Carbonatação forçada em Petainer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Morellato

Member
Joined
Nov 4, 2014
Messages
5
Reaction score
2
Fala pessoal.
Estou com uma dúvida.
Sempre usei postmix e carbonatação forçada nas minhas levas. Atualmente estou com dois Pet Keg da marca Petainer e penso em utiliza-los.
Minha dúvida é, é seguro fazer carbonatação forçada nestes barris? Digo isso, pois, na carbonatação forçada é necessário chacoalhar o liquido para melhor absorção do gás.
Trabalhei um período em uma cervejaria aqui da minha cidade e envasava a cerveja em barris de pet, porém já carbonatada e em contra-pressão. Sem mistério.

Agradecido.
 

Attachments

  • download.jpeg
    download.jpeg
    8.3 KB · Views: 29
Estou na mesma dúvida amigo!!!! Vou tentar fazer a CF no barril quando minha próxima leva estiver pronta!!!!
 
Se EU fosse fazer, deixaria uns dias engatado no CO2 dentro da geladeira e não chacoalharia. Até onde sei, eles foram produzidos para envasar contrapressão.
 
Chacoalhar serve basicamente para diminuir o tempo da absorvição do CO2 pelo liquido. O importante é saber a pressão que o Petainer aguenta.
Uma busca rápida no Google :
Pressão de trabalho: < 3 bar
Pressão de ruptura: 9-10 bar
 
Galera, vou iniciar um projeto de um fermentador em petainer para poder usar a técnica de Spunding (usar o próprio c02 produzido pela fermentação para carbonatar a cerveja), a ideia é quanto faltar 1 plato (aproximadamente 7g/l de açucar fermentável) para terminar a fermentação, coloca um sponge valve(válvula reguladora de pressão) setada em 1 bar aproximadamente e deixar terminar a fermentação. Basicamente dps de fazer o cold crash o próprio pescador do petainer fará a purga do trub e a breja já estará embarrilada. assim que eu pegar o petainer e começar a fazer o projeto posto fotos.
Vendo a tabela de pressão para carbonatar e os limites de trabalho do petainer, vai dar muito certo, pois 1-1,5 bar sobra segurança para o petainer.
Carbonata%C3%A7%C3%A3o-For%C3%A7ada-v2.png
 
Galera, vou iniciar um projeto de um fermentador em petainer para poder usar a técnica de Spunding (usar o próprio c02 produzido pela fermentação para carbonatar a cerveja), a ideia é quanto faltar 1 plato (aproximadamente 7g/l de açucar fermentável) para terminar a fermentação, coloca um sponge valve(válvula reguladora de pressão) setada em 1 bar aproximadamente e deixar terminar a fermentação. Basicamente dps de fazer o cold crash o próprio pescador do petainer fará a purga do trub e a breja já estará embarrilada. assim que eu pegar o petainer e começar a fazer o projeto posto fotos.
Vendo a tabela de pressão para carbonatar e os limites de trabalho do petainer, vai dar muito certo, pois 1-1,5 bar sobra segurança para o petainer.
Carbonata%C3%A7%C3%A3o-For%C3%A7ada-v2.png
Deu continuidade ao projeto amigo? Tb estou pensando em fazer.
 
Deu continuidade ao projeto amigo? Tb estou pensando em fazer.
Opa... fiz uns testes e deu certo em partes. Vamos aos cuidados, o petainer deve ficar em local seguro, longe de crianças e animais domésticos, pois com 2bar de pressão o bicho fica firme demais, todo cuidado é pouco e digo mais: Faça por sua conta e risco, não recomendo fazer. Realmente é um sonho poder fermentar 30, 50L de breja em temperatura ambiente e ter esterificação quase zero, mas se for o caso, use um barril euro ou postmix, bem mais seguro. O petainer com o tempo vai 'lacear' e é aí que mora o perigo, não é algo instantâneo, mas acontece, afinal é um plástico e tem elasticidade. Enfim, se tiver uma valvula S e o regulador de pressão, vale o teste, reitero que é por sua conta e risco. Fiz pq eu ganhei o barril de pet, caso tivesse que comprar, creio q não faria. Espero ter ajudado.
 
Entendi, eu tenho 2 e já uso a um tempo dentro do Kegerator, faço carbonatação forçada neles e nunca tive problemas, aí comprei mais um keg de inox e estou com ele sobrando, pensei em tentar usá-lo como fermentador pra teste, tenho uma válvula extratora e uma spunding valvue, seria dentro da geladeira e uma lager...


 
Entendi, eu tenho 2 e já uso a um tempo dentro do Kegerator, faço carbonatação forçada neles e nunca tive problemas, aí comprei mais um keg de inox e estou com ele sobrando, pensei em tentar usá-lo como fermentador pra teste, tenho uma válvula extratora e uma spunding valvue, seria dentro da geladeira e uma lager...


show de bola, como eu disse, acho válido o teste por ser um barril barato (as vezes sai de graça se pegar o descarte em brewpub) e dá pra fazer uma quantidade maior de cerveja sem muito controle de temperatura. eu vou arriscar fazer de novo com um cepa ale de kweik que ganhei de um amigo. farei uma APA, com dry hop com extrato de lúpulo. o importante é conseguir eliminar o máximo de trub na brassagem, para não entupir o pescador dps. Pra tirar a lama, só extrair com 0,1 ou 0,2 bar de pressão, sai bem devagar e fica quase limpa... Se tu consegue abrir o pet keg, vale a pena fazer uma adaptação no pescador para ele extrair o líquido de cima para baixo (mais ou menos como o autosifão), daí a breja saí bem limpa e não mexe no trub.
 
show de bola, como eu disse, acho válido o teste por ser um barril barato (as vezes sai de graça se pegar o descarte em brewpub) e dá pra fazer uma quantidade maior de cerveja sem muito controle de temperatura. eu vou arriscar fazer de novo com um cepa ale de kweik que ganhei de um amigo. farei uma APA, com dry hop com extrato de lúpulo. o importante é conseguir eliminar o máximo de trub na brassagem, para não entupir o pescador dps. Pra tirar a lama, só extrair com 0,1 ou 0,2 bar de pressão, sai bem devagar e fica quase limpa... Se tu consegue abrir o pet keg, vale a pena fazer uma adaptação no pescador para ele extrair o líquido de cima para baixo (mais ou menos como o autosifão), daí a breja saí bem limpa e não mexe no trub.
Entendi, eu tenho uma chave que abre eles, testando posto aqui...
 
Back
Top