Carbonatação Forçada / Embarrilamento - Meu próximo passo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GBP

Well-Known Member
Joined
Jul 10, 2018
Messages
128
Reaction score
66
Olá pessoal,

já faço cervejas há mais de 1 ano e sempre faço primming (e lá se foram 18 levas nesse período).
Agora que já dominei o processo de fabricação da cerveja, conheço bem meus equipamentos e já iniciei um upgrade na litragem (de 30 para 80), vi que chegou a hora de evoluir e começar a embarrilar minha cerveja.

Pesquisei alguns sites, livros e apresentações onde mostram algumas partes do processo, porém ainda não estou 100% confiante se entendi corretamente e por isso gostaria da ajuda dos mais experientes.

1) A principio, para que eu consiga embarrilar a cerveja e extrair direto de uma torneira, quais seriam os equipamentos necessários? E para envasar a cerveja direto do barril na garrafa, quais os equipamentos necessários? Preciso de mais coisas?
2) Após a fermentação, passo todo o liquido para o barril, quais seriam os próximos passos?
3) Quais cuidados devo tomar?
4) Como sanitizar o equipamento adequadamente? Preciso de alguns equipamentos específicos para isso?
5) Como conectar os equipamentos para conseguir extrair?
6) Quanto tempo posso deixar a cerveja embarrilada e ir tomando? perderei algumas características da cerveja? Seria melhor em caso de deixar um periodo longo, engarrafa-las?

Quero montar uma lista dos equipamentos para compra-los, creio que se adquirir separadamente conseguirei um preço melhor e também não quero comprar coisas além do que preciso.

Sei que são dúvidas bem básicas, mas estou começando e se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço e boas brejas a todos!
 
vamos por partes,

Eu também fiz esta transição no ano passado, e ainda sigo comprando equipamentos.

Olá pessoal,

já faço cervejas há mais de 1 ano e sempre faço primming (e lá se foram 18 levas nesse período).
Agora que já dominei o processo de fabricação da cerveja, conheço bem meus equipamentos e já iniciei um upgrade na litragem (de 30 para 80), vi que chegou a hora de evoluir e começar a embarrilar minha cerveja.

Pesquisei alguns sites, livros e apresentações onde mostram algumas partes do processo, porém ainda não estou 100% confiante se entendi corretamente e por isso gostaria da ajuda dos mais experientes.

1) A principio, para que eu consiga embarrilar a cerveja e extrair direto de uma torneira, quais seriam os equipamentos necessários? E para envasar a cerveja direto do barril na garrafa, quais os equipamentos necessários? Preciso de mais coisas?
para embarrilhar vais precisar:
Barril (tipo S ou post-mix),
cilindro CO2 e regulador
Conectores e mangueiras

para servir:
uma chopeira/serpentina,
mangueiras
torneira: Pic-nic: a mais simples mas ruim de extração, americana: uma pic-nic mais "xinfruda", Italiana: com controle de fuxo, ou belga: mais chique

para envasar:
um equipamento de contra-pressão
ou
um beergun

2) Após a fermentação, passo todo o liquido para o barril, quais seriam os próximos passos?
carbonatar com adição de CO2 com pressão, aguardar e servir

3) Quais cuidados devo tomar?
sanitização, sanitização, pressão de trabalho e ajustes de pressão de serviço

4) Como sanitizar o equipamento adequadamente? Preciso de alguns equipamentos específicos para isso?
vai depender dos equipamentos, mas no geral detergentes específicos ou mesmo vanish branco, soda, escovas, iodofor.
5) Como conectar os equipamentos para conseguir extrair?
o melhor seria com engates rápidos tipo dm-fit, mas pode ser com mangueiras cristal e abraçadeiras
6) Quanto tempo posso deixar a cerveja embarrilada e ir tomando? perderei algumas características da cerveja? Seria melhor em caso de deixar um periodo longo, engarrafa-las?
a durabilidade de um barril é a mesma de uma garrafa (se bem manuseado), com a vantagem de não ter o efeito da luz. Mas um barril parado com pouca cerveja dentro é um desperdício de capacidade e se torna caro.
Aqui eu faço a cerveja, deixo no post-mix por uma a duas semana, e se não tomar, envaso o resto por contra-pressão. Montei um bem simples usando conexões de água, válvulas de latão e mangueiras de silicone.
Quero montar uma lista dos equipamentos para compra-los, creio que se adquirir separadamente conseguirei um preço melhor e também não quero comprar coisas além do que preciso.

Sei que são dúvidas bem básicas, mas estou começando e se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço e boas brejas a todos!

tenha em mente que nem tudo são flores.

Os equipamentos são caros.
Barris do tipo S são mais complicados de se limpar e sanitizar.
Post-mix são caros.
A não ser que tu tenhas um kegerator ou algo do tipo, beber direto do barril dá um certo trabalho que para pouca coisa não vale a pena, garrafas são mais práticas.

No mais é a alegria dos cunhados nos churrascos de final de semana.
 
Meu pitaco é só o seguinte.

Como o próprio gunther fala acho que num dos posts fixos.. a carbonataçāo forçada tu consegue fazer se tu quiser em até algumas horas porém uma série de outras coisas, das quais eu só consigo citar a questão da acidez, só se dá com o tempo mesmo.

Dessa maneira pra ter um mouthfell legal só depois de algumas semanas no barril..

Essas são as minhas impressões de quem migrou a algum tempo pro barril.

Abcs!
 
a durabilidade de um barril é a mesma de uma garrafa (se bem manuseado), com a vantagem de não ter o efeito da luz. Mas um barril parado com pouca cerveja dentro é um desperdício de capacidade e se torna caro.
Aqui eu faço a cerveja, deixo no post-mix por uma a duas semana, e se não tomar, envaso o resto por contra-pressão. Montei um bem simples usando conexões de água, válvulas de latão e mangueiras de silicone.

Dúvida de leigo total de quem está pensando em pular para o postmix tbm.
Como funciona para tomar a cerveja em momentos separados? Digamos, encho o postmix, carbonato etc e fica pronta para beber... aí vai pra geladeira e digamos q eu beba a primeira vez amanhã... engato no CO2 e extraio com qquer torneira, tanto faz.
Porém não acaba a cerveja, e então eu desconecto o CO2, guardo novamente na geladeira sem o gás (porém com pressão, pq estava conectado no gás qdo parei de beber), e daí 3 ou 4 dias depois volto a beber a cerveja... retiro da geladeira, conecto no gás e volto a extrair a cerveja.
Esse raciocínio está correto? Ou algo não funcionaria bem nessa segunda (ou talvez terceira) vez que vá extrair a cerveja para beber?
Obrigado.
 
Dúvida de leigo total de quem está pensando em pular para o postmix tbm.
Como funciona para tomar a cerveja em momentos separados? Digamos, encho o postmix, carbonato etc e fica pronta para beber... aí vai pra geladeira e digamos q eu beba a primeira vez amanhã... engato no CO2 e extraio com qquer torneira, tanto faz.
Porém não acaba a cerveja, e então eu desconecto o CO2, guardo novamente na geladeira sem o gás (porém com pressão, pq estava conectado no gás qdo parei de beber), e daí 3 ou 4 dias depois volto a beber a cerveja... retiro da geladeira, conecto no gás e volto a extrair a cerveja.
Esse raciocínio está correto? Ou algo não funcionaria bem nessa segunda (ou talvez terceira) vez que vá extrair a cerveja para beber?
Obrigado.

O raciocínio está correto, mas como sempre digo para meus alunos, "na prática, a teoria é outra!"

O que é importante se aprender e saber bem sobre pressão de serviço e o seu cálculo. Há uma relação entre comprimento da linha e a pressão de serviço além da pressão de carbonatação. No final sempre vai ser um pequeno trabalho operar. Uma opção simples seria na hora de servir, retirar toda a pressão, aplicar uma pressão mínima para o serviço e uma mangueira de uns 2m e uma torneira picnic. Terminou de beber, restabelece a pressão de carbonatação.
 
Back
Top