 
Pessoal, conversando com um amigo ele me deu o numero de 6.9 Bilhões de Celulas por grama em fermento ALE.
De modo geral e também no Brewer's Friend vem a média de 10 Bilhões por grama.
Qual deveria seguir?
Estou calculando para um starter.

varia da marca e do tipo de levedura.
6 bi são as leveduras da Fermentis, que tem bem menos qdo comparado à leveduras secas de outras marcas...

o que vc pode fazer é pegar o fermento que vc vai usar e pesquisar em qlqr brewshop online e ir na descriçao do produto que la costuma ter essa informaçao
 
Pessoal, conversando com um amigo ele me deu o numero de 6.9 Bilhões de Celulas por grama em fermento ALE.
De modo geral e também no Brewer's Friend vem a média de 10 Bilhões por grama.
Qual deveria seguir?
Estou calculando para um starter.

Olá @Alex_Hops!

Como o @Trops citou acima, varia muito da Fermentis para outras marcas, porém, o único lugar onde encontrei o volume real da Fermentis foi no manual do fabricante.

Tive vários problemas de fermentação presa principalmente com stouts até entender corretamente o pitch rate.

Nunca acredite no cálculo simplista de brewshops! Ah, 1 é pra 20L 3 dá pra 60L! Não, não dá!

Você precisa levar em conta outras variáveis.

Primeiro, conhecer a quantidade de células viáveis indicadas pelo fabricante, não os logistas. E ainda assim não levar o fabricante ao pé da letra.

Por exemplo, como já citamos o Fermentis versus seus concorrentes.

Outro exemplo é o nacional líquido da LevTeck... a embalagem indica 200bi de células viáveis, porém, a própria LevTeck indica usar mais de um sachê para volumes acima de 20L em densidades mais altas.


Segundo, sempre considere uma perda de células viáveis devido ao prazo de validade e as condições de armazenamento.

Pode considerar até 20% a menos com tranquilidade ser for mais novo.

Terceiro, a densidade do mosto. Mosto com mais de 1.050 já pode considerar high gravity, logo vai bem fermento. A calculadora do brewersfriend é ótima e vou deixar o link no fim.

Quarto, mosto com maltes torrados tendem a ser mais difíceis de fermentar exigindo mais esforços das leveduras, logo, numa stout por exemplo, mesmo com mosto de menor densidade pode socar fermento!

Quinto, a dinâmica de fermentação é diferente para volumes diferentes, mas desde que utilize fermento em volume adequado ou até sobrando, vai que vai.

Sexto, a temperatura de mash. Se você fizer um mash com temperatura mais próxima de 60°C, terá um mosto com açúcares mais fermentáveis e vai exigir mais do fermento; um mash mais próximo dos 70ºC terá açúcares menos fermentáveis, logo, exigirá um pouco menos do fermento.

Por fim, no meu caso atual: soco fermento sem dó! Meus problemas acabaram!

Por exemplo, minha última batelada foram 7 sachês para 50L, considerando 8bi/g.

Mas fica caro, né?!

Por isso há 4 brassagens só utilizo Dona Benta, sem dó! Hehehehe atenua até incríveis 90%!!!

Custa R$1,5 o sachê!

Calculadora: Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend

Boa sorte e capricha nesse fermento!
 
Zerei meus problemas quando comecei fazer starter, tenho capacidade de fazer 80 litros no meu equipamento de brassagem.
Meus equipamentos para starter:
* vasilhame de 5 litros de vidro, custo R$ 70 (comprei em loja utensilhos, Erlenmeyer de 400 conto não dá.)
* Barra magnética, custo R$ 30 reais no mercado livre
* Bombinha de aquário maxxi 2000 R$ 72 reais no mercado livre

Faço starter com um pacote de fermento e uma mini brassagem de malte pilsen com OG 1036 a 1040, já fiz com extrato de malte, é mais cômodo, porém mais é caro.

Faço o cálculo de levedura no Brewfather.

Deixo a bombinha ligada o tempo todo do starter, é bom comprar um antiespumante também, porque a bombinha agita muito o mosto e causa muita espuma

Tempo do starter: 36 a 48 horas

Após isso coloco na geladeira em 24 horas para decantar a levedura.

Depois faço oxigenação do mosto no fermentador por 30 minutos com a bombinha e inoculo o fermento.

Só posso dizer uma coisa: Fermentação perfeita, já passei raiva demais com fermento seco.
 
Olá @Alex_Hops!

Como o @Trops citou acima, varia muito da Fermentis para outras marcas, porém, o único lugar onde encontrei o volume real da Fermentis foi no manual do fabricante.

Tive vários problemas de fermentação presa principalmente com stouts até entender corretamente o pitch rate.

Nunca acredite no cálculo simplista de brewshops! Ah, 1 é pra 20L 3 dá pra 60L! Não, não dá!

Você precisa levar em conta outras variáveis.

Primeiro, conhecer a quantidade de células viáveis indicadas pelo fabricante, não os logistas. E ainda assim não levar o fabricante ao pé da letra.

Por exemplo, como já citamos o Fermentis versus seus concorrentes.

Outro exemplo é o nacional líquido da LevTeck... a embalagem indica 200bi de células viáveis, porém, a própria LevTeck indica usar mais de um sachê para volumes acima de 20L em densidades mais altas.


Segundo, sempre considere uma perda de células viáveis devido ao prazo de validade e as condições de armazenamento.

Pode considerar até 20% a menos com tranquilidade ser for mais novo.

Terceiro, a densidade do mosto. Mosto com mais de 1.050 já pode considerar high gravity, logo vai bem fermento. A calculadora do brewersfriend é ótima e vou deixar o link no fim.

Quarto, mosto com maltes torrados tendem a ser mais difíceis de fermentar exigindo mais esforços das leveduras, logo, numa stout por exemplo, mesmo com mosto de menor densidade pode socar fermento!

Quinto, a dinâmica de fermentação é diferente para volumes diferentes, mas desde que utilize fermento em volume adequado ou até sobrando, vai que vai.

Sexto, a temperatura de mash. Se você fizer um mash com temperatura mais próxima de 60°C, terá um mosto com açúcares mais fermentáveis e vai exigir mais do fermento; um mash mais próximo dos 70ºC terá açúcares menos fermentáveis, logo, exigirá um pouco menos do fermento.

Por fim, no meu caso atual: soco fermento sem dó! Meus problemas acabaram!

Por exemplo, minha última batelada foram 7 sachês para 50L, considerando 8bi/g.

Mas fica caro, né?!

Por isso há 4 brassagens só utilizo Dona Benta, sem dó! Hehehehe atenua até incríveis 90%!!!

Custa R$1,5 o sachê!

Calculadora: Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend

Boa sorte e capricha nesse fermento!
Bom dia Mó!

Utilizando o Dona Benta, o sabor da cerveja fica legal?
 
Bom dia Mó!

Utilizando o Dona Benta, o sabor da cerveja fica legal?

Olá @Pepe.Denis!

Cara, a depender dos ingredientes e temperaturas, grosso modo fica mais cristalina, mais frutada, mais cítrica, lagtime curtíssima, decantação/sedimentação ótima e pode chega a 90% de atenuação!

Enfim, só é preciso pegar o jeito dela hehehehe

Por exemplo, antes eu inoculava em torno de 26°C, quando fiz isso com Dona Benta em 3h estava com forte atividade e em 6h a milhão!

Passei a inocular a 16°C ou 18°C para evitar um pouco os esteres.

E como atenua muito, quando quero com mais corpo vou para próximo de 68°C. Mas no geral prefiro mais secas.

De qualquer modo tenho gostado muito do equilíbrio que ela mantém com o malte - minha última foi uma Kölsch Black com 90% de atenuação.

Tem um vídeo dela no Instagram... fui subir o vídeo direto aqui mas é muito pesado.

Saúde!

 
Que incrível!

No começo desse ano fiz o primeiro (e unico) experimento de produzir uma cachaça.
Utilizei fermento de pão na fermentação. O produto final ficou com um aroma forte de pão.

Como foi a primeira tentativa, não sei dizer se foi algo relacionado ao processo, mas fiquei com essa má impressão do coitado do fermento..rs

Mas agora com seu sóbrio depoimento, pretendo testar em breve.

Com um pitch rate generoso, e fermentando sob pressão, creio que deve sair uma boa IPA.

Vlw mestre @_Mó_
Suas contribuições técnicas são sempre de muito valor.
 
Zerei meus problemas quando comecei fazer starter, tenho capacidade de fazer 80 litros no meu equipamento de brassagem.
Meus equipamentos para starter:
* vasilhame de 5 litros de vidro, custo R$ 70 (comprei em loja utensilhos, Erlenmeyer de 400 conto não dá.)
* Barra magnética, custo R$ 30 reais no mercado livre
* Bombinha de aquário maxxi 2000 R$ 72 reais no mercado livre

Faço starter com um pacote de fermento e uma mini brassagem de malte pilsen com OG 1036 a 1040, já fiz com extrato de malte, é mais cômodo, porém mais é caro.

Faço o cálculo de levedura no Brewfather.

Deixo a bombinha ligada o tempo todo do starter, é bom comprar um antiespumante também, porque a bombinha agita muito o mosto e causa muita espuma

Tempo do starter: 36 a 48 horas

Após isso coloco na geladeira em 24 horas para decantar a levedura.

Depois faço oxigenação do mosto no fermentador por 30 minutos com a bombinha e inoculo o fermento.

Só posso dizer uma coisa: Fermentação perfeita, já passei raiva demais com fermento seco.
Qual vasilhame vc comprou amigo? Eu to querendo comprar um desse tbm, pq meu erlenmeyer de 2L nao ta dando vazão, preciso de um de 5L tbm!
 
Qual vasilhame vc comprou amigo? Eu to querendo comprar um desse tbm, pq meu erlenmeyer de 2L nao ta dando vazão, preciso de um de 5L tbm!
Fala mestre! Comprei em casa de utilitários pra casa. É tipo vasilhame pra colocar drinks e etc. Tem até torneirinha, o que ajuda na hora de tirar e fazer starter em etapas kkkk
No mercado livre também tem pote hermetico de 5 litros, talvez sirva também.
Segue a foto do meu em ação kkkk
 

Attachments

  • 20210811_092536.jpg
    20210811_092536.jpg
    17.3 KB · Views: 18
Fala mestre! Comprei em casa de utilitários pra casa. É tipo vasilhame pra colocar drinks e etc. Tem até torneirinha, o que ajuda na hora de tirar e fazer starter em etapas kkkk
No mercado livre também tem pote hermetico de 5 litros, talvez sirva também.
Segue a foto do meu em ação kkkk
Cara o fundo dele nao é convexo? Pq se for convexo nao tem como vc colcar o peixinho, vai escorregar.... correto?
 
Back
Top