Carbonataçao em fermentador de inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tuliott

Member
Joined
Mar 19, 2015
Messages
12
Reaction score
0
Bom dia,
Pessoal já devem ter falado isso aqui... mas vamos lá, faço cerveja cigana e até então só utilizava garrafas, agora vou embarrilar e gostaria q já estivesse carbonatada, gostaria de saber se alguém já fez isso?

Vai ser 500 L, pensei em fermentar a primaria e depois fechar as válvulas e controlar a pressão, deixaria 2 dias a 18 c° e depois 5 dias a 5 c°, que pressão é necessária para carbonatar? e qual pressão media o fermentador aguenta?

Não quero explodir e nem implodir o mesmo...

Obrigado,
 
Bom dia,
Pessoal já devem ter falado isso aqui... mas vamos lá, faço cerveja cigana e até então só utilizava garrafas, agora vou embarrilar e gostaria q já estivesse carbonatada, gostaria de saber se alguém já fez isso?

Vai ser 500 L, pensei em fermentar a primaria e depois fechar as válvulas e controlar a pressão, deixaria 2 dias a 18 c° e depois 5 dias a 5 c°, que pressão é necessária para carbonatar? e qual pressão media o fermentador aguenta?

Não quero explodir e nem implodir o mesmo...

Obrigado,

Existem válvulas de segurança para não deixar explodir.
Você não pode se basear em uma media. Precisa verificar com o fabricante.

[ ]´s
 
Entendo que você deve estabilizar a pressão segundo a tabela de carbonatação para o estilo de cerveja que está fazendo. É preciso ver as especificações do seu fermentador pra ver a pressão máxima que suporta.
 
certo, mas para carbonatar, na pratica não precisa ter pressões astronômicas a ponto de explodir...
Com 2 e no máximo 3 bar já deve fazer uma boa carbonataçao, ai só vai depender dos dias necessários...
Estou correto???

Obrigado pela ajuda...
 
certo, mas para carbonatar, na pratica não precisa ter pressões astronômicas a ponto de explodir...
Com 2 e no máximo 3 bar já deve fazer uma boa carbonataçao, ai só vai depender dos dias necessários...
Estou correto???

Obrigado pela ajuda...
Estamos falando em carbonatação em Fermentador Inox, pela tabela de carbonatação se você estiver, por exemplo, fermentando a 20 graus celsius então a pressão pode ficar em torno de 2Kgf/cm2 para Ales e Lagers.
 
isso mesmo, e vc recomenda eu baixar a temperatura de 18 para 5c° assim q acabar a fermentação primaria para iniciar a carbonatação ou esperar mais ums dias a 18C°...
 
isso mesmo, e vc recomenda eu baixar a temperatura de 18 para 5c° assim q acabar a fermentação primaria para iniciar a carbonatação ou esperar mais ums dias a 18C°...
Pela minha experiência quando eu fui carbonatar direto no fermentador eu fechei a válvula de saída de CO2 ao começar a fermentação secundária (momento em que eu aumento a temperatura de fermentação), só que com isso não consegui fazer com que chegasse na pressão ideal, ficou pouco carbonatada. Se você baixar a temperatura pra 5 graus vai praticamente parar a fermentação, ou seja, não vai gerar nada de CO2, não vai conseguir carbonatar. O negócio é você fechar o gás enquanto estiver borbulhando, uns 2 dias antes da secundária, e acompanhar a pressão pra ver se ela não vai passar da ideal. Estando com a carbonatação correta tanto faz se você vai baixar ou não a temperatura, a quantidade de CO2 continuará a mesma.
Eu, particularmente, não faço mais carbonatação no fermentador porque fica muito mais difícil transferir pro barril a cerveja já carbonatada, então eu faço carbonatação forçada no barril mesmo, tenho muito menos trabalho assim.
 
Back
Top