Carbonatei forçado, mas sinto a cerveja meio sem gas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chowisback

New Member
Joined
May 15, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
Sao paulo
E ai galera, tudo bom com vocês?...
Sou novo aqui no fórum e nas postagens... Mas gostaria de tirar uma duvida se possivel... Comprei um postmix (19L), os engates e a envasadora contra-pressão e já tinha cilindro de CO2...
Comecei a fazer carbonatação forçada na pressão de 1,65, chacoalhando o barril, deixei uns dias na geladeira ainda, fui experimentar e parece que a cerveja não tem gás (porém a espuma tá bacana) mas tá tipo meio choca... Onde errei?...

- Weiss (Receita 20L)
- Fermentação: 10 dias
- Temperatura controlada em 24ºC
- Maturação: 5 dias
- Temperatura controlada em 10ºC
- Postmix mantido em temperatura controlada em 4.5ºC
 
Não vai ser em única vez que vai conseguir incorporar o CO2 necessário. Eu repetiria o procedimento de colocar gás e chacoalhar, pelo menos umas 3 vezes, com no mínimo, algumas horas de intervalo entre os procedimentos.
 
O que importa não é a pressão que vc coloca momentaneamente, mas sim a pressão estabilizada dentro do post-mix, ou seja, no começo vc coloca 1,65 kgf, bota na geladeira. Quando vai olhar novamente, baixou, pois o CO2 do headspace foi absorvido pela breja sob refrigeração, aí tem que botar 1,65 kgf novamente. E ir fazendo isso durante uns 5 dias seguidos, 2 ou 3 vezes ao dia, até estabilizar em 1,65 kgf e não descer mais, mesmo refrigerado.

Agora, o foda é a qualidade dos medidores disponiveis no BR, já fiz varios testes e o valor do medidor é sempre abaixo do real, da carbonatação na breja. Sempre tenho que calcular cerca de 0,4 a 0,5 kgf acima do calculado para compensar esse defeito.
 
Fora a criação do acido carbônico que leva alguns dias pra se formar na cerveja depois que o gás é absorvido. Ele também da a sensação de maior "carbonatação" na lingua....e ele nem adianta chacoalhar o barril para ser criado, é processo quimico....
 
Dai Galera! vou aproveitar o post do amigo e adicionar mais uma duvida!
Foi a primeira vez q fiz carbonatação forçada (30L) e fiz o procedimento indicado e entao envazei uma garrafa... tomei e estava excelente... porem com o passar do tempo as outras garrafas estão "chocas".
Primeira dúvida é o que houve?
Segundo... tenho como corrigir?
 
Primeira coisa, vc envasou do barril para as garrafas por Contra-Pressão ou BeerGun?

Se a primeira garrafa estava bem carbonatada e o o restante com o passar do tempo "perderam" gás, consigo pensar imediatamente em alguma falha na vedação das suas garrafas, ou as tampinhas estavam velhas/borracha deteriorada ou seu arrolhador não está vedando as tampinhas na boca da garrafa com excelência. Mas, ainda temos que pensar em outras possibilidades
 
E ai galera, tudo bom com vocês?...
Sou novo aqui no fórum e nas postagens... Mas gostaria de tirar uma duvida se possivel... Comprei um postmix (19L), os engates e a envasadora contra-pressão e já tinha cilindro de CO2...
Comecei a fazer carbonatação forçada na pressão de 1,65, chacoalhando o barril, deixei uns dias na geladeira ainda, fui experimentar e parece que a cerveja não tem gás (porém a espuma tá bacana) mas tá tipo meio choca... Onde errei?...

- Weiss (Receita 20L)
- Fermentação: 10 dias
- Temperatura controlada em 24ºC
- Maturação: 5 dias
- Temperatura controlada em 10ºC
- Postmix mantido em temperatura controlada em 4.5ºC
Bom dia amigo, já fiz duas vezes a carbonatação forçada, e ficou boa, veja esse vídeo que acredito ser bem didático, a limpeza antes de colocar a cerveja é muito importante. Um abraço,
 
Detalhe, não usei garrafas e um postmix, creio que é o ideal para carbonatação...
 
Falae pessoal!

E ai galera, tudo bom com vocês?...
Comecei a fazer carbonatação forçada na pressão de 1,65, chacoalhando o barril, deixei uns dias na geladeira ainda, fui experimentar e parece que a cerveja não tem gás (porém a espuma tá bacana) mas tá tipo meio choca... Onde errei?...

Então chowisback, estou com o mesmo problema, estou fazendo a minha primeira carbonatação forçada e estou tendo a mesma impressão de falta de gás, a minha é uma Belgian Golden Ale.

O que importa não é a pressão que vc coloca momentaneamente, mas sim a pressão estabilizada dentro do post-Agora, o foda é a qualidade dos medidores disponiveis no BR, já fiz varios testes e o valor do medidor é sempre abaixo do real, da carbonatação na breja. Sempre tenho que calcular cerca de 0,4 a 0,5 kgf acima do calculado para compensar esse defeito.

Eu estou suspeitando do meu regulador de pressão tb como o JuniorBolzani falou, não estou confiando mto que está correto, o meu é um mini cilindro que comprei da China numa coletivas de cerveja, vou precisar levar em algum lugar para pessoal verificar se está tudo certo, daí no caso eu joguei para cima tb o valor, usei aquele PDF famoso de carbonatação forçada, peguei o valor e subi 0.5 kgf. Mas o que mais ajudou foi realmente fazer o processo de adicionar o gás e chacoalhar por 3 dias seguidos, na primeira vez fiz só 1 dia como tem video no youtube e não virou nada. Após 3 dias ainda não está 100%, mas bem melhor, mas ainda pode melhorar, estou fazendo outros testes na cerveja que sobrou no barril, hoje é o 4º dia, vamos ver como ela fica. O esquema é ir testando, já que nada na cerveja é simples! =)

Abraços.
 
Primeira coisa, vc envasou do barril para as garrafas por Contra-Pressão ou BeerGun?

Se a primeira garrafa estava bem carbonatada e o o restante com o passar do tempo "perderam" gás, consigo pensar imediatamente em alguma falha na vedação das suas garrafas, ou as tampinhas estavam velhas/borracha deteriorada ou seu arrolhador não está vedando as tampinhas na boca da garrafa com excelência. Mas, ainda temos que pensar em outras possibilidades

Adaptei a o tubo de envase na saida de liquido do borril e coloquei 0,2 de pressão só para empurrar a ceva...
Qto as tampas... nunca tive esse problema fazendo prime... por isso acho que não seja o motivo.

Realmente não sei o que houve...
 
Dai Galera! vou aproveitar o post do amigo e adicionar mais uma duvida!
Foi a primeira vez q fiz carbonatação forçada (30L) e fiz o procedimento indicado e entao envazei uma garrafa... tomei e estava excelente... porem com o passar do tempo as outras garrafas estão "chocas".
Primeira dúvida é o que houve?
Segundo... tenho como corrigir?
Boa noite, amigo! Tive esse problema em diversas levas! Acho que o grande problema seja a estabilização da espuma no barril/postmix. Vá fazendo a carbonatação + chacoalhar até ela literalmente estabilizar na pressão desejada. Creio que (no meu caso) algo entre 1,7 está bom. Medidor Br mesmo.
Se mesmo assim vc perceber que tem gás mas não forma estou.a, mantenha ela em geladeira alguns dias, em temperatura baixa, por uns 10 dias.
Se for em temperatura ambiente uns 20 que melhora a formacao caso o envase já tenha ocorrido para as duas citações citadas.
Talvez não chegue no desejado, mas melhora.
 
Adaptei a o tubo de envase na saida de liquido do borril e coloquei 0,2 de pressão só para empurrar a ceva...
Qto as tampas... nunca tive esse problema fazendo prime... por isso acho que não seja o motivo.

Realmente não sei o que houve...

Então pode ser que vc está perdendo CO2 incorporado durante o processo... No meu primeira envase com contra-pressão não me atentei a esse fato, enchi todas as garrafas e só fui arrolhar todas juntas, no fim do processo todo... Resultado, as primeiras garrafas perderam gás, ficaram quase flat. Pense em como vc estaria perdendo CO2 e se isso é possível no seu caso.
 
Back
Top