1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Carbonatação Forçada em Growler Inox utilizando cartuchos de co2 16g

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por feliperodrigues, 5/12/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 5/12/16 #1

feliperodrigues

feliperodrigues

feliperodrigues

New Member

Afiliado:
    5/12/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Olá pessoal,

Atualmente possuo 2 growlers inox no modelo:

http://i58.photobucket.com/albums/g266/GisellyValle/s-l1600_zps5ayfsane.jpg

Tenho 1 de 3.6L e um de 5L + Valvula extratora que consiste num pistola de co2 que usa cartuchos de 16g e uma mangueira picnic..

Atualmente faço a carbonatação via primming e tenho tido bons resultados.

Entretanto, gostaria de saber se é possivel fazer uma carb. forçada usando cartuchos de CO2. Estimei que fossem necessarios pelo menos 2 cartuchos pra faze-lo.

Alguem consegue me ajudar com o processo?

2. 8/12/16 #2

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
    Bem, nao vou saber tirar sua dúvida, mas onde vc conseguiu comprar o kit com valvula?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

3. 14/12/16 #3

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    Olá @feliperodrigues,

Você conseguiu fazer a carbonatação forçada com esse sistema? Como foi o resultado?

Eu tenho um sistema igual e tenho feito a carbonatação via primming, usando o cartucho de CO2 somente para tirar a cerva como se fosse chope.

Não tenho muita confiança na vedação do mecanismo (válvula extratora + pistola + torneira) para fazer carbonatação forçada pq o sistema (todo) teria que ficar montado muito tempo... hoje só monto no dia que vou beber. E "me obrigo" a beber tudo... rsrs

O upgrade que estou querendo fazer é o seguinte, comprei essa tampa com Ball lock:

https://www.amazon.com/gp/product/B01D52ZWFC/?tag=skimlinks_replacement-20

E agora estou pesquisando para comprar um cilindro de CO2 (4kg), pois quero montar a tubulação com engate Ball lock.

A torneira picnic tb será conectada por Ball lock.

Dessa forma da para fazer a carbonatação forçada, deixar o growler na geladeira/freezer sem tanta tranqueira.

Eu ainda nao sei muito sobre carbonatação forçada, estou estudando, mas vc acha informações de quanto o pessoal bota no postmix (19litros)... daí dá para fazer regra de três.

Depois compartilhe seus avanços aí!

Abraço.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Editado por um moderador: 24/10/18
    rodfon curtiu isso.
  4. 14/12/16 #4

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
    VocÊ só usa o mecanismo na data que irá consumir mesmo? Não perde a carbonatação não?

E o priming? Utiliza todo o açúcar necessário mesmo?

Desculpa as dúvidas, é que estou com um kit para chegar e estou ansioso! rs

Editado por um moderador: 24/10/18
  5. 14/12/16 #5

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    Olá @rodfon,

Sim, eu só monto o sistema no dia de usar.

Minha leva é de 10litros. Eu faço o primming normal, em toda a leva. Variando g/l de açúcar segundo o estilo da cerveja. Daí coloco parte no keg/growler (4litros) e parte na garrafa.

A vantagem desse keg é que vc trata ele como se fosse garrafa. Espero o período de carbonatação e depois quando sei que vou beber boto ele na geladeira. No dia de beber eu abro e coloco o sistema em seguida. Deixo ele dentro de um balde com gelo.

Segura na boa. Não perde nada não. Fica bem cremoso. O resultado, para mim, é melhor do que o da garrafa.

Normalmente um cartucho de 16g serve o keg inteiro (no final fica difícil sair, daí tiro o sistema e sirvo como se fosse garrafa).

Eu tenho foto de uma utilização, mas não está aqui no celular. Depois posto aqui.

Não sei se fazendo a carbonatação forçada fica a mesma coisa. Ainda não fiz e nem bebi de alguém que tenha feito...

Aliás, uma outra coisa que me ocorreu agora foi que eu não sei qual é a pressão que esse keg suporta. Para o caso da carbonatação forçada, digo. Esse esquema do primming eu tenho feito na boa, sem problema. Agora preciso ver se consigo consultar com o fabricante do keg (na China) se ele tem essa informação. Pq agora pensando com calma pode ser meio perigoso sair dando pressão nele sem essa informação.

Sem alguém tiver a informação por aqui tb agradeço!

Abs.

rodfon curtiu isso.
  6. 14/12/16 #6

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
    No Emporio alto do pinheiros eles estao vendendo este mecanismo...tenta ligar pra eles e ve a pressão que ele suporta! Deve ser algo similar...

7. 14/12/16 #7

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    É uma boa... vou procurar o contato deles na net. Mas de todo modo vou mandar um email para o fabricante. O meu keg veio com uma cartela com vários produtos dele. Com informações variadas de medida, peso e tal. Acho que eles devem ter essa informação da pressão. Se eu souber eu posto aqui tb.

8. 14/12/16 #8

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    É uma boa... vou procurar o contato deles na net. Mas de todo modo vou mandar um email para o fabricante. O meu keg veio com uma cartela com vários produtos dele. Com informações variadas de medida, peso e tal. Acho que eles devem ter essa informação da pressão. Se eu souber eu posto aqui tb.

9. 14/12/16 #9

joaum_godoy

joaum_godoy

joaum_godoy

Active Member

Afiliado:
    23/11/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Alguém tem o link do produto pra comprar esse keg?

10. 14/12/16 #10

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    Eu comprei pelo eBay. Veio da China mas foi entregue no Estados Unidos. Chegou em 4/5 dias. Mas uma pessoa trouxe para mim dos Estados Unidos para o Brasil. Acho que eles não entregam no Brasil....

O vendedor no eBay é Beergrowler2000. Ele tem vários produtos e é bem qualificado. Mas esse daí de 4litros é descrito como 128oz Stainless Mini Keg Growler.

Tem vários modelos nos sites chineses tb. Mas eu nunca comprei da China para o Brasil. Não saberia dizer qual é o melhor.

Agora tem esse Empório aí que o @rodfon falou, mas no site deles nao tem nenhuma descrição desse tipo de produto. Não sei se eles vendem por entrega. E como eu sou do Rio não tenho como ir lá...

11. 14/12/16 #11

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
  12. 14/12/16 #12

feliperodrigues

feliperodrigues

feliperodrigues

New Member

Afiliado:
    5/12/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Galera,

Eu consegui. Estou apenas aperfeiçoando o processo para postar aqui.

Mas basicamente, eu troquei a mangueira da picnic por parafuso (a entrada da mangueira é de rosca) e isso eu fiz para garantir a vedação. Ai injetei um cilindro de 16g ate ele estabilizar, balancei e deixei a 0 grau por um dia.

No outro eu retirei a pressao via valvula (perdi um poquinho de cerveja nesse processo e adicionei a mangueira novamente. Ficou pronto.

rmrcarvalho curtiu isso.
  13. 14/12/16 #13

joaum_godoy

joaum_godoy

joaum_godoy

Active Member

Afiliado:
    23/11/16
    Curtidas Recebidas:
    3

Legal, carbonatou bem só de um dia pro outro?

14. 14/12/16 #14

feliperodrigues

feliperodrigues

feliperodrigues

New Member

Afiliado:
    5/12/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Sim!

Se você balança o keg (gentilmente) ate ele saturar direitinho ela carbonata no mesmo dia.

Muita gente usa esta mesma tecnica com PostMix.

Deita ele e balança com pé, ou balança ele de lado.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Tknlo85KZeA[/ame]

O mais importante é que ele não explodiu e eu não morri.

Só gastei alguns bons cartuchos de co2 ate dar certo.

Se mais alguem testar, me avisa.

marqueze, rmrcarvalho e Paiakan curtiram isso.
  15. 14/12/16 #15

marqueze

marqueze

marqueze

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/15
    Curtidas Recebidas:
    80
    Achei essas coisas no tio ali.
    A valvula pra extrair é 98 Trump$, mto cara... mas to tentado a pegar hahaha

16. 14/12/16 #16

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    Bacana feliperodrigues,

Se vc puder posta os detalhes aqui.

Eu achava que ia ser necessário mais de 1 cartucho de 16g para carbonatar 4 litros.

Vi em algum lugar alguém citar uma tabela do Palmer que indica de 3 a 9g por litro (dependendo do estilo) e um amigo que tem PostMix falou que usa mais do que isso entre carbonatar e servir.

Achei que para o de 4 litros ia ser necessário uns 2 cartuchos como vc tinha dito no primeiro post.

Outra coisa, vc deixa o cartucho plugado na pistola? Ou tira ele quando acaba de carbonatar e depois bota outro para servir?

Vc sentiu alguma diferença entre fazer assim ou fazer carbonatação com primming + servir com CO2?

Desculpe o monte de pergunta aí mas é que estou avaliando se vale a pena comprar o cilindro de CO2 ou se dá para levar com os cartuchos por um tempo....

Ah, e é bom saber que vc testou e não explodiu!!! Rsrs

17. 15/12/16 #17

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    Bom dia galera,

Entrei em contato com os caras que me venderam o keg e eles me responderam assim:

"Hi Friend,

Thanks for your order.

For the keg, with screw cap, you can use to fill beer, and keep beer carbonation.
    When you fill beer, this keg can hold pressure of 60 PSI.
    So beer can stay in carbonation for couple of weeks;

When you use the whole system to tap beer, there are pressure relief valve, which setting of 30 PSI, means when pressure over 30PSI, the valve will get gas out automatically, to keep whole system safe.

I hope this is clear.

Pls contact me if any query."

Ou seja, para a carbonatação com primming o keg atura até 60psi (com a tampa simples, sem aberturas) e para a carbonatação forçada ele vai deixar o gás escapar acima de 30psi.

Ele diz ainda que o keg segura a carbonatação por algumas semanas. Mas eu já deixei uns 3 meses a cerveja com primming ali e ficou boa.

Eu não entendo muito sobre esse lance da pressão ainda (tipo, não sei se dá ou nao dá para fazer carbonatação forçada com 30psi), mas acho que os dados acima podem ajudar quem tem ou está montando esse sistema!

Abs.

18. 13/1/17 #18

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    133
  19. 13/1/17 #19

rmrcarvalho

rmrcarvalho

rmrcarvalho

Well-Known Member

Afiliado:
    10/12/16
    Curtidas Recebidas:
    107
    Olá Carlos,

eu nunca usei esses kegs da WE... mas acho importante avaliar duas coisas: o sistema de vedação e a capacidade de suporte do keg à pressão.

pelo que entendi essa válvula extratora se constitui em uma única peça que serve de torneira e entrada para o CO2 (através dos cartuchos de 16g)... para fazer a carbonatação forçada da cerveja nesse keg você teria que injetar o CO2, sacudir e armazenar todo o sistema montado (ou dá para remover a extratora com o keg cheio sem a cerveja ou o CO2 vazarem?... desculpe a ignorância, mas, como disse, não conheço o sistema)... todo esse processo deverá ser repetido quantas vezes forem necessárias, até atingir a carbonatação desejada para a cerveja... portanto, acho que só é válido se você tiver confiança/garantia sobre a vedação do sistema, a ponto de injetar o CO2, sacudir e armazenar sem vazamentos pelo tempo que achar necessário...

o outro aspecto importante é a capacidade de suporte do keg... esses kegs de inox do post têm uma válvula de alívio, que funciona (segundo o email do fabricante que postei) quando a pressão interna atinge 30psi... Essa válvula de alívio, no entanto, fica na válvula extratora utilizada no keg... o que significa que: (1) se eu fizer a carbonatação via primming, o keg suporta até 60psi de pressão interna (segundo o email do fabricante); (2) enquanto que se eu optar por carbonatar com o keg + válvula extratora (que é onde tem a entrada do CO2) a pressão limite cai para 30psi...

pelo que andei lendo, essa pressão de 30psi pode ser suficiente para carbonatar a cerveja, mas eu, pessoalmente, ainda não tentei...

eu não sei se esse keg da WE (junto com a válvula extratora) possui válvula de alívio, mas antes de tentar fazer a carbonatação nele eu tentaria obter essas informações sobre a capacidade de suporte à pressão... não é incomum a galera errar um pouco a mão e colocar mais CO2 do que o necessário dentro de seus sistemas... o que não é nenhum problema se você tem uma grande margem de segurança... mas acho que esse não é o caso desses kegs (tanto esses de inox, quanto esse da WE)...

enfim, tentei ajudar sem nem mesmo conhecer o produto, mas expus pelo menos o que eu avaliaria se estivesse pensando em adquirir um desses...

os mais entendidos talvez possam esclarecer melhor sua dúvida (ou até dizer se eu estou falando muita besteira...rsrs), mas acho que é por aí.

cgfischer e Paiakan curtiram isso.
  20. 14/1/17 #20

bguedespinto

bguedespinto

bguedespinto

Member

Afiliado:
    9/12/16
    Curtidas Recebidas:
    1

Bom dia!!
    Tenho feito carbonatação forçada já há algum tempo em post mix sempre bem sucedido, mas antes de criar coragem ($$$) de comprá-lo eu utilizei alguns métodos e equipamentos alternativos (gambiarra mesmo!).
    Esses métodos funcionam muito bem, e ainda hoje, várias vezes, eu utilizo.
    Seguem algumas fotos: Ver anexo IMG_3520.JPG
    Ver anexo IMG_3522.JPG
    Ver anexo IMG_3523.JPG
    Ver anexo IMG_3524.JPG

Se interessar eu posso postar mais fotos ou dar mais detalhes.

Compartilhe esta Página