Carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 28, 2021
Messages
9
Reaction score
2
Location
São carlos
Salve pessoal. Minha primeira brassagem foi uma american ipa e utilizei uma solução de agua e açúcar 1:1. Ficou excelente. Já na segunda, uma stout, utilizei um sache de açúcar 5g para uma garrafa de 600ml... resolvi abrir uma garrafa com 7 dias e a carbonatação estava muito fraca, quase nada... estou preocupado em ter que jogar tudo fora... alguém já passou por isso?
 
Olha, se na primeira vez você fez uma solução de 1:1 de água e açúcar, e considerando a densidade da sacarose 1,59 g/ml, no fim você teve uma solução com quase 60% de açúcar e não 50%.

Ou seja,
Se você coloca 100 ml + 100 g de açúcar você vai ter uma solução com 0,59 g de açúcar por ml. Quantos ml você utilizou por garrafa.

Se você quer uma solução com 1 g de açúcar por ml, tem que pegar 100 g de açúcar e completar o volume para 100 ml com água.

Sobre o sache acho que é só questão de esperar uns dias. Ou a opinião de alguém mais entendido.
 
Salve pessoal. Minha primeira brassagem foi uma american ipa e utilizei uma solução de agua e açúcar 1:1. Ficou excelente. Já na segunda, uma stout, utilizei um sache de açúcar 5g para uma garrafa de 600ml... resolvi abrir uma garrafa com 7 dias e a carbonatação estava muito fraca, quase nada... estou preocupado em ter que jogar tudo fora... alguém já passou por isso?
Primeiro, qual a temperatura que está armazenando? Pois se for muito baixa pode afetar na carbonatação.
Segundo, espere no minimo 10 dias, a cerveja ainda não está concluída.

Caso queira pode fazer uma turbulencia na garrafa, virando ela de cabeça pra baixo e só, sem chacoalhar. Isso irá colocar as leveduras em suspensão novamente e poderá ajudar na carbonatação
 
Sobre a solução 1:1, isso mesmo, como mencionou. Sobre o sache, também acho que é uma questão de tempo. Andei vendo alguns vídeos e entendendo que a temperatura ambiente, pouca levedura, clarificação, acabam atrasando esse processo podendo levar até 30 dias. Vou aguardar. Nessas primeiras levas estou buscando diferentes soluções para entender, na prática, os processos.
 
Primeiro, qual a temperatura que está armazenando? Pois se for muito baixa pode afetar na carbonatação.
Segundo, espere no minimo 10 dias, a cerveja ainda não está concluída.

Caso queira pode fazer uma turbulencia na garrafa, virando ela de cabeça pra baixo e só, sem chacoalhar. Isso irá colocar as leveduras em suspensão novamente e poderá ajudar na carbonatação
Excelente... irei fazer isso! Obrigado.
 
Nas minhas experiências com açúcar, um sachê 5g a cada 600ml de breja na garrafa é suficiente... Cerca de 20 a 30 dias pra ficar legal em brejas de corpo médio pra baixo.
 
Salve pessoal. Minha primeira brassagem foi uma american ipa e utilizei uma solução de agua e açúcar 1:1. Ficou excelente. Já na segunda, uma stout, utilizei um sache de açúcar 5g para uma garrafa de 600ml... resolvi abrir uma garrafa com 7 dias e a carbonatação estava muito fraca, quase nada... estou preocupado em ter que jogar tudo fora... alguém já passou por isso?
Oi Matheus,

Como assim uma solução 1:1? Quantos gramas de açúcar você colocou nessas garrafas? Cuidado...açúcar em excesso no priming pode levar as garrafas a explodirem. É perigoso.
Dê uma olhada nesse site do brewer's friend, onde você pode calcular exatamente quanto você precisa colocar:

https://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/
Com o priming você pode começar a beber com 10 dias, mas em geral até 21 dias ainda pode ocorrer alguma fermentação dentro da sua garrafa, dependendo do tipo e quantidade de levedura em suspensão, temperatura, FG...
 
Hoje fez 10 dias de priming da minha primeira brassagem.
Acho que além da carbonatacao, tem que levar em consideração a parte do sabor.
Aos 7 dias, a cerveja estava com um pouco de espuma mas bastante ácida e com um cheiro enjoativo. Eu tinha pensadoem jogar tudo fora.

Hoje, apenas 3 dias depois, parece outra cerveja. Está bem menos ácida, com uma espuma mais cremosa e um cheiro agradável.
Acho que é a tal maturação ocorrendo.
Minha sugestão é observar tanto a espuma quanto o sabor. É nítida a diferença.
 

Attachments

  • 1622491097476670437959180671814.jpg
    1622491097476670437959180671814.jpg
    16.2 KB · Views: 9
Last edited:
Back
Top