carbonatação forçada durante a maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcoazevedo

Active Member
Joined
Jul 3, 2015
Messages
44
Reaction score
9
Alguém saberia me informar o impacto de realizar a carbonatação forçada nos últimos 5 a 10 dias da maturação?
Ou seja a maturação não está finalizada no entanto será injetado co2 com o intuito de ganhar tempo ...
Como é feito nas cervejarias maiores ?
 
Não tem problema algum. Assim que termina a fermentação secundária e a cerveja está "limpa" não tem por que não carbonatar logo, aproveitando pra tirar ela do contato com o oxigênio, é até melhor.

O único malefício se você for cabeça fraca como eu é beber parte dela ainda "verde".
 
Então essa é a duvida ..pois normalmente eu deixo 20 dias na maturação para lager e depois deixo mais 7 dias com co2.
Minha idéia é 13 dias maturando e 7 dias maturando mas já com o co2 ...Ou seja mesmo com o co2 ela continua maturando ?
 
Então essa é a duvida ..pois normalmente eu deixo 20 dias na maturação para lager e depois deixo mais 7 dias com co2.
Minha idéia é 13 dias maturando e 7 dias maturando mas já com o co2 ...Ou seja mesmo com o co2 ela continua maturando ?

Já leu esse tópico? http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Acho que ele já vai esclarecer muita coisa, se não responder às suas dúvidas volta e posta de novo.
 
Não tem problema. Tem gente que matura a cerveja na garrafa. Neste caso, inclusive, quem faz priming deve esperar a cerveja carbonatar primeiro, para só depois maturar.
 
Cassio/ raisoshi

Muito obrigado pela ajuda !!!
Texto do gueter ajudou muito ...prática e percepção é tudo.
 
Maturação finalizada?

Isso não existe.

A cerveja matura antes, durante e depois da carbonatação. Maturação não é algo que a gente escolhe quando começa e acaba ao natural..... a não ser que estrague a cerveja pasteurizando-a.

Ou seja, carbonate quando preferir.

Eu normalmente faço Fermentação Primária, Secundária, então baixo a temperatura (cold-crash) para o fermento decantar ao máximo (eventualmente aplico gelatina também), e depois disso, embarrilo e carbonato.

Quanto tempo ela matura antes de eu começar a beber? Zero... eu bebo conforme a cerveja está, mas sempre vou provando-as ao longo do tempo pra avaliar quando estão no pico ou não.

Abraço,
 
Nao sei se ajuda, mas no começo do ano passado eu fiz uma tripel com pimenta rosa e esqueci um growler cheio dela. Estava em casa na semana passada e meu tio pediu um growler de uma helles que estavamos tomando, e descobri a cerveja esquecida. Grata surpresa ... Ela ficou 1 ano e meio em um growler ceramico em um lugar com baixa variacao de temperatura (cerca de 19 graus) e quando abri estava maravilhosa ... Quando a engarrafei tirei direto do fermentador pro growler ... Ou seja, carbonatou e depois maturou ... O resultado foi otimo!
 
Nao sei se ajuda, mas no começo do ano passado eu fiz uma tripel com pimenta rosa e esqueci um growler cheio dela. Estava em casa na semana passada e meu tio pediu um growler de uma helles que estavamos tomando, e descobri a cerveja esquecida. Grata surpresa ... Ela ficou 1 ano e meio em um growler ceramico em um lugar com baixa variacao de temperatura (cerca de 19 graus) e quando abri estava maravilhosa ... Quando a engarrafei tirei direto do fermentador pro growler ... Ou seja, carbonatou e depois maturou ... O resultado foi otimo!

Po mano, melhor surpresa! Imagina, maturar um ano e meio sem ter aquela ânsia de abrir logo haha
 
Pegando gancho na experiência do William, qual seria a diferença
Se tivesse sido maturado na geladeira ?
Faço a pergunta pois se é viável fazer a maturação na garrafa então estou estudando para ganhar tempo no processo dessa forma se a diferença no resultado final for significativo poderia maturar as garrafas na geladeira.

Obs: no meu caso tenho fermentador conico refrigerado de inox sendo assim a idéia é liberar para aumentar a produção
 
Pegando gancho na experiência do William, qual seria a diferença
Se tivesse sido maturado na geladeira ?
Faço a pergunta pois se é viável fazer a maturação na garrafa então estou estudando para ganhar tempo no processo dessa forma se a diferença no resultado final for significativo poderia maturar as garrafas na geladeira.

Obs: no meu caso tenho fermentador conico refrigerado de inox sendo assim a idéia é liberar para aumentar a produção

Eu faria dessa forma, maturando na garrafa. Se você já decantou o que quer de fermento ou usou gelatina pra agilizar não tem por que não fazer isso pra ganhar tempo no fermentador.
 
Aproveitando o tópico e tirando uma grande dúvida minha...
Estou querendo comprar um Postmix pra carbonatar minhas cervejas, pergunta:
Posso carbonatar a cerveja no Postmix e depois passa-las pra garrafa?
 
Aproveitando o tópico e tirando uma grande dúvida minha...
Estou querendo comprar um Postmix pra carbonatar minhas cervejas, pergunta:
Posso carbonatar a cerveja no Postmix e depois passa-las pra garrafa?

Tenho quase certeza que tem um tópico só sobre isso no fórum... procurou?

O problema de fazer isso nos postmix é que nem sempre eles vedam sem uma pressão inicial. Depende do estado da tampa e da borracha da tampa.
 
@marcoazevedo eu costumo tirar do fermentador e gelar apenas para decantar e limpar a cerveja ... Depois eu mando pra garrafa e continuo maturando la ... A maturacao geladada e possivel mas e bem mais lenta e eu acho q da resultados melhores ... Mas haja paciencia!
 
Ja tentei carbonatar no postmix e passar pra garrafa .., parte do co2 vai embora e diminui btte a pressao final da garrafa ... Quanto ao problema da vedacao, eu coloco o priming e dou uma pre-carga de co2 com o cilindro pra vedar ...
 
@william

Valeu pela dica, vou fazer o teste !!!
Pré maturação no fermentador já com carbonatação durante uns 5 a 7 dias aí depois envaso metade das garrafas deixo na geladeira por volta de 1°c e a outra metade temperatura ambiente.
 
Pessoal. Tenho por habito sempre maturar na garrafa. Pergunto pra voces: depois de maturar no fermentador e purgar o fermento decantado nao fica dificial carbonatar na garrafa? Colocam mais fermento na hora do primming? Sendo assim o residuo na garrafa nao fica maior?
 
Claudio, nao precisa. Mesmo decantando, vc nao retira todo o fermento. Uma parte fica ali.
Isso que fica e suficiente pra carbonatar bem.
 
Maturação finalizada?

Isso não existe.

A cerveja matura antes, durante e depois da carbonatação. Maturação não é algo que a gente escolhe quando começa e acaba ao natural..... a não ser que estrague a cerveja pasteurizando-a.

Ou seja, carbonate quando preferir.

Eu normalmente faço Fermentação Primária, Secundária, então baixo a temperatura (cold-crash) para o fermento decantar ao máximo (eventualmente aplico gelatina também), e depois disso, embarrilo e carbonato.

Quanto tempo ela matura antes de eu começar a beber? Zero... eu bebo conforme a cerveja está, mas sempre vou provando-as ao longo do tempo pra avaliar quando estão no pico ou não.

Abraço,
A questao é se carbonatar logo depois do embarrilamento se atrapalha na maturaçao ou nao influencia em nada.
Obrigado
 
Td bem Caio?
Vou falar o que eu ACHO que acontece ...
A maturacao e o tempo em que armazenamos a cerveja para que a levedura consuma algumas coisas que sao indesejadas e outras que simplesmente devem ser melhoradas, e nao transformar acucar em alcool. Se vc carbonatar com primming eu acho q nao deve ser considerado tempo de maturacao por conta disso, mas se carbonatar com co2, acredito nao atrapalhar.
Nao sei te dizer se o CO2 diluido no liquido vai ajudar ou atrapalhar o processo. Eu sei que mesmo na garrafa elas evoluem muito. Minha impressao e que ate ajuda.
 
Back
Top