1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Carbonatação Forçada / Embarrilamento - Meu próximo passo

Discussão em 'Envase' iniciado por GBP, 6/9/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 6/9/19 #1

GBP

GBP

GBP

Active Member

Afiliado:
    11/7/18
    Curtidas Recebidas:
    11
    Olá pessoal,

já faço cervejas há mais de 1 ano e sempre faço primming (e lá se foram 18 levas nesse período).
    Agora que já dominei o processo de fabricação da cerveja, conheço bem meus equipamentos e já iniciei um upgrade na litragem (de 30 para 80), vi que chegou a hora de evoluir e começar a embarrilar minha cerveja.

Pesquisei alguns sites, livros e apresentações onde mostram algumas partes do processo, porém ainda não estou 100% confiante se entendi corretamente e por isso gostaria da ajuda dos mais experientes.

1) A principio, para que eu consiga embarrilar a cerveja e extrair direto de uma torneira, quais seriam os equipamentos necessários? E para envasar a cerveja direto do barril na garrafa, quais os equipamentos necessários? Preciso de mais coisas?
    2) Após a fermentação, passo todo o liquido para o barril, quais seriam os próximos passos?
    3) Quais cuidados devo tomar?
    4) Como sanitizar o equipamento adequadamente? Preciso de alguns equipamentos específicos para isso?
    5) Como conectar os equipamentos para conseguir extrair?
    6) Quanto tempo posso deixar a cerveja embarrilada e ir tomando? perderei algumas características da cerveja? Seria melhor em caso de deixar um periodo longo, engarrafa-las?

Quero montar uma lista dos equipamentos para compra-los, creio que se adquirir separadamente conseguirei um preço melhor e também não quero comprar coisas além do que preciso.

Sei que são dúvidas bem básicas, mas estou começando e se puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

Abraço e boas brejas a todos!

2. 6/9/19 #2

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    700
    vamos por partes,

Eu também fiz esta transição no ano passado, e ainda sigo comprando equipamentos.

para embarrilhar vais precisar:
    Barril (tipo S ou post-mix),
    cilindro CO2 e regulador
    Conectores e mangueiras

para servir:
    uma chopeira/serpentina,
    mangueiras
    torneira: Pic-nic: a mais simples mas ruim de extração, americana: uma pic-nic mais "xinfruda", Italiana: com controle de fuxo, ou belga: mais chique

para envasar:
    um equipamento de contra-pressão
    ou
    um beergun

carbonatar com adição de CO2 com pressão, aguardar e servir

sanitização, sanitização, pressão de trabalho e ajustes de pressão de serviço

vai depender dos equipamentos, mas no geral detergentes específicos ou mesmo vanish branco, soda, escovas, iodofor.
    o melhor seria com engates rápidos tipo dm-fit, mas pode ser com mangueiras cristal e abraçadeiras
    a durabilidade de um barril é a mesma de uma garrafa (se bem manuseado), com a vantagem de não ter o efeito da luz. Mas um barril parado com pouca cerveja dentro é um desperdício de capacidade e se torna caro.
    Aqui eu faço a cerveja, deixo no post-mix por uma a duas semana, e se não tomar, envaso o resto por contra-pressão. Montei um bem simples usando conexões de água, válvulas de latão e mangueiras de silicone.
    tenha em mente que nem tudo são flores.

Os equipamentos são caros.
    Barris do tipo S são mais complicados de se limpar e sanitizar.
    Post-mix são caros.
    A não ser que tu tenhas um kegerator ou algo do tipo, beber direto do barril dá um certo trabalho que para pouca coisa não vale a pena, garrafas são mais práticas.

No mais é a alegria dos cunhados nos churrascos de final de semana.

3. 7/9/19 #3

Mittelfruh

Mittelfruh

Mittelfruh

Active Member

Afiliado:
    21/10/15
    Curtidas Recebidas:
    8
    Meu pitaco é só o seguinte.

Como o próprio gunther fala acho que num dos posts fixos.. a carbonataçāo forçada tu consegue fazer se tu quiser em até algumas horas porém uma série de outras coisas, das quais eu só consigo citar a questão da acidez, só se dá com o tempo mesmo.

Dessa maneira pra ter um mouthfell legal só depois de algumas semanas no barril..

Essas são as minhas impressões de quem migrou a algum tempo pro barril.

Abcs!

4. 10/9/19 #4

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Leandro Gregolin

Active Member

Afiliado:
    8/8/19
    Curtidas Recebidas:
    4
    Dúvida de leigo total de quem está pensando em pular para o postmix tbm.
    Como funciona para tomar a cerveja em momentos separados? Digamos, encho o postmix, carbonato etc e fica pronta para beber... aí vai pra geladeira e digamos q eu beba a primeira vez amanhã... engato no CO2 e extraio com qquer torneira, tanto faz.
    Porém não acaba a cerveja, e então eu desconecto o CO2, guardo novamente na geladeira sem o gás (porém com pressão, pq estava conectado no gás qdo parei de beber), e daí 3 ou 4 dias depois volto a beber a cerveja... retiro da geladeira, conecto no gás e volto a extrair a cerveja.
    Esse raciocínio está correto? Ou algo não funcionaria bem nessa segunda (ou talvez terceira) vez que vá extrair a cerveja para beber?
    Obrigado.

5. 10/9/19 #5

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    700
    O raciocínio está correto, mas como sempre digo para meus alunos, "na prática, a teoria é outra!"

O que é importante se aprender e saber bem sobre pressão de serviço e o seu cálculo. Há uma relação entre comprimento da linha e a pressão de serviço além da pressão de carbonatação. No final sempre vai ser um pequeno trabalho operar. Uma opção simples seria na hora de servir, retirar toda a pressão, aplicar uma pressão mínima para o serviço e uma mangueira de uns 2m e uma torneira picnic. Terminou de beber, restabelece a pressão de carbonatação.

Compartilhe esta Página