Carbonatação forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vervloet71

Member
Joined
Jun 9, 2020
Messages
24
Reaction score
8
Location
Guarapari
Bom dia, tenho dois keg's um de 9 litros e outro de 5 litros, ao invés de utilizar o conector branco no engate de CO2 da tampa ball lock para realizar a carbonatação, posso utilizar o engate de extração com o conector preto e a tampa ball lock. Ou seja, conecto a mangueira de CO2 no conector preto ball lock e conecto na tampa já que o conector preto tem a mangueirinha que fica dentro do keg, ai não preciso agitar o barril para uma carbonatação forçada, ou não é recomendado ?
 
@vervloet71 , agitar o barril é para acelerar a dissolução do CO2 na cerveja.

Você pode pressurizar com o CO2 e deixar o barril parado e a carbonatação vai acontecer, só que vai demorar mais, 2 ou 3 dias talvez.

Sobre injetar o CO2 pelo conector de liquido (saída) do barril, não tem problema, pode fazer, mas você não vai escapar de chacoalhar o barril para carbonatar mais rápido, ou vai ter que deixa ele parado e pressurizado por algum tempo.

Tem algumas tampas de postmix (aqueles que tem um 3º ball lock na tampa) que vem com uma mangueira e uma pedra porosa na ponta, pra injetar bolhas menores de CO2 na cerveja e ajudar a dissolver o CO2 (aumentando a superfície de contato entre CO2 x Cerveja), mas ela também não faz milagres.

Importante levar em consideração a temperatura da cerveja, quanto mais fria ela estiver, mais CO2 se diluir na cerveja (para uma mesma pressão).


Espero ter ajudado.
 
Back
Top