carbonatação forçada em fermentador conico inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcoazevedo

Active Member
Joined
Jul 3, 2015
Messages
44
Reaction score
9
Boa tarde galera !!!

Li várias matérias referente a carbonatação em keg etc porém não achei nada específico para fermentadores conicos de inox 500 litros. Procuro seguir a tabela volume co2 x temperatura é evidente que existe carbonatação diferentes para cada tipo de cerveja porém tenho algumas dúvidas ;

1. Tempo normalmente para a carbonatação gira em torno de 10 a 15 dias, posso utilizar um volume mais alto inicial para o co2 penetrar no líquido e posteriormente ajustar o volume correto para agilizar o processo ?

2. Normalmente quando abro a garrafa a tampinha sai numa pressão mais forte que as cervejas comerciais costumo envasar com 0.5kgf /cm3 , alguma sugestão ?

3. Se alguém tiver o processo detalhado e tempo estimado e puder compartilhar

Obrigado
 
Bom como ninguém respondeu acredito que nunca tiveram esse tipo de experiência. Empiricamente comprovei que com 16 dias em 0.6kgf/cm2 a uma temperatura de -1°c o resultado foi ótimo !!!
Próximos testes farei com o intuito de acelerar o processo e estou estudando para obter uma equação e ter dados teóricos para comprovar absorção do co2 no líquido de acordo com tempo !!!
Assim que tiver resultados eu comento, provavelmente possa ajudar alguém na mesma situação .
 
Muito bom. Também tenho interesse, e nunca fiz a carbonatação diretamente no fermentador. Você tem um headspace grande? Retirou todo a lama antes de carbonatar? Continue postando os resultados, grato.
 
Fala Ricardo !!
Normalmente o headspace gira em torno de 50 litros.
Na verdade a carbonatação começa já na fermentação só faço o expurgo do fermento depois de uns 2 dias na maturação pois normalmente a grande maioria do fermento está no fundo porém spre fica um residual dessa forma 1 dia antes de envasar expurgo novamente !!
 
Como é o expurgo com a pressão ?! Não é difícil controlar a saída do fermento?
 
Cara recomendo você ir numa microcervejaria ver como eles fazem, pois o processo para carbonatar é um pouco diferente.

1º se coloca co2 pelo blow off até uma certa pressão , na que eu trabalhava era até 1 kg/cm para cerveja e até 0,8 kg/cm para chopp

2º com uma bomba centrifuga, aí tem que ter uma pedra de carbonatação e um adaptador para colocar a pedra dentro e conectar na extremidade de baixo do tanque , por onde você faz a purga do fermento, então na segunda saída logo acima do tanque conecta-se uma mangueira que vai conectada na entrada da bomba centrífuga e a outra mangueira você conecta na saída da bomba e na saida de baixo do tanque onde esta a pedra e carbonatação. conecta o co2 no adaptador da pedra e abre as valvulas e liga a bomba, para cerveja colocava até 1,2 kg/cm no manômetro e chope até 1kg/cm, com a temperatura a 2ºc.

Mas isso varia de tanque para tanque. O bom é você comprar um aparelho que mede a carbonatação, por ex: tem garrafa de carbonatação, ou outro aparelho que mede na hora o volume de co2 do tanque, aí você tem uma precisão melhor e vai gastar menos c02 desse modo.

E dentro de 20 minutos teu tanque está carbonatado.
 
Back
Top