• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Carbonatação forçada

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

vervloet71

Member
Afiliado
9/6/20
Mensagens
15
Localização
Guarapari
Bom dia, tenho dois keg's um de 9 litros e outro de 5 litros, ao invés de utilizar o conector branco no engate de CO2 da tampa ball lock para realizar a carbonatação, posso utilizar o engate de extração com o conector preto e a tampa ball lock. Ou seja, conecto a mangueira de CO2 no conector preto ball lock e conecto na tampa já que o conector preto tem a mangueirinha que fica dentro do keg, ai não preciso agitar o barril para uma carbonatação forçada, ou não é recomendado ?
 

Defrancolopes

Well-Known Member
Afiliado
7/7/14
Mensagens
75
@vervloet71 , agitar o barril é para acelerar a dissolução do CO2 na cerveja.

Você pode pressurizar com o CO2 e deixar o barril parado e a carbonatação vai acontecer, só que vai demorar mais, 2 ou 3 dias talvez.

Sobre injetar o CO2 pelo conector de liquido (saída) do barril, não tem problema, pode fazer, mas você não vai escapar de chacoalhar o barril para carbonatar mais rápido, ou vai ter que deixa ele parado e pressurizado por algum tempo.

Tem algumas tampas de postmix (aqueles que tem um 3º ball lock na tampa) que vem com uma mangueira e uma pedra porosa na ponta, pra injetar bolhas menores de CO2 na cerveja e ajudar a dissolver o CO2 (aumentando a superfície de contato entre CO2 x Cerveja), mas ela também não faz milagres.

Importante levar em consideração a temperatura da cerveja, quanto mais fria ela estiver, mais CO2 se diluir na cerveja (para uma mesma pressão).


Espero ter ajudado.
 
Topo