Carbonator na PET

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FabianoK

Member
Joined
Feb 19, 2014
Messages
12
Reaction score
1
Alguém já usou esse adaptador em garrafa PET? Comecei a usar pra testar as levas antes do envase e até para tomar. Acredito e estou fazendo a mesma forma de carbonatar um post mix. Já carbonataram dessa forma? Qual o procedimento que fizeram?
 
Esse vídeo deve te dar uma luz. [ame]http://m.youtube.com/watch?v=ZsBdatGpQow[/ame]
Só presta atenção para deixar um bom headspace.
 
Quando testo as levas utilizo o fundinho do balde que uso para envasar (próximo a 500ml de liquido) e sigo da seguinte maneira:

1) transfiro a cerveja para uma garrafa pet (normalmente de H2OH ou água c/ gás) sanitizada, deixando cerca de 3 dedos de "head space";
2) antes de tampar com o carbonator aperto a garrafa para que saia a maior parte do ar, e tampo a garrafa com o carbonator enquanto ela ainda esta "amassada";
3) levo a garrafa já tampada com o carbonator a geladeira/freezer, para alcançar uma temperatura próxima ao congelamento;
4) engato a pistola de CO2 e injeto uma quantidade de gás suficiente para que a garrafa estufe e "endureça";
5) desengato a pistola e chacoalho exaustivamente, até uma espuma espessa se formar onde antes existia "head space" (note que nesse momento a garrafa fica menos estufada);
6) volto a garrafa para o freezer por mais 5min;
7) abro com cuidado (o excesso de co2 solto pode fazer a cerva espumar) e testo uma pequena quantidade em um copo. Caso a cerveja ainda esteja flat, repita os pasos 4 - 7.

Não espere uma cerveja extremamente carbonatada, mas da pra quebrar um galhão. Se quiser fazer o mesmo em garrafas de 2 ou 3 litros, também é possível, mas deixe um head space igual ao que vem nas garrafas de refrigerante.

Espero ter ajudado!:mug:
 
Para contribuir com o tópico, segue outro vídeo mostrando o processo.

Duas Pet 3,3L já agiliza um churrasquinho com a família e amigos.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=3lZM3O6r4bc[/ame]
 
Fala pessoal, estou passando aqui para compartilhar minhas ultimas experiencias com o carbonator cap (diy) em garrafa pet.

Logo de cara, gostei pra caramba, mesmo usando válvulas de enchimento de baixa qualidade. O gás vazava nas laterias do bico, tinha que colocar 3 kilos de pressão para carbonatar devido a essa deficiência no bico de encher. Apesar de desperdiçar co2, era uma alternativa.... (Já tinha testado 2 outras válvulas.)

Recentemente comprei uma válvula schrader, e agora o sistema ficou top!

Zero de desperdício, encaixe perfeito, só alegria!

Agora dá para carbonatar seguindo a tabela de estilos, recomendo fortemente esta válvula, ficou muito bom!

Acredito que muita gente já passou pelo mesmo problema usando válvulas de baixa qualidade, então resolvi passar para compartilhar a dica. :tank:

Forte abraço para todos e feliz ano novo.
 

Attachments

  • 451dfb85-32e5-45a8-9a92-84ac07ccd5d2.jpg
    451dfb85-32e5-45a8-9a92-84ac07ccd5d2.jpg
    118.2 KB · Views: 280
  • 9387e730-a0ff-49bf-abe5-dc91814f65be.jpg
    9387e730-a0ff-49bf-abe5-dc91814f65be.jpg
    132.8 KB · Views: 308
ola alexandrelopes..... achei muito massa sua ideia..... como vc fez para isolar essa tampa? eu tentei fazer igual, mas vaza entre a tampa e o bico ai coloquei veda rosca, mas mesmo assim se virar a garrafa de ponta cabeça sai bem pouco liquido
 

Attachments

  • 20170807_143542.jpg
    20170807_143542.jpg
    81.4 KB · Views: 102
ola alexandrelopes..... achei muito massa sua ideia..... como vc fez para isolar essa tampa? eu tentei fazer igual, mas vaza entre a tampa e o bico ai coloquei veda rosca, mas mesmo assim se virar a garrafa de ponta cabeça sai bem pouco liquido

Adair, td joia.

Para não vazar você precisa fazer um furo de exatos 11mm, e puxar o bico com a ajuda de um alicate. Fazendo o furo nesse diâmetro não vai vazar.

Hoje eu uso tubo rígido pebd com grau alimentício no buraco do bico, para fazer a solubilidade do co2 direto no liquido, assim consigo carbonatar amostras em 15 minutos.

O motivo que me levou usar o tubo, é para a cerveja não ficar em contato com a borracha do biquinho que geralmente dá gosto.

Se quiser depois tiro umas fotos e posto.
 
Alguém já usou esse adaptador em garrafa PET? Comecei a usar pra testar as levas antes do envase e até para tomar. Acredito e estou fazendo a mesma forma de carbonatar um post mix. Já carbonataram dessa forma? Qual o procedimento que fizeram?

Eu uso e acho ótimo. Acho que ele funciona melhor se você engatar uma mangueira de 1/4" com uma pedra difusora naquele espigão que ele tem embaixo e fazer o gás entrar bem lentamente. Fica melhor do que injetar as e sacudir.

Abraço!! :mug:
 
O meu acontecia isso também, pois veio sem o-ring. Acabei pegando um o-ring que eu tinha sobrando (De torneira de fermentador) e adaptei para colocar no carbonator. Funcionou e parou de vazar.
 
Oring é uma solução. Uma solução meio idiota, mas no meu se abrir um pouco a tampa ou fechar ele para. Como se tivesse que ajustar o carbonator na rosca da garrafa para mais ou para menos e ajustar no ponto certo. Em algumas garrafas isso deu certo, não sei porque!
 
Cara, na verdade, o o-ring no fundo é o que realmente veda a garrafa. Não seria essa a função da rosca. Mas, não entendo o pq dessas coisas virem sem o ring.
 
se abrir um pouco a tampa ou fechar ele para. Como se tivesse que ajustar o carbonator na rosca da garrafa para mais ou para menos e ajustar no ponto certo
Aqui também acontece a mesma coisa. Percebi que são nas que o o-ring entra no bico da garrafa (tanto é que quando tiro o carbonator, o o-ring fica preso dentro do bico).

Comecei a não apertar com muita força, e nunca mais tive problemas :)
 
Back
Top