Carbonatação no barril (existe um prazo de validade?)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Joined
Aug 11, 2017
Messages
165
Reaction score
17
Boa tarde, galera! na semana que vem vou embarrilar um lote de IPA.
Vou fazer carbonatação forçada em manter o barril refrigerado.
A duvida que tenho: a cerveja será servida em 18 dias após o embarrilamento.
Sabem dizer se pode estragar ou perder caracteristicas?

Obrigado, galera!!! :rockin:
 
Boa tarde, galera! na semana que vem vou embarrilar um lote de IPA.
Vou fazer carbonatação forçada em manter o barril refrigerado.
A duvida que tenho: a cerveja será servida em 18 dias após o embarrilamento.
Sabem dizer se pode estragar ou perder caracteristicas?

Obrigado, galera!!! :rockin:


Mantendo o barril refrigerado e pressurizado é tranquilo, minhas cervejas já chegaram a ficar meses nos postmix dentro do meu kegerator e não notei perda de qualidade. Talvez você note alguma perda no aroma em cervejas muito lupuladas, mas nada que prejudique a qualidade.
 
Mantendo o barril refrigerado e pressurizado é tranquilo, minhas cervejas já chegaram a ficar meses nos postmix dentro do meu kegerator e não notei perda de qualidade. Talvez você note alguma perda no aroma em cervejas muito lupuladas, mas nada que prejudique a qualidade.

Valeu, meu irmão!!! :mug:
 
Aproveitando o tópico:
O postmix precisa necessariamente estar sob refrigeração ou pode-se armazenar durante alguns meses com ele em temperatura ambiente mantendo a qualidade da cerveja?
 
Aproveitando o tópico:
O postmix precisa necessariamente estar sob refrigeração ou pode-se armazenar durante alguns meses com ele em temperatura ambiente mantendo a qualidade da cerveja?
Tenha em mente que as IPAs (India Pale Ale ´s) no passado foram criadas para aguentar as temperaturas mais altas, por isso eram mais alcoólicas e mais lupuladas. Falando então dessa maneira bem rudimentar não dá pra você deixar uma lager à temperatura ambiente. Eu já deixei uma Belgian Dark Strong Ale por mais de 5 meses à temperatura ambiente no PostMix. Ainda tenho dela aqui, fiz ela há 18 meses atrás, está com ABV de uns 14% e, a propósito, está excelente.
 
E o que acham de deixar no barril em temperatura ambiente sem pressurização, aguenta?
 
E o que acham de deixar no barril em temperatura ambiente sem pressurização, aguenta?
Acho arriscado... o ideal mesmo é sempre deixar refrigerado e pressurizado... digo por experiência própria... já fiz carbonatação forçada e larguei em temp ambiente... umas 2 semanas depois já percebi q não estava 100%... com 1 mês tive q jogar fora... ficou "imbebível" rsssssss... Abraço!
 
Acho arriscado... o ideal mesmo é sempre deixar refrigerado e pressurizado... digo por experiência própria... já fiz carbonatação forçada e larguei em temp ambiente... umas 2 semanas depois já percebi q não estava 100%... com 1 mês tive q jogar fora... ficou "imbebível" rsssssss... Abraço!
Entendi... Eu até hoje só uso garrafas, nunca me inteirei muito sobre carbonatação forçada, estou pesando as vantagens e desvantagens.. Valeu!!!
 
IPA = beber o mais fresca possível. Sempre.
Acho que aguenta os 18 dias sem problemas... mas com certeza vai ser melhor se tomar antes.

Ultimamente estou usando ácido ascórbico (vitamina c) no embarrilamento (1g/10L), para diminuir os efeitos da oxidação. Se procurar no Youtube tem muito vídeo comparativo, com e sem o uso.

E o que acham de deixar no barril em temperatura ambiente sem pressurização, aguenta?

Em todas as cervejas, quanto maior a temperatura, mais rápidas as reações químicas que envelhecem a cerveja. Isso pode ser bom (estilos que demandam maturação), ou ruim (cervejas mais delicadas, como NEIPA).
 
IPA = beber o mais fresca possível. Sempre.
Acho que aguenta os 18 dias sem problemas... mas com certeza vai ser melhor se tomar antes.

Ultimamente estou usando ácido ascórbico (vitamina c) no embarrilamento (1g/10L), para diminuir os efeitos da oxidação. Se procurar no Youtube tem muito vídeo comparativo, com e sem o uso.



Em todas as cervejas, quanto maior a temperatura, mais rápidas as reações químicas que envelhecem a cerveja. Isso pode ser bom (estilos que demandam maturação), ou ruim (cervejas mais delicadas, como NEIPA).

Resumindo, se quero migrar para barril já preciso me preparar para o armazenamento a frio do líquido precioso. Daqui a pouco só vai ter geladeira em casa kkkk
 
kkkkkkkkkk
É aquela coisa: SEMPRE vai ter algum equipamento/técnica melhor. Aí vai da an$iedade de cada um! hehehe
Fala grande..Amigo, a tempos venho estudando essa ideia de por vita c no momento junto ao priming, ando desconfiado q um saborzinho aqui seja a dita cuja da oxidação....tu faz no barril, na garrafa junto com açúcar do priming rola será? 🤔👊👊valew..
 
Fala parceiro!!
O negócio é você procurar por ÁCIDO ASCÓRBICO. Na internet é até mais fácil achar puro.

O problema dos de farmácia é que quase sempre tem mais coisas: sabor laranja, maltodextria, etc etc. É fundamental ver a composição e ter certeza que é ácido ascórbico puro.

Eu uso em duas etapas: no ajuste de água (para anular o cloro) e no envase, para evitar oxidação. Até agora nada contra!!!!
 
Fala parceiro!!
O negócio é você procurar por ÁCIDO ASCÓRBICO. Na internet é até mais fácil achar puro.

O problema dos de farmácia é que quase sempre tem mais coisas: sabor laranja, maltodextria, etc etc. É fundamental ver a composição e ter certeza que é ácido ascórbico puro.

Eu uso em duas etapas: no ajuste de água (para anular o cloro) e no envase, para evitar oxidação. Até agora nada contra!!!!
Top mano...andei vendo uma tonelada de video e vou usar pra ver qualé.... nota muita acidez nas beras nessa proporção tua?
 
Não tenho PHmetro, então não posso te dizer objetivamente. Mas sensorialmente, nem parece que adicionei nada. Totalmente nomal.

na garrafa junto com açúcar do priming rola será?
Nunca fiz, mas imagino que sim. Tem que ficar esperto para não colocar demais!

Abraço!!
 
Não tenho PHmetro, então não posso te dizer objetivamente. Mas sensorialmente, nem parece que adicionei nada. Totalmente nomal.


Nunca fiz, mas imagino que sim. Tem que ficar esperto para não colocar demais!

Abraço!!
Vou usar esta sua dosagem de 1g/10L no momento do preparo do priming e envase...
Segundo pesquisas que fiz pessoal também aplica na brassagem e no início da fermentação, a dosagem varia de 0,5 a 1gr /10L sendo que estilos com pouco lúpulo pedem a menor dosagem visto a acidificação (isso que eles levantarão quanto a acidificação)... Já comprei um kilo puro de nível de farmaco, vou diluir em 1l de água para ver o sensorial dele.... 🤓 ;)
 
Opa senhores, Aproveitando o tópico sobre validade, sabem dizer por quanto tempo cerveja em carrafa fica própria pra consumo?. Estava pensando em deixar algumas garrafas envelhecendo no fundo do armário para ver se depois de algum tempo ficam melhores.
 
Opa senhores, Aproveitando o tópico sobre validade, sabem dizer por quanto tempo cerveja em carrafa fica própria pra consumo?. Estava pensando em deixar algumas garrafas envelhecendo no fundo do armário para ver se depois de algum tempo ficam melhores.
Jean, existem estilos próprios para cerveja de guarda, para guardar por um tempo antes de consumir.
Se vc pensa em guardar uma ale comum sem pasteurizar, dependendo do estilo, dura até uns 3 meses sem estragar, mas as mais lupuladas vão perder totalmente o frescor e aroma.
Abraços e boas brejas.
 
Opa senhores, Aproveitando o tópico sobre validade, sabem dizer por quanto tempo cerveja em carrafa fica própria pra consumo?. Estava pensando em deixar algumas garrafas envelhecendo no fundo do armário para ver se depois de algum tempo ficam melhores.
o Carlos tem razão ao frescor...

Já abri cerveja com 1.5 anos, uma belgian strong ale envasada com densidade bem alta, estava boa, deu de tomar, mas algo completamente diferente, um licor muito alcólico (ja tomo licor de bera então...)

A Validade tem dois poréns no caso do homebrew... Você se refere a válidade do que imaginou à cerveja? Ou se refere ao vencimento tornando o produto intomável? Estragado?
Tenho umas Stouts, Porters e umas com pegada belga que vão realmente ficar boas depois de 2 meses do priming, uma Altbier minha aqui oxidou com 3 meses e outra com goiaba e base belga já saiu do priming oxidada... Uma Imperial Stout tá o creme depois de 5 meses!!!! Tão vai de muitos fatores....
Colega ia abrir garrafa de 2.5 anos que deu pra mãe dele da minha ali no RS... quero pergunta pq ele não falo nada uhauahuha
 
Na regra "geral", maior o ABV ou IBU (real, não relativo), maior a duração na garrafa ou barril.

Tenho na minha geladeira 2 garrafas de Amber Ale de 2 anos (frescor morreu, oxidou um pouco, da pra arrumar com Dupappi) e 2 garrafas de New England Ipa (essas já viraram experimento mesmo). Ambas continuam próprias para consumo, mas estão longe de apresentar suas características originais.

Já uma RIS que eu deixei em garrafa por 3 anos (sem geladeira) só melhorou ao longo dos anos. Mas tinha 70 IBU e 10% ABV.
 
Pessoal Cuidado! É mais forte que ácido lático... que eu ja usava para dar uma acidificada no pH da lavagem...

Seguinte...comprei 1kg de vit. C nível farmacológico e dosei 7gr/ litro e brassei... tenho um baita medidor de pH... da Kasvi e nem medi...

No outro dia Piazada!!!! Tive que jogar a água da segunda brassagem antes de arriar o malte pois me assustei! o pH tava em 3 nessa quantidade:eek:o que é totalmente indesejado para uma água a se brassar... então ainda querendo usa ele resolvi trocar o ácido lático de lavagem por ele e monitorar bem o pH! O bixano é ácido pacas! essas indicação de 0.5 a 1gr é exagero..ainda mais no que verifiquei ai pelo youtube de add na brassagem, na fervura e no envase...

Agora to lá com 100L feito nessa água ácidona! uahauha... vamos ver o que vai dár hehe
 
Tenha em mente que as IPAs (India Pale Ale ´s) no passado foram criadas para aguentar as temperaturas mais altas, por isso eram mais alcoólicas e mais lupuladas. Falando então dessa maneira bem rudimentar não dá pra você deixar uma lager à temperatura ambiente. Eu já deixei uma Belgian Dark Strong Ale por mais de 5 meses à temperatura ambiente no PostMix. Ainda tenho dela aqui, fiz ela há 18 meses atrás, está com ABV de uns 14% e, a propósito, está excelente.
Fiz uma aqui também com 11%. Estou pensando em embarrilhar, fazer carbonatação forçada e engarrafar pra deixar maturando na garrafa... Será que dá certo??
 
Back
Top