• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Calculo de adição de açúcar para aumentar OG

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Wfabosa

Member
Afiliado
1/9/15
Bom dia a todos

Recentemente fiz uma brasagem de 20 litros e a og esperada era de 1050 só que no final da fervura estava em 1044, tentei achar algum tópico com calculo para a quantidade de açúcar que teria que adicionar mas não consegui achar nada e tive que ir colocando aos poucos e medindo com o densímetro até chegar na OG desejada. Tem calculo para a quantidade de açucar a ser adicionada no final da fervura?

lpera

Well-Known Member
Afiliado
18/1/15
Amigo, se você usa o Beersmith, ele faz esse cálculo para você.

cgfischer

Well-Known Member
Afiliado
22/6/15
Bom dia a todos

Recentemente fiz uma brasagem de 20 litros e a og esperada era de 1050 só que no final da fervura estava em 1044, tentei achar algum tópico com calculo para a quantidade de açúcar que teria que adicionar mas não consegui achar nada e tive que ir colocando aos poucos e medindo com o densímetro até chegar na OG desejada. Tem calculo para a quantidade de açucar a ser adicionada no final da fervura?
Boa tarde!
Eu já fiz correção de OG com açúcar em algumas receitas, e fiz como você fez, utilizando o densímetro.
Mas eu não faço mais correção, pois aprendi que adicionar açúcar para aumentar a OG irá aumentar apenas a graduação alcoólica da cerveja, uma vez que ele é 100% fermentável.
Esse açúcar adicionado não irá aumentar sua densidade final, vai virar álcool (e CO2).
Se a OG do meu mosto ficar baixa, prefiro deixar assim como está, ou então ferver por mais tempo para evaporar mais e, assim, aumentar a OG.
Mas não esqueça de que se for ferver por mais tempo, adicione esse tempo extra no início da fervura, pois se ferver por mais tempo depois de adicionados os lúpulos, vai perder aroma.
Se você usa o Beersmith, dê uma olhada na densidade estimada pré-fervura e baseie-se por ela. Ferva até chegar perto dessa densidade e só então comece a contar o tempo de fervura e adicionar os lúpulos. Mas é possível que tenha que recalcular as quantidades de lúpulo, pois o volume de mosto estará menor do que o previsto inicialmente.

Abraço!

fabiobrum

Well-Known Member
Afiliado
2/12/15
Também não achei nada específico, mas lembrei de alguma coisa das aulas de química.
A conta não é muito complexa, é possível fazer algumas simplificações. Pode ser possível corrigir a OG através de adição de açucar, mas não tenho bagagem para te informar se isso vai ser ruim ou bom, pois o mosto não é composto apenas de água + açucar.
Vamos aos cálculos que eu faria.
Basta lembrar que densidade = massa/volume
com isso:
densidade inicial = massa inicial/ volume inicial.
densidade final = massa final/ volume final.
...
massa inicial = (densidade inicial)*(volume inicial)
massa final = (massa inicial) + (quantidade de açucar)
volume final = (volume inicial) +( (quantidade de açucar)/densidade do açucar)
o resto é algebrismo.
se eu fiz certo temos :
(quantidade de açucar) = [((densidade final)*(volume inicial)) - (massa inicial)]/[1-((densidade final)/(densidade do açucar))]

Densidade do açucar = 1,57 g/cm3 (30 °C)[1]
espero que ajude!
o que pode fazer para testar a fórmula é ir adicionando uma quantidade mínima, porém conhecida de açucar.

editado:

A resposta do colega acima já mata a dúvida quanto se é bom ou ruim. Pelo visto vai depender do que pretende para sua cerveja.