Cacau em pó na Russian Imperial Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mdeitos

Active Member
Joined
Mar 20, 2017
Messages
25
Reaction score
2
Bom dia.

Vou fazer uma Russian Imperial Stout e quero adicionar cacau em pó na receita. Em que momento do processo devo fazer a adição? Seria na fervura?
E qual a quantidade recomendada. Vou fazer somente 10 litros de cerveja.
 
Bom dia.

Vou fazer uma Russian Imperial Stout e quero adicionar cacau em pó na receita. Em que momento do processo devo fazer a adição? Seria na fervura?
E qual a quantidade recomendada. Vou fazer somente 10 litros de cerveja.

Maturação, provavelmente.
 
Bom dia.

Vou fazer uma Russian Imperial Stout e quero adicionar cacau em pó na receita. Em que momento do processo devo fazer a adição? Seria na fervura?
E qual a quantidade recomendada. Vou fazer somente 10 litros de cerveja.
Agora que usei nibs, nunca voltarei ao pó...

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk
 
Agora que usei nibs, nunca voltarei ao pó...

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk

Qual a diferença que achou de nibs para o Pó? Eu usei 10g de cacau em pó /Litro na minha Porter e gostei.

O que você não gostou no pó e o que te atraiu no NIBS?
 
Achei mais limpo, fácil de retirar (só colocar no hop bag). O sabor e aroma também parecem mais "cacau". Outro lance é que eu e um outro amigo fizemos duas cervejas diferentes mas usando o cacau em pó de uma loja daqui de Volta Redonda. O metálico apareceu igualmente em ambas, depois de um mês, na mesma degustação. Depois um terceiro reclamou do mesmo no dele. Pode ser ESSE cacau mas nem sei como cacau pode dar metálico..
 
7 g/l na maturação, em uma Porter.

Ok, considerando que eu vá usar o nibs de cacau ao invés do pó. Por quanto tempo você deixou os nibs? E tem algum problema em jogar direto no balde de maturação ou preciso de um hop bag?
 
O problema definitivamente não é usar pó..... a questão principal é a qualidade dele.

Ou seja, usar Nibs ou Cacau em pó praticamente tanto faz... tem que pegar algo de qualidade.

Querem um exemplo? Esse cacau aqui: https://www.artenobolo.com.br/Cacau-em-po-Plein-Arome-100-cacau-Barry-Callebaut

É caro? É........ mas o resultado é simplesmente !@#$#%!@%@#$%!@#$!@#$!@#$@#$!@#$@#$!@#%!#%%@ demais!!!!!!!!!

10g por litro, pó, direto na cerveja, entre 1 a 2 semanas (a escolher) depois só aplicar gelatina.

Abraço,
 
O problema definitivamente não é usar pó..... a questão principal é a qualidade dele.

Ou seja, usar Nibs ou Cacau em pó praticamente tanto faz... tem que pegar algo de qualidade.

Querem um exemplo? Esse cacau aqui: https://www.artenobolo.com.br/Cacau-em-po-Plein-Arome-100-cacau-Barry-Callebaut

É caro? É........ mas o resultado é simplesmente !@#$#%!@%@#$%!@#$!@#$!@#$@#$!@#$@#$!@#%!#%%@ demais!!!!!!!!!

10g por litro, pó, direto na cerveja, entre 1 a 2 semanas (a escolher) depois só aplicar gelatina.

Abraço,

Valeu Guenter, vou ver se encontro esse em pó por aqui, ou algum semelhante na qualidade.

Abraço
 
Eu compro os Nibs direto de um produtor da Bahia, ele torra a quantidade que voce pede.
O unico problema é que vc tem que deixar ele descançar uns 3 meses pra tirar o torrado e deixar só o cacau
 
O problema definitivamente não é usar pó..... a questão principal é a qualidade dele.

Ou seja, usar Nibs ou Cacau em pó praticamente tanto faz... tem que pegar algo de qualidade.

Querem um exemplo? Esse cacau aqui: https://www.artenobolo.com.br/Cacau-em-po-Plein-Arome-100-cacau-Barry-Callebaut

É caro? É........ mas o resultado é simplesmente !@#$#%!@%@#$%!@#$!@#$!@#$@#$!@#$@#$!@#%!#%%@ demais!!!!!!!!!

10g por litro, pó, direto na cerveja, entre 1 a 2 semanas (a escolher) depois só aplicar gelatina.

Abraço,

Guenther, alguma dica em relação a temperatura do "dry chocolate"?

Abs
 
Eu particularmente sempre faço "dry-qualquercoisa" a quente, ou seja, temperatura que estava na Fermentação Secundária.



Guenther, fiz a adição de cacau em pó na semana passada. Hoje tirei uma provinha e senti uma leeve acidez no aroma. Abri o fermentador e encontrei esse "belo" bolo de chocolate fermentado.

E aí, será que é ralo? Tá com cara de que vem contaminação por ai... não é comum, certo? IMG_6494.JPG

[emoji22]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu usei o da mangrove Jack, o M41, achei sensacional. Da um aroma de cravo/terra que deixa a cerveja bem gostosa mas sem ser enjoativa.
Eu fiz um clone da Eisebahn Pale Ale com esse fermento e ficou boa de mais!

Amigo Meu nome é Ledison estive afastado do fórum por motivo de acidentes essa tua cerveja é exatamente a que eu queria fazer na minha primeira leva um clone da eisebah Pale Ale poderia me ajudar com a sua receita gostaria de fazer vinte litros biab. Minha panela e de 30 .

Enviado do meu Lenovo A7010a48 através de Tapatalk
 
Guenther, fiz a adição de cacau em pó na semana passada. Hoje tirei uma provinha e senti uma leeve acidez no aroma. Abri o fermentador e encontrei esse "belo" bolo de chocolate fermentado.

E aí, será que é ralo? Tá com cara de que vem contaminação por ai... não é comum, certo?View attachment 119229

[emoji22]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

@Guenther dá uma luz aí. É normal acontecer essa refermentação com cacau 100%?
 
Guenther, fiz a adição de cacau em pó na semana passada. Hoje tirei uma provinha e senti uma leeve acidez no aroma. Abri o fermentador e encontrei esse "belo" bolo de chocolate fermentado.

E aí, será que é ralo? Tá com cara de que vem contaminação por ai... não é comum, certo?View attachment 119229

[emoji22]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Completamente normal, é isso mesmo.
 
Completamente normal, é isso mesmo.

Show... Segue o jogo então. Joguei a cerveja pra 0C. Será que essa gororoba decanta, nem que seja minimamente, pra que eu jogue a gelatina? Tá com cara de que vai endurecer e virar uma placa em cima, não?
 
Show... Segue o jogo então. Joguei a cerveja pra 0C. Será que essa gororoba decanta, nem que seja minimamente, pra que eu jogue a gelatina? Tá com cara de que vai endurecer e virar uma placa em cima, não?
Cara, dica........... não tente ficar adivinhando 800 mil problemas antes deles acontecerem pois não existe uma "prevenção" pra algo que não se conhece.

Siga o processo normal das coisas, e pronto..... sem medo! :rockin:
 
Cara, dica........... não tente ficar adivinhando 800 mil problemas antes deles acontecerem pois não existe uma "prevenção" pra algo que não se conhece.

Siga o processo normal das coisas, e pronto..... sem medo! :rockin:

Famoso "não sofra as dores do parto com 4 meses de gravidez", kkkkkkkkkk
 
O problema definitivamente não é usar pó..... a questão principal é a qualidade dele.

Ou seja, usar Nibs ou Cacau em pó praticamente tanto faz... tem que pegar algo de qualidade.

Querem um exemplo? Esse cacau aqui: https://www.artenobolo.com.br/Cacau-em-po-Plein-Arome-100-cacau-Barry-Callebaut

É caro? É........ mas o resultado é simplesmente !@#$#%!@%@#$%!@#$!@#$!@#$@#$!@#$@#$!@#%!#%%@ demais!!!!!!!!!

10g por litro, pó, direto na cerveja, entre 1 a 2 semanas (a escolher) depois só aplicar gelatina.

Abraço,

Cara, é necessario aplicar a gelatina pra tirar o pó da cerveja ou ele decanta com uns 15 dias de Cold crash?

Pergunto isso pq eu não quero usar gelatina (a vez q eu usei ficou cheio de pelotas de gelatina dentro da garrafa, que foi horrível) e estou com uma RIS fermentando que eu adicionei cacau em pó na fervura. Eu tirei uma amostra hj para medir a densidade e senti ela muito suja, como se realmente tivesse muito pó em suspensão, até dava uma coceira na garganta.

Será que isso passa, ou só com gelatina mesmo?
 
Show... Segue o jogo então. Joguei a cerveja pra 0C. Será que essa gororoba decanta, nem que seja minimamente, pra que eu jogue a gelatina? Tá com cara de que vai endurecer e virar uma placa em cima, não?

Como ficou sua maturação e sabor final? Estou com uma com as mesmas caracteristicas, porém ainda está a 10 graus maturando. Desceu o chocolate? Decantou? Precisou fazer algo ou apenas com 0ºC decantou?
 
Olá pessoal.vou passar minha experiência. Fiz duas stout chocolate. Na primeira adicionei muito cacau. Foi um desastre. Entupiu até a torneira. Fez uma lama no fundo.
Na segunda tive a sorte de comprar um produto nos EUA: extrac flavoring cacau. Aliás tem de tudo, não só de cacau. Cada gota que vc usa parece que o cheiro se eleva é tudo se torna cacau. Usa se após o consumo do diacetil, antes da descida para o cold crash. Também comprei o extrair flavoring grapefruit e fiz uma Saison Limone . MarVilhoso produto.

Quem quiser saber mais entre no site de Orlando Home Brewers supply.
 
Como ficou sua maturação e sabor final? Estou com uma com as mesmas caracteristicas, porém ainda está a 10 graus maturando. Desceu o chocolate? Decantou? Precisou fazer algo ou apenas com 0ºC decantou?

Cara eu acabei usando gelatina pra limpar, ficou sem resíduo de pó nenhum. No entanto, eu vacilei na fermentação e surgiram off's que fizeram sumir o aroma do cacau. Estou pra tentar novamente essa receita...
 
Mário, só de usar os maltes específicos com aromas de café e cacau, sua stout já vai ficar aromatizada. Se acrescentar a isso um pouco mais de cacau na fervura , vai conseguir mais ainda. Se usar um bom extrato de cacau, vai ficar melhor ainda.
Dicas:
Faça um saco de voil, bem costuradinho e a boca super bem amarrada e coloque o cacau dentro do saco e mergulhe o saco na fervura. Terá aromas e pouco poeira final. No whirpool não vai ter muito trabalho. Também uso a mesma técnica para os lúpulos, lembrando de acrescentàr 10% a mais de lúpulo. O whirpool agradece.
Durante a fermentação, após o secundário, faça uma longa e demorada maturação a frio, antes de cair a zero. Tipo uns 10dias a 5 graus.
E não se preocupe muito com a questão de transparência.
 
Como ficou sua maturação e sabor final? Estou com uma com as mesmas caracteristicas, porém ainda está a 10 graus maturando. Desceu o chocolate? Decantou? Precisou fazer algo ou apenas com 0ºC decantou?

Minha experiencia com a Imperial Stout com cacau:
Eu usei o cacau em pó faltando uns 20 min pro final da fervura. usei uma caixinha inteira pra 20L, acho que tem 200g.
Depois da fermentação parecia que ia ficar um lixo! tinha aparência de toddy e dava pra sentir o cacau na garganta.
Como eu nao gosto de usar gelatina e eu ia viajar, deixei ela um mês a 0ºC (durante minha viagem). Depois envasei normalmente com primming.
Deixei ela maturar na garrafa um bom tempo (uns 3 meses antes de abrir a primeira, mas hoje com quase um ano ela está beeem melhor).
Ficou muito boa!! sem resquícios do cacau, mas o gosto ainda está lá, ou seja, decantou bem! Não sei se com menos tempo de cold crash já dava certo, mas acredito q umas 2 semanas já tá de boa!
 
Se sao NIBS, vai igual ao po, direto na cerveja ou o NIBS tem que sanitizar?
Mesma proporcao de 10g/L?

Obrigado.
 
Se sao NIBS, vai igual ao po, direto na cerveja ou o NIBS tem que sanitizar?
Mesma proporcao de 10g/L?

Obrigado.


Boa noite Gustavo. No caso do nibs muita gente (inclusive eu) simplesmente coloca em vodka por umas 24h para extrair compostos que não são solúveis em água e adicionam no descanso do diacetil, outras pessoas adicionam direto, outros tentam sanitizar de formas adversas, até autoclavar eu já vi. A quantidade é bem relativa, mas começar ali pelos 5/6 g/L é uma boa, aí você vai dosando no que te agrada.
 
Se sao NIBS, vai igual ao po, direto na cerveja ou o NIBS tem que sanitizar?
Mesma proporcao de 10g/L?

Obrigado.

Blz Gustavo, fiz uma Porter com nibs eu ia sanitizar com álcool de cereais mas na hora não tinha resolvi colocar no forno, gostei bastante do resultado ate para comer ele ficou mais gostoso soltou um pouco da gordura bem pouco, deixei esfriar um pouco e joguei direto no maturador 4g/L, sinceramente passou batido quase não dava para perceber so com a cerveja acima de 8°c, com certeza vou repetir com uma proporção maior.

Para limpar usei gelatina mas acho que um coldcrash ja é suficiente.
 
Pessoal, isso de acrescentar o chocolate ainda na fervura não é uma boa... Aliás, para nenhum adjunto que contenha lipídios (algum tipo de gordura).
Os Lipídios são solubilizados e tendem a interferir negativamente na espuma (copo usado, a espuma choca...).
Um colega usou na fervura e prejudicou bastante sua espuma, apesar de usar adjuntos para encorpar.
Prefiro a técnica do Guenter: usar na maturação.
 
Back
Top