1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Carbonatador Rápido

Discussão em 'DIY - Projetos "faça você mesmo"' iniciado por paulobortolin, 30/12/17.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 30/12/17 #1

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15
    Olá pessoal. Faço a carbonatação forçada a bastante tempo. Mas ficar chacoalhando barril de 50 litros não é uma tarefa bacana, nem ficar esperando vários dias carbonatando lentamente. Então decidi construir um carbonatador rápido semelhante ai Quick Carb da Blichmann, só que bem mais barato.
    Usei uma base de plástico sólida, de polipropileno, que é bem leve e fácil de trabalhar. Comprei na China uma bomba sanitária de 5A e 12V. A essa bomba, são conectadas um mangueira de entrada da cerveja, que se conecta na saída do post mix (conector preto). Da bomba, a cerveja é impulsionada para um T de inox, onde existe uma pedra difusora de inox, que entrega o CO2 sob pressão, de acordo com a tabela padrão, regulada no manômetro do torpedo. Então a cerveja retorna com as bolhas de CO2 para o post mix pela mangueira com conector cinza, no que seria a entrada de gas do post mix
    Minha experiência com ele está sendo muito satisfatória. Leva aproximadamente 40 minutos para carbonatar a cerveja, porém recomendo tomar depois de um dia, pois a carbonatação se estabiliza, produz menos espuma ao servir na torneira e a sensação é mais parecida com uma carbonatação mais lenta. Agora adquiri dois adaptadores para usar o carbonatador com barris comuns, que são inseridos na extratora e pode ser usado com os conectores normais de post mix. Um grande abraço a todos, e desculpem a qualidade das fotos.

Arquivos Anexados:

8 pessoas curtiram isso.
  2. 30/12/17 #2

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

luiz_fernandoh

Well-Known Member

Afiliado:
    6/4/16
    Curtidas Recebidas:
    8
    legal cara.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

3. 31/12/17 #3

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    68
    Muito bom!
    Parabéns e obrigado por compartilhar!

Poderia colocar o link do anúncio onde comprou a bomba?

Obrigado

4. 1/1/18 #4

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15
  5. 3/5/18 #5

Leonardo Marques

Leonardo Marques

Leonardo Marques

New Member

Afiliado:
    3/5/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Bom dia Galera;
    Também montei um sistema desses, comprei td na china. Mas vou usar no barril de pet com a válvula tipo S, ainda não testei o sistema. Pretendo usá-lo hoje.

6. 4/5/18 #6

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    118
    Uma dúvida quanto a pressão do CO2: Esse método de carbonatação rápida segue a mesma tabela (relação entre pressão do CO2 e temperatura da cerveja) da carbonatação forçada pelo método tradicional?

7. 9/5/18 #7

rlcout

rlcout

rlcout

Well-Known Member

Afiliado:
    3/1/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    1 pessoa curtiu isso.
  8. 10/5/18 #8

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    118
    Minha ideia é fazer a carbonatação com o barril na geladeira com a temperatura controlada, creio que assim seja mais preciso.

9. 4/6/18 #9

lgdario

lgdario

lgdario

Well-Known Member

Afiliado:
    5/12/15
    Curtidas Recebidas:
    13
    Parabéns amigo. Comprei os materiais para fazer. Assim q montar, posto uma foto. Obrigado por compartilhar.

10. 6/6/18 #10

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15
    Bruno, desculpe, não tinha visto sua pergunta.
    Teoricamente, deveria seguir a tabela de carbonatação. Então, se a cerveja estiver a 2ºC, a pressão seria de 0,86 bar para carbonatar a 2,4 volumes de CO2. Porém, na pratica, isso teria que ficar carbonatando por um período maior, e fique com medo de queimar a bomba. Então tenho feito como na carbonatação rápida: coloco 2,5 bar por 40 a 50 minutos e tenho obtido resultados bem uniformes e satisfatórios. Em caso de hipercarbonatação, deve-se aliviar a pressão na valvula da extratora. Um abraço

1 pessoa curtiu isso.
  11. 6/6/18 #11

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    118
    Valeu, obrigado pela informação. Pretendo montar um desses logo que eu puder.

12. 7/8/18 #12

dedetoledo

dedetoledo

dedetoledo

Member

Afiliado:
    3/10/17
    Curtidas Recebidas:
    2
    Bom dia Paulo. Essa bomba é nesse preço de R$83,00 mesmo? Barata heim? Muito bom ter visto esse post seu. Estou começando a montar meu equipamento pra carbonatação. Ainda tinha comprado só a "bala" de CO2. Vc poderia mandar uma foto só da base plástica montada, pra eu me atentar mais aos detalhes do T e da bomba montados?
    Cerveja artesanal é a melhor droga inventada pelo ser Humano!!! #ViciadoEmHomeBrew

13. 18/8/18 #13

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15

Arquivos Anexados:

1 pessoa curtiu isso.
  14. 18/8/18 #14

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15
    DEDETOLEDO
    Desculpe pela demora nas fotos. Mas não tem segredo. Peguei uma tábua de carne nova da patroa (sem ela saber, claro) e cortei com um arco de serra na medida que precisava. Fixei a bomba com 4 parafusos com porcas embutidas (pra não riscar as mesas) e coloquei o T em cima de uma pequena plataforma retangular do mesmo plastico, para ficar na mesma altura da bomba. Esse retângulo eu fixei com superbonder. O T eu fixei com 2 enforca gatos que passam por furos pela plataforma maior. Detalhe importante as ventosas em baixo, porque quando está carbonatando, a bomba vibra e faz o equipamento se mover sozinho. Uma opção também seria amarrar uma corda de plástico e pendurar o equipamento no postmix, resolveria o problema também. Um abraço

2 pessoas curtiram isso.
  15. 23/8/18 #15

Kesley Uchoa

Kesley Uchoa

Kesley Uchoa

New Member

Afiliado:
    22/5/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa tarde paulobortolin! Você pode me dizer quais as dimensões da mangueira, tamanho do tee, bitola dos espigões? Vou comprar tudo pela internet e não quero errar Rsrsrs

16. 16/9/18 #16

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15
    Tee de 1/2 polegada, já vem pronto da China com a pedra difusora e 2 espigões de 1/4. As mangueiras de silicone pra cerveja são de 3/8 se não me engano. Abs

17. 18/9/18 #17

kunzel

kunzel

kunzel

Member

Afiliado:
    7/2/16
    Curtidas Recebidas:
    9
    Última edição: 18/9/18
  18. 26/9/18 #18

paulobortolin

paulobortolin

paulobortolin

Member

Afiliado:
    25/7/17
    Curtidas Recebidas:
    15
    Olá
    Não sei responder ao certo. Acho que a potência é importante porque a bomba tem que circular a cerveja empurrando ela contra a pressao do co2, então talvez uma menos potente não dê conta ou superaqueça. Abs

1 pessoa curtiu isso.
  19. 27/9/18 #19

brys

brys

brys

New Member

Afiliado:
    13/7/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá,
    Já pensei em fazer esse método, ultimamente tenho feito no postmix de 19L chacoalhando mesmo, a 0º coloco o manometro a 2,5 kg de pressão durante 1 minuto e já fica a 0,5 de co2 essa é a minha experiencia outra coisa que da pra fazer no postmix ainda é colocar a pedra difusora na tampa carbonatadora para postmix ai nao precisaria ficar chacoalhando o barril https://produto.mercadolivre.com.br...arbonataco-para-postmix-cerveja-artesanal-_JM . agora no caso você quer fazer em barril de 50 litros, eu compraria um pescador do barril e cortaria ele para colocar a pedra difusora e colocaria o gás pela saida do liquido e deixaria no frio e seguindo a tabela de carbonatação de acordo com a temperatura se estiver a 0º colocar a 0,5 bar. mas é claro que pra acelerar o processo nos primeiros minutos colocaria uns 3 bar de inicio pois são 50 litros depois iria baixando a 0,5 bar e colocaria no frio e deixava conectado, depois de carbonatado trocaria o sifão para o original para servir. O dificil é saber o tempo que precisa ficar conectado a 3 bar pra carbonatar um barril inteiro. no postmix eu sei que é deitado a 0º 2,5 bar por 1 minuto.
    coloquem as esperiencias de vcs em carbonatação forçada.
    Abraço!

20. 28/9/18 #20

alekali

alekali

alekali

Member

Afiliado:
    9/2/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Oi pessoal.
    Eu não tenho pedra difusora.
    Mas adaptei uma mangueira rígida que parte do manômetro com um adaptador pinlock PRETO, o qual eu conecto diretamente na saída de cerveja do barril já cheio e gelado.
    Ou seja: o CO2 à 2 bar entra diretamente pro fundo do barril e sobe passando pelo líquido, o que aumenta bastante a absorção e dispensa chacoalhar o barril (ou usar pedra difusora). Deixo durante 3 a 5 minutos. Força do hábito, chacoalho algumas vezes pra ver o nível baixar no manômetro e se reequilibrar em 2 bar. Em seguida, deixo conectado pelo menos 24h na minha pressão de serviço (1 bar);
    Sugiro fazer atenção a duas coisas: 1) se possível, utilizem uma válvula de não-retorno, para evitar que a cerveja volte pro manômetro; e 2) abram o CO2 na linha antes de conectar o pinlock no barril.
    Tem funcionado bem.
    O próximo passo será criar uma linha com 3 ou 4 saídas de CO2 pinlock para poder carbonatar mais barris ao mesmo tempo (no meu caso, minha produção ainda é pequena para um maquinário profissional - bem mais caro - mas já suficiente pra ter que optimizar o tempo e fazer mais de uma vez).
    Obrigada por compartilhar as experiências.
    Alê

Compartilhe esta Página