Carbonatação a 6g/l ou 10g/l

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara... eu acho isso uma coisa meio esquisita, pra falar verdade....

Primeiramente a diferença esperada: 10g/l sua cerveja deve ficar supercarbonatada, ou seja, quando abrir a garrafa a espuma ja vai começar a sair por cima dela, na hora de servir no copo vai dar muita espuma e ficar dificil de servir, deve ficar com uma acidez um pouco mais elevada, dar aquela sensação de efervescência na língua, e o pior de tudo, a cada gole que vc tomar vai ficar arrotando 5min (isso tudo experiencia minha, alguem pode ter tido experiencia diferente ai). Já com 6g/l sua cerva deve ficar com uma carbonatação normal para alta.

Eu disse antes que é esquisito porque todo mundo usa essa maxima do 6g/l e dá super certo, mas pra mim 6g/l, depois de um mes na garrafa sempre começava a supercarbonatar (e não, não era açúcar residual da fermentação).
Hoje em dia eu tenho feito a carbonatação com 5g/l e é como tenho obtido os melhores resultados... Não tem jeito, tem que esperar os 10 a 14 dias de primming pra ficar boa, mas depois fica sempre boa, sem supercarbonatar com o tempo.

O que eu te indico é, em primeiro lugar, nunca usar 10g/l.... em segundo lugar, use 6g/l e espere duas semanas, provavelmente vai estar boa... deixa algumas por mais umas 2 semanas, e se ainda estiver boa, continue assim... se estiver muito carbonatada, diminui pra 5,5g/l na proxima... se tiver pouco carbonatada (duvido) suba pra 6,5g/l na proxima, e por ai vai!

qualquer coisa dá o grito aí.
Abraço
 
O Amigo ai falou tudo... eu pergunto é donde saiu o 10gr/l o máximo do máximo nunca usado não era 9 rsss...?

Ja tive os problemas que o amigo falou com 7gr/l ....eu costumo ver o que o bjcp diz, a cerva atenuou até uns 1010... e a carbonatação diz ser média alta, ali nos 6 e poco quase 7.. nunca uso menos que 5 por cagaço.... Ai já a breja ta nuns 1018...1022... e continua média alta, média baixa, ai eu uso entre 5 e 6.5gr/l ... sendo os 6.5 já com cagaço tb rsss... não era para eu acreditar.... mas acredito que este açucar de alguma forma refermentando na garrafa nas FG mais alta é consumido.... além do que é garrafa sacudindo do sitio pra cidade da cidade pra praia e tudo xão... esses dias explodiu uma no porta mala do carro, mas só largo o fundo, que ja esta envasada a uns 3 meses e nunca tinha explodido garrafa...
 
O Amigo ai falou tudo... eu pergunto é donde saiu o 10gr/l o máximo do máximo nunca usado não era 9 rsss...?

a quantidade depende de alguns fatores, qual temperatura o liquido estava qdo foi lacrada, qto menor mais gases provenientes da fermentação estão dissolvidos e também da temperatura em que o priming irá ocorrer, qto menor mais gases ficarão dissolvidos no liquido em vez de ir pra o headspace e criar pressão na tampa.

Ja ouvi relatos de pessoas que cometeram erros e usaram 12g/L sem e não houve explosão de garrafa, mas se for trabalhar no limite ai tem q levar em conta mais fatores, solubilidade real no meio, tamanho do headspace, pressão suportada pelo sistema... dai so usam esses valores de 9, 10,12... como uma aproximação
 
a quantidade depende de alguns fatores, qual temperatura o liquido estava qdo foi lacrada, qto menor mais gases provenientes da fermentação estão dissolvidos e também da temperatura em que o priming irá ocorrer, qto menor mais gases ficarão dissolvidos no liquido em vez de ir pra o headspace e criar pressão na tampa.

Ja ouvi relatos de pessoas que cometeram erros e usaram 12g/L sem e não houve explosão de garrafa, mas se for trabalhar no limite ai tem q levar em conta mais fatores, solubilidade real no meio, tamanho do headspace, pressão suportada pelo sistema... dai so usam esses valores de 9, 10,12... como uma aproximação
Boto fé... aqui é sempre do lado da cachoeira fresquinho, mas pega uns calorão principalmente agora que to brassando do lado as vezes.... é comum pessoal citar esses "ajustes finos" mas acredito que a maioria dos caseiros envasa com um head de no máximo dois dedos, algo perto dos 1020 e deixa ao ar livre no escuro em +-20ºC .... é parei de usar 7gr/l nessas condições, max. 6.8 ... uso 7 quandoq uero umas witbier umas sour bem paulada....mas ai fico com as calça na mão...ja tive que abrir 40L de garrafa e envasar tudo novamente antes de aprender a manha de aliviar a tampa rsss
 
Rapaz, quando brasso uma Belgin Golden Strong Ale de 10% sempre faço priming com 15g/L, pois é esperado no estilo altíssima carbonatação, e sinceramente nunca tive problemas de estourar garrafa ou sair espumando horrores ao abrir uma... a questão da efervescência na língua está presente, não tem como fugir, mas fiz testes nesse tipo de breja com 7, 10 e 15g e os melhores resultado sempre foram com 15g/L... enfim, o bom é sempre fazer suas próprias experiências e se basear nos resultados que vc obteve, e é claro, no que mais te agrada... Abraço!
 
Qual manha é essa?
A manha é aplicar bastante força no abridor (um bom né tipo aqueles antigo de bar) e ir levantando vagarosamente a tampa até escutar o escape... ao tirar o abridor a tampa sela novamente e nem chega a vasar algo ou no caso de gerar mais gáz vazar ... só vale lembrar que isso dá uma emcabreirada na validade dela... mas se tá explodindo tem gáz de sobra rss...

Rapaz, quando brasso uma Belgin Golden Strong Ale de 10% sempre faço priming com 15g/L, pois é esperado no estilo altíssima carbonatação, e sinceramente nunca tive problemas de estourar garrafa ou sair espumando horrores ao abrir uma... a questão da efervescência na língua está presente, não tem como fugir, mas fiz testes nesse tipo de breja com 7, 10 e 15g e os melhores resultado sempre foram com 15g/L... enfim, o bom é sempre fazer suas próprias experiências e se basear nos resultados que vc obteve, e é claro, no que mais te agrada... Abraço!

Doidera mano @_@ ! Nunca passei de 7.5
 
Back
Top