Carbonatação de multiplas PET com um carbonator?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 3, 2019
Messages
8
Reaction score
5
Location
São José dos Campos
Olá pessoal, tudo bem?

Estou iniciando no mundo da carbonatação forçada e tenho uma dúvida que, procurando nos posts mais antigos do fórum, não achei.

Seria possível calcular uma pressão suficiente para "supercarbonatar" cerveja em PET visando, após o equilíbrio dos gases, remover o carbonator e fechar a garrafa com tampa comum para armazenamento, ainda assim mantendo um nível aceitável de carbonatação da cerveja?

Não sei se alguém já faz esse tipo de coisa, mas comprei tudo para a carbonatação e, agora a grana acabou e estou tentando fugir do priming! Futuramente pretendo comprar outros carbonators para não precisar remover, o que sei que é o ideal, mas no momento realmente não tenho como.

Peço desculpas se o assunto é repetido, mas procurei e nao achei nada específico sobre isso!

Cheers!
 
Boa tarde amigo, eu tenho feito da seguinte forma. Engarrafo em graulers de 1,5 litros, aperto para tirar o ar, coloco o carbonetor, injeto 2,5 bar de pressão, sacudindo o grauler, quando notar que parou de absorver o CO2 deixe o grauler repousar por 3 a 5 minutos, retire carbonetor e coloque a tampa , tudo bem rápido. Deixa na geladeira, no dia seguinte já está no ponto.
 
Last edited:
Cara, não acho que dê certo sua ideia, alguns detalhes que por experiência própria vejo como limitantes:
Se você fizer uma carbonatação forçada rápida, que é basicamente colocar pressão mais alta e agitar pra acelerar a absorção do CO2, hora que tirar o carbonator vai espumar e vazar tudo, teria que esperar no mínimo uma hora cada garrafa, já tentei abrir com menos tempo e perde muito gás, então já seria beeem demorado esperar tudo isso pra cada garrafa.
Não sei o que comprou para iniciar na carbonatação forçada, mas se a grana estiver curta recomendo fazer um ou dois agrokegs já que você tem os carbonators. Comecei a usar CO2 no começo do ano passado, depois nunca mais fiz priming, sempre uso agrokeg ou PET com carbonator.
 
Olá pessoal, tudo bem?

Estou iniciando no mundo da carbonatação forçada e tenho uma dúvida que, procurando nos posts mais antigos do fórum, não achei.

Seria possível calcular uma pressão suficiente para "supercarbonatar" cerveja em PET visando, após o equilíbrio dos gases, remover o carbonator e fechar a garrafa com tampa comum para armazenamento, ainda assim mantendo um nível aceitável de carbonatação da cerveja?

Não sei se alguém já faz esse tipo de coisa, mas comprei tudo para a carbonatação e, agora a grana acabou e estou tentando fugir do priming! Futuramente pretendo comprar outros carbonators para não precisar remover, o que sei que é o ideal, mas no momento realmente não tenho como.

Peço desculpas se o assunto é repetido, mas procurei e nao achei nada específico sobre isso!

Cheers!
Costumo injetar 2 BAR, agito por uns 15 segundos e repito esse processo 3 vezes. Deixe no freezer, depois de uns 15 minutos pode tirar o carbonator e coloca a tampa. Da certo sim, vai na fé!
 
Opa blz!
Também tenho somente o CO2 e com poucos testes e tomando na mesma semana tive bons resultados carbonatando e depois boto no freezer para trocar a tampa. Outra coisa que faço é separar uns growlers sem carbonataçao e o resto faço primer, então uso os carbonato em alguns e vou trocando.
 
Coloco um pouco mais de pressão, deixo descansar e só tiro pra trocar por tampa depois. Mas uso vários carbonators. Assim funciona de boa.
 

Attachments

  • A922FF70-42FB-447C-987A-05CD24DE1698.jpeg
    A922FF70-42FB-447C-987A-05CD24DE1698.jpeg
    51.2 KB · Views: 75
Mano, muito obrigado pela dica. To fazendo assim e fica muito bom.
Show, feliz por ajudar. Tem algumas variações que curto fazer, mas com o tempo vc pega a manha.
- Porters, stouts e cervejas mais pesadas em geral, carbonatacao média baixa: processo igual, porém com 1,6BAR
- ALEs em geral, Pilsen, lagers, média carbonatacao: processo descrito acima
- Wits, fruits, weiss, carbonatacao alta: mesmo processo descrito acima, porém repito 5 vezes ao invés de 3.
Boa brejas aí!
 
Back
Top