Carbonatador Rápido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

phbortolin

Member
Joined
Jul 25, 2017
Messages
23
Reaction score
18
Olá pessoal. Faço a carbonatação forçada a bastante tempo. Mas ficar chacoalhando barril de 50 litros não é uma tarefa bacana, nem ficar esperando vários dias carbonatando lentamente. Então decidi construir um carbonatador rápido semelhante ai Quick Carb da Blichmann, só que bem mais barato.
Usei uma base de plástico sólida, de polipropileno, que é bem leve e fácil de trabalhar. Comprei na China uma bomba sanitária de 5A e 12V. A essa bomba, são conectadas um mangueira de entrada da cerveja, que se conecta na saída do post mix (conector preto). Da bomba, a cerveja é impulsionada para um T de inox, onde existe uma pedra difusora de inox, que entrega o CO2 sob pressão, de acordo com a tabela padrão, regulada no manômetro do torpedo. Então a cerveja retorna com as bolhas de CO2 para o post mix pela mangueira com conector cinza, no que seria a entrada de gas do post mix
Minha experiência com ele está sendo muito satisfatória. Leva aproximadamente 40 minutos para carbonatar a cerveja, porém recomendo tomar depois de um dia, pois a carbonatação se estabiliza, produz menos espuma ao servir na torneira e a sensação é mais parecida com uma carbonatação mais lenta. Agora adquiri dois adaptadores para usar o carbonatador com barris comuns, que são inseridos na extratora e pode ser usado com os conectores normais de post mix. Um grande abraço a todos, e desculpem a qualidade das fotos.
 

Attachments

  • IMG_20171230_100926225.jpg
    IMG_20171230_100926225.jpg
    223.7 KB · Views: 1,104
  • IMG_20171230_100943999.jpg
    IMG_20171230_100943999.jpg
    203 KB · Views: 1,075
  • IMG_20171230_101041924.jpg
    IMG_20171230_101041924.jpg
    223.8 KB · Views: 1,000
Olá pessoal. Faço a carbonatação forçada a bastante tempo. Mas ficar chacoalhando barril de 50 litros não é uma tarefa bacana, nem ficar esperando vários dias carbonatando lentamente. Então decidi construir um carbonatador rápido semelhante ai Quick Carb da Blichmann, só que bem mais barato.
Usei uma base de plástico sólida, de polipropileno, que é bem leve e fácil de trabalhar. Comprei na China uma bomba sanitária de 5A e 12V. A essa bomba, são conectadas um mangueira de entrada da cerveja, que se conecta na saída do post mix (conector preto). Da bomba, a cerveja é impulsionada para um T de inox, onde existe uma pedra difusora de inox, que entrega o CO2 sob pressão, de acordo com a tabela padrão, regulada no manômetro do torpedo. Então a cerveja retorna com as bolhas de CO2 para o post mix pela mangueira com conector cinza, no que seria a entrada de gas do post mix
Minha experiência com ele está sendo muito satisfatória. Leva aproximadamente 40 minutos para carbonatar a cerveja, porém recomendo tomar depois de um dia, pois a carbonatação se estabiliza, produz menos espuma ao servir na torneira e a sensação é mais parecida com uma carbonatação mais lenta. Agora adquiri dois adaptadores para usar o carbonatador com barris comuns, que são inseridos na extratora e pode ser usado com os conectores normais de post mix. Um grande abraço a todos, e desculpem a qualidade das fotos.
legal cara.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Muito bom!
Parabéns e obrigado por compartilhar!

Poderia colocar o link do anúncio onde comprou a bomba?

Obrigado
 
Bom dia Galera;
Também montei um sistema desses, comprei td na china. Mas vou usar no barril de pet com a válvula tipo S, ainda não testei o sistema. Pretendo usá-lo hoje.
 
Uma dúvida quanto a pressão do CO2: Esse método de carbonatação rápida segue a mesma tabela (relação entre pressão do CO2 e temperatura da cerveja) da carbonatação forçada pelo método tradicional?
 
Esse sistema funciona sim. O ideal seria que na saída da mistura tivesse uma pedra de inox:
https://pt.aliexpress.com/item/Home...23d1-4728-981d-b69e1351fb1d&priceBeautifyAB=0

outra coisa: usar sempre a tabela de carbonatação (pressão temperatura) e tomar muito cuidado com o tempo de carbonatação. se a cerveja for esquentando corre o risco da pressão ficar maior e voltar cerveja para o regulador.

Minha ideia é fazer a carbonatação com o barril na geladeira com a temperatura controlada, creio que assim seja mais preciso.
 
Olá pessoal. Faço a carbonatação forçada a bastante tempo. Mas ficar chacoalhando barril de 50 litros não é uma tarefa bacana, nem ficar esperando vários dias carbonatando lentamente. Então decidi construir um carbonatador rápido semelhante ai Quick Carb da Blichmann, só que bem mais barato.
Usei uma base de plástico sólida, de polipropileno, que é bem leve e fácil de trabalhar. Comprei na China uma bomba sanitária de 5A e 12V. A essa bomba, são conectadas um mangueira de entrada da cerveja, que se conecta na saída do post mix (conector preto). Da bomba, a cerveja é impulsionada para um T de inox, onde existe uma pedra difusora de inox, que entrega o CO2 sob pressão, de acordo com a tabela padrão, regulada no manômetro do torpedo. Então a cerveja retorna com as bolhas de CO2 para o post mix pela mangueira com conector cinza, no que seria a entrada de gas do post mix
Minha experiência com ele está sendo muito satisfatória. Leva aproximadamente 40 minutos para carbonatar a cerveja, porém recomendo tomar depois de um dia, pois a carbonatação se estabiliza, produz menos espuma ao servir na torneira e a sensação é mais parecida com uma carbonatação mais lenta. Agora adquiri dois adaptadores para usar o carbonatador com barris comuns, que são inseridos na extratora e pode ser usado com os conectores normais de post mix. Um grande abraço a todos, e desculpem a qualidade das fotos.

Parabéns amigo. Comprei os materiais para fazer. Assim q montar, posto uma foto. Obrigado por compartilhar.
 
Uma dúvida quanto a pressão do CO2: Esse método de carbonatação rápida segue a mesma tabela (relação entre pressão do CO2 e temperatura da cerveja) da carbonatação forçada pelo método tradicional?
Bruno, desculpe, não tinha visto sua pergunta.
Teoricamente, deveria seguir a tabela de carbonatação. Então, se a cerveja estiver a 2ºC, a pressão seria de 0,86 bar para carbonatar a 2,4 volumes de CO2. Porém, na pratica, isso teria que ficar carbonatando por um período maior, e fique com medo de queimar a bomba. Então tenho feito como na carbonatação rápida: coloco 2,5 bar por 40 a 50 minutos e tenho obtido resultados bem uniformes e satisfatórios. Em caso de hipercarbonatação, deve-se aliviar a pressão na valvula da extratora. Um abraço
 
Bruno, desculpe, não tinha visto sua pergunta.
Teoricamente, deveria seguir a tabela de carbonatação. Então, se a cerveja estiver a 2ºC, a pressão seria de 0,86 bar para carbonatar a 2,4 volumes de CO2. Porém, na pratica, isso teria que ficar carbonatando por um período maior, e fique com medo de queimar a bomba. Então tenho feito como na carbonatação rápida: coloco 2,5 bar por 40 a 50 minutos e tenho obtido resultados bem uniformes e satisfatórios. Em caso de hipercarbonatação, deve-se aliviar a pressão na valvula da extratora. Um abraço

Valeu, obrigado pela informação. Pretendo montar um desses logo que eu puder.
 
Bom dia Paulo. Essa bomba é nesse preço de R$83,00 mesmo? Barata heim? Muito bom ter visto esse post seu. Estou começando a montar meu equipamento pra carbonatação. Ainda tinha comprado só a "bala" de CO2. Vc poderia mandar uma foto só da base plástica montada, pra eu me atentar mais aos detalhes do T e da bomba montados?
Cerveja artesanal é a melhor droga inventada pelo ser Humano!!! #ViciadoEmHomeBrew
 
Bom dia Paulo. Essa bomba é nesse preço de R$83,00 mesmo? Barata heim? Muito bom ter visto esse post seu. Estou começando a montar meu equipamento pra carbonatação. Ainda tinha comprado só a "bala" de CO2. Vc poderia mandar uma foto só da base plástica montada, pra eu me atentar mais aos detalhes do T e da bomba montados?
Cerveja artesanal é a melhor droga inventada pelo ser Humano!!! #ViciadoEmHomeBrew
 

Attachments

  • IMG_20180818_162843125.jpg
    IMG_20180818_162843125.jpg
    74.4 KB · Views: 334
  • IMG_20180818_162854280.jpg
    IMG_20180818_162854280.jpg
    70.4 KB · Views: 354
  • IMG_20180818_162906144.jpg
    IMG_20180818_162906144.jpg
    60.3 KB · Views: 313
  • IMG_20180818_162946286.jpg
    IMG_20180818_162946286.jpg
    40.8 KB · Views: 269
DEDETOLEDO
Desculpe pela demora nas fotos. Mas não tem segredo. Peguei uma tábua de carne nova da patroa (sem ela saber, claro) e cortei com um arco de serra na medida que precisava. Fixei a bomba com 4 parafusos com porcas embutidas (pra não riscar as mesas) e coloquei o T em cima de uma pequena plataforma retangular do mesmo plastico, para ficar na mesma altura da bomba. Esse retângulo eu fixei com superbonder. O T eu fixei com 2 enforca gatos que passam por furos pela plataforma maior. Detalhe importante as ventosas em baixo, porque quando está carbonatando, a bomba vibra e faz o equipamento se mover sozinho. Uma opção também seria amarrar uma corda de plástico e pendurar o equipamento no postmix, resolveria o problema também. Um abraço
 
Boa tarde paulobortolin! Você pode me dizer quais as dimensões da mangueira, tamanho do tee, bitola dos espigões? Vou comprar tudo pela internet e não quero errar Rsrsrs
 
Tee de 1/2 polegada, já vem pronto da China com a pedra difusora e 2 espigões de 1/4. As mangueiras de silicone pra cerveja são de 3/8 se não me engano. Abs
 
Last edited:
Ola Paulo,
A bomba que você esta usando tem a potência de 70W, você saberia informar se uma bomba com potência 18W e a mesma vazão possibilitara a carbonatação forçada? A potência da bomba é o diferencial para esta operação?
Olá
Não sei responder ao certo. Acho que a potência é importante porque a bomba tem que circular a cerveja empurrando ela contra a pressao do co2, então talvez uma menos potente não dê conta ou superaqueça. Abs
 
Olá,
Já pensei em fazer esse método, ultimamente tenho feito no postmix de 19L chacoalhando mesmo, a 0º coloco o manometro a 2,5 kg de pressão durante 1 minuto e já fica a 0,5 de co2 essa é a minha experiencia outra coisa que da pra fazer no postmix ainda é colocar a pedra difusora na tampa carbonatadora para postmix ai nao precisaria ficar chacoalhando o barril https://produto.mercadolivre.com.br...arbonataco-para-postmix-cerveja-artesanal-_JM . agora no caso você quer fazer em barril de 50 litros, eu compraria um pescador do barril e cortaria ele para colocar a pedra difusora e colocaria o gás pela saida do liquido e deixaria no frio e seguindo a tabela de carbonatação de acordo com a temperatura se estiver a 0º colocar a 0,5 bar. mas é claro que pra acelerar o processo nos primeiros minutos colocaria uns 3 bar de inicio pois são 50 litros depois iria baixando a 0,5 bar e colocaria no frio e deixava conectado, depois de carbonatado trocaria o sifão para o original para servir. O dificil é saber o tempo que precisa ficar conectado a 3 bar pra carbonatar um barril inteiro. no postmix eu sei que é deitado a 0º 2,5 bar por 1 minuto.
coloquem as esperiencias de vcs em carbonatação forçada.
Abraço!
 
Oi pessoal.
Eu não tenho pedra difusora.
Mas adaptei uma mangueira rígida que parte do manômetro com um adaptador pinlock PRETO, o qual eu conecto diretamente na saída de cerveja do barril já cheio e gelado.
Ou seja: o CO2 à 2 bar entra diretamente pro fundo do barril e sobe passando pelo líquido, o que aumenta bastante a absorção e dispensa chacoalhar o barril (ou usar pedra difusora). Deixo durante 3 a 5 minutos. Força do hábito, chacoalho algumas vezes pra ver o nível baixar no manômetro e se reequilibrar em 2 bar. Em seguida, deixo conectado pelo menos 24h na minha pressão de serviço (1 bar);
Sugiro fazer atenção a duas coisas: 1) se possível, utilizem uma válvula de não-retorno, para evitar que a cerveja volte pro manômetro; e 2) abram o CO2 na linha antes de conectar o pinlock no barril.
Tem funcionado bem.
O próximo passo será criar uma linha com 3 ou 4 saídas de CO2 pinlock para poder carbonatar mais barris ao mesmo tempo (no meu caso, minha produção ainda é pequena para um maquinário profissional - bem mais caro - mas já suficiente pra ter que optimizar o tempo e fazer mais de uma vez).
Obrigada por compartilhar as experiências.
Alê
 
Caros joguei fora recentemente quase 40l (2 post mix) de cerveja carbonatada por esse método.
Oxidação e contaminação.
Detonaram o sabor da cerveja.
Não condeno a técnica, mas no fundo são mais componentes (varáveis) para controlar, o que pode gerar problemas - como eu tive.
Certamente que com mais cuidado e adequando a técnica, contornaria esses problemas, mas sinceramente não sei se vale a pena para produção caseira ....
Parte do hobby é aferir conhecimento, técnica e qualidade do produto final.
Isso exige tempo e principalmente paciência.
Quando a sede aperta muito vou pro bar.
Quando quero um breja excepcional, espero fermentar e carbonatar...
Cheers
 
Caros joguei fora recentemente quase 40l (2 post mix) de cerveja carbonatada por esse método.
Oxidação e contaminação.
Detonaram o sabor da cerveja.
Não condeno a técnica, mas no fundo são mais componentes (varáveis) para controlar, o que pode gerar problemas - como eu tive.
Certamente que com mais cuidado e adequando a técnica, contornaria esses problemas, mas sinceramente não sei se vale a pena para produção caseira ....
Parte do hobby é aferir conhecimento, técnica e qualidade do produto final.
Isso exige tempo e principalmente paciência.
Quando a sede aperta muito vou pro bar.
Quando quero um breja excepcional, espero fermentar e carbonatar...
Cheers
Eu não entendo porque esse método possa gerar problemas de contaminação!
 
Eu não entendo porque esse método possa gerar problemas de contaminação!
Quanto mais componentes, instrumentos, mangueiras, equipamentos, processos (inclusive de descontaminação) necessários, mais expostos estaremos à contaminação.
Quem trabalha com cirurgia e centros cirúrgicos (como eu) conhece bem isso.
Não é que vai contaminar, é que teremos maior probabilidade de acontecer.
Aconteceu comigo.
Com certeza por não descontaminação adequada com os métodos cervejeiros convencionais (iodofor) da bomba ou da pedra difusora, que mesmo sendo de aço inox é porosa, e assim mais difícil de descontaminar .
Talvez se eu tivesse esterilizado a pedra, conexões e mangueiras, numa autoclave, sobraria apenas a bomba como variável. Diminuiria a probabilidade de contaminação.
Como disse anteriormente: Não condeno o método, porém cuidado redobrado nos aspectos contaminação e oxidação.
Cheers
 
Alguém tem algo relativo ao Tempo de Carbonatação nesse sistema?????????? Creio que seja de acordo com a leva de cerveja sendo carbonatada...
 
Back
Top