Carbonatação - Uso do Manômetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CarlosFrederico

Active Member
Joined
Oct 30, 2013
Messages
29
Reaction score
6
Olá, galera.
Resolvi usar um manômetro que comprei estes dias.
Fiz uma Weissbier e engarrafei ela com 7 g de açúcar por litro de cerveja
A OG foi de 1,044 g/mL e a FG de 1,012 g/mL.
Após 24 horas, a pressão parece ter estabilizado em 1,3 kgf/cm2.
A pergunta é: Este valor está bom? Corresponde a uma carbonatação baixa, média ou alta? Alguém sabe esta relação entre a pressão e os tipos de carbonatação.
Obrigado, Carlos Frederico
 
Ah, só para completar.
O manômetro está em uma garrafa PET de 500 mL de água mineral que usei.
Não coloquei veda-rosca, não. Só na mão, apertando o manômetro.
Inté.
 
Olá, galera.
Resolvi usar um manômetro que comprei estes dias.
Fiz uma Weissbier e engarrafei ela com 7 g de açúcar por litro de cerveja
A OG foi de 1,044 g/mL e a FG de 1,012 g/mL.
Após 24 horas, a pressão parece ter estabilizado em 1,3 kgf/cm2.
A pergunta é: Este valor está bom? Corresponde a uma carbonatação baixa, média ou alta? Alguém sabe esta relação entre a pressão e os tipos de carbonatação.
Obrigado, Carlos Frederico
O valor ainda está baixo... eu diria que vai estabilizar por volta dos 2,5kg.

Só dê como encerrada a carbonatação depois que a pressão não mudar durante uns 4 dias seguidos... aí sim eu diria que é seguro colocar pra gelar.

Abraço!
 
Obrigadão, Guenther...
Eu estou acompanhando e desde ontem não variou mais. Está mantendo em torno de 1,2-1,3 kgf/cm2.
vou esperar mais uns dias como você aconselhou e depois experimento uma.
Como são 12 garrafas - não cabe tudo na minha geladeira -, posso deixar fora mesmo?
Abraços, Fred
 
Caraca..hoje subiu para 1,8 kgs/cm2....já chegou na zona amarela..kkk...vamos ver onde estabiliza.
 
Viu... tem que esperar... com essa quantidade de açúcar por litro, provavelmente vai chegar nos 2,5kg.

Abraço!
 
Caraca...7 g/L é tanto assim? Então, ela vai ficar super carbonatada?
Deveria ter usado uns 5g/L, talvez.
Abraço.
 
Não, não vai ficar demais... 2,5kg é uma carbonatação normal. No geral, 6g por litro já dá uma boa carbonatação.

Abraço!
 
Falando de carbonatação, envasei a minha belgian blonde no keg com 2kgf/cm2 de pressão, agitei e guardei na geladeira durante a noite toda a 6 °C.

Quando experimentei a carbonatação era pouca e com bolhas bem grandes que se dissolviam bem rápido.

Mantive os 2 kgf e agitei até o fim do mundo... agitei mesmo... a pressão caía um pouco e voltava a estabilizar nos 2 kgf... quando parou de oscilar resolvi experimentar, a ceva ficou com uma espuma muito densa, de bolhas bem pequenas e duradoura... porém ficou muito carbonatada alterando até o sabor...

E agora, como faço pra consertar minha leva? Tirei a pressão do keg, agitei, tirei a pressão denovo agitei... fiz isso umas 3 ou 4 vezes e deixei de ontem pra hoje... de noite vou experimentar, será que consigo remover a carbonatação excedente?
 
Carbonatação forçada requer paciência. Você até pode fazer de um dia para o outro, mas, para um resultado perfeito, são necessários alguns dias.

Use a Tabela de Carbonatação Forçada para determinar a pressão necessária para obter o nível de carbonatação desejado.
 
então Paulo, fiz isso... botei a pressão certa, pro resultado esperado, só não tinha o tempo disponível...

Hoje experimentei depois de remover um pouco do CO2 e melhorou muito, tirei mais um pouco e amanhã vou experimentar denovo...
 
Terminei a minha Witbier e está carbonatando agora. Usei 7,5 g de açúcar por litro e coloquei o manômetro e foi assim:
24 h - 0,8 kgf/cm2
48 h - 1,3 kgf/cm2
72 h - 1,6 kgf/cm2
Abraços, Fred
 
galera, envasei american amber ale segunda-feira. Hoje (sexta-feira) o ponteiro do manômetro ainda não saiu do zero. É normal isso? ou não vedei o suficiente e tá escapando ar? Detalhe que eu apertei bem, com bastante força, e ainda tem aquele anel de borracha interno que deve facilitar o serviço de vedaçao.

esta é minha primeira vez que uso manômetro.
 
Boa tarde, estou usando também o manômetro em garrafa PET de 500ml (o da LAMAS).

Engarrafei uma leva de Witbier, com 6g/L de açúcar invertido e em 24h chegou a 0.9 kgf/cm2. Gostaria de saber até onde é seguro aguardar, caso a carbonatação não pare e continue indefinidamente... E também qual o ponto ideal pra uma carbonatação, ao menos média.

Vi alguns dizendo que 2,5 ainda é tranquilo. Alguém sabe qual a margem de segurança para não termos surpresa com a explosão de garrafas? é a primeira vez que uso o manômetro.

Obrigado!
 
Boa tarde, estou usando também o manômetro em garrafa PET de 500ml (o da LAMAS).

Engarrafei uma leva de Witbier, com 6g/L de açúcar invertido e em 24h chegou a 0.9 kgf/cm2. Gostaria de saber até onde é seguro aguardar, caso a carbonatação não pare e continue indefinidamente... E também qual o ponto ideal pra uma carbonatação, ao menos média.

Vi alguns dizendo que 2,5 ainda é tranquilo. Alguém sabe qual a margem de segurança para não termos surpresa com a explosão de garrafas? é a primeira vez que uso o manômetro.

Obrigado!


Eu carbonato usando carbonator e as vezes chego a 3kg e nao dá nada.
 
Colegas, com quantos bar(s) uma garrafa pode explodir?

Tambem gostaria de saber pois a minha witbier que usei 7g/l já tem quase 2 semanas e o ponteiro já passou de 4 bar, ta quase colando no máximo (60 psi) e a malvada ainda não explodiu. Mas ainda assim já provei umas e a carbonatação ainda ficou baixa por algum motivo.

Agradeço se alguem puder ajudar.
 
Tambem gostaria de saber pois a minha witbier que usei 7g/l já tem quase 2 semanas e o ponteiro já passou de 4 bar, ta quase colando no máximo (60 psi) e a malvada ainda não explodiu. Mas ainda assim já provei umas e a carbonatação ainda ficou baixa por algum motivo.

Agradeço se alguem puder ajudar.
É possível que o manômetro esteja com problema ou você possa ter um paladar diferente dos demais porque teoricamente se a pressão está em torno de 4 bar a carbonatação estaria excessiva para a maioria das pessoas.
 
Quanto ao meu paladar eu acho que não, mas tenho algumas suposições.
Quando abro a garrafa faz o barulho do gás sim, mas ao colocar no copo faz espuma rapidamente e some tambem bem rapido. Resolvi então deixar mais tempo na geladeira antes de servir para poder homogeneizar o gas com o líquido e de fato ajudou. Ainda assim são bolhas de gás bem pequenas (não chega a estar choca) mas ainda faltou gás. Quanto à quantidade de açúcar no priming, na maioria dos lugares eu leio 6g/l como sendo suficientes (por isso fiz 7g/l para a wit, já que é mais carbonatada), já em outras fontes e no próprio livro do Palmer, How to Brew ele recomenda mais pra faixa de 8g/l pra cima. Sabe me informar qual seria a melhor?

OBS: Cerveja já está à quase 3 semanas na garrafa. Demora tanto assim?

Valeu!
 
6g/l dará uma carbonatação baixa/média.

8g/l já vai de média para bem carbonatada.

O ideal é deixar 2 dias gelando para uma boa absorção do gás nas cervejas recém carbonatadas (2 semanas).

Não entendi bem, é falta de bolhas após servir ou de espuma (formação e retenção)?
 
6g/l dará uma carbonatação baixa/média.

8g/l já vai de média para bem carbonatada.

O ideal é deixar 2 dias gelando para uma boa absorção do gás nas cervejas recém carbonatadas (2 semanas).

Não entendi bem, é falta de bolhas após servir ou de espuma (formação e retenção)?


Valeu amigo, vou testar isso, deixar uns 2 dias assimilando o gás na geladeira. Acho que vou começar a usar mais pra 8g/l de agora em diante. A espuma forma bem, apenas não tem retenção, mas a falta de bolhas é no liquido mesmo.

Fico pensando que talvez por conta do cold conditioning prolongado (deixei 1 semana à 1 grau) possa ter decantado muita levedura e dificultou a carbonatação.
 
Valeu amigo, vou testar isso, deixar uns 2 dias assimilando o gás na geladeira. Acho que vou começar a usar mais pra 8g/l de agora em diante. A espuma forma bem, apenas não tem retenção, mas a falta de bolhas é no liquido mesmo.

Fico pensando que talvez por conta do cold conditioning prolongado (deixei 1 semana à 1 grau) possa ter decantado muita levedura e dificultou a carbonatação.

descarte a ideia do cold conditioning prolongado (1 semana não é assim tão prolongado não).

Eu normalmente deixo de 5 a 10 dias a 0ºC (as vezes não tenho tempo para o envase em 5 dias e minha próxima janela é somente 1 semana depois. Nunca tive este problema.

Minha ultima dry stout usei um pouco menos de 6g/l e ficou 9 dias a 0ºC. Este é o resultado de 1 semana na garrafa, com 4 horas de geladeira somente.

Pode ser retenção da espuma.
 

Attachments

  • stoutvader_30.jpg
    stoutvader_30.jpg
    36 KB · Views: 39
Olá amigos.
Estava acompanhando ansioso esse debate aqui justamente porque o manômetro da garrafa controle de uma leva de APA não dava sinal de vida depois de 48h que engarrafei. Deixei na clarificação a frio bem mais que os 10 dias que o Jean cita aí. Agora pela manhã, felizmente, saiu do zero. Já estava cogitando inocular alguma levedura garrafa por garrafa. Talvez uma lager por conta da temperatura amena que tem feito. Quero crer que a atividade aparentemente mais lenta da carbonatação seja por esse dois fatores: Menos leveduras em suspensão por conta de muito tempo a zero grau; e, temperatura ambiente mais baixa (sou iniciante e este é o primeiro inverno que engarrafo).
Lance é que eu não uso sifão, faço a trasfega para adição do "prime" usando a torneira do balde de fermentação mesmo, ou seja, mesmo descartando uma fração inicial, infiro que uma suficiente quantidade de levedura sedimentada vá para o balde de envase. (não uso açúcar para carbonatar, uso mosto não fermentado. Uso a calculadora https://www.brewersfriend.com/gyle-and-krausen-priming-calculator/)
Outro fator que estou levando em conta é a taxa de inoculação que só agora passei a corrigir. Até essa leva eu ainda confiava e seguia a recomendação do fabricante, o que pode ter induzido a um under pitch, e talvez isso acarrete em levedura "mais cansada" para a carbonatação. Só vai dar pra observar isso em outras levas.
Grande abraço!
 
Olá amigos.
Estava acompanhando ansioso esse debate aqui justamente porque o manômetro da garrafa controle de uma leva de APA não dava sinal de vida depois de 48h que engarrafei. Deixei na clarificação a frio bem mais que os 10 dias que o Jean cita aí. Agora pela manhã, felizmente, saiu do zero. Já estava cogitando inocular alguma levedura garrafa por garrafa. Talvez uma lager por conta da temperatura amena que tem feito. Quero crer que a atividade aparentemente mais lenta da carbonatação seja por esse dois fatores: Menos leveduras em suspensão por conta de muito tempo a zero grau; e, temperatura ambiente mais baixa (sou iniciante e este é o primeiro inverno que engarrafo).
Lance é que eu não uso sifão, faço a trasfega para adição do "prime" usando a torneira do balde de fermentação mesmo, ou seja, mesmo descartando uma fração inicial, infiro que uma suficiente quantidade de levedura sedimentada vá para o balde de envase. (não uso açúcar para carbonatar, uso mosto não fermentado. Uso a calculadora https://www.brewersfriend.com/gyle-and-krausen-priming-calculator/)
Outro fator que estou levando em conta é a taxa de inoculação que só agora passei a corrigir. Até essa leva eu ainda confiava e seguia a recomendação do fabricante, o que pode ter induzido a um under pitch, e talvez isso acarrete em levedura "mais cansada" para a carbonatação. Só vai dar pra observar isso em outras levas.
Grande abraço!
A temperatura ambiente mais fria a tendencia e demorar um pouco mais mesmo para carbonatar pois as leveduras ficam meio preguiçosas, oque voce pode fazer para ajudar, dar uma leve chacoalhada nas garrafas 1 vez por dia para elas se movimentarem. se quer dar um gas, tenta por um cobertor em cima delas para dar uma aquecida
 
Back
Top