Caldo de cana como priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GBP

Well-Known Member
Joined
Jul 10, 2018
Messages
128
Reaction score
66
Olá pessoal,

Eu dei uma pesquisada e não achei nada referente, gostaria de saber se posso usar caldo de cana como priming pra carbonatar a cerveja. Se sim quanto usar por litro?

Muito obrigado
 
interessante... Já vi uma galera sugerindo testes com garrafa PET e colocar água e o produto que quer testar, acrescentando fermento de pão.
 
Olá pessoal,

Eu dei uma pesquisada e não achei nada referente, gostaria de saber se posso usar caldo de cana como priming pra carbonatar a cerveja. Se sim quanto usar por litro?

Muito obrigado
É uma situação bem difícil de se ter um controle da carbonatação, mas eu sugeriria você pegar quanto de carboidrato teria a cana, pesquisando no google (https://www.google.com/search?q=car...rome..69i57.6946j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8), encontramos que a cada 100g teríamos em média 73g de carboidrato, então se tiver como fazer um teste primeiro, faria o primming em 3 garrafas de 600mls com quantidades diferentes, uma abaixo da média, uma na média, outra acima da média, por exemplo, vamos supor que para a carbonatação da sua cerveja, você usaria um total de 5g de açucar para cada 600mls, então julgando cada g com ml, teríamos 73g de carboidrato para 100mls de garapa, fazendo uma regra de três, temos que para 600mls de cerveja precisaríamos de 7mls de garapa em cada garrafa de 600mls, então poderia colocar 5,5 na garrafa abaixo da média, 7 na garrafa na média e 8,5 na garrafa acima da média, com isto vai verificar uma carbonatação para o seu gosto. Isto são aproximações grosseiras, mas dá pra ter uma noção, para então tomar uma decisão mais adequada da quantidade de garapa usar como primming.
 
Obrigado, acho que vou tentar fazer um teste na próxima brassagem, vou separar 3 garrafas e ver o que vai dar...
antes vou ferver o caldo de cana para eliminar possiveis contaminações e também passar na peneira fina para remover qualquer pedaço que possa aparecer.
Assim que eu fizer, posto aqui o resultado.
 
Back
Top