Carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Roger Pavani

Member
Joined
Jun 20, 2022
Messages
8
Reaction score
6
Location
São Paulo - Jardins
Boa noite a todos.
Resolvi trocar as garrafas e o priming da garrafa por barris de chopp. Gostaria de saber sobre a carbonatação forçada. Se após carbonatar tenho que deixar o barril na geladeira (por quantos graus) e por quanto tempo. Se o barril precisa ficar na geladeira até ser consumido ou se pode após algum tempo ser armazenado em local fresco. Alguém poderia me ajudar. Sou novo aqui. Obrigado.
 
Os meus ficam refrigerados durante todo o consumo, o que é o ideal. Fora de refrigeração a cerveja tende a perder ou alterar algumas de suas características sensoriais visto que nossas brejas são "vivas". por aqui, normalmente acaba entre 10 e 20 dias, mas já tive experiências de aproximadamente 40 dias no barril refrigerado sem problemas. fora (as vezes não tenho espaço) já aconteceu de com 15 dias notar diferenças na breja, principalmente aroma.
Resumindo, mantenha sempre refrigerado quando possível. entre 2 e 5 graus pra mim é ideal para a maioria dos estilos.
 
Deixo sempre refrigerado tbém, e não se esqueça de seguir a tabela de carbonatação forçada .
 

Attachments

  • Carbonatacao_Forcada.pdf
    145.3 KB · Views: 11
Os meus ficam refrigerados durante todo o consumo, o que é o ideal. Fora de refrigeração a cerveja tende a perder ou alterar algumas de suas características sensoriais visto que nossas brejas são "vivas". por aqui, normalmente acaba entre 10 e 20 dias, mas já tive experiências de aproximadamente 40 dias no barril refrigerado sem problemas. fora (as vezes não tenho espaço) já aconteceu de com 15 dias notar diferenças na breja, principalmente aroma.
Resumindo, mantenha sempre refrigerado quando possível. entre 2 e 5 graus pra mim é ideal para a maioria dos estilos.

Muito obrigado pela resposta. Se entendi bem, o seu barril fica refrigerado após aberto e durante todo o consumo. Mas quando eu acabo de envasar e fazer a carbonatação forçada, ele pode ficar fora da geladeira até ser aberto para o consumo? Desculpe perguntar novamente, é que tudo é muito novo.
Obrigado
 
Muito obrigado pela resposta. Se entendi bem, o seu barril fica refrigerado após aberto e durante todo o consumo. Mas quando eu acabo de envasar e fazer a carbonatação forçada, ele pode ficar fora da geladeira até ser aberto para o consumo? Desculpe perguntar novamente, é que tudo é muito novo.
Obrigado
Cara, para caseiro eu acho que o conceito de barril aberto não se aplica muito bem. A nível comercial acho que é mais uma questão de "garantia" da fábrica, que faz mais sentido por causa do processo mais rigoroso que consegue garantir um envase com contato extremamente reduzido com o oxigênio e possíveis contaminantes.
Via de regra, a cerveja deve ser refrigerada assim que ficar "pronta", pois em temperatura embiente ela vai mudar suas características. O conceito de pronta vai variar, para uma High Gravity, ela pode estar pronta depois de 6,9,12,18 meses de envelhecimento á temperatura ambiente, depende do perfil que vc quer para aquela receita. Para uma IPA, é decantar o lúpulo e manda pra geladeira, tem gente que nem se dá ao trabalho de clarificar uma American IPA. Se vc deixa uma breja lupulada a quente os aromas estão indo em bora. Até em caso de priming o ideal é colocar todas as garraafas na geladeira após o tempo do primming, só que a maioria dos cervejeiros que fazem primming não tem espaço de geladeira para tanta garrafa.
Resumo da ópera, a não ser que você queira envelhecer um lote, mantenha a breja sempre refrigerada quando possível.
 
Muito obrigado pela resposta. Se entendi bem, o seu barril fica refrigerado após aberto e durante todo o consumo. Mas quando eu acabo de envasar e fazer a carbonatação forçada, ele pode ficar fora da geladeira até ser aberto para o consumo? Desculpe perguntar novamente, é que tudo é muito novo.
Obrigado
sim, entendeu certo. e sim, pode ficar fora de refrigeração, mas atente se que haverá mudança no sensorial com o passar do tempo. Isso pode ser bom ou ruim, vai depender da breja. e lembre de expurgar o máximo de ar que conseguir antes de carbonatar... eu costumo expelir o ar entre 4 e 8 vezes dependendo do headspace.
 
sim, entendeu certo. e sim, pode ficar fora de refrigeração, mas atente se que haverá mudança no sensorial com o passar do tempo. Isso pode ser bom ou ruim, vai depender da breja. e lembre de expurgar o máximo de ar que conseguir antes de carbonatar... eu costumo expelir o ar entre 4 e 8 vezes dependendo do headspace.

Tenho visto nos últimos dias o pessoal utilizando a técnica de encher o barril com sanitizante e tirar tudo com co2.
Sem dúvida essa é a melhor técnica.
 
Cara, para caseiro eu acho que o conceito de barril aberto não se aplica muito bem. A nível comercial acho que é mais uma questão de "garantia" da fábrica, que faz mais sentido por causa do processo mais rigoroso que consegue garantir um envase com contato extremamente reduzido com o oxigênio e possíveis contaminantes.
Via de regra, a cerveja deve ser refrigerada assim que ficar "pronta", pois em temperatura embiente ela vai mudar suas características. O conceito de pronta vai variar, para uma High Gravity, ela pode estar pronta depois de 6,9,12,18 meses de envelhecimento á temperatura ambiente, depende do perfil que vc quer para aquela receita. Para uma IPA, é decantar o lúpulo e manda pra geladeira, tem gente que nem se dá ao trabalho de clarificar uma American IPA. Se vc deixa uma breja lupulada a quente os aromas estão indo em bora. Até em caso de priming o ideal é colocar todas as garraafas na geladeira após o tempo do primming, só que a maioria dos cervejeiros que fazem primming não tem espaço de geladeira para tanta garrafa.
Resumo da ópera, a não ser que você queira envelhecer um lote, mantenha a breja sempre refrigerada quando possível.
Muito obrigado. A palavra chave é refrigeração. Vou fazer. Abraço
 
Mas nesse caso, só funciona se ele encher o barril com cerveja, sob pressão.
Para os casos onde o barril é enchido por gravidade, a purga ainda é recomendada antes da carbonatação.
 
Só contribuindo com o Fórum... Aqui eu costumo fazer a carbonatação e mantenho sob refrigeração 6º a 7º e a cerveja se mantém íntegra durante muito tempo... Já deixei uma cream ale 3 meses assim e ela continuou perfeita... Só deixo em temperatura ambiente quando eu sei q vou consumir dentro de uns 5 dias pelo menos... Claro q se for uma IPA, ela vai perdendo bastante aroma, mas a maioria dos estilos se comportam muito bem nesse sistema.
 
Boa noite a todos.
Resolvi trocar as garrafas e o priming da garrafa por barris de chopp. Gostaria de saber sobre a carbonatação forçada. Se após carbonatar tenho que deixar o barril na geladeira (por quantos graus) e por quanto tempo. Se o barril precisa ficar na geladeira até ser consumido ou se pode após algum tempo ser armazenado em local fresco. Alguém poderia me ajudar. Sou novo aqui. Obrigado.
Boa noite! Via de regra o chope precisa ficar refrigerado para manter a estabilidade microbiológica. Para manter o chope em temperatura ambiente ele tem que ser pasteurizado para inativação de microorganismos. Mas aí vira cerveja. .
Abs.
 
Tenho visto nos últimos dias o pessoal utilizando a técnica de encher o barril com sanitizante e tirar tudo com co2.
Sem dúvida essa é a melhor técnica.
Sim, fica quase impossível haver contaminação. Só que não funciona caso não tenha um enchedor de contra pressão para o barril (ou um fermentador pressurizável) no caso. Aqui costumo lavar com agua corrente, água fervente, deixo lá dentro por uns 5-10 minutos, tiro tudo, boto o sifão e guardo. em 5-10 dias encho de novo, sanitizo o sifão com alcool e faço a purga de 4 a 8 vezes dependendo do headspace. Nunca tive problemas com isso.
 
Sim, fica quase impossível haver contaminação. Só que não funciona caso não tenha um enchedor de contra pressão para o barril (ou um fermentador pressurizável) no caso. Aqui costumo lavar com agua corrente, água fervente, deixo lá dentro por uns 5-10 minutos, tiro tudo, boto o sifão e guardo. em 5-10 dias encho de novo, sanitizo o sifão com alcool e faço a purga de 4 a 8 vezes dependendo do headspace. Nunca tive problemas com isso.
Boa noite!
Cara, tem como fazer transferência fechada sem fermentador pressurizável tbm...rsrsrsrs. E nem precisa grandes gambiarras.

1- Purgar o ar do barril antes do envase:
Depois de lavado, encha o barril até o topo de sanitizante (iodo ou peracetico) e coloque o sifão. Expurgue o sanitizante com o CO2. Uma boa dica aí, pra não precisar colocar muita pressão no barril nesse processo, é colocar o gás pela saída de líquido da extratora e tirar o líquido pela entrada de gás, com o barril de cabeça para baixo. Pra isso é preciso tirar as válvulas de retenção da extratora. Deixe o barril com apenas 0,3kgf/cm2 de pressão.

2- transferência fechada do fermentador pro barril:
Coloque a extratora (já sem as válvulas de retenção de gás e líquido) no barril, mas não abra. Na entrada de gás da extratora ligue uma mangueira, e coloque a ponta solta num recipiente com água ou sanitizante. (Igual um blow off). Ligue uma mangueira na saída de líquido, e a outra ponta na torneira do fermentador. Aí vc vai ligar a extratora e usar a pressão do CO2 do barril pra expulsar o ar da mangueira. Se a sua torneira no fermentador tiver um furinho de respiro facilita muito, mas se não tiver, quando vc ligar a extratora, vc vai puxar a mangueira um pouco, na torneira do fermentador e deixar o ar escapar até ficar sem pressão na mangueira. Aí vc vai ligar o CO2 no furo do airlock do fermentador com apenas 0,05kgf/cm2 (rapidinho pra não entrar ar na bombona ou balde). Ajuste a pressão antes de colocar no furo, pra não ter risco de colocar pressão demais no fermentador. Aí é só abrir a torneira do fermentador e encher o barril.
Depois purgue o Head space do barril com CO2 pra garantir zero contato com o oxigênio.

Abs.
 
Back
Top