• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Carbonatação de multiplas PET com um carbonator?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
3/9/19
Olá pessoal, tudo bem?

Estou iniciando no mundo da carbonatação forçada e tenho uma dúvida que, procurando nos posts mais antigos do fórum, não achei.

Seria possível calcular uma pressão suficiente para "supercarbonatar" cerveja em PET visando, após o equilíbrio dos gases, remover o carbonator e fechar a garrafa com tampa comum para armazenamento, ainda assim mantendo um nível aceitável de carbonatação da cerveja?

Não sei se alguém já faz esse tipo de coisa, mas comprei tudo para a carbonatação e, agora a grana acabou e estou tentando fugir do priming! Futuramente pretendo comprar outros carbonators para não precisar remover, o que sei que é o ideal, mas no momento realmente não tenho como.

Peço desculpas se o assunto é repetido, mas procurei e nao achei nada específico sobre isso!

Cheers!

Leonardo Dias

New Member
Afiliado
24/11/20
Boa tarde amigo, eu tenho feito da seguinte forma. Engarrafo em graulers de 1,5 litros, aperto para tirar o ar, coloco o carbonetor, injeto 2,5 bar de pressão, sacudindo o grauler, quando notar que parou de absorver o CO2 deixe o grauler repousar por 3 a 5 minutos, retire carbonetor e coloque a tampa , tudo bem rápido. Deixa na geladeira, no dia seguinte já está no ponto.

Última edição:

Sidneyjr

Well-Known Member
Afiliado
30/1/19
Cara, não acho que dê certo sua ideia, alguns detalhes que por experiência própria vejo como limitantes:
Se você fizer uma carbonatação forçada rápida, que é basicamente colocar pressão mais alta e agitar pra acelerar a absorção do CO2, hora que tirar o carbonator vai espumar e vazar tudo, teria que esperar no mínimo uma hora cada garrafa, já tentei abrir com menos tempo e perde muito gás, então já seria beeem demorado esperar tudo isso pra cada garrafa.
Não sei o que comprou para iniciar na carbonatação forçada, mas se a grana estiver curta recomendo fazer um ou dois agrokegs já que você tem os carbonators. Comecei a usar CO2 no começo do ano passado, depois nunca mais fiz priming, sempre uso agrokeg ou PET com carbonator.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Olá pessoal, tudo bem?

Estou iniciando no mundo da carbonatação forçada e tenho uma dúvida que, procurando nos posts mais antigos do fórum, não achei.

Seria possível calcular uma pressão suficiente para "supercarbonatar" cerveja em PET visando, após o equilíbrio dos gases, remover o carbonator e fechar a garrafa com tampa comum para armazenamento, ainda assim mantendo um nível aceitável de carbonatação da cerveja?

Não sei se alguém já faz esse tipo de coisa, mas comprei tudo para a carbonatação e, agora a grana acabou e estou tentando fugir do priming! Futuramente pretendo comprar outros carbonators para não precisar remover, o que sei que é o ideal, mas no momento realmente não tenho como.

Peço desculpas se o assunto é repetido, mas procurei e nao achei nada específico sobre isso!

Cheers!
Costumo injetar 2 BAR, agito por uns 15 segundos e repito esse processo 3 vezes. Deixe no freezer, depois de uns 15 minutos pode tirar o carbonator e coloca a tampa. Da certo sim, vai na fé!

Lauroab

Member
Afiliado
12/2/21
Opa blz!
Também tenho somente o CO2 e com poucos testes e tomando na mesma semana tive bons resultados carbonatando e depois boto no freezer para trocar a tampa. Outra coisa que faço é separar uns growlers sem carbonataçao e o resto faço primer, então uso os carbonato em alguns e vou trocando.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Mano, muito obrigado pela dica. To fazendo assim e fica muito bom.
Show, feliz por ajudar. Tem algumas variações que curto fazer, mas com o tempo vc pega a manha.
- Porters, stouts e cervejas mais pesadas em geral, carbonatacao média baixa: processo igual, porém com 1,6BAR
- ALEs em geral, Pilsen, lagers, média carbonatacao: processo descrito acima
- Wits, fruits, weiss, carbonatacao alta: mesmo processo descrito acima, porém repito 5 vezes ao invés de 3.
Boa brejas aí!