Carbonatação na Garrafa & Head Space

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cleber de Lima

Well-Known Member
Joined
Jul 7, 2019
Messages
146
Reaction score
59
Location
São Caetano do sul
Boa Noite pessoal,

Eu venho fazendo cerveja tem quase um ano, estou fermentando minha 12 cerveja (uma Belgian Blond Ale) e meu setup é bem humildão, panela de 15L, fermentador de Balde Branco, Sem geladeira (ISopor com Pet) e vinha tendo alguns problemas de oxigenação, cerveja escurecendo muito rápido deopis do envase, no Fermentador ela saia limpa, noita e quando ia abrir as garrafas após o envase, (10 dias) elas ja estavam já bem escura.

Por conta de alguns problemas que tive com minha levas iniciais, algumas garrafas explodiram (usei 5g em 600ml) eu optei por deixar um headspace na garrafa maior que on indiciado e diminui bem a uqnatidade acucar para geralmnte 6 a 6.5g por litro (3.2 a 3.6g de acucar na garrafa) e vinha dando certo, sempre com uma otima carbonatacao e espuma excelentes, isso até as ultimas duas levas.

Nessa 2 ultimas levas, tentando resolver o primeiro problema de oxigenação eu não pus nenhuma aveia em flocos (vinha fazendo IPAS geralmente com algum percentual de aveia não maltada) e resolvi encher mais a garrafa, enchi até a cerveja chegar na superficie, mas como estava com aquele enchedor de tubo, quando removia o enchedor, ficaram alí uns 2 dedos apenas de headspace no gargalo, basicamente o volume do enchedor que estava na garrafa.

Mantive a quantidade de acucar, mas agora já ten uns 15 dias e ainda não estão carbonatadas, curiosamente, tinha uma garrafa, a ultima que envasei, então tinha um pouco de trub, que não deu uma garrafa cheia e ficou cheia até antes do gargalo, como ficavam as minhas anteriores, e quando abri ela, estava carbonatada.

Sei que é dificil analisar a distancia, e principalmente pelo fato de ter ido um pouco de trub, tem mais levedura, mas minha duvida é:

Tem alguma relação com o headspace da garrafa e a velocidade na carbonatação ? A quantidade de oxigenio menor, poderia atrapalhar a acao das leveduras e retardar a carbonatação ou até interromper o processo se o oxigenio acabar ?

Não mudei muito coisa, so alterie a wuantidade de cerveja na garrafa (dimnuindo o HeadSpace) e fiz uma maturação maior (a 22C por quase uma semana, após a fermentação primaria) e (10 dias a 4-6C no isopor) antes meu tempos eram de uns 2 dias de diacetil rest (temepratura ambiente) apos a fermentação terminar (SG parar de baixar) e uns 3/4 dias a 4-6C no isopor.

Na foto tem a diferenca de headspace entre as levas anteriores e as duas ultimas.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-05-14 at 19.05.25.jpeg
    WhatsApp Image 2020-05-14 at 19.05.25.jpeg
    30.9 KB · Views: 65
Então,

Eu uso enchedores e encho até o bico, quando tira o enchedor ele baixa e sempre deixa o headspace como você diz que faz tbm.

Na minha opinião você está com açúcar residual nas brassagens, está conferindo que a fermentação terminou? as vezes nos prendemos ao prazo de 7 dias e já mandamos pra maturação e depois envase, porém a cerveja termina de fermentar quando a levedura quer. tive cervejas com 4 dias, outras com 12 e assim por diante. Acho que pode ser um de seus problemas. Quanto a oxidação tem diversas razões, trasfega com turbulência, contato do malte com ar ainda na brassagem então dá uma revisada no seu processo.

Falo com base no que faço, faço cerveja a 2 anos, apenas 1 garrafa minha explodiu nessas brassagens e nenhuma alterou a cor. Não sou critério mais passo o que vivo aqui.
 
Então,

Eu uso enchedores e encho até o bico, quando tira o enchedor ele baixa e sempre deixa o headspace como você diz que faz tbm.

Na minha opinião você está com açúcar residual nas brassagens, está conferindo que a fermentação terminou? as vezes nos prendemos ao prazo de 7 dias e já mandamos pra maturação e depois envase, porém a cerveja termina de fermentar quando a levedura quer. tive cervejas com 4 dias, outras com 12 e assim por diante. Acho que pode ser um de seus problemas. Quanto a oxidação tem diversas razões, trasfega com turbulência, contato do malte com ar ainda na brassagem então dá uma revisada no seu processo.

Falo com base no que faço, faço cerveja a 2 anos, apenas 1 garrafa minha explodiu nessas brassagens e nenhuma alterou a cor. Não sou critério mais passo o que vivo aqui.

Valew Bruno, as explosões ocorreram nas primeiras, é com certeza problema de fermentação incompleta + grande quantidade de açúcar na garrafa para carbonatacao,

Meu problema atual é o contrário, quando aumentei a qtd de cerveja e reduzi o headspace, elas não carbonataram o suficiente no mesmo período usual, vou deixar lá mais um pouco, mas queria entender se tem alguma relação entre o headspace e a velocidade/capacidade de carbonatacao ou se é só o clima e a preguiça das leveduras
 
Valew Bruno, as explosões ocorreram nas primeiras, é com certeza problema de fermentação incompleta + grande quantidade de açúcar na garrafa para carbonatacao,

Meu problema atual é o contrário, quando aumentei a qtd de cerveja e reduzi o headspace, elas não carbonataram o suficiente no mesmo período usual, vou deixar lá mais um pouco, mas queria entender se tem alguma relação entre o headspace e a velocidade/capacidade de carbonatacao ou se é só o clima e a preguiça das leveduras
Cara, fiz minhas primeiras levas com primming, sempre usando o enchedor e só o gogó de headspace... Já usei 5, 6, 8 e até 10g/l e nunca tive problema com explosões... Usando 6g/l já tive falta de carbonatação e um retrogosto (se é que pode chamar assim) de açúcar, brejas com quase zero de carbonatação, sem espuma nenhuma e bem adocicadas om 20 dias... Como algumas que ficaram perfeitas em 6 dias. No clima mais frio aqui de SP (10 a 12° na madruga e 12 a 16° durante o dia) já percebi que leva mais temo para carbonatar no primming. Faz uns meses que não faço mais primming, mas com base nas experiências que tive creio que tenha relação maior com o clima do que com o headspace... Você não faz cold, então sempre deve ter levedura suspensa ainda na hora do envase... Eu percebia também que as primeiras garrafas carbonatavam mais rápido, anote o número de envase nas tampinhas e repare isso.... provavelmente porque envazava com mais pressão e mandava mais levedura para a garrafa.
 
Não há relação do haedspace com a velocidade carbonatação, mas sim com oxidação. Vc estava fazendo certo de encher até o talo e quando removia o enchedor ficava o headspace correto. Na sua foto a primeira garrafa é a correta.
 
Acho que o motivo disso acontecer é mais explicado pelo clima e pela atividade da levedura.
As primeiras levas que fiz as cervejas demoraram muito para carbonatar, minha primeira leva inclusive nem carbonatou direito...
O que me deixou curioso foi acontecer isso com uma Belgian Blond Ale. Imaginei que, por ser de uma escola belga, estaria trabalhando com uma quantidade maior de leveduras disponíveis, o que facilitaria a carbonatação na garrafa.
Bom, digo isso devido minha experiência apenas, pois fiz uma Belgian uma vez que praticamente carbonatou com 3 dias de priming.
 
Acho que o motivo disso acontecer é mais explicado pelo clima e pela atividade da levedura.
As primeiras levas que fiz as cervejas demoraram muito para carbonatar, minha primeira leva inclusive nem carbonatou direito...
O que me deixou curioso foi acontecer isso com uma Belgian Blond Ale. Imaginei que, por ser de uma escola belga, estaria trabalhando com uma quantidade maior de leveduras disponíveis, o que facilitaria a carbonatação na garrafa.
Bom, digo isso devido minha experiência apenas, pois fiz uma Belgian uma vez que praticamente carbonatou com 3 dias de priming.

Valeu Lucas, acho que é isso mesmo vou dar mais uns dias pras leveduras, nem eu quero trablahar nesse frio :)

Alguem já precisou adicionar mais levedura na garrafa (tipo abrir, pingar umas leveduras de um Starter pra carbonatar) ?
 
Não há relação do haedspace com a velocidade carbonatação, mas sim com oxidação. Vc estava fazendo certo de encher até o talo e quando removia o enchedor ficava o headspace correto. Na sua foto a primeira garrafa é a correta.

Valew Osterneck, sim agora estou fazendo como a primeira pra evitar oxidação, a segunda era como ficava antes, mas carbonatava mais rápido, mas como disse o Lucas pode ser o clima ...
 
Cara eu acho que voce teve problema de explosao com 6g/l nao por conta dessa quantidade mas pq voce nao tem controle da temperatura de fermentacao e nao devia ter terminado de fermentar a breja
Dai ela foi com acucar fermentavel residual e vc tacou priming
Mais head space maior oxidacao em garrafas nak tem jeito
Voce tem que tentar diminuir a exposicao ao o2 quando vai envasar
 
Não há relação do haedspace com a velocidade carbonatação, mas sim com oxidação
Então caso eu queira fazer uma breja de guarda, ou até mesmo um hidromel, é mais interessante engarrafar com certa "violencia" e deixar um headspace um pouco maior, no intuito de INCENTIVAR A OXIDAÇÃO ?
 
Não

Velho, voce quer evitar a oxidação
Quando for engarrafar sua breja, todas transferencias que fizer nao deixa ela cair com violencia, sempre cair com delicadeza. Quanto menos head space, menos O2 nele.

Head space tem relação com a velocidade de carbonatação em keg.
 
Back
Top