Carbonatar no growler...pode?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cabron

Active Member
Joined
Jun 25, 2016
Messages
29
Reaction score
7
Aloha galera...

Dá pra carbonatar no growler direto? Tenho um de 2 litros e já queria mandar direto pra lá. ..rsrsrs

Obs . Não achei outro post desse assunto, se ja tiver algum e eu nao vi foi mal!!

Valeu!!
 
Pode sim, utilize a mesma quantidade de açúcar que utilizaria pra garrafa.

O único "problema" é que vc provavelmente não vai conseguir separar a borra do fundo do growler, pois a cada servida vai agitar o liquido.
E na garrafa vc consegue tirar todo liquido sem agitar a borra.

Abs
 
Aloha galera...

Dá pra carbonatar no growler direto? Tenho um de 2 litros e já queria mandar direto pra lá. ..rsrsrs

Obs . Não achei outro post desse assunto, se ja tiver algum e eu nao vi foi mal!!

Valeu!!
Toma cuidado, nem todo growler suporta a pressão da carbonatação via priming.
 
Eu já tentei fazer isso num growler de 2 litros de vidro com tampa plástica. Não funcionou direito, a tampa não veda totalmente e a cerveja acabou ficando com pouca carbonatação.
Agora eu vi um vídeo do canal Cerveja Fácil que eles usam aqueles de 1 L com tampa tipo batoque e parece que segurou bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Toma cuidado, nem todo growler suporta a pressão da carbonatação via priming.

Boa dica!! dei uma olhada e parece que esse growler aguenta 5,5kgf/cm3...acho que vai rolar!!
 
Eu já tentei fazer isso num growler de 2 litros de vidro com tampa plástica. Não funcionou direito, a tampa não veda totalmente e a cerveja acabou ficando com pouca carbonatação.
Agora eu vi um vídeo do canal Cerveja Fácil que eles usam aqueles de 1 L com tampa tipo batoque e parece que segurou bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O meu é daquela tampa flip-top, então deve segurar bem!! Vou testar e depois aviso aqui!!

abraço
 
Faço regularmente com cerâmica e tampa flip-top e tb com vidro tampa de rosca. Sempre deu certo, carbonatação OK e sem acidentes (por enquanto).

Mas toda vez que faço dá um certo medo de dar merda.
 
Já envasei growler após fazer o priming é nunca tive problemas

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Bom, no meu caso funcionou. :)

Embora a espuma ainda não estivesse no auge, a cerveja carbonatou legal no no growler. E sem o problema de levantar a levedura ao servir.
a93ee4b0a03ed936886cc2d27c92dd3a.jpg


Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Tenho dois growlers de 1,89l. Um com tampa metálica e outro com tampa plástica.

Já fiz dois primmings no de tampa metálica e ficou ótimo. No de tampa plástica eu fiz uma vez só e a ceva ficou flat, não segurou a carbonatação.

Não sei se foi pura coincidência ou se foi realmente por causa das tampas (o que acho mais provável).

Abraço!
 
Eu já tentei fazer isso num growler de 2 litros de vidro com tampa plástica. Não funcionou direito, a tampa não veda totalmente e a cerveja acabou ficando com pouca carbonatação.
Agora eu vi um vídeo do canal Cerveja Fácil que eles usam aqueles de 1 L com tampa tipo batoque e parece que segurou bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu tenho desses de 1L com tampa de rosca e batoque. Não veda 100%. Na última leva usei vários para fazer o priming. Algumas ficaram boas e outras não carbonataram direito.

Se alguém aí tiver alguma fica para melhorar a vedação nesse tipo de garrafa...
 
Eu tenho desses de 1L com tampa de rosca e batoque. Não veda 100%. Na última leva usei vários para fazer o priming. Algumas ficaram boas e outras não carbonataram direito.

Se alguém aí tiver alguma fica para melhorar a vedação nesse tipo de garrafa...
Eliseu, será que o problema de vedação ruim que você detectou aí não seria de um batoque de má qualidade? Pergunto isso porque a Cerveja Coruja Viva é envasada nestas garrafas e em princípio se tivesse algum problema eles teriam parado de usar.

Estava decidido a utilizar estas garrafas mas se houver problema terei que rever.
 
Sim, é bem provável. Porém, não sei se encontramos um "batoque de boa qualidade". A primeira vista são todos iguais.
Estou usando os que vieram com as garrafas, que comprei numa loja de vidros aqui do Rio. E nem todos estão ruins; algumas das que engarrafei ficaram boas.

Tem muito tempo que não vejo a Coruja de 1 litros e não lembro como era a tampa.

Eu vi um cara que vende no ML essas garrafas com uma tampa metálica, que tem uma vedação interna na própria tampa (tipo as tampinhas normais) e não usa batoque. Como você ainda não comprou, de repente vale a pena testar essas.

Eu me ferrei porque as primeiras 2 que comprei funcionaram bem. Aí fui logo e comprei mais 10. Agora se eu não achar uma forma de vedar direito, vou ficar com isso encalhado.

Estou tentando achar algum tipo de disco de plástico para colocar sobre o batoque. Ou então, na próxima leva, vou tentar meter uma fita adesiva forte sobre o batoque e depois fechar com a tampa por cima.
 
Já pesquisei no ML mas não achei nada parecido. Você ainda tem o link da tampa metálica?

Quando falei sobre a má qualidade do batoque estava pensando em um batoque reutilizado que aos poucos vai ficando meio "mordido", com pontas e aí prejudica na vedação. Realmente para um produto novo eu também não saberia dizer o que é um batoque de boa ou de má qualidade.

A única coisa que me vem à cabeça é que quanto mais espessa e reta for a borda do batoque, como essa aqui da foto*, maior chance de ter uma boa vedação:

batoque-bolha-01.jpg


* Este batoque é de um tamanho diferente para um frasco diferente, mas ilustra o que imagino ser algo que possa resolver.
 
Eliseu, será que o problema de vedação ruim que você detectou aí não seria de um batoque de má qualidade? Pergunto isso porque a Cerveja Coruja Viva é envasada nestas garrafas e em princípio se tivesse algum problema eles teriam parado de usar.

Estava decidido a utilizar estas garrafas mas se houver problema terei que rever.

Procurei um Coruja de 1L pra comprar e ver como eles fecham a garrafa. Só que eles mudaram a garrafa para uma própria. Rs. Agora usam tampinha metálica de garrafas comuns. Foto em anexo.
 

Attachments

  • coruja.jpg
    coruja.jpg
    104.2 KB · Views: 95
Procurei um Coruja de 1L pra comprar e ver como eles fecham a garrafa. Só que eles mudaram a garrafa para uma própria. Rs. Agora usam tampinha metálica de garrafas comuns. Foto em anexo.

Poxa, péssima notícia. Se mudaram o projeto provavelmente não estavam satisfeitos com a garrafa anterior. Vou ter que fazer um teste.
 
Salve confrades!
Realizei minha terceira brassagem e envasei um growler de 1,89L com a cerva e também fiz o primming nele. Enquanto as cervas envazadas nas garrafas que foram arrolhadas ficaram com uma alta carbonatação, a do growler ficou beeeem flat.
E olha que ainda fiz uma gambiarra passando várias camadas de fita isolante botando pressão por cima da tampa, mas pelo visto vazou do mesmo jeito...
O growler é aquele de tampa plástica que vende no clube do malte.
Bom, essa foi a minha experiência. Espero ter ajudado. :rockin:
 
Seria desse estilo?

growler-i-love-ipa-2l-87249.jpg


Se for desse aí eu realmente suspeito que ele não sirva pra carbonatar mesmo já que a tampa plástica não veda muito bem.
 
Esses growler americanos de vidro quando tem o logo "serigrafado" geralmente não aguentam muita pressão. Pois no processo de serigrafia, pra tinta grudar no vidro ele vai pra um forno e acaba destemperando o vidro, deixando ele mais fragil.

Agora se o seu growler for limpo de fabrica, toca ficha.
 
Esses growler americanos de vidro quando tem o logo "serigrafado" geralmente não aguentam muita pressão. Pois no processo de serigrafia, pra tinta grudar no vidro ele vai pra um forno e acaba destemperando o vidro, deixando ele mais fragil.

Agora se o seu growler for limpo de fabrica, toca ficha.
Olha, não vou nem entrar no mérito do que você falou de que o problema seria a serigrafia mas certamente não é este o problema do membro acima, até porque as garrafas de 1L da Coruja são serigrafadas e nem por isso elas perdem a carbonatação.

Em resumo: o gás vaza pela má vedação da tampa de plástico e não pelo vidro.
 
Salve confrades!
Realizei minha terceira brassagem e envasei um growler de 1,89L com a cerva e também fiz o primming nele. Enquanto as cervas envazadas nas garrafas que foram arrolhadas ficaram com uma alta carbonatação, a do growler ficou beeeem flat.
E olha que ainda fiz uma gambiarra passando várias camadas de fita isolante botando pressão por cima da tampa, mas pelo visto vazou do mesmo jeito...
O growler é aquele de tampa plástica que vende no clube do malte.
Bom, essa foi a minha experiência. Espero ter ajudado. :rockin:

Fiz priming num desses também e a cerveja também não carbonatou direito. Coloquei mais uma dose de açúcar, enchi de veda rosca e apertei bem a tampa. Esqueci do growler no armário, por um mês mais ou menos. Abri ontem e estava bem carbonatada a cerveja.
Apesar dessa tentativa de "re-priming" com veda rosca ter funcionado, eu não vou tentar de novo.
 
Aloha galera...



Dá pra carbonatar no growler direto? Tenho um de 2 litros e já queria mandar direto pra lá. ..rsrsrs



Obs . Não achei outro post desse assunto, se ja tiver algum e eu nao vi foi mal!!



Valeu!!



Já carbonatei no growler de 2 litros sem problemas com tampas de alumínio... e tive problemas com tampa de plástico se batoque.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Recentemente comprei um growler inox (1.9l) com flipt-flopt no Aliexpress, fiz priming de 6g/L para uma English Strong Bitter, não tive problemas, cerveja carbonatou normalmente.
 
Galera, uma vi uma garrafa e fiquei atentado.

Eu comprei um suco de uva daqueles de 1,5l e fiquei olhando para a garrafa quando acabou o suco.

Alguém já tentou carbonatar ali? tem tampa de metal de rosca com vedante, me parece que segura, não se a pressão né.

Se alguém tiver feito já poderia relatar aqui????

Valeu, abraços!
 
Galera, uma vi uma garrafa e fiquei atentado.

Eu comprei um suco de uva daqueles de 1,5l e fiquei olhando para a garrafa quando acabou o suco.

Alguém já tentou carbonatar ali? tem tampa de metal de rosca com vedante, me parece que segura, não se a pressão né.

Se alguém tiver feito já poderia relatar aqui????

Valeu, abraços!
teste com agua com açúcar e fermento de pão.
 
Recentemente comprei um growler inox (1.9l) com flipt-flopt no Aliexpress, fiz priming de 6g/L para uma English Strong Bitter, não tive problemas, cerveja carbonatou normalmente.

Amigo, estou com 2 kegs de inox carbonatabdo em temperatura ambiente com a tampa válvula de escape da ikeg (segundo eles ao ultrapassar 30psi ela expulsa automaticamente). A dúvida que tenho:
1- posso fazer igualmente na garrafa em relação a tempo de carbonataçao?
2- quando for consumir, preciso tirar a pressão pela válvula de alívio e conectar a tampa com válvula da torneira e regulador de CO2 e colocar na pressão ideal para servir?

Peço ajuda aos amigos do fórum!

Desde já agradeço!
 
Bom dia galera, recuperando esse tópico pois hoje me surgiu uma dúvida.. Andei lendo alguns outros tópicos mas não encontrei respostas que solucionassem..
Alguém já fez refermentação para carbonatar com açúcar direto nos growlers pet? (Aqueles que os bares fornecem para levarmos breja pra casa, como o da foto anexa)
Sei que quando levamos deles do bar, não dura muito pois a breja já sai carbonatada da torneira para o pet, e após abrirmos em uns 3 dias já era... Agora e se carbonatarmos direto nele, e depois de pronto abrir e tomar será que fica bom? Quanto a pressão creio que aguente tranquilo...
 

Attachments

  • g.jpg
    g.jpg
    20.6 KB · Views: 5
Bom dia galera, recuperando esse tópico pois hoje me surgiu uma dúvida.. Andei lendo alguns outros tópicos mas não encontrei respostas que solucionassem..
Alguém já fez refermentação para carbonatar com açúcar direto nos growlers pet? (Aqueles que os bares fornecem para levarmos breja pra casa, como o da foto anexa)
Sei que quando levamos deles do bar, não dura muito pois a breja já sai carbonatada da torneira para o pet, e após abrirmos em uns 3 dias já era... Agora e se carbonatarmos direto nele, e depois de pronto abrir e tomar será que fica bom? Quanto a pressão creio que aguente tranquilo...
é bem tranquilo carbonatar nesses growlers pet eles aguentam até mais pressão que garrafas comum, já fiz priming algumas vezes nelas e não senti diferença da garrafa normal.
 
Tranquilo irmão. Logicamente, depende do growler, mas esse aí da foto já fiz primming várias vezes, inclusive reutilizando, que não deu problema nenhum. Certifique-se apenas de duas coisas: 1) o vedante (disquinho de plástico dentro da tampinha) tem que estar em bom estado; 2) feche bem a tampa no momento do envase. Aí é só alegria.
 
Tranquilo irmão. Logicamente, depende do growler, mas esse aí da foto já fiz primming várias vezes, inclusive reutilizando, que não deu problema nenhum. Certifique-se apenas de duas coisas: 1) o vedante (disquinho de plástico dentro da tampinha) tem que estar em bom estado; 2) feche bem a tampa no momento do envase. Aí é só alegria.
Show, já peguei dois emprestados aqui de um brother que tem um bar pra fazer um teste! Valeu!
 
Eu já tentei fazer isso num growler de 2 litros de vidro com tampa plástica. Não funcionou direito, a tampa não veda totalmente e a cerveja acabou ficando com pouca carbonatação.
Agora eu vi um vídeo do canal Cerveja Fácil que eles usam aqueles de 1 L com tampa tipo batoque e parece que segurou bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Po
 
E aí galera, voltei aqui para deixar o relato do teste... Acabei envasando 3L (em 3 growlers daqueles plásticos mais baratinhos que fornecem nos bares, tampa PET comum) e pra minha surpresa deu 66,6 certo... Digo isso pois, em dois deles a breja ficou perfeita, 15 dias depois porém em um deles não carbonatou bem. o aperto das tampas estava bem feito, deu até trabalho para abrir eles, porém não voltarei a fazer dessa maneira, talvez haja falha na vedação, enfim... Vai na sorte.
 
E aí galera, voltei aqui para deixar o relato do teste... Acabei envasando 3L (em 3 growlers daqueles plásticos mais baratinhos que fornecem nos bares, tampa PET comum) e pra minha surpresa deu 66,6 certo... Digo isso pois, em dois deles a breja ficou perfeita, 15 dias depois porém em um deles não carbonatou bem. o aperto das tampas estava bem feito, deu até trabalho para abrir eles, porém não voltarei a fazer dessa maneira, talvez haja falha na vedação, enfim... Vai na sorte.

Pode comprar tampas novas. Eu uso esses growlers pet para envasar e faço até carbonatação forçada neles. Tanto os growlers como as tampas extras comprei no Mercado Livre.
 
Pode comprar tampas novas. Eu uso esses growlers pet para envasar e faço até carbonatação forçada neles. Tanto os growlers como as tampas extras comprei no Mercado Livre.
Cara, vou fazer esse teste, to esperando a cerveja acabar de fermentar e vou tentar carbonatar forçado direto na pet com o carbonator. Mas me tira uma duvida, vc enche todas as garrafas primeiro, e depois carbonata ou vc enche e carbonata uma por vez ? Sei que é uma pergunta boba mas fico com essa questão em como fazer.
 
Back
Top