Calculo volume da panela X volume fermentador X Volume final

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom galera, não sei se existe algum nome pra isso, pq procurei pela internet e aqui no forum e não encontrei nada a respeito...

Como faço pra calcular o máximo de cerveja que posso produzir, considerando que meu maior empecilho é a panela que tenho disponível (7,5 litros) ?
É só pegar uma receita descrita pra 10 litros e fazer regra de 3? Existe alguma forma de produzir mais do que minha panela aguenta? Vi um video do cerveja facil fazendo o dobro de breja, mas não consegui entender ao certo como fazer o calculo da quantidade de água, levando em conta que não tenho densímetro. Da pra fazer sem?
 
De qual panela você está falando?

Se for a panela de mostura, dá para fazer mais de 7,5 litros de mosto sem problema.

Se for a panela de fervura, você vai tirar uns 5 litros de mosto no final do processo de fervura, que depois de fermentados, vão render uns 4 litros de cerveja, mais ou menos.
 
De qual panela você está falando?

Se for a panela de mostura, dá para fazer mais de 7,5 litros de mosto sem problema.

Se for a panela de fervura, você vai tirar uns 5 litros de mosto no final do processo de fervura, que depois de fermentados, vão render uns 4 litros de cerveja, mais ou menos.
To pensando no esquema de BIAB simples, usando 1 panela só
 
BIAB com uma panela de 7,5 litros, deve render no final uns 3 de cerveja, eu acho.

Se bem que eu nunca fiz BIAB, a galera que usa deve saber responder melhor.
 
BIAB com uma panela de 7,5 litros, deve render no final uns 3 de cerveja, eu acho.

Se bem que eu nunca fiz BIAB, a galera que usa deve saber responder melhor.
Tava contando com cerca de 5 litros, pensando em 70% de rendimento... Mas de qualquer forma, daria pra ferver mais grãos de uma só vez? Tipo 1 + 1/2 receita e no fim completar com agua no fermentador? Ou entao fazer 2 fervuras seguidas e juntar elas no fermentador, completando com agua a olho?
 
Faço BIAB, onde o limitador do meu processo é o tamanho do fermentador: 5 litros.
Seguem os dados das minhas brassagens:

Eficiência 60-65%
Panela de 13L
Aprox. 2kg de malte + 11 L de água (depende da receita).
Volume de mosto no fermentador: 5L (tento levar o mínimo de trub possível da panela, pois quanto mais trub, menos cerveja final, e qualquer coisa faz diferença nesses valores pequenos).
Volume médio de envase: aprox. 4,5 L

O máximo que consegui foi uma Oatmeal Stout com OG 1058, envazando 4,8 L.


Aproveito para mandar alguns dados que podem ajudar nos seus cálculos, que extraí de um curso da Brau Akademie:
Apesar de Palmer defender relação água/mosto de 2,5:1, o Brau mostra que a maior eficiência se dá em 4:1, sendo 3:1 o mínimo.
  • Densidade malte inteiro = 2,1 L/kg
  • Densidade malte moído = 2,5 L/kg
  • Densidade malte moída na água = 0,7 L/kg
  • Quantidade de água absorvida pelo bagaço de malte: praticamente 1L/kg
Tamanho mínimo da panela: (quantidade de malte * 0,7) + quantidade de água. Exemplo: numa relação água/malte de 5:1, e 8 L de água com 1,6 Kg de malte (1,12 L), o volume total da brassagem é de 9,12 L.


Por último, fiz recentemente 10L de cerveja usando a técnica do Double Mash (Poli Gyle). Digite isso no Google que vai aparecer muita coisa.
Basicamente, você faz duas mosturas na mesma água, conseguindo uma cerveja bem concentrada, que depois você dilui em água.
Com isso, fiz dois fermentadores de 5L com a mesma panela.
Bem legal a experiência, mas a brassagem fica LOOOOONGA kkkkkk

Abraço!
 
Last edited:
Bom galera, não sei se existe algum nome pra isso, pq procurei pela internet e aqui no forum e não encontrei nada a respeito...

Como faço pra calcular o máximo de cerveja que posso produzir, considerando que meu maior empecilho é a panela que tenho disponível (7,5 litros) ?
É só pegar uma receita descrita pra 10 litros e fazer regra de 3? Existe alguma forma de produzir mais do que minha panela aguenta? Vi um video do cerveja facil fazendo o dobro de breja, mas não consegui entender ao certo como fazer o calculo da quantidade de água, levando em conta que não tenho densímetro. Da pra fazer sem?

Boa tarde, quando tinha uma panela pequena utilizei essa mesma técnica do Cerveja Fácil que vc mencionou e deu super certo. Coloquei o que dava de malte na panela e depois coloquei água fervida e gelada no fermentador pra corrigir a OG. Ainda por cima ajuda a resfriar o mosto mais rápido. Tenho uma panela de 45l agora e to vendo pra fazer isso novamente pra ela render pelo menos 40l finais de cerveja.
Veja bem como o Leandro do Cerveja Fácil faz e vai sem medo, dá certo.

Abraço
 
Faço BIAB, onde o limitador do meu processo é o tamanho do fermentador: 5 litros.
Perdoa minha ignorância, mas pensando em um fermentador de 10 ou 20l (vai ser minha primeira breja, vou usar garrafão de agua mesmo) se vc tem uma penela de 13 litros, qual seria o máximo possível sem usar o double mash? Entendo que double mash é quando vc ferve o malte, dps esvazia a bag, coloca mais malte novo e ferve no mesmo mosto, certo? Queria entender qual o maximo de malte que posso jogar DE UMA VEZ na panela.
 
se vc tem uma penela de 13 litros, qual seria o máximo possível sem usar o double mash?
Para isso você usa os dados que coloquei no final:
Em uma receita que demanda 1,5kg de grãos, eles irão ocupar 1,05 L (1,5 * 0,7), sobrando mais 12 litros para água, para ficar no limite da panela.
Nessa receita que mencionei eu consegui uma OG de 1054.

Veja que a resposta é variável. Uma cerveja com OG alta demanda mais malte, e uma com menor OG, menos malte. Isso altera o cálculo.
Outra coisa que altera o cálculo é o poder diastático dos maltes: existem maltes que adicionamos, ocupam espaço, mas não contribuem com açúcares fermentáveis (aumento de OG), como é o caso dos maltes torrados.
 
Para isso você usa os dados que coloquei no final:
Em uma receita que demanda 1,5kg de grãos, eles irão ocupar 1,05 L (1,5 * 0,7), sobrando mais 12 litros para água, para ficar no limite da panela.
Nessa receita que mencionei eu consegui uma OG de 1054.

Veja que a resposta é variável. Uma cerveja com OG alta demanda mais malte, e uma com menor OG, menos malte. Isso altera o cálculo.
Outra coisa que altera o cálculo é o poder diastático dos maltes: existem maltes que adicionamos, ocupam espaço, mas não contribuem com açúcares fermentáveis (aumento de OG), como é o caso dos maltes torrados.
perfeito! agora to começando a entender melhor isso. Valeu!
 
O problema da calculadora é que ele pergunta o batch size, quando na real é isso q eu quero saber. Minha limitação será a panela, que acredito ter 7,5L.

vc pode simular a receita e ver ql vai ser o tamanho da panela q vc precisa

vc precisa estimar o volume do trub, e o volume evaporado, depois ver qtos kgs ira usar e ai sim ver o maximo q vc pode fazer
 
E existe algum calculo do headspace minimo no fermentador? Como pretendo usar garrafão de 10L, queria saber até quanto posso encher ele pra n dar problema com o airlock.
 
20% de headspace pra nao sair krauzen pelo air lock

Cara oq voce poderia fazer é o seguinte
Faz um mosto com OG mais alta na sua panela biab e depois voce dilui ele com agua no fermentador
Da certo mas voce perde um pouco de eficiencia, so que como o volume é muito pequeno essa perda de eficiencia vai significar uns 3 reais de malte base so kkkkk
 
baixa a versao trial do beersmith que da pra fazer esse calculo que eu te falei
Se precisar manda msg que eu te explico como faz
 
20% de headspace pra nao sair krauzen pelo air lock

Cara oq voce poderia fazer é o seguinte
Faz um mosto com OG mais alta na sua panela biab e depois voce dilui ele com agua no fermentador
Da certo mas voce perde um pouco de eficiencia, so que como o volume é muito pequeno essa perda de eficiencia vai significar uns 3 reais de malte base so kkkkk
Entãaaaaao, to sem densímetro ainda... Primeira leva mas ja gastei uma graninha nas coisas, o densímetro ou refratômetro estão como prioridade pra comprar assim que der. Ai vou ter q fazer tudo meio na fé, por isso perguntei do head space minimo, pq vai ser na sorte mesmo kkkkkk. Quanto ao BS, ja baixei mas como vai ser a primeira leva, eu n tenho os parâmetros de evaporação etc pra cadastrar. Mas obrigado pela luz!
 
Back
Top