Carne marinada no lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 13, 2015
Messages
5
Reaction score
4
Pessoal, fiz uma american IPA com amarillo e citra em flor. Depois de passar o mosto para o fermentador, resolvemos usar os lúpulos que estavam na panela de fervura para marinar dois pedaços de T-bone. Coloquei um pouco de sal moído, pimenta moída e os lúpulos, e deixei no freezer por 1 mês, para assar quando a cerva estivesse prona para ser bebida. Ficou sensacional, infelizmente não fiz foto.
Mas vou repetir o processo e compartilhar imagens.
Alguém já faz algo parecido? Resultado foi bom?
 
Reaproveitar levedura e o malte para fazer pão, bolinho e ate Kibe eu já conhecia, mas usar lupulo como tempero de carne é nova. Pqp mano, passa direito essa experiencia ai pra gente fazer tbm hahaha Parabéns pela iniciativa!
 
Cara, não tem segredo. É que raramente usamos lúpulo em flor, e dessa vez fiz com dois lúpulos americanos em flor. Quando terminei a fervura, e passei o mosto para o fermentador, veio a idéia de usar o lúpulo para marinar carne. Tinha 2 pedaços de T-bone de angus, temperei levemente com sal e pimenta moídos na hora, envolvi com o lúpulo, coloquei em sacos para freezer, e deixei no freezer até que a cerveja estivesse pronta. No dia de provar, tirei a carne umas 12 horas antes, deixei na parte de baixo da geladeira e uma hora antes de assar coloquei a temperatura ambiente.
Ficou muito bom.
 
Cara, não tem segredo. É que raramente usamos lúpulo em flor, e dessa vez fiz com dois lúpulos americanos em flor. Quando terminei a fervura, e passei o mosto para o fermentador, veio a idéia de usar o lúpulo para marinar carne. Tinha 2 pedaços de T-bone de angus, temperei levemente com sal e pimenta moídos na hora, envolvi com o lúpulo, coloquei em sacos para freezer, e deixei no freezer até que a cerveja estivesse pronta. No dia de provar, tirei a carne umas 12 horas antes, deixei na parte de baixo da geladeira e uma hora antes de assar coloquei a temperatura ambiente.
Ficou muito bom.

Se fica realmente bom, só provando mesmo. Mas que a ideia é boa...isso não há dúvidas....parabéns!
 
só fiquei com uma duvida...

quando você diz ali mosto você incluiria por exemplo o fundao da panela com trub?
Se for isso poderia entao aproveitar aquilo que jogo fora para incorporar o tempero mesmo usando lupulo em pellet entao?
Me veio na cabeça algo mais agridoce combinando com tipo carne de porco
 
Eu coei o trub, usei só o lúpulo em flor, encharcado mas escorrido. Usar o trub quando fizer o mosto com lúpulo em pellet é uma possibilidade também, mas diferente. Me preocupa o fato de o lúpulo estar dissolvido no caldo, talvez corra o risco de grudar na carne e ficar amargo hora de assar.
 
bom, o que resta é testar e seguir com a saga de "como aproveitar o trub" kkk
 
Eu já fiz uma trubbier...passei em filtro para remover o excesso de trub, mandei mais meio litro de água, 100g de açúcar e restinho do fermento hidratado em uma garrafa pet. Fermenta e matura normal...decanta tudo, fica menos transparente mas são 2L a mais de sujeibreja.
 
Eu peguei uma IPA (cerca de 1,5L) que foi uma das primeiras que fiz e usei para marinar uma carne. Na hora de assar, assei em fogo baixo esperando evaporar aos poucos. Usei metade do caldo que estava no forno com a carne e usei para compor uma polenta. Ficou meio amarga e eu usei um pouco de açucar para diminuir o amargor. Ficou realmente mais suave, mas não gostei do resultado.

Em uma oportunidade anterior eu usei só a cerveja para marinar uma carne que levei para o forno. Deixei a água secar (o que ajudou quando assei a carne, deixando assar em uma temperatura mais uniforme e mais baixa) e finalizei metade na churrasqueira e metade no forno. Ficou muito bom (considerando o pouco tempo que deixei marinando).

O que quero dizer? É que a cerveja é uma boa para cozinhar, mas não usaria ela para compor um caldo. Mas se deixar ela secar, muito do amargor desaparece.
 
Back
Top