California Common: alguém já fez?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala pessoal,

Eu tomei uma California Common de uma cervejaria aqui de BH chamada Dos Caras e curti demais! então resolvi tentar fazer uma leva desse estilo. As poucas coisas que eu encontrei na internet e nos livros foi que os maltes normalmente utilizados são: 2-row como base, algum Crystal, Victory e Special roast.
Algumas receitas usam os 4, algumas só o base e crystal, algumas usam 3 desses. Lupulo sempre single hop de Northern Brewer. Levedura de californa lager.

Como só consigo achar o crystal desses 4 maltes aqui em bh, resolvi não usar o special roast, e trocar 2-row por Pilsen, e Victory por melanoidina, o que acham?

Receita para vcs darem opiniões:

20L no fermentador
OG: 1.050 FG: 1.010
SRM: 11
IBU: 40
ABV: 5.3%
_______________________

Ingredientes:

4.6kg Pilsen Agraria (2.0 SRM) (90%)
0.3kg Crystal 240 (110 SRM) (6%)
0.2kg Melanoidin (30 SRM) (4%)

19g Northern Brewer [8.5% A.A.] 60min (19.5 IBU)
25g Northern Brewer [8.5% A.A.] 20min (15.5 IBU)
25g Northern Brewer [8.5% A.A.] 05min (5.0 IBU)

Mangrove Jack's #M54 (California Lager)

80g Northern Brewer [8.5% A.A.] Dry Hop (7 dias)

Agradeço às contribuições
Abraço
 
O Special Roast tu podes trocar pelo Dark Crystal da Muntons ou Thomas Fawcett, eu não usaria melanoidina. De resto, é isso aí mesmo
 
Fala sepesaraiva

O mais importante com essa levedura da Mangrove Jacks (M54) é acertar na taxa de inoculação e controlar muito bem a temperatura. Se não cuidar, esse fermento deixa um condimentado bem marcante que atrapalha um pouco.

Utilize no mínimo 2 pacotes de fermento e programe a temperatura da fermentação em 17 oC (temperatura do líquido)
 
O Special Roast tu podes trocar pelo Dark Crystal da Muntons ou Thomas Fawcett, eu não usaria melanoidina. De resto, é isso aí mesmo

Por que não? eu nunca usei Melanoidina, sei que ela abaixa um pouco o ph, mas achei interessante dar uma cor mais avermelhada na cerva.
A respeito da troca, tem certeza disso?? O Crystal Dark da Muntons tem 425 EBC, enquanto o Special Roast da Briess tem 105 EBC... Me parece meio Longe

Fala sepesaraiva

O mais importante com essa levedura da Mangrove Jacks (M54) é acertar na taxa de inoculação e controlar muito bem a temperatura. Se não cuidar, esse fermento deixa um condimentado bem marcante que atrapalha um pouco.

Utilize no mínimo 2 pacotes de fermento e programe a temperatura da fermentação em 17 oC (temperatura do líquido)

Opa, valeu! Ja planejava fazer desse jeito que vc falou.
 
Para esse estilo, é característico a utilização de maltes Pale Ale, crystal e algum outro que faça a semelhança com Amber Ale. Usando só pilsen, o malte crystal sozinho não dará conta do corpo e espuma característico dela. A melanoidina eu não retiraria. em todo caso, aqui vai uma receita que costumo fazer é é show : https://beerandbrewing.com/monterey-common-california-common-beer-recipe/.
Tem o mesmo problema dos maltes 2-Row, que substituo por Pale Ale de bôa. O principal é o fermento que uso, o M 54, que é o mandante, quase indepente do grist de malte. Fermento a 16 graus por 2 dias e finalizo a 18 graus. Pitch rate para lagers (então, dependendo da brassagem, sempre uso slurry). Quanto ao lúpulo, esse estilo foi elaborado para utilizar o Northern Brewer com algumas outras pequenas variações. É uma ceva (estilo) muito gostosa. Boa sorte.........
 
Para esse estilo, é característico a utilização de maltes Pale Ale, crystal e algum outro que faça a semelhança com Amber Ale. Usando só pilsen, o malte crystal sozinho não dará conta do corpo e espuma característico dela. A melanoidina eu não retiraria. em todo caso, aqui vai uma receita que costumo fazer é é show : https://beerandbrewing.com/monterey-common-california-common-beer-recipe/.
Tem o mesmo problema dos maltes 2-Row, que substituo por Pale Ale de bôa. O principal é o fermento que uso, o M 54, que é o mandante, quase indepente do grist de malte. Fermento a 16 graus por 2 dias e finalizo a 18 graus. Pitch rate para lagers (então, dependendo da brassagem, sempre uso slurry). Quanto ao lúpulo, esse estilo foi elaborado para utilizar o Northern Brewer com algumas outras pequenas variações. É uma ceva (estilo) muito gostosa. Boa sorte.........

Obrigado pela contribuição Moretti!!

Eu fiquei com medo do Crystal 240 da Muntons (120 ºL) ficar muito forte e pensei em diminuir ou substituir ele... fiquei entre esses 2 grist:

4,500kg Pale Ale Agrária (92%)
0,250kg Crystal 240 (120 ºL) (5%)
0,150kg Melanoidina (3%)

Ou

4,500kg Pale Ale Agrária (90%)
0,400kg Crystal 150 (70 ºL) (8%)
0,100kg Melanoidina (2%)

ainda nao decidi.. eu fiz uma ESB com 90% Maris Otter e 10% Crystal 110 e achei ela muito caramelada...

Você utiliza slurry que vc fala é usar a lama como nutriente, ou reaproveitar a levedura do lote anterior?
 
Obrigado pela contribuição Moretti!!

Eu fiquei com medo do Crystal 240 da Muntons (120 ºL) ficar muito forte e pensei em diminu..........

ainda nao decidi.. eu fiz uma ESB com 90% Maris Otter e 10% Crystal 110 e achei ela muito caramelada...

Você utiliza slurry que vc fala é usar a lama como nutriente, ou reaproveitar a levedura do lote anterior?

Como faço 60 litros por brassagem não há quantidade de fermento que aguente, ainda mais em pich rate de larger. Então eu uso e abuso da lama da fermentação anterior. Só reutilizo 3 vezes. Quando desconfio que meus cuidados foram demasiadamente exagerados eu reutilizo 4 vezes. Tem dado bons resultados, principalmente econômicos.
Quanto aos maltes, nunca me deparei com uma california commom que usasse a base de pilsen. Os maltes caramelados até 60 L é comum (a não ser se for só pra cor), senão carameliza bem.
Se tiver receio do Pale Ale, então faça meio a meio, Pilsen e Pale Ale que também mantém as características.
 
2-row = Pilsen
Pale 2-row = Pale
Malte 2-row e 6-row são cevada de 2 fileiras ou 6 fileiras respectivamente.
Lá fora tem-se a opção de comprar um ou outro. Aki no Brasil e tudo de 2 fileiras, mais caro e de melhor qualidade.

André Wenderosck
 
2-row = Pilsen
Pale 2-row = Pale
Malte 2-row e 6-row são cevada de 2 fileiras ou 6 fileiras respectivamente.
Lá fora tem-se a opção de comprar um ou outro. Aki no Brasil e tudo de 2 fileiras, mais caro e de melhor qualidade.

André Wenderosck
Valeu André. Essa receita que faço não é recente e já uso automaticamente tudo ALE e acabei passando por cima do detalhe...........
 
Oi pessoal, ressuscitando alguns tópicos... 16C de fermentação para a M54 vai de boa ? Nunca fiz lager, mas comprei esse kit como cream Ale e veio essa levedura, e olhando no site fiquei assustado com a informação de fermentação de 18C a 20C ...

Precisa fazer laggering ?
 
Salve confrade!
Vou compartilhar a minha experiência, que por sinal foi bem recente, com essa levedura.
Comecei fermentando a breja a 17Cº, terminei a 20Cº e fiz primming em temperatura ambiente num quarto escuro a 27Cº! :eek:
Da inoculação da levedura ao abrir a primeira garrafa foram exatos 30 dias, analisando só a levedura o resultado foi satisfatório. Foi uma lager 100% malte pilsen velho e de péssima qualidade. Ficou com muito DMS, mas isso é outra estória...
Eu gostei da cepa! Tem um perfil neutro e deixa um final quase tão seco quanto uma "levedura lager tradicional", mas trabalha em altas temperaturas e tempos mais curtos como uma levedura Ale. Pra mim que moro no Norte é uma boa pedida!
 
Salve confrade!
Vou compartilhar a minha experiência, que por sinal foi bem recente, com essa levedura.
Comecei fermentando a breja a 17Cº, terminei a 20Cº e fiz primming em temperatura ambiente num quarto escuro a 27Cº! :eek:
Da inoculação da levedura ao abrir a primeira garrafa foram exatos 30 dias, analisando só a levedura o resultado foi satisfatório. Foi uma lager 100% malte pilsen velho e de péssima qualidade. Ficou com muito DMS, mas isso é outra estória...
Eu gostei da cepa! Tem um perfil neutro e deixa um final quase tão seco quanto uma "levedura lager tradicional", mas trabalha em altas temperaturas e tempos mais curtos como uma levedura Ale. Pra mim que moro no Norte é uma boa pedida!
Show de bola !

Valeu devo brassar essa semana, voleio squo outra postar o resultado, abraços !
 
Back
Top