Caldeirões: Montar ou comprar "pronto"?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Olá amigos.
Estou montando um kit de 3 panelas para levas de 20 e outro para 100 litros. O primeiro para testes e continuação do aprendizado, o outro para produção das receitas e procedimentos "consagrados".
Depois de alguns dias de estudos e cotações, percebi que se eu comprar separadamente os caldeirões e as conexões a diferênça de preço é bem considerável.
O trabalho a mais, pelo o que vi até agora, seria fazer a furação nas panelas. Até a acoplagem das peças/registros eu teria, mesmo comprando "prontas", que fazer em casa, pois a entrega é feita sempre com a panela desmontada para evitar avarias no transporte.

É isso mesmo?
 
Olá amigos.
Estou montando um kit de 3 panelas para levas de 20 e outro para 100 litros. O primeiro para testes e continuação do aprendizado, o outro para produção das receitas e procedimentos "consagrados".
Depois de alguns dias de estudos e cotações, percebi que se eu comprar separadamente os caldeirões e as conexões a diferênça de preço é bem considerável.
O trabalho a mais, pelo o que vi até agora, seria fazer a furação nas panelas. Até a acoplagem das peças/registros eu teria, mesmo comprando "prontas", que fazer em casa, pois a entrega é feita sempre com a panela desmontada para evitar avarias no transporte.

É isso mesmo?

Compra pronto pois não vai ter problemas com vedação, os caras fazem chanfro e usam anéis de silicone, fica certinho, não vaza, e se vazar reclame. A não ser que você tenha experiência ou conheça alguém que faça esse trabalho pra você (o que vai ter custo).
 
Se forem panelas de alumínio, separado sem dúvida, pois encontra preços muito melhores em lojas especializadas em panelas. São super fáceis de furar, dá até para usar broca de madeira. Para vedação uso anéis de silicone e nunca tive problemas.

Já o Inox o preço talvez não seja muito diferente, pois não tem tantas opções assim como o alumínio. Em geral vai comprar na mão de lojas de equipamentos cervejeiros. Além disso ele é mais difícil de furar, então pode compensar pagar alguns reais para já vir furado.
 
As minhas de alumínio eu mesmo furo e monto. Mesmo comprando as brocas, ainda sai mais barato que comprar pronta. Mas vai da sua habilidade. Você pode fazer o orçamento das panela e da mão de obra pra montar e comparar com a panela pronta.
 
Muito obrigado, camaradas!
Realmente as de inox parecem ser mais difíceis de furar.
Vou trabalhar com panelas de alumínio. Agora estou pesquisando e decidindo qual marca e espessura.
Mesmo sem experiência vou tentar montar eu mesmo. O preço comprando separado cai muito mesmo e com a diferença posso investir em panelas mais espessas e com conexões melhores.
Como falei, vou comprar pela net e a entrega de panelas "montadas" seria apenas com as furações, no fim das contas eu mesmo teria que dar conta de acoplar os registros efetuando a vedação, ou seja, acho que não vale a pena em $$$$$.
Vou comprar um bom jogo de serras copo, dar uma treinada em umas panelas velhas e depois mandar ver nos caldeirões!
 
Não tem muito erro, desde que faça os furos nos diâmetros certos e utilize anéis adequados para vedação. De fato e diferença de preço é brutal. Só consigo achar válido a compra de caldeirões prontos se você não tiver tempo (???), o dinheiro não seja problema e se não tiver paciência para fazer essas furações.
 
Back
Top