Carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardo Schumaker

New Member
Joined
Mar 22, 2021
Messages
4
Reaction score
4
Location
Brasil
Olá amigos, sou novo no forum e no mundo cervejeiro.
Venho pedir ajuda de alguns mais experientes.

Fiz uma American Blond Ale.
Minha Og: 1048 (um pouco acima, na receita pede 1044)
Fg:1009 (na receita pede 1010)

Como pede na Receita, deixei 3 dias em maturação, próximo de 0°, pedia para envasar com 4 gramas de Primming/açúcar cristal a cada 600 ml.
Pois envasei com 5 gramas de açúcar cristal (aqueles que compramos em sachê, como vi no YouTube da cerveja fácil), pois hoje dia 22/03/2021, já fazem 7 dias e abri uma garrafa para ver como estava, a cerveja estava boa, sem nenhum gosto diferente, porém ela não teve nenhum sinal de espuma e de gás.

Será que é cedo? Ou fiz alguma coisa errada?

Obs.: Não tenho Manometro para controlar e fiz o envase diretamente do balde fermentador.
 
Uma pergunta: você jogou o açúcar em "estado sólido" ou fez a calda do primming propriamente?
Se jogou em "estado sólido" pode ser questão de tempo, pois é um açúcar mais complexo que o da calda (em termos mais precisos, o açúcar cristal é uma sacarose, e na confeccção da calda do primming ocorre a hidrólise, ou seja, a sacarose, enquando dissacarídeo, é quebrada em glicose e frutose, que são monossacarídeos; logo, mais facilmente "consumidos" pela levedura).
 
Como a receita pede para deixar em temperatura ambiente, acabei deixando dentro da própria caixa das garrafas (caixa de papelão), mas está no comodo mais fresco da casa.


Botei diretamente o açúcar cristal. Então acredito que seja questão de tempo mesmo. Na próxima irei fazer o Primming.

Estou com uma Pale Ale maturando e irei fazer o Primming pra ela.
 
Bom dia.
Quando faço primming, não me preocupo em colocar as garrafas no local mais fresco!!! Apenas me preocupo com a luminosidade, então ficam sempre no escuro.... mas as temperaturas chegam fácil em 35 graus na região onde moro....
Já usei calda e açúcar em sachê, não houve alterações que tenha percebido no tempo de carbonatação...
Mas uma coisa é fato... 7 dias é pouco... costumo deixar no mínimo uns 10 dias...
Talvez seja o caso de dar uma virada em cada garrafa de cabeça pra baixo e voltar ao normal, armazenando por mais uns 3 dias....
Abraços
 
Back
Top